Vai viajar para o sul da França e está pensando sobre o que fazer em Nice? Localizada próxima da Itália e dos Alpes, Nice é uma das cidades mais visitadas da turística Côte d’Azur. As suas praias de água cristalina e seu lindo centro histórico farão você se apaixonar pela cidade à primeira vista.

Para que você possa conhecer bem esta cidade da Riviera Francesa, compartilho algumas dicas sobre o que fazer em Nice, o que comer, onde se hospedar e muito mais. Vamos lá?

O que fazer em Nice?

Sempre há muito o que fazer em Nice! Esta cidade costeira na Riviera Francesa ou Costa Azul, como também é conhecida, a quinta maior da França, está cheia de energia e oferece opções de entretenimento para todas as idades e gostos.

Assim como você pode ver no mapa, as principais atrações turísticas de Nice estão perto uma das outras. Por conta disso, dá para conhecer muita coisa interessante a pé ou de bicicleta.

Então, se você está pensando em visitar Nice, continue a leitura e confira o roteiro de até 5 dias que preparei com os pontos turísticos e atividades que você não deve deixar de fazer quando estiver na cidade.

O que fazer em 1 dia em Nice?

Se você planeja ficar apenas um dia em Nice, pode fazer uma excursão pelos principais pontos turísticos da cidade. Confira um itinerário pela cidade.

  • Comece a excursão admirando a beleza arquitetônica do Hotel Negresco e da Ópera da cidade;
  • Caminhe até a famosa Promenade des Anglais, aproveitando a brisa do mar e a vista da Baía dos Anjos;
  • Explore também o Cours Saleya e o mercado de flores e aprenda mais sobre a cultura e culinária da cidade;
  • Dê uma parada ao Palácio da Prefeitura;
  • Passeie pela movimentada Place Rossetti e veja a Catedral de Sainte Reparate;
  • Para finalizar a sua excursão, dirija-se até o Castle Hill para apreciar as vistas deslumbrantes da cidade e de seu litoral;
  • Termine o dia jantando em um dos restaurantes tradicionais de Vieux Nice.

O que fazer em 3 dias em Nice?

Além de fazer o itinerário do dia 1, reserve o segundo dia para conhecer mais a cultura e arquitetura da cidade, visitando os principais museus, monumentos e parques de Nice.

Dia 2

  • Comece o dia visitando o Museu de Arte Moderna e Contemporânea (MAMAC), um dos mais importantes e visitados na cidade;
  • Após isso, dirija-se até o Museu Matisse e admire as obras do pintor francês;
  • Em seguida, caminhe em direção a Catedral Ortodoxa Russa, a única no estilo, localizada fora da Rússia;
  • Caso goste de esportes, uma parada no Museu Nacional do Esporte é obrigatória. Lá, você encontra um acervo de mais de 10 mil peças que contam a história do esporte.

Dia 3

  • No terceiro dia, explore o Jardim Albert I, um belo parque no coração da cidade, perfeito para relaxar e apreciar a natureza;
  • Em seguida, faça compras na Avenue Jean Médecin, a principal rua comercial de Nice, conhecida por suas lojas de grife e boutiques charmosas;
  • Visite a Promenade du Paillon, um parque público com fontes, jardins e áreas de lazer, ideal para uma tarde tranquila;
  • Para terminar a noite em Nice, desfrute de um jantar especial em um dos restaurantes sofisticados da cidade.

O que fazer em 5 dias em Nice?

No seu penúltimo dia em Nice, vale a pena fazer um bate e volta pelas cidades francesas próximas e aproveitar as belezas da Riviera Francesa. Já no seu último dia, a minha sugestão é que você desfrute de um dia na praia e faça compras na cidade.

Dia 4

  • Caminhe pelo famoso Promenade des Anglais e alugue uma espreguiçadeira e guarda-sol para aproveitar a praia de Nice;
  • Após o almoço, visite a Place Masséna, um dos pontos centrais de Nice, onde acontecem eventos como o carnaval e o festival de jazz;
  • Para fechar o dia, faça compras na Galerias Lafayette e observe as esculturas interativas de figuras humanas à noite.

