É até difícil escolher o que fazer em Barcelona entre tantos parques, museus, casas e obras arquitetônicas. Se você também está perdido na hora de criar um roteiro de viagem, confira estas opções de passeio para um, três ou cinco dias na cidade que abriga a Sagrada Família e comece a planejar sua visita.

O que fazer em Barcelona?

Há muito o que fazer em Barcelona! Selecionar algumas das principais atrações é um desafio e tanto, mas demos o nosso melhor. Confira alguns dos principais pontos turísticos de Barcelona:

O que fazer em 1 dia em Barcelona?

É impossível conhecer Barcelona em um dia, mas há alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro de quem tem pouco tempo na cidade. Confira alguns deles.

Minha recomendação é que você visite dois edifícios emblemáticos da cidade: a Casa Milà (ou La Padrera) e a Casa Batlló.

Elas ficam próximas uma da outra, localizadas ambas no Passeig Gràcia, longa e importante avenida da cidade que até hoje abriga lojas de grife, hotéis de luxo e residências projetadas por importantes arquitetos.

É possível conferir as construções apenas por fora. Para os amantes de arquitetura, no entanto, a oportunidade de conhecer o interior das obras projetadas pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí é única, e vale cada minuto.

Fachada da Casa Batlló, uma das principais opções do que fazer em Barcelona
Depois da Sagrada Família, a Casa Batlló é uma das principais obras de Gaudí

Como não poderia faltar, visitar a Sagrada Família é obrigatório em um roteiro de 1 dia, obra monumental de Gaudí que, depois de tantos anos, ainda está em construção.

O templo é impressionante e vale muito a visita. Os vitrais coloridos, as colunas retorcidas e as imagens que ilustram as paredes fazem qualquer visitante sentir-se em um ambiente mágico.

Vale a pena contratar um guia, que explicará os inúmeros simbolismos presentes em cada detalhe do local. Há opções em inglês ou espanhol. Para não perder tempo, vale a pena comprar o ingresso antecipadamente, já que em algumas épocas o lugar pode ser bastante movimentado.

O que fazer em 3 dias em Barcelona?

Conseguiu alguns dias a mais pela cidade? Aproveite, pois ainda há muito mais a explorar. Confira sugestões de lugares menos conhecidos, mas igualmente imperdíveis.

Segundo dia em Barcelona

É verdade que Barcelona está repleta de obras de Antoni Gaudí, arquiteto que marcou a Catalunha. E essa aqui vale muito a pena: o Parque Güell é um complexo de parques e jardins com todo o estilo do arquiteto. Patrimônio mundial da Unesco, o espaço é perfeito para desfrutar uma manhã catalã ao ar livre e tirar lindas fotos.

Após a visita ao parque, conhecer o Camp Nou, o estádio do Barcelona, emblemático para fãs (ou nem tão fãs) de futebol é outro passeio importante na cidade.

O Camp Nou é uma boa alternativa para o que fazer em Barcelona
Conhecido como Camp Nou, o estádio do Barcelona é uma excelente opção para fãs do futebol

A visita ao estádio inclui também a entrada ao Museu de Futebol do Barcelona. Ele conta com diversos troféus, uniformes e objetos que remetem à história do clube, além do Espaço Messi.

Terceiro dia em Barcelona

No terceiro dia vale pegar o funicular para chegar ao Montjuic, a Montanha dos Judeus, dada ao lugar que abrigava um cemitério de judeus durante a Idade Média.

Entre os lugares a visitar em Montjuic, destaco o Jardim Botânico de Barcelona e o Castelo Medieval de Montjuic.

Desça a pé a montanha, que rende um agradável passeio ao ar livre. Aproveite para visitar a Fundação Joan Miró, que abriga mais de 14 mil obras do artista espanhol, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e desenhos.

Há diversas ofertas do que fazer em Montjuic, incluindo uma visita à Fonte Mágica
A Fonte Mágica de Montjuic conta com espetáculos periódicos de água e luz

Também vale a pena conhecer o Museu Nacional de Arte de Catalunha, um dos mais importantes de Barcelona. Localizado na imponente construção do Palácio Nacional de Montjuic, possui a coleção mais completa de arte românica do mundo.

À sua frente, localiza-se a Fonte Mágica de Montjuic, que protagoniza espetáculos de água e luz periodicamente.

