Curiosidades da Torre Eiffel

Visitar Paris  / 

Todo monumento histórico está repleto de lendas e contos e com a Torre Eiffel não é diferente. As curiosidades da Torre Eiffel vão além do nosso imaginário e muitas histórias estão comprovadas.

Com 127 anos de existência, a torre criada pelo engenheiro Gustave Eiffel foi feita para ser usada como arco de entrada da Exposição Universal de 1889, com a ideia de ser demolida logo após. Confira abaixo mais curiosidades da Torre Eiffel.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

 

Curiosidades da Torre Eiffel

A altura dela muda

A altura da Torre Eiffel muda de acordo com a estação do ano, no verão ela ganha 15 centímetros e no inverno recua, por causa da dilatação do ferro.

Apartamento Secreto

A Torre Eiffel possui um apartamento secreto criado e usado por Gustave Eiffel no seu topo. Durante anos, muitas personalidades estavam dispostas a alugar o espaço pagando fortunas, mas nunca conseguiram, nem por uma noite. Thomas Edison foi uma das poucas personalidades da época que visitaram o apartamento. Hoje, ele está aberto a visitação do público.

Tinta para manutenção

São necessários 60 toneladas de tinta para pintar a Torre Eiffel! O retoque da pintura acontece a cada sete anos.

Restaurantes na Torre Eiffel: reserve mesa com a melhor vista de Paris.

Proibido tirar foto de noite

Desde 2011 estão proibidas fotos noturnas da Torre para fins comerciais. A sua iluminação é considerada uma obra de arte e por isso exige o pagamento dos direitos autorais. Para ter liberação é necessário entrar em contato com a SNTE (Société Nouvelle d’ Exploitation de la Tour Eiffel) e pagar uma taxa para liberação das fotos. Durante o dia, as fotos estão liberadas sem problema algum.

O vento move a torre

O vento que atinge o alto da Torre pode oscilar sua estrutura em até sete centímetros!

Tática de guerra

Na Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914, a Torre Eiffel era utilizada como forma de comunicação entre as tropas francesas para envio de sinais no seu topo.

Construção da Torre

A Torre Eiffel levou dois anos para ser construída e tem como apelido “A Dama de Ferro”.

Número de degraus

O monumento de 127 anos possui nada menos que 1.665 degraus. E há quem tenha a coragem de subi-los até seu topo a pé.

Nomes na Torre

Nos quatro lados da base da torre existe a gravação com 72 nomes de cientistas franceses, como Lavoisier, Chasles, Ampere, Chevreul, etc.

Bunker da Torre Eiffel

As curiosidades da Torre Eiffel não param por aí, e nossa 10ª curiosidade é o bunker do monumento. O esconderijo era utilizado durante os ataques da guerra. Ele está localizado embaixo bem embaixo da Torre.

Veja outros monumentos a não perder em Paris.

Não conhecia alguma dessas curiosidades da Torre Eiffel? Então compartilhe essas curiosidades com os seus amigos!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.