Aplicativos para jet lag: evite o desconforto de mudar de fuso horário

Dicas e Planejamento  / 

A dica deste artigo é especialmente para quem adora viajar ou está planejando uma longa viagem. Confira os melhores aplicativos para jet lag e evite o desconforto causado pela mudança de fuso horário!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O “famoso” jet lag

Já ouviu falar ou já enfrentou a situação? Você sabia que este termo foi criado no ano de 1966?

Jet Lag é uma expressão em inglês e que não tem exatamente uma tradução na língua portuguesa, mas ao pé da letra o seu significado seria algo como “horário não compensado”. Na prática o jet lag é aquele “mal estar” causado aos viajantes na mudança drástica de fuso de horário.

Aplicativos para viajar: 12 que não podem faltar no seu celular.

O que é?

O problema jet lag afeta de tal maneira os viajantes que já foram inventadas mil e uma maneiras e promessas de que era possível controlar o efeito, como colocar sementes atrás das orelhas.

Cientificamente falando o jet lag é um efeito biológico, o resultado de uma alteração. É como se tivéssemos um “relógio central” no nosso cérebro e que a luz que recebe (dia), vai coordenando todos os demais “relógios do corpo”, que seriam os nossos órgãos.

Um relógio que trabalha sempre seguindo uma única maneira e quando sofremos uma mudança brusca nos nossos horários, ele precisa de tempo para se readaptar. Aí está o mal estar que sentimos.

Curiosidade a parte e agora que você sabe exatamente o que significa o termo, para o nosso corpo não é fácil adaptar a mudança brusca de horários, principalmente, quando nos vemos diante de uma situação de mudança total de rotina.

App para viagem: conheça as 10 que deve baixar antes de viajar.

Mudanças de horários ao viajar

Então, se estamos falando de um “relógio” que tem dificuldades para acompanhar as mudanças, seria possível controlar o jet lag? Segundo estudiosos, sim, é possível, desde que se criem estratégias e a melhor delas é restringir a exposição a luz por determinado tempo. Lembra que a luz é que comanda o relógio principal?

O controle também teria que ser feito pensando nas pausas de descanso, nas atividades e na dieta.

aplicativo para jet lag mudanca de horarios ao viajar

Estaríamos falando de um tratamento “combinado”, que os estudiosos antecipam dizendo que é bem difícil de seguir o cronograma do mesmo. Porém, com base em todo estes estudos científicos para combater o jet lag foram pensados aplicativos e vamos apresentar 2 deles.

Aplicativos de viagem gratuitos: conheça os 15 melhores.

Aplicativos para jet lag

Encontramos bons aplicativos para jet lag que te ajudarão nas viagens!

Entrain

Entrain é um aplicativo criado para superar o efeito do jet lag. O “traçado” para ajudar aos passageiros que sofrem com o problema é feito através de cálculos matemáticos.

O aplicativo foi desenvolvido na Universidade de Michigan nos Estados Unidos e está disponível para os aparelhos smartphones. Os cálculos são feitos levando em consideração as horas do dia. O que o aplicativo faz para o usuário é com base nos dados, nos horários, criar um plano de readaptação, assim como assinala o tempo necessário para recuperação devido ao jet lag.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Timeshifter

Timeshifter é uma outra opção, que também está disponível para smartphones. O aplicativo utiliza os mesmos dados que o Entrain. Ele considera todos os dados da viagem, incluindo partida, destino, conexão e mais os dados de quem está realizando o percurso e por fim, o motivo da viagem, turismo ou trabalho. Ele faz a análise e combinação de informações e o resultado é um plano, que começa 3 dias antes da viagem e só vai terminar 4 dias depois da volta do ponto de partida.

Uma das sugestões de um aplicativo que está preparando o passageiro para que ele não sofra com o jet lag é, por exemplo, evitar o consumo do café. Aliás, a alimentação é parte fundamental para se conseguir um bom resultado.

Jet Lag Buster

Jet Lag Buster é um aplicativo que pode te ajudar a enfrentar o jet lag, ou melhor, não sofrer com ele. Ambos consideram se o usuário é mais do tipo “noturno” ou “diurno”, uma informação a mais para “traçar” o plano de recuperação.

Uplift

O Uplift, assim como o aplicativo para jet lag acima, neutraliza os sintomas quando você viaja pelo mundo, maximizando seu tempo de viagem e desempenho de qualidade. Ajuda a sincronizar o relógio biológico com o novo fuso horário e minimizar os tempos de transição.

Jet Lag fix

Outra aplicativo para jet lag que encontramos é  Jet Lag Fix.  Avaliado na App Store em 4.3, o app passa instruções e dicas para que você não sofra os sintomas de mudar de fuso horário.

Dicas para evitar o jet lag

Além dos aplicativos para jet lag, deixo aqui algumas dicas que te ajudarão a evitar que o desconforto de mudar de fuso horário apareça para estragar sua viagem. Portanto, não se esqueça de:

  • Beber bastante água durante o voo;
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas no voo;
  • Não tomar remédios para dormir;
  • Ter uma boa noite de sono antes de viajar;
  • Evitar tirar uma soneca assim que chegar ao destino;
  • Permitir-se pegar o máximo da luz do dia no destino;
  • Alimente-se de acordo com o horário local.

Vídeos de viagens de avião: dicas para o antes, durante e depois do voo.

Gostou das dicas de aplicativos para jet lag? Me conta o que achou!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Os artigos do Euro Dicas Turismo são escritos por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e têm as melhores dicas de viagem para oferecer: roteiros, guias, pontos turísticos e conselhos essenciais para quem viaja para a Europa.