O que fazer em 5 dias em Barcelona?

Acredite, ainda há mais para conferir em Barcelona. Confira um roteiro de cinco dias pela cidade repleta de cultura, arte e história.

Quarto dia em Barcelona

Que tal começar o dia na praia? Se estiver no verão, aproveite para tomar um banho no Mar Mediterrâneo em uma visita à Praia Barceloneta, localizada em um antigo bairro de marinheiros de mesmo nome.

Aproveite para ver o Monumento a Colón e, já que está ali pertinho, passeie por Las Ramblas. Você pode, inclusive, aproveitar e almoçar no mercado La Boquería, localizado em Las Ramblas e que dispõe de muitas opções de comidas locais.

Na caminhada você chegará ao Bairro Gótico onde deve conhecer alguns pontos importantes, como a Catedral de Barcelona, a Plaza de Sant Jaume, a Plaça de Sant Felip Neri e a Praça Real.

Casas de pedra localizadas no Bairro Gótico, um dos principais pontos turísticos de Barcelona
O Bairro Gótico exala o charme de suas vielas estreitas e da sua arquitetura peculiar

Pela tarde, confira o Museu Picasso. Ele possui mais de 4 mil obras do famoso artista, incluindo algumas de suas primeiras pinturas. Conta, por exemplo, com as séries Las Meninas, de 1957, e boa parte de seus trabalhos que compõem a chamada “fase azul”.

Outra dica imperdível é a Igreja de Santa Maria do Mar, uma construção gótica do século XIV, que fica a uma distância de apenas dois minutos a pé do museu. Essa importante obra é considerada o melhor e mais completo exemplo da arquitetura gótica catalã. O interior obscuro se deve ao fato de que, ao longo da história, a igreja foi alvo de alguns incêndios, especialmente durante a Guerra Civil espanhola.

Quinto dia em Barcelona

Barcelona é repleta de espaços ao ar livre! Uma evidência disso é a próxima sugestão: o Parc de la Ciutadella, que por muitos anos foi o único parque público de Barcelona.

Construído no terreno da antiga fortaleza da cidade, o espaço conta com uma cascata formada por um enorme conjunto monumental e o edifício dos Três Dragões, que atualmente funciona como um Museu de Zoologia.

Além disso, há diversos jardins, monumentos, árvores, um lago, uma estufa e um zoológico. Ufa! Na entrada, não se esqueça de conferir o Arco do Triunfo que marca a entrada do parque.

Com um grande lago em seu centro, o Parc de la Ciutadella abriga um complexo de jardins e obras de arte
É fácil se perder entre os jardins e esculturas do Parc de la Ciutadella, um dos principais pulmões de Barcelona

Se ainda sobrar tempo durante o dia, uma boa ideia é visitar o belíssimo Palácio da Música Catalã, que fica a apenas 20 minutos de caminhada do parque. Esse auditório de música é considerado um dos melhores do mundo por sua acústica e chama a atenção por seu projeto representativo do modernismo catalão.

Pensado para trazer os espectadores ao universo da fantasia, é marcado por coloridos vitrais, bustos e esculturas, que trazem uma aura mágica ao lugar.

Quantos dias são suficientes em Barcelona?

4 dias são suficientes.

Esse foi o tempo que eu fiquei quando visitei a capital catalã. Claro, há opções para quem tem apenas um dia disponível ou ainda para quem pode ficar mais. Como a maior parte das cidades grandes, Barcelona tem uma infinidade de lugares para explorar.

Em quatro dias, no entanto, é possível visitar os principais pontos turísticos com calma e sentir um gostinho da cidade.

O que não pode deixar de conhecer em Barcelona?

A Sagrada Família.

Não é à toa que esse templo é o monumento mais famoso de Barcelona: ele faz jus à sua fama. E tem uma história bastante interessante.

Seu terreno foi comprado ainda no século XIX, em 1881, pela Associação Espiritual de Devotos de Sant Josep, e o projeto arquitetônico, à época, ficaria em função de Francisco de Paula del Villar y Lozano.

A primeira pedra da Sagrada Família foi colocada um ano depois, em 1882. Pouco tempo depois, no entanto, a obra foi deixada a cargo de Antoni Gaudí, e mais de 135 anos após o início de suas obras, continua em construção. A conclusão do templo está prevista para 2026.

O que fazer à noite em Barcelona?