Dia 5

No último dia você pode aproveitar para fazer uma excursão para Èze e Mônaco, por exemplo. O passeio tem duração de meio dia, suficiente para ter um gostinho do que ver nessas cidades e conhecer, inclusive, o circuito de Fórmula 1.

Quantos dias são suficientes em Nice?

Passar 3 dias inteiros em Nice seria o suficiente para ter experiência completa na cidade.

Durante esse tempo, você teria a oportunidade de visitar pontos turísticos icônicos, como o Promenade des Anglais, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea (MAMAC) e o Parc du Château, com tranquilidade e sem pressa.

Para além de 3 dias, é possível aproveitar a gastronomia local, fazer compras e até passear pelas cidades vizinhas, como Cannes e Mônaco. E, se desejar, pode incluir um passeio de barco pela Riviera Francesa.

O que não pode deixar de conhecer em Nice?

O Promenade des Anglais é uma das coisas que você pode deixar de conhecer em Nice. Esse calçadão é o principal ponto turístico da cidade e oferece vistas deslumbrantes do Mar Mediterrâneo, com suas águas cristalinas e palmeiras que criam um cenário incrível.

O nome o calçadão de 7km de extensão foi dado em homenagem à aristocracia inglesa. No século XIX, os aristocratas costumavam passar férias em Nice no inverno para fugir dos meses frios da Inglaterra.

Vista do calçadão com praia em Nice
O Promenade des Anglais é um dos pontos icônicos de Nice e deve estar na sua visita

Atualmente, ao caminhar pelo Promenade des Anglais, você encontrará as praias de Nice com suas lendárias espreguiçadeiras azuis. Também pode conferir outros pontos icônicos da cidade, como o Museu de Artes Asiáticas, o Palais de la Méditerranée e o Hotel Négresco.

Além disso, o Promenade des Anglais é usado para receber eventos populares da cidade, como o Prom Classic ou o Carnaval de Nice. Assim, não faltam opções para você se divertir enquanto passeia pelo calçadão.

O que fazer a noite em Nice?

Há muito o que fazer em Nice à noite! A cidade costeira ganha vida no final do dia e oferece opções de entretenimento para todos os gostos, que vão desde os elegantes wine bars e casas noturnas até roteiros pela Riviera Francesa.

Para quem curte um ambiente mais animado, os bares e pubs em Vieux Nice são ideais. Neles, você pode tomar um delicioso drink, escutar música ao vivo e desfrutar de um clima mais descontraído.

Explorar a cidade à noite também é uma experiência única, ainda mais para quem prefere programas mais tranquilos. A iluminação dos edifícios históricos e monumentos, como a Catedral de Sainte-Réparate, deixam a cidade com uma atmosfera acolhedora.

Além disso, vale a pena reservar uma noite do seu itinerário para fazer um cruzeiro noturno na Riviera Francesa e admirar as vistas deslumbrantes da costa iluminada, ou para caminhar pelo Promenade des Anglais e curtir o clima à beira-mar.

Qual a melhor época para conhecer Nice?

A melhor época para conhecer Nice é durante o verão (junho a setembro). Nesse período, as temperaturas podem variar de 20°C a 30°C e atraem muitos turistas ansiosos para aproveitar o clima ensolarado para tomar sol, nadar e praticar atividades aquáticas.

Visão panorâmica da praia de Nice, França
As praias de Nice são o principal destino dos turistas durante o verão. Foto: Andrea Côrtes

No entanto, é importante lembrar que os meses de verão em Nice também podem ser muito movimentados. Por isso, se você está procurando uma experiência mais descontraída, considere visitar a cidade em maio ou setembro.

Durante estes meses, o clima ainda é quente e ensolarado, mas as multidões são menores do que durante o pico do verão. É um ótimo momento para aproveitar as belas praias e as atividades ao ar livre sem a movimentação e os preços elevados da alta temporada.

O que fazer em Nice no inverno?

