Coimbra será a região europeia da gastronomia em 2021

Visitar Portugal  / 

A cidade de Coimbra, no centro de Portugal, foi escolhida para ser a Região Europeia da Gastronomia no ano de 2021. A distinção aconteceu no dia 08 de outubro de 2018, em Bruxelas, e foi comandada pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte e Turismo (International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism – IGCAT), em uma cerimónia que aconteceu na Embaixada da Eslovénia.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Esse título é atribuído todo ano a duas regiões diferentes da Europa com o objetivo de estimular o desenvolvimento de parcerias entre o setor público, privado, assim como as ações conjuntas com outras regiões já eleitas anteriormente. É também uma maneira de reconhecer a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

Coimbra como Região Europeia da Gastronomia: título irá estimular o turismo

Certamente, o título trará grande visibilidade à região que fica a cerca de 200 quilômetros de distância de Lisboa e 130 quilômetros de distância do Porto, tendo potencial para atrair muito mais turistas e moradores.

A candidatura da cidade foi promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que tem entre seus fundadores instituições como a Universidade de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, além de contar também com o precioso apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo de Portugal.

O feito foi comemorado pela Comunidade Intermunicipal, que soltou um comunicado para a imprensa: “A escolha, confirmada em Bruxelas pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Arte e Turismo, que avalia as candidaturas para a Comissão Europeia, reconhece a riqueza ímpar desta região a nível gastronómico. A candidatura de Coimbra recebeu o apoio do Turismo Centro de Portugal desde a primeira hora”.

Descubra os melhores hotéis de Portugal.

A rica gastronomia de Coimbra

Leitão à Bairrada

O Leitão assado à moda Bairrada é um dos pratos mais conhecidos da região de Coimbra e também foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. A qualidade do leitão, o modo de preparo e até mesmo o tipo de forno são fundamentais para o resultado perfeito dessa iguaria que leva toucinho, louro e manteiga de porco, entre outros ingredientes.

Chanfana

Um prato de origem popular e extremamente tradicional em Portugal. Seu preparo é feito à base de carne de cabra, mas também existem variações preparadas com carne de ovelha. A carne, mergulhada em vinho tinto, é assada em forno à lenha.

Lampreia

É um tipo de peixe muito apreciado no país e tradicional na região de Coimbra. Em um de seus preparos mais comuns, ele fica marinando em vinho e temperos por um dia inteiro. Depois ele é refogado com cebola e noz-moscada. Uma variação também muito apreciada é o Arroz de Lampreia.

Pasteis de Tentúgal

Se trata de um doce criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal no final do século XIX. O seu preparo leva farinha, manteiga, ovos e açúcar. O resultado é um delicioso doce folhado em forma de charutinho que conquista a todos que visitam a região central de Portugal.

Pasteis de Lorvão

A receita foi criada no Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, em Penacova, e era oferecida pelas monjas locais às pessoas que visitavam o mosteiro. A iguaria tem base de amêndoas moídas e gemas e o seu preparo resulta em um bolinho úmido e cremoso.

Vinhos

A região da Bairrada produz uvas com alto grau de acidez. Os vinhos brancos que provêm de lá são delicados e muito aromáticos. Os espumantes também são famosos e muito apreciados por seu paladar fino e são perfeitos como bebidas aperitivas. Já os vinhos tintos são bem harmoniosos, equilibrados e têm sabor marcante.

Conheça 25 restaurantes importantes em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.