Quem passa por Londres não pode deixar de visitar e se encantar pela London Eye, uma roda gigante de impressionantes 135 metros de altura, que se tornou um dos principais símbolos da cidade.

Até mesmo quem tem medo de altura se rende aos encantos do monumento, do qual é possível visualizar pontos famosos como o Palácio de Buckingham, o Parlamento Britânico e St. Paul’s Cathedral and the Houses.

Quer saber todos os detalhes do London Eye? Então, fica comigo.

O que é a London Eye?

À primeira vista, a London Eye pode parecer somente uma roda gigante comum, que se destaca pelo tamanho e pela estrutura e design modernos. Mas a história por trás desse monumento é o que realmente o torna tão singular e merecedor de uma visita.

A roda gigante foi inaugurada na passagem de ano entre os dias 31 de dezembro de 1999 e 1º de janeiro de 2000, e foi construída para celebrar o novo milênio. É por isso que ela também é conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio).

A Roda do Milênio

Composta por 32 cápsulas, que representam os 32 bairros londrinos, cada qual com capacidade de abrigar 25 pessoas, o monumento tem 120 metros de diâmetro e é sustentado por uma estrutura em forma de A. O raio de visão é de cerca de 40 quilômetros.

Um pouco de história

No início da década de 90, os ânimos estavam inflamados com a chegada do novo milênio e o jornal The Sunday Times lançou uma competição que escolheria o melhor projeto para marcar a passagem para os anos 2000.

Os arquitetos David Marks e Julia Barfield resolveram propor uma roda gigante com vista para toda a cidade, através de grandes cabines com janelas de vidro. O concurso, porém, foi cancelado por conta das críticas sobre a criação de um novo monumento, considerado desnecessário por muitos londrinos.

o que fazer de graca em londres hyde park

Entenda como funciona o London Pass e quando vale a pena comprar.

A roda devia ter sido desmontada

Mas a semente havia sido plantada e os dois arquitetos criaram a Marks Barfield para colocar o projeto em prática e saíram em busca de patrocínio.

A companhia aérea British Airways decidiu apostar na ideia e o distrito de Lambeth permitiu que a roda gigante fosse instalada ali, desde que fosse desmontada cinco anos após a inauguração – o que, obviamente, não aconteceu, devido ao grande interesse do público.

Quanto tempo é a visita?

Cada viagem leva cerca de meia hora, pois a roda gigante se move a uma velocidade de 0,9 km/h, cerca de 26 centímetros por segundo.

A lerdeza é para que as pessoas possam entrar nas cápsulas mesmo com a roda em movimento, já que ela gira constantemente e nunca pára, e também possam apreciar a vista sem pressa e com direito a enxergar todos os detalhes de Londres.

Onde fica o London Eye e como chegar

A estrutura está localizada em Westminster, mais precisamente em Lambeth, Londres, SE1 7PB, próximo ao Parlamento Britânico (onde está localizado o Big Ben), Aquário de Londres e London Dungeon.

Não é difícil chegar à London Eye, basta descer nas estações de metrô de Waterloo (nas linhas Bakerloo, Northen, Waterloo & City e Jubilee) e Westminster (nas linhas Jubilee, Circle e Center). De ônibus, o acesso é possível através das linhas 211, 77 e 381.

Horário de funcionamento

Os horários de abertura variam de acordo com a época do ano. Normalmente, abre às 10h e fecha entre as 18 e as 20h30.

Confira no site oficial da London Eye para não correr o risco de encontrar a atração fechada.

Melhor época para visitar o London Eye

O ideal é garantir presença na London Eye em um dia sem névoas para apreciar os 40 quilômetros de alcance em sua plenitude.

O horário mais concorrido é o fim da tarde, pois quem entra na cápsula com o sol se pondo consegue ver o anoitecer da cidade do alto. É um espetáculo belíssimo e de tirar o fôlego, graças às luzes londrinas.

Tem fila?

Sim, e esse é um dos pontos negativos da London Eye. Se quiser visitar o monumento prepare-se para encarar até uma hora de espera, pois a rotação é lenta e o interesse dos turistas é grande.

Mesmo com os ingressos “fura fila” talvez seja preciso esperar um tempinho antes de entrar nas cápsulas e ver a cidade de cima. Se você não quiser ficar “horas” na fila, é melhor garantir o ingresso online, no Get Your Guide.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Ingressos para o London Eye e onde comprar

Os ingressos podem ser adquiridos online por diversos sites, nós recomendamos comprar através da Get Your Guide, e os preços saem a partir de £28.

O pacote mais básico dá acesso à rotação de 30 minutos e à exibição do curta metragem “4D Experience”, um filme com fotografias aéreas de Londres em 3D incluso em todos os ingressos para a London Eye.

Quem quer privacidade pode até garantir ingressos VIP com valores a partir de £450 e capacidade para até 15 pessoas. Dá até para pedir o par em casamento na roda gigante com o pacote Cápsula do Cupido, que oferece fotógrafo, garrafa de champanhe e caixa de chocolates trufados por £450.

Já os apressadinhos podem comprar o ingresso, com entrada exclusiva e sem filas a partir de £37,50.

london eye

Dica: a moeda oficial do Reino Unido é a Libra Esterlina. Veja quanto vale e a melhor maneira de trocar Reais por Libras.

Pacotes

O site Get Your Guide ainda oferece pacotes exclusivos para quem deseja visitar a atração e, de quebra, conhecer mais um pouco da cidade. O ingresso básico, com passeio de 30 minutos pela London Eye, sai por £28 e tem garantia de reembolso integral em caso de cancelamento até 24 horas antes.

Se quiser estender o passeio, aproveite o Cruzeiro Hop-on Hop-off pelo Rio Tâmisa, que encerra com uma volta pela London Eye a partir de £12 por pessoa.

Uma excursão completa, com direito à visita à Abadia de Westminster, Big Ben, Palácio de Buckingham, Catedral de São Paulo, Torre de Londres e London Eye, sai a partir de £125 por pessoa.

Vale a pena visitar o London Eye?

Com certeza! A roda gigante é um ótimo ponto de partida para os turistas, já que está no coração de Londres e oferece uma vista realmente incrível da cidade até os campos, passando pelos pontos turísticos mais tradicionais, como o Parlamento Britânico, Palácio de Buckhingam e St. Paul’s Cathedral and the Houses.

Além de oferecer uma bela primeira vista e reconhecimento de terreno, a London Eye proporciona um passeio lento, que faz com que o turista se desprenda de distrações e curta apenas o espetáculo à sua frente. Sem dúvidas, um ótimo momento para se agradecer as boas oportunidades da vida!

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Inglaterra. Sugerimos que faça uma simulação no Seguros Promo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Entretanto, você também pode ver tudo o que precisa para fazer turismo na Inglaterra, as melhores cidades e os pontos turísticos a não perder.