Maravilhas de Portugal: conheça os 7 monumentos e as 7 aldeias

Visitar Portugal  / 

Visitar a Europa é mergulhar em muita história e conhecer belos lugares. Portugal então, reserva alguns dos monumentos mais incríveis do continente europeu. As 7 maravilhas de Portugal são os principais pontos turísticos para visitar no país. Por isso, hoje vamos te contar o que visitar e quais são as melhores atrações. Vamos lá?

As 7 Maravilhas de Portugal

Saiba quais são as 7 Maravilhas de Portugal, onde ficam e se vale a pena visitar. Para conhecer Portugal de norte a sul não é preciso uma viagem longa. Em 7 dias é possível conhecer muito bem o país. Para isso, alugar um carro em Portugal pode ser a melhor opção, porque te dá mais liberdade e flexibilidade de horários.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Veja a lista completa das atrações de Portugal:

7. Torre de Belém (Lisboa)

A Torre de Belém é uma das 7 Maravilhas de Portugal e um dos pontos turísticos mais importantes do país. O monumento imponente localizado em Lisboa, já serviu de defesa para o país. E hoje, é uma atração para os milhares de turistas que visitam Lisboa todos os anos.

Roteiro em Lisboa: 3, 4 e 5 dias para se encantar pela capital.

6. Palácio Nacional da Pena (Sintra)

O Palácio Nacional da Pena é um dos símbolos de Portugal. Localizado no alto de uma colina, na vila de Sintra (do lado de Lisboa), o Palácio é cheio de cores e tem uma vista incrível para o mar. Cada sala é de tirar o fôlego. Escolha ir em um dia bem aberto, com sol. O visual lá do alto é recompensador.

5. Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra-prima do bairro de Belém, em Lisboa. Sua arquitetura impressiona tanto por fora, quanto por dentro. Não é por menos que ele foi escolhido como uma das 7 maravilhas de Portugal. Vale a pena cada minuto.

4. Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça)

O Mosteiro de Alcobaça está localizado no Centro de Portugal na cidade de Alcobaça. É uma das 7 maravilhas de Portugal e foi a primeira obra totalmente gótica construída no país luso. A inauguração aconteceu no ano de 1.187 e até hoje o mosteiro é muito bem preservado.

mosteiro de alcocaba maravilhas de portugal

Hotéis mais originais de Portugal: 15 experiências inesquecíveis.

3. Mosteiro da Batalha (Batalha)

O Mosteiro da Batalha também está localizado na região centro de Portugal. Ele foi construído a mando do rei D. João I de Portugal em 1.386, para comemorar a vitória dos portugueses na batalha de Aljubarrota. O Mosteiro é dedicado à Virgem Maria.

2. Castelo de Óbidos (Óbidos)

Também localizado na região central de Portugal, o Castelo de Óbidos é um dos principais monumentos do país e os turistas amam visitar os castelos de Portugal. É como se os castelos te fizessem viajar no tempo e reviver os tempos medievais. O Castelo de Óbidos é muito bem preservado e a visita na cidade vale muito a pena.

castelo de obidos maravilhas de portugal

Saiba mais sobre a Vila Natal de Óbidos em Portugal: veja como é a famosa vila de natal.

1. Castelo de Guimarães (Guimarães)

Agora o Castelo de Guimarães no norte do país é a principal maravilha de Portugal. Além da cidade histórica ser linda e muito bem conservada, o Castelo dá um charme a mais para quem visita Portugal. Na minha opinião, é um dos lugares mais lindos de todo o país e reservar um dia inteiro para passear pela cidade vale muito a pena. Eu recomendo!

Pontos turísticos de Portugal: Top 30 lugares incríveis para visitar.

As 7 Aldeias de Portugal

Agora que você já conhece as 7 Maravilhas de Portugal, vamos te contar quais são as 7 Aldeias de Portugal que são consideradas as Maravilhas de Portugal. O concurso que elegeu as principais do país, teve como objetivo promover o patrimônio histórico de Portugal. Confira a lista e escolha qual visitar durante sua viagem por Portugal:

Dornes – Aldeia Ribeirinha

A aldeia de Dornes está localizada em uma pequena península em Ferreira do Zêzere. A Igreja Nossa Senhora do Pranto foi fundada pela Rainha Santa Isabel em 1285. Dornes também possui uma torre templária, construída por Ordem dos Templários no século XIII.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

Tomar em Portugal: conheça a cidade dos Templários.

Sistelo – Aldeia Rural

Sistelo é uma aldeia rural localizada em Arcos de Valdevez, na Serra Da Peneda. É considerada o “o pequeno Tibete português”. Possui altitudes que variam de 180 a 1360 metros e o cultivo em socalcos.

Parque Nacional da Peneda Gerês: o que visitar e onde ficar.

Fajã dos Cubres, ilha de São Jorge, Açores – Aldeia de Mar

A aldeia Fajã dos Cubres está localizada na Ilha dos Açores. É uma área plana e cujas águas do poço são consideradas milagrosas, levando peregrinos de todo o mundo até a ilha.

Piódão – Aldeia Remota

Piódão é uma aldeia remota localizada abaixo do Parque Natural da Serra da Estrela. Possui apenas 178 habitantes e a paisagem é salpicada de xisto e cor azul.

Saiba como conhecer a Serra da Estrela em Portugal e a neve.

Piodao

Castelo Rodrigo – Aldeia Autêntica

A aldeia Castelo Rodrigo foi fundada 5 séculos antes de Cristo, foi ocupada pelos romanos e também pelos mouros. Localizada no Parque Natural do Douro Internacional, está bem na divisa entre Portugal e Espanha.

Monsaraz – Aldeia Monumento

Com mais de 5000 anos de história, Monsaraz é toda cercada por muralhas e guarda uma igreja matriz, a Casa da Inquisição e o Pelourinho. Localizada no Alentejo, a aldeia possui uma arquitetura muito peculiar da região.

Alentejo em Portugal: conheça a maior região do país.

Rio de Onor – Aldeia em Área Protegida

A aldeira de Rio de Onor está localizada em Bragança, na divisa com a Espanha. As casas de xisto, a ponte romana, o castro medieval e a igreja matriz são as principais atrações. Por dividir o território com a sua homônima Rihonor de Castilla, do lado espanhol, surgiu um dialeto local, o rionorês.

Veja também um roteiro Portugal e Espanha: com as nossas sugestões para visitar os dois países europeus e aproveitar o máximo suas férias.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.