Categorias Visitar Londres

Torre de Londres: como visitar o histórico monumento medieval

Está planejando conhecer a Inglaterra? São muitos lugares incríveis para serem vistos e a capital Londres guarda atrações imperdíveis. Uma delas, sem dúvida, é a histórica Torre de Londres.

Acompanhe nosso artigo e conheça a história e mais detalhes sobre esse importante monumento britânico.

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

Informações sobre a Torre de Londres

Localização: St Katharine’s & Wapping, Londres

Horário: de terça à sábado, das 9h às 17h30; de domingo à segunda-feira, das 10h às 17h30

Como chegar: metrô: estação Tower Hill; ônibus: linhas 15, 42, 78, 100 e RV1

Preço: inteiro: 24,70£; reduzido: 19,30£ (estudantes e pessoas com mais de 65 anos), 11,70£ (crianças entre 5-15 anos); gratuito: crianças menores de 5 anos [Comprar online]

O que é a Torre de Londres

Essa importante edificação histórica localiza-se nas margens do Rio Tâmisa, na zona leste de Londres. Na realidade, não é apenas uma torre, mas um castelo medieval.

Por muito tempo, foi considerado o principal símbolo da Monarquia Inglesa. Hoje, guarda as joias da Coroa Britânica e é patrimônio mundial da UNESCO.

História da Torre de Londres

A Torre de Londres começou a ser construída por volta do ano de 1070. Guilherme, duque da Normandia, depois de invadir a Inglaterra, ordenou a construção de vários castelos. Sua intenção era intimidar os anglo-saxões.

Assim a Torre de Londres, denominada oficialmente Palácio e Fortaleza de Sua Majestade, foi construída como símbolo de autoridade e poder.

A primeira torre a ser construída foi a Torre Branca. Durante vários reinados, principalmente do século XIII até o século XVI, muitas outras torres foram acrescentadas. E assim, a grande construção medieval foi se definindo.

No decorrer dos séculos, muralhas foram sendo erguidas e um fosso profundo foi escavado. No reinado do rei Ricardo Coração de Leão (1189-1199), muitas modificações foram realizadas com o objetivo de aumentar ainda mais a segurança. Com isso, a Torre de Londres tornou-se uma das fortalezas mais seguras e impenetráveis da Europa.

Além da Torre de Londres, existem outros castelos bonitos na Inglaterra. Vale a pena conhecê-los.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

Utilização da Torre de Londres

Ao longo dos séculos a Torre de Londres teve várias finalidades. Ela serviu como residência real, caixa-forte, depósito de armas, arquivo de documentos, prisão e local de execuções.

No século XIX, a Torre de Londres deixou de ter importância como fortaleza. Neste período, durante o reinado da rainha Victoria, passou a ser aberto para à visitação.

Prisão

Certamente essa é faceta mais triste da Torre de Londres. Por muitos séculos, a Torre recebeu prisioneiros pelos mais variados motivos. Mas, no reinado do rei Henrique VIII, a torre passou a ser mais usada como prisão. Aqueles que eram considerados traidores, e representavam alguma ameaça ao trono real, eram encarcerados.

Muitos nobres e membros da família real britânica foram aprisionados e mortos no interior da Torre. Uma das prisioneiras ilustres foi Elizabeth I, que depois de libertada, tornou-se rainha da Inglaterra.

Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Torre de Londres ainda recebeu prisioneiros. A última execução, por fuzilamento, aconteceu em 1941.

Quer viajar para Londres e não sabe quanto vai gastar? Temos um artigo onde te contamos quanto custa viajar para Londres.

Onde fica a Torre de Londres

A Torre de Londres fica na St Katharine’s & Wapping.

Como chegar na Torre de Londres

Metrô

A estação de metrô mais próxima é a Tower Hill. As linhas Circle e District Line fazem o trajeto. Até a Torre de Londres são apenas 5 minutos a pé.

Se preferir descer nas estações próximas como Aldgate East, Tower Gateway, Monumento Bank, London Bridge, Fenchuech Rua, a caminhada até a Torre de Londres é de 10 a 15 minutos.

Veja como funciona o transporte em Londres em nosso artigo.

Ônibus

De ônibus, é possível chegar na Torre de Londres utilizando as linhas 15, 42, 78, 100 e RV1.

Em Londres, é possível utilizar o London Pass. Ao adquirir seu cartão, você poderá optar entre a modalidade padrão ou aliar o London Pass a um Oyster Travelcard (adquirido apenas pela internet), o qual lhe dará direito de utilizar livremente o transporte público durante o período válido do passe.

Você pode adquirir seu London Pass no Get Your Guide, a partir de 75£ e ganhar acesso a mais de 80 atrações, com vantagens de cancelamento gratuito até 24h antes.

Carro

Na Torre de Londres não há local para estacionar. Mas existem estacionamentos nas proximidades.

Horário de funcionamento

  • Terça à sábado: 9h às 17h30;
  • Domingo à segunda-feira: 10h às 17h30.

Ingressos para a Torre de Londres

O ingresso para visitar a Torre de Londres dá direito a conhecer todas as áreas públicas, visitar a exposição das Joias da Coroa e fazer o tour guiado com os guardas Yeoman Warder. Comprando seu ingresso no site oficial, o desconto é de 10%.

  • Adulto: 24,70£;
  • Estudante: 19,30£;
  • Adulto (+65 anos): 19,30£;
  • Criança (menor de 5 anos): entrada livre;
  • Criança (entre 5-15 anos): 11,70£.

No Get Your Guide, você pode também adquirir o ingresso para a Torre de Londres com exposição das Joias da Coroa, por 24,75£. A plataforma é em português e é muito fácil utilizar. Tem a vantagem do cancelamento gratuito até 24 horas antes do início da atividade.

Já pensou em conhecer a Torre de Londres e a Tower Bridge em uma excursão VIP? Pelo Get Your Guide, é possível fazer esse passeio, com um custo de 85£.

Confira todas as informações sobre os ingressos para a Torre de Londres.

O que ver na Torre de Londres

Torre Branca

A Torre Branca foi a primeira construção realizada no interior da muralha. É a mais famosa torre e serviu como moradia para monarcas de várias dinastias da Inglaterra.

O interior do prédio da Torre Branca funciona como museu. Não deixe de conhecer a impressionante coleção de armas e armaduras. Um dos destaques é a armadura de Henrique VIII.

Gosta de visitar museus? Conheça os melhores museus e os melhores museus de Londres.

Bloody Tower

A torre sangrenta é conhecida por estar ligada ao desaparecimento dos príncipes Edward V e seu irmão Richard. Segundo a história, em 1483, Richard III, tio dos príncipes queria o caminho livre até o trono.

As crianças seriam um obstáculo para concretizar seus planos. Então, elas foram levadas para essa torre e nunca mais foram vistas.

Tower Hill

Local onde eram realizadas as execuções públicas. Normalmente, os prisioneiros de menos importância eram executados na Tower Hill.

Tower Green

Torre onde aconteciam as decapitações dos prisioneiros mais importantes. Hoje é uma pequena praça, onde foi erguido um memorial a pedido da Rainha Victoria.

Acredita-se que as rainhas Ana Bolena, Catherine Howard e Lady Jane Grey foram decapitadas na Tower Green.

Traitor’s Gate

O Portão dos Traidores era por onde entravam os prisioneiros condenados por alta traição. Eles vinham de barco pelo Rio Tâmisa e dizia-se que depois que passavam pelo portão nunca mais eram vistos com vida.

Palácio Medieval

Constitui-se dos aposentos reais. Eles foram incluídos à Torre de Londres no século XIII. Vale a pena visitar as Torres Wakefield e Lanthorn. Nelas você pode ver os aposentos que foram recriados, para mostrar o luxo em que vivia a nobreza inglesa.

Na Torre Wakefield também encontra-se uma exposição de réplicas de instrumentos de tortura medievais. Esse espaço mostra uma realidade triste e sombria que, por muitos anos, foi utilizada na Torre de Londres.

Londres também é uma cidade moderna, cheia de atrações incríveis. Conheça o top 5 de Londres, o que não pode ser perdido nessa cidade vibrante.

Capela Real de São Pedro

A Capela Real de São Pedro é datada de 1520. Nela estão sepultadas três rainhas que foram decapitadas na Torre.

Joias da Coroa

Uma fortaleza, sem dúvida, é o melhor lugar para guardar joias. Por esta razão, as joias da Coroa, ou Crown Jewels, estão guardadas na Torre de Londres desde 1661. São muitas peças cravejadas de pedras preciosas. Acredite, a coleção de joias é esplendorosa e a visita é imperdível.

As joias que são usadas em importantes cerimônias, como a coroação da Rainha Elizabeth II, podem ser vistas e admiradas. Entretanto, fotos não são permitidas. As joias ficam expostas atrás de um vidro e para vê-las os visitantes passam por uma esteira rolante.

Um dos destaques são as peças que possuem as gemas do diamante Cullinan, um dos maiores já encontrados. Não deixe de conferir! A exposição está aberta todos os dias.

Corvos

Segundo a lenda, “quando os corvos abandonarem a Torre de Londres… a monarquia cairá”. Bem, o rei Charles II, com medo que a lenda se concretizasse, ordenou que 6 corvos fossem mantidos no interior da Torre.

Essa tradição atravessa os anos e 7 corvos habitam o lugar, 6 para manter a tradição e 1 como reserva. Os corvos são cuidados pelo mestre Ravenmaster, responsável por protