Roma: Fontana di Trevi vai ter barreira de proteção

Visitar Roma  / 

A Fontana di Trevi é um dos pontos turísticos mais procurados por viajantes do mundo todo que visitam Roma. A tradição de jogar uma moeda da sorte na fonte vem permitindo à cidade arrecadar por volta de um milhão de euros por ano. Mas você sabia que será construída uma barreira de proteção na Fontana di Trevi?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Como uma das principais atrações turísticas dentre as centenas de construções históricas da cidade italiana, ela recebe milhares de visitantes por dia.

Por isso, com o intuito de preservar o monumento contra possíveis danos e evitar os exageros dos turistas, representantes da cidade aprovaram uma moção para colocar uma cerca na Fontana di Trevi com barreiras de proteção de vidro e aço de cerca de um metro de altura.

Aprovada a construção de uma cerca em torno da Fontana di Trevi

A decisão, aprovada pela Câmara Municipal de Roma em 24 de janeiro de 2020, com 24 votos a favor, além de uma abstenção, foi tomada após a moção intitulada “Respeito pelos lugares simbólicos da capital Roma”, proposta pelo vereador Andrea Coia, presidente da comissão de comércio da câmara municipal da cidade e membro do Movimento 5 Estrelas. Em italiano, Movimento 5 Stelle ou M5S.

O objetivo de Coia, ao propor a construção de uma cerca na Fontana di Trevi, é proteger a estrutura da fonte contra a ação de turistas mais ousados e depredação. Além disso, o intuito também é buscar estimular uma forma de turismo mais responsável em relação à preservação dos monumentos arquitetônicos e culturais de Roma.

A decisão acontece após numerosos esforços para desencorajar o mau comportamento do turista na capital italiana. Somente em 2020, já ocorreram episódios envolvendo turistas que se banharam na fonte, pessoas embriagadas que jogaram bebidas na água e até mesmo uma mulher que tentou riscar a estrutura usando uma chave.

construção de cerca na Fontana di Trevi é aprovada

Aproveite e confira o nosso Top 5 de Roma com os principais pontos turísticos da capital italiana.

Novas regras para visitantes na Fontana di Trevi

Infelizmente, não são raras as notícias de turistas que tentar nadar na Fonte ou, ainda mais comum, viajantes que sentam na borda da fonte, consumindo alimentos e causando acidentes.

Por esse motivo, o projeto também determina que postos policiais sejam posicionados nas ruas de acesso à Fontana di Trevi e à área do Coliseu, a fim de fiscalizar e coibir um possível comportamento inadequado dos turistas.

Nos últimos anos, uma série de regras e atualizações foram implementadas:

  • Em 2017, jogar objetos nas 40 fontes históricas durante o verão passou a ser passível de multa;
  • Em 2018, passou a haver a aplicação mais rigorosa das leis e as multas se tornaram mais altas. Houve também a proibição do consumo de bebidas em espaços públicos;
  • Em junho de 2019, tornou-se proibido consumir alimentos, bebidas, subir nos monumentos e transitar por dentro das fontes.

As novas regras passaram a valer após a Fontana di Trevi ter passado por uma restauração milionária em 2015, devido aos danos causados pelo comportamento inadequado de turistas.

Por isso, os que defendem a implementação da cerca na Fontana di Trevi argumentam que a barreira irá solucionar os comportamentos que as várias regras e regulamentos já existentes não conseguiram coibir.

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, afirmou em sua página no Facebook que instalar a cerca na Fontana di Trevi é “uma boa ideia”. Além disso, ela também afirma que a cerca vai se assemelhar às já construídas em outras fontes em Roma como a Fontana delle Tartarughe, na Piazza Mattei, e Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona.

Conheça a Piazza di Spagna um dos pontos turísticos mais bonitos de Roma.

Projeto enfrenta oposição

Porém, nem tudo são flores. Apesar das boas intenções, o projeto vem enfrentando oposição. Alguns especialistas manifestaram seu desgosto com o projeto, classificando-o como “tolo”, visto que arruinaria a vista do monumento.

“Instalar uma barreira parece uma ofensa terrível contra a beleza de uma obra-prima que se dá generosamente a quem a observa”, afirmou o arquiteto e historiador Paolo Portoghesi à mídia italiana. Ele acrescentou que considera o plano “verdadeiramente tolo” e que seria suficiente ter policiais em patrulha no local.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

“Se não são usados ​​para perigos específicos, cercas e grades destroem o senso estético da cidade”, acrescentou. “Roma sempre buscou um relacionamento direto com quem mora lá e com quem o visita”.

Adriano La Regina, ex-superintendente arqueológico de Roma, acrescentou: “No que diz respeito à Fonte de Trevi, é preciso vê-la. Se os turistas não estão de pé ou sentados de maneira indecorosa e não atrapalham a visita à fonte, por que afastá-los?”.

Descubra os melhores tours em Roma que não podem faltar no seu roteiro de viagem.

Resposta às críticas

Diante das críticas, a prefeita Raggi declarou que a cerca protetora não afetará o tradicional lançamento de moedas por turistas, bem como não atrapalhar a visão dos visitantes.

A moção oficial também pedia ação contra vendedores de rua não autorizados que vendiam mercadorias nas praças das ruas vizinhas de locais históricos no início de 2020.

E, em comunicado, Raggi declarou que a cerca na Fonte di Trevi irá reduzir o número de policiais necessários na fiscalização dos turistas e, desta forma, pode-se focar no comércio ilegal nas ruas e outras infrações, proporcionando mais segurança aos turistas que viajam para Roma.

história da Fontana di Trevi

Confira aqui um roteiro de 3 dias em Roma e conheça bem a capital italiana.

Fontana di Trevi: um pouco de história

Localizada na praça Piazza di Trevi, a Fontana di Trevi é considerada um dos monumentos mais bonitos da Itália e é a maior fonte do país.

Sua construção teve início em 1732, mas ela só foi concluída no ano de 1762. De lá para cá, a atração passou por diversas reformas e, certamente, é um dos pontos turísticos mais populares da Itália.

Viaje com segurança

Vai viajar para a Itália? Então aproveite e confira aqui como contratar o melhor seguro viagem para conhecer o país. Além de ser obrigatório para viajar para países que fazem parte do Espaço Schengen, o seguro viagem Itália também é essencial para proteger os turistas contra problemas como atraso de voo, extravio de bagagem e problemas médicos no exterior.

No entanto, é importante ficar atento porque existe exigência que o seguro viagem tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros.

Para garantir a aquisição do seguro com o melhor custo-benefício, você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem para analisar os planos e coberturas das principais seguradoras do mercado.

Além disso, para economizar em sua viagem, utilize o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO e ganhe 5% de desconto. E para ganhar mais 5% de desconto, faça o pagamento via boleto bancário.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.