Expressões e frases úteis em Roma: tome nota das essenciais

Visitar Roma  / 

Planejar uma viagem e saber o que visitar em Roma, capital da Itália, é sempre fascinante. Por causa disso, é muito importante que você consiga se locomover no lugar escolhido, conhecer os famosos monumentos da Itália, encontrar bons restaurantes e assim ter vontade de voltar ao destino escolhido. Para isso, conhecer expressões e frases úteis em Roma é fundamental.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

A capital italiana oferece muitas oportunidades e atrações para turistas. Porém, também é importante saber se comunicar com as pessoas que vai encontrar e assim aproveitar ainda mais os seus dias na capital italiana.

Porquê aprender expressões e frases úteis em Roma?

Sem dúvidas, o italiano é um belo idioma e com certeza você vai se encantar pela maneira como ele é falado, com as gesticulação e as expressões dos italianos.

É importante que, antes de viajar, você procure aprender algumas palavras e frases úteis para que não se sinta deslocado em Roma e para aprender as expressões mais utilizadas no país.

Se não tiver tempo ou dinheiro para a contratação de professores particulares que possam te ensinar italiano, te convido a ler este artigo para que você consiga se comunicar em italiano.

Nesse artigo, você vai aprender expressões e frases úteis em Roma para tomar um café, pegar o trem e andar pelas ruas da cidade. Vamos começar?

Lista de expressões e frases úteis em Roma

Para se apresentar e conversar

Muitas expressões e frases úteis em Roma são utilizadas no dia a dia e também são necessárias para que consiga se comunicar. Então, fique atento para expressões como:

  • Grazie” – “Obrigado”;
  • Prego” – “Pois não”;
  • Mi scusi” – “Com licença” ou pode ser utilizada para substituir “Per favore”;
  • “Buongiorno” – “Bom dia”;
  • Buonasera” – utilizado no período da tarde até à noite;
  • “Buananotte” – expressão que se refere quando estiver indo dormir;
  • “Arriverdeci” – “Até logo” ou “Adeus”;
  • Ciao, mi chiamo Marcos, sono brasiliano. Piacere.” – “Olá, me chamo Marcos, sou brasileiro. Prazer.”

expressoes e frases úteis em roma

Prático, não é mesmo? Esse guia de expressões e frases em Roma pode facilitar a sua viagem e seu roteiro na Cidade Eterna.

Expressões e frases úteis na estação de trem ou ônibus

  • “Quanto costa il biglietto?” – “Quanto custa a passagem?”;
  • “Un biglietto di treno ou autobus a Firenze, per favore?” – “Uma passagem de trem ou ônibus para Florença, por favor?”.

Saiba mais sobre como funciona o transporte público em Roma e como usar.

Para pedir dicas

Em situações que você estiver na rua e tiver alguma dúvida, pode pedir informações usando a frase:

  • “Per favore, una informazione” – “Por favor, uma informação.”

Para fazer compras

Não se preocupe se estiver fazendo compras e precisar obter ajuda de funcionários ou até mesmo para experimentar roupas e saber quais formas de pagamento, pois existem expressões e frases em Roma que vão te auxiliar:

  • “Dove posso provare?” – “Onde posso experimentar?”
  • “Quanto costa? Accettate carte di credito?” – “Quanto custa? Aceita cartão de crédito?”

Expressões e frases úteis num restaurante

Já se você quiser saber como se comunicar no restaurante, aqui estão as frases mais utilizadas. Confira:

  • “Vorrei un bichieri di vino roso” – “Gostaria de uma taça de vinho tinto”;
  • “Scusi, Il conto, per favore!” – “Com licença, a conta, por favor!”.

tours gastronomicos em roma

Conheça os melhores restaurantes em Roma para saborear a gastronomia italiana.

Ainda falando sobre gastos, saiba como trocar seu dinheiro em Roma para que assim possa obter a moeda europeia:

  • “Quanto è il cambio?” – “Quanto está o câmbio?”

Se estiver passando mal ou estiver doente

Caso estiver se sentindo mal ou doente, vamos ensinar expressões e frases úteis em Roma que você pode usar para pedir ajuda:

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »
  • “Ho bisogno di aiuto (un medico), è una emergenza” – “Preciso de ajuda (um médico), é uma emergência.”
  • “Una medicina per mal di testa” – “Um remédio para dor de cabeça, por favor.”

Expressões e ditados populares

Assim como no Brasil, a Itália também é conhecida por seus ditados populares. Dessa maneira, é muito interessante conhecer as expressões e frases úteis em Roma que você pode usar em sua viagem. Vamos lá!

“Acqua em Boca!”

Essa expressão significa “guarde a água na sua boca” e se remete ao fato de você guardar certas informações apenas para si ou então não “dar com a língua nos dentes”.

“Essere in alto maré”

Sabe quando você demora bastante para conseguir finalizar um projeto? Então, essa expressão significa “estou em alto mar”, ou seja, você ainda tem um longo caminho para percorrer.

“Non averi peli sulla língua”

Para os viajantes diretos e que não tem “papas na língua”, a melhor expressão é esta. O significado é falar aberta e sinceramente, algo que os italianos valorizam muito. Outras expressões e frases úteis em Roma para você aproveitar e aprender na sua viagem.

“Non sei capace di tenerti un cece in bocca”

Seguindo o caminho oposto da expressão de falar abertamente, essa expressão popular italiana significa “não ser capaz de manter uma ervilha na boca”, ou seja, difícil manter segredo.

“Stare con la mani in mano”

Bem parecida com o ditado popular brasileiro “ficar com as mãos abanando”, essa expressão significa estar parado e atoa. Para os italianos isso é um tormento, até porque são conhecidos por gesticular praticamente o tempo todo enquanto estão falando.

“Piove sul bagnato”

Todas as expressões e frases úteis em Roma são utilizados no cotidiano dos italianos. “Chover no molhado” é uma dessas expressões e descrevem situações que permanecerão da mesma maneira, não vão mudar.

A diferença desse ditado para sua tradução e significado na língua portuguesa é que também pode ser utilizada em situações injustas, tais como pessoas ricas que ganham na lotaria ou pessoas azaradas que não tem boas notícias.

Planeje sua viagem a Roma com atenção

Não se esqueça que para viajar até Roma é obrigatório adquirir o seu seguro viagem. Para facilitar a sua vida, não deixe de consultar nosso comparador de seguro viagem e descobrir o mais em conta para a sua necessidade. Além do seguro, não deixe de pesquisar preços da passagem e locais para sua hospedagem em Roma.

Se você ainda tiver dúvidas sobre onde ficar em Roma ou até mesmo pensa em dar dicas sobre a cidade, deixe seu comentário falando da sua experiência e o que indica para quem está planejando viajar.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.