No inverno, entre os meses de dezembro e março, Nice oferece uma série de atrações exclusivas que tornam a estação ainda mais encantadora. Acompanhe abaixo algumas atividades que você não pode deixar de conferir nesta época do ano:

  • Mercado de Natal: com barracas decoradas, produtos artesanais, comidas típicas da época, o mercado de Natal é uma tradição na cidade durante o inverno. Nele, você encontra atividades divertidas para toda a família, incluindo Vila de Natal e pista de patinação;
  • Iluminação de Natal: as ruas e praças da cidade são decoradas com luzes de Natal, criando uma atmosfera mágica e festiva. A Place Masséna, em especial, é conhecida por sua decoração deslumbrante durante o período natalino;
  • Gastronomia de inverno: os restaurantes e cafés de Nice oferecem menus especiais de inverno, destacando pratos quentes e reconfortantes da culinária local, como sopas, fondues e pratos de caça;
  • Espetáculos e concertos: teatros e espaços culturais em Nice oferecem uma programação especial de espetáculos, concertos e performances durante o inverno, incluindo produções temáticas de Natal e apresentações de música clássica;
  • Carnaval de Nice: é um dos maiores e mais famosos carnavais da França, acontecendo geralmente em fevereiro. Nele, a cidade ganha vida com desfiles coloridos e carros alegóricos decorados com o tema do ano;
  • Baie des Lumières: é um evento de luzes e projeções que acontece no Parque Phoenix e traz diversas curiosidades da cultura chinesa.

O que fazer em Nice no verão?

Tem muito o que fazer em Nice no verão. Para aproveitar ao máximo o clima ensolarado e quente, você pode fazer algumas atividades ao ar livre e conferir atrações exclusivas dessa época do ano, como:

  • Praias da Baie des Anges: aproveite o verão para relaxar e se refrescar nas belas praias da cidade, como a Promenade des Anglais e a Plage de Beau Rivage. Essa é a estação ideal para tomar sol, nadar no mar Mediterrâneo e desfrutar das atividades aquáticas;
  • Vieux Nice à noite: as ruas do centro histórico de Nice ganham vida à noite, com músicos, artistas locais e uma atmosfera animada;
  • Fête de la Musique: é um festival de música que acontece em junho e celebra a música de diferentes gêneros e estilos. É uma oportunidade única de assistir performances ao vivo e descobrir novidades musicais;
  • Nice Jazz Festival: o renomado festival acontece em julho e traz alguns dos maiores nomes do jazz para a cidade. Nele, você pode aproveitar noites incríveis de música boa e atmosfera festiva;
  • Passeio de barco pela Baía de Nice: faça um passeio de barco pela Baía de Nice para admirar as paisagens costeiras da região, incluindo vistas panorâmicas da cidade das montanhas ao redor.

O que fazer além do óbvio em Nice

Além das atrações turísticas mais conhecidas, que listamos no tópico sobre o que fazer em Nice, há várias atividades menos óbvias e interessantes que você pode fazer na cidade e ter uma experiência única.

Após se divertir nas praias da Baie des Anges e passear no centro histórico de Nice (Vieux Nice), que tal se aventurar em um tour pela Riviera Francesa em um carro aberto? Nessa visita guiada de Nice, você pode dirigir um veículo conversível de dois lugares e aproveitar experiências como:

  • Explorar aldeias no topo da colina;
  • Beber em frente ao mar em Villefranche;
  • Relaxar na praia de Villefranche-sur-Mer;
  • Conhecer a famosa fábrica de perfumes Gallimard na vila de Eze.

Para quem adora visitar lugares de tirar o fôlego, vale a pena garantir um ingresso na excursão Desfiladeiro do Verdon e Campos de Lavanda saindo de Nice. Durante essa viagem, você poderá fotografar campos de lavanda com Alpes cobertos de neve.

Também terá a oportunidade de almoçar na vila medieval de Moustiers-Sainte-Marie e ainda desfrutar de vistas espetaculares do Verdon, dos seus desfiladeiros profundos e das suas águas azul-turquesa. Tudo isso em um passeio de 9 horas de duração.

Mas se você prefere um programa mais tranquilo, indico a aula de degustação de vinhos no centro da cidade. Durante duas horas, você aprende sobre a cultura do vinho francês enquanto se delicia com uma seleção de 6 a 8 vinhos, incluindo clássicos ilustres e opções menos conhecidas.

Quanto custa viajar para Nice?

O ideal é reservar cerca de R$ 9.803,27 para fazer uma viagem de 5 dias para Nice com alguns luxos.