Para quem planeja se jogar na noite catalã, há algumas opções de esquenta que vão animar a viagem.

No Passeig Marítm da Praia Barceloneta, você encontra diversas opções de barzinhos, restaurantes e barquinhos. O mesmo acontece na Praça Real, que reúne diversos bares. As pessoas se encontram ali para depois ir às baladas próximas, localizadas em Las Ramblas.

Algumas das festas mais famosas de Barcelona são a Opium Barcelona e a Shoko, no Passeio Marítimo; a Bling Bling, no L’Eixample; e a Teatre Principal, em Las Ramblas

Para quem prefere passeios mais tranquilos e longe da agitação, também há opções, como as visitas noturnas a La Pedrera ou o espetáculo noturno da fonte mágica de Montjuic.

Outro programa diferente pela noite em Barcelona é o jantar no Observatório Fabra, onde é possível desfrutar de uma refeição e utilizar os telescópios do local para observar estrelas.

Qual a melhor época para conhecer Barcelona?

Entre abril e junho.

O verão espanhol é reconhecidamente muito quente, e não é diferente em Barcelona. Na época mais quente, que compreende os meses de junho a setembro, as temperaturas médias podem chegar aos 28 °C. Além disso, no final do verão, em setembro e outubro, as chuvas na região são bastante acentuadas.

No período do inverno, que ocorre entre dezembro e março, as temperaturas variam entre 4 °C e 17 °C durante o dia. São temperaturas amenas em relação a outras regiões europeias, mas que podem causar estranhamento aos brasileiros.

Por isso, a época ideal para conhecer a cidade é quando as temperaturas estão mais amenas e com menor ocorrência de chuva, na primavera.

O que fazer em Barcelona no inverno?

É verdade que a cidade é bem menos movimentada nessa época do ano, o que pode atrair alguns viajantes. Se é o seu caso, é possível visitar alguns centros de esqui em cidades próximas à capital catalã, já que neve na cidade é raridade. É o caso de La Molina, a 150 km de Barcelona, ou ainda Port Del Comte, a 145 km da cidade.

Se você preferir ficar pela capital, uma boa opção é visitar as Feiras de Natal, famosas pela Europa na época anterior ao feriado cristão. A mais famosa é a de Santa Llúcia, no Bairro Gótico.

Aproveite ainda para se deliciar com os calçots, cebolas assadas tipicamente consumidas no inverno catalão. Elas são colhidas no outono e curadas no solo até janeiro e fevereiro.

Outra opção é sair para patinar no gelo. Para isso, há algumas opções em Barcelona, como o Clube de Patinação Barcelona, o Rinque de Gelo Barça, no Complexo FC Barcelona, ou o Illa Rinque de Gelo Diagonal.

O que fazer em Barcelona no verão?

Se você é mais do calor, ainda há muitas opções do que fazer em Barcelona. Você pode aproveitar as inúmeras praias da região, sendo a mais famosa delas a Barceloneta, e dar um mergulho no Mar Mediterrâneo.

Essa também é a época ideal para conhecer os parques da cidade, as festas ou até mesmo o Camp Nou, o estádio do Barcelona FC.

O canal Errei mostrou as melhores praias em Barcelona, confira:

O que fazer além do óbvio em Barcelona?

La Sagrada Família, casas Milà e Batlló são pontos imperdíveis em Barcelona, mas bastante visitados em Barcelona. Há também opções mais diferentonas, para quem deseja fugir do óbvio.

Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA)

Aberto ao público desde 1995, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona oferece diversas exposições de obras feitas durante a segunda metade do século XX.

Declarado um museu de interesse nacional pelo governo da Catalunha, foi idealizado pelo escritor e crítico de arte catalão Alexandre Cirici-Pellicer.

Praia de Sitges

A cerca de 50 km de Barcelona, a praia de Sitges, localizada na Costa Brava, pode ser visitada de trem, é conhecida pelas suas características casinhas brancas.

Cine Verdi

Pode parecer bobagem ir ao cinema enquanto se viaja, mas o Cine Verdí oferece uma experiência única, com filmes europeus considerados “de alta qualidade”. É uma oportunidade de estar em contato com obras diferentes, que talvez não estejam disponíveis no Brasil.

Quanto custa viajar para Barcelona?

Cerca de R$ 20.536 para um casal, em uma viagem de sete dias.

