Serralves é o principal museu de arte contemporânea de Portugal. Definido pelo diretor Phillippe Vergne como: “no meio da cidade, há um parque e este espaço pode ser pensado como uma ilha terrestre de ideias e talvez utopias”. Atraindo turistas de vários continentes, o museu traz uma coleção incrível de obras de arte.

Reunimos algumas dicas para te ajudar a planejar sua visita no Serralves, confira!

História do Museu Serralves

Num período pós revolução, a cidade do Porto tornou-se um pequeno centro de arte contemporânea, virando o palco de alguns artistas, escritores e intelectuais da época. Passou a ganhar um espaço mais respeitado em 1986, quando a Secretária de Estado da Cultura escolheu a cidade do Porto para implantar o primeiro Museu Nacional de Arte Moderna. Em dezembro daquele ano compraram a Quinta Serralves.

Formada pela casa, o parque, o museu de arte contemporânea, o auditório e a biblioteca, a Fundação organiza e apresenta anualmente ao público uma programação diversificada, tendo como objetivo “incentivar o debate e a curiosidade sobre a arte, a natureza e a paisagem, educar de forma criativa e promover ativamente a reflexão sobre a sociedade contemporânea”, de acordo com o site oficial de Serralves.

Lembre-se, anote todas as dicas sobre o transporte público no Porto antes de visitar o museu.

O que ver em Serralves?

Há exposições temporárias, programas educativos para jovens e crianças, shows, apresentações de dança, performance, cursos, workshops, conversas abertas ao público sobre arte, palestras e festivais. Sempre com a função de promover reflexões entre a arte, o ambiente e as pessoas.

Exposições temáticas de grandes artistas e mostras da Coleção de Serralves são apresentadas nas galerias do museu. A casa e o parque de Serralves têm exposições específicas, obras encomendadas e da coleção, algumas exposições itinerantes são feitas em colaboração com instituições culturais portuguesas e estrangeiras. No auditório tem um programa variado de cinema, dança e música.

O Serralves tem 14 salas de exposições distribuídas por três pisos. No piso superior encontram-se o restaurante, uma sala de serviço educativo e a sala multiuso. Na varanda que se estende a partir do restaurante o visitante tem uma vista ampla sobre o parque de Serralves. O piso da entrada dá acesso às salas de exposição e à livraria. O piso inferior abriga salas de exposição, a biblioteca, o auditório e uma cafeteria.

Muitas vezes, os visitantes se surpreendem ainda mais com o parque. Com 18 hectares e formando vários jardins, possui inúmeras espécies de plantas e flores. Foi projetado pelo arquiteto Jacques Gréber nos anos 30 do século XX e é uma referência única no património da paisagem em Portugal.

serralves museus portugal

Saiba o que você poderá incluir no seu roteiro de viagem pelo Porto.

O que comer?

Dentro do parque existe um ótimo restaurante, uma casa de chá e um bar. Informações para quem desejar almoçar ou jantar dentro do parque:

  • Menu para famílias: inclui buffet executivo para 2 adultos e 1 menu infantil;
  • Menu infantil: para crianças até 12 anos;
  • Buffet executivo ao almoço (durante a semana): frios e saladas, 3 pratos quentes (peixe, carne e vegetariano) e buffet de sobremesas numa combinação de doces típicos e frutas da época;
  • Almoço buffet + sobremesas (fim de semana ou feriado).

Loja da Fundação Serralves

É possível encontrar pela cidade do Porto algumas lojas temporárias com objetos, acessórios, livros, papelaria e decoração da Fundação Serralves. A curadoria é toda feita pelos profissionais que trabalham no museu, por isso tem peças incríveis, por preços mais acessíveis, do que uma obra de arte caríssima.

No momento, tem um ponto de venda instalado no Norte Shopping. Dentro do parque também tem uma loja que fica aberta todos os dias das 10h às 19h.

Serralves em Festa

Uma das festas mais aguardadas no ano é o Serralves em Festa! Do dia 31 de maio ao dia 2 junho de 2019, a Fundação organiza o maior evento cultural de Portugal, há centenas de atividades gratuitas para o público.

Tem diversão para todos os gostos, como música, dança, teatro, performance, circo, exposições no museu, cinema, vídeo, fotografia e inúmeros workshops. Ao longo dos anos ganhou fama, tornando-se uma grande atração para milhares de visitantes e, em 2018, bateu os recordes de público ao receber mais de 249 mil visitantes.

Os destaques de 2019 serão:

  • HHY & The Macumbas
  • Black Bombaim
  • Elephant 9
  • MC Carol
  • “Mirror Piece II ”  – Joan Jonas
  • “Cortado por todos os lados Aberto por todos os cantos” – Gustavo Ciríaco
  • “The Big Show Sef” – Miguel Pereira
  • “Cribles Live Porto” – conceção e coreografia: Emmanuelle Huynh / Música: Iannis Xenakis
  • “Rue” e “Ciel” – Volmir Cordeiro
  • “La Spire ” – Chloé Moglia / Cia Rizhome
  • Poldercoaster
  • Con Tenda
  • A Estranha Viagem do Sr. Tonet
Em exposição:
  • “I’m Your Mirror” – Joana Vasconcelos
  • “Die Gedanken Sind Frei” – Susan Hiller
  • Joan Jonas

Como chegar?

No site oficial de Serralves tem todos os detalhes e coordenadas de como chegar de transporte público ou carro no parque Serralves.

[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d24026.569960278695!2d-8.659544!3d41.17116!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x4cecb558ca63fbb1!2zRnVuZGHDp8OjbyBTZXJyYWx2ZXM!5e0!3m2!1spt-PT!2spt!4v1558634588447!5m2!1spt-PT!2spt&w=750&h=450]

Localização: R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto

Horários e preços

De segunda à sexta, o museu, a casa e o parque estão abertos das 10h às 19h. Para outros ambientes, consulte a tabela de horários. Não deixe de ler também as informações úteis antes da visita.

O bilhetes de entrada variam os preços de acordo com o que você escolherá visitar:

  • Entrada museu + parque + casa – 15€ por pessoa
  • Entrada museu + parque – 12€ por pessoa

É possível comprar os bilhetes com antecedência pela internet através do Get Your Guide e incluir outros passeios no roteiro da viagem.

Hospedagem próxima do Parque Serralves