Para essa estimativa, consideramos os gastos de uma pessoa se hospedando em hotel três estrelas no centro da cidade durante o mês de junho de 2024. Na estimativa não está incluída a passagem aérea do Brasil.

Item Preço médio para 1 pessoa por 5 dias
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 6.898
Atrações turísticas R$ 1.088*
Transporte (French Riviera Pass) R$ 762,27
Alimentação R$ 1.055
Total R$ 9.803,27**

*Para essa despesa, consideramos a realização de pelo menos 4 bons passeios com custo médio de 50€ cada.
**Utilizamos o câmbio de 10 de abril de 2024, com 1€ = R$ 5,44.

É importante lembrar que o cálculo que quanto custa viajar para Nice é apenas uma estimativa. O valor total da viagem pode variar de acordo com aspectos como o preço médio da passagem aérea, hospedagem, número de atrações que você planeja participar, entre outros.

Qual o gasto diário em Nice?

A estimativa é que você gaste em torno de R$ 581 por dia em Nice. Esse valor de cerca de 107€ deve ser suficiente para cobrir despesas com transporte, alimentação e alguma atração turística na cidade.

No entanto, essa é apenas uma estimativa, e o seu orçamento de quanto custa viajar para França vai depender muito das suas escolhas durante a viagem. Por exemplo, o preço do almoço em Nice varia de 9,12€ a 18,12€, e o jantar fica entre 11,76€ e 21,12€. Assim, ao optar por refeições mais caras, o seu orçamento diário terá que ser maior.

Quantos euros levar para Nice?

O ideal é levar cerca de 533€ para cobrir os gastos básicos com alimentação, atrações turísticas e transporte (com o French Riviera Pass) durante a sua estadia de cinco dias na cidade.

Para isso, considere utilizar o cartão Wise. Com suporte para mais de 50 moedas e aceito em mais de 175 países, esse cartão de débito internacional possui taxas de câmbio favoráveis e permite que você realize pagamentos e saques em Nice de maneira prática e segura.

Além disso, com o cartão Wise você pode converter o saldo da sua conta para Euro pelo aplicativo sempre que precisar. Assim, não será preciso procurar uma casa de câmbio na cidade e você não terá que andar pela cidade com grandes quantias, o que pode ser inconveniente e perigoso.

O que não deixar de comer em Nice?

Os amantes de uma boa gastronomia vão adorar fazer um tour gastronômico em Nice. A culinária da cidade é absolutamente deliciosa e combina influências mediterrâneas, provençais e italianas. Portanto, prepare-se para encontrar muitos pratos com frutos do mar frescos, sopas saborosas e pastéis doces e salgados.

A salada Niçoise, um dos pratos mais famosos de Nice, é uma salada colorida feita com legumes, anchovas, ovos cozidos, atum e azeitonas. Ela é perfeita para dias ensolarados e pode ser apreciada em restaurantes como o Restaurant Lou Bistrot Nissart.

O ratatouille é outro prato que você precisa experimentar em Nice. Esse ensopado feito à base de tomate com berinjela, abobrinha e pimentão é uma verdadeira explosão de sabor e pode ser degustado no The Rossettisserie.

Quando estiver explorando Nice, é provável que você encontre vários locais vendendo socca. Essa panqueca feita com farinha de grão de bico é a comida de rua favorita da cidade e uma ótima opção de lanche durante os passeios turísticos.

Para quem gosta de comidas com sabor mais intenso, a pissaladière pode ser uma ótima opção. Esse prato, encontrado em restaurantes como The Golden Socca, é uma espécie de pizza provençal feita com massa de pão, coberta com cebolas caramelizadas, azeitonas pretas, anchovas e ervas aromáticas.

Também há muitas sobremesas para satisfazer sua vontade de comer doces em Nice, principalmente a Tourte aux blettes. Embora possa parecer estranho uma sobremesa feita à base de acelga, ela é uma delícia e você a encontra com recheio de maçãs, peras e até uvas.

Onde se hospedar na Nice?

Existem diversas áreas para se hospedar em Nice, todas com boas opções de hospedagem e adequadas para diferentes preferências e orçamentos.

O Vieux Nice (Centro Histórico) é conhecido por suas ruas estreitas e charmosas, repletas de restaurantes, lojas e prédios históricos. É a escolha perfeita para viajantes que desejam se hospedar perto das principais atrações turísticas da cidade, como a Promenade des Anglais e o Mercado de Flores Cours Saleya.

Pessoas caminhando pelas ruas de Nice em um dia de sol.
O centro da cidade é uma das melhores regiões para se hospedar em Nice. Foto: Andrea Côrtes

A região de Promenade des Anglais, por outro lado, é adequada para quem prefere ter fácil acesso às praias. Aliás, aqui você encontra uma grande variedade de hotéis com vista para o mar Mediterrâneo.

Para quem planeja ir às compras em Nice e busca acomodações sofisticadas, Carré d’Or pode ser a escolha ideal. Localizado nas proximidades de Promenade des Anglais, o bairro é conhecido por suas lojas de grife, restaurantes sofisticados e hotéis de luxo.

Por fim, se o seu objetivo é ter uma estadia tranquila e autêntica em Nice, sugiro o bairro de Port de Nice. A uma curta distância das principais atrações da cidade, ele tem ruas de paralelepípedo que são um verdadeiro encanto e cafés à beira-mar que proporcionam uma experiência relaxante.

Qual o melhor transporte para aproveitar tudo que tem para fazer na Nice?

Os seus próprios pés!

Nice é um ótimo lugar para explorar caminhando. As distâncias entre os pontos turísticos costumam ser curtas, o clima é ensolarado na maioria dos dias e algumas áreas são exclusivas para pedestres.

Os bondes também são uma boa forma de se locomover pela cidade de forma econômica e eficiente. As suas linhas cobrem muitas áreas turísticas e permitem que você chegue a diferentes pontos da cidade com rapidez.

No entanto, se você deseja uma experiência turística mais completa e quer aproveitar seu tempo ao máximo, o tour de ônibus hop-on hop-off pode ser a melhor opção. Esse tipo de transporte leva você para diferentes pontos turísticos de Nice em um dia, com a possibilidade de subir e descer nos locais de sua escolha.

Para fazer passeios para destinos próximos, como Cannes, Mônaco e as cidades da Provence, o ideal é alugar um carro. Dessa forma, você terá mais liberdade para explorar a região no seu próprio ritmo e fazer bate e volta com facilidade.

Como se planejar para visitar Nice?

Além de decidir o que fazer em Nice, você precisa planejar bem a sua viagem para garantir uma experiência incrível na cidade. Pensando nisso, trouxe algumas dicas bacanas para você se organizar bem antes de embarcar:

Contrate um seguro viagem

A contratação de um seguro viagem com pelo menos 30 mil euros para cobertura de despesas médicas e hospitalares é obrigatório em Nice. Portanto, para evitar transtornos, é importante que você providencie um plano adequado antes de embarcar.

No comparador do Seguros Promo, você encontra uma ampla variedade de planos de seguro viagem de diferentes seguradoras. A plataforma permite que você compare as opções disponíveis e contrate a cobertura com melhor custo-benefício em poucos instantes de maneira simples e segura.

Adquira um chip internacional

Adquirir um chip internacional ao viajar para Nice é a melhor forma de garantir o acesso à internet durante a sua viagem e se manter conectado com amigos e familiares. Além disso, com seu próprio plano de dados, você pode fazer pesquisas, consultar mapas e atualizar suas redes sociais com segurança e comodidade.

A America Chip é um provedor confiável que oferece opções de planos para a Europa, incluindo Nice, a partir de USD 40. Ao contratá-los, você pode sair do Brasil com seu chip habilitado com acesso à internet ilimitada e de alta velocidade.

Compre ingressos com antecedência

Após decidir o que fazer em Nice, certifique-se de comprar ingressos para atrações com antecedência. Dessa forma, você evita filas e ainda garante sua entrada nos pontos turísticos que planeja visitar.

Para isso, recomendo que você acesse a GetYourGuide. Nessa plataforma, você encontra uma ampla variedade de opções de passeios, tours guiados e ingressos para atrações em Nice que podem ser adquiridos com antecedência em poucos cliques.

Agora que você já sabe o que fazer em Nice, planeje o seu roteiro pela França e aproveite as belezas e atrações do país!