Claro que esse preço pode variar muito. Tudo depende do estilo de viagem que você decidir seguir, onde vai se hospedar, o que vai comer e outras questões.

Confira com detalhes quanto custa viajar para Barcelona e planeje os custos da sua viagem.

Quantos euros levar para Barcelona?

O recomendado é entre 350€ e 500€.

O valor cobre o valor de 50€ a 70€ diários para compras em Barcelona. Uma boa ideia é levar o dinheiro em um cartão Wise, que pode ser pedido desde o Brasil e funciona em toda a Europa, com fácil e barata conversão do real para o euro.

Qual o gasto diário em Barcelona?

Cerca de 80€ por dia.

Os gastos diários de uma viagem para Barcelona para uma pessoa incluindo passeios turísticos, alimentação, transporte e algumas comprinhas. Claro que o valor vai variar, especialmente, se você comprar antecipadamente algumas atrações, se prefere comer em em restaurantes mais caros, ou seja, tudo vai depender do seu estilo de viagem.

O que não deixar de comer em Barcelona?

Há alguns pratos típicos da Catalunha que vale a pena experimentar em sua viagem a Barcelona. Aqui vão algumas sugestões de pratos autenticamente catalães e de restaurantes em Barcelona.

Apesar do nome complicado, o Pa amb tomàquet consiste em uma fatia de pão barrada no tomate cru maduro e temperado com sal, azeite e, às vezes, alho. É possível encontrar essa iguaria no El jardí de l’abadessa (Carrer de l’Abadessa Olzet, 26), ou ainda no Bar Bodega Can Ros (Carrer de Roger de Flor, 303).

Pode até parecer uma paella, mas o arroz negro ou Arròs negre, muito comum em Valência e na Catalunha, consiste num arroz com alho e frutos do mar com um detalhe que muda tudo: o prato é pintado pela tinta da lula, o que garante sua cor diferenciada que dá nome à comida.

É possível encontrar um bom arroz negro em El Xiringo (Carrer de Sant Carles, 23) ou em Can Ros (Carrer D’Emília Llorca Martín, 7).

Aproveite a viagem para conhecer a rica gastronomia catalã, com pratos como arroz negro e a deliciosa crema catalana
Não faltam opções de bons restaurantes em Barcelona, como o mercado La Boquería

Vamos partir para a sobremesa? Que tal uma crema catalana, feita de gema de ovo e coberta por uma camada de açúcar caramelizado que garante aquela camada durinha?

Experimente essa delícia da culinária catalã na Granja La Pallaresa Chocolatería Churrería (Carrer de Petritxol, 11), ou então na Granja Dulcinea (Carrer de Petritxol, 2).

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Qual o melhor transporte para aproveitar Barcelona?

Depende de quanto tempo você tem, do que planeja fazer pela cidade e de onde ficar em Barcelona.

É bastante viável locomover-se de metrô pela cidade. O transporte em Barcelona é bastante eficiente e possui uma malha bastante ampla, que inclui seus principais pontos turísticos.

Há também a opção de ônibus hop-on hop-off, perfeita para quem tem pouco tempo e deseja fazer um tour pela cidade.

Se você deseja visitar lugares mais distantes ou até realizar bate e voltas a outras cidades, o recomendado é alugar um carro. Na DiscoverCars, é possível comparar preços de diversas locadoras e encontrar o melhor preço para o que procura.

Como se planejar para visitar Barcelona?

Não falta o que fazer em Barcelona! Vale a pena, no entanto, preparar-se para que a sua viagem seja o mais tranquila possível.

Uma dica é comprar os ingressos antecipadamente em plataformas de venda online como o GetYourGuide.

Também é importante conferir um seguro viagem, obrigatório para a Espanha, que faz parte do Espaço Schengen. Uma opção é cotar os valores pela plataforma Seguros Promo, que compara preços de diferentes seguradoras e planos. Lembre-se que o valor mínimo de cobertura para viagens à Europa é de 30 mil euros!

Por fim, sabe como comprar chip para usar na Europa pode te ajudar, e muito! A America Chip tem planos a partir de USD 56 e envia para a sua casa ainda no Brasil, desde que peça com uma antecedência de dez dias.

É sempre bom se planejar direitinho, mas também é importante curtir cada segundo de um destino tão especial! Bon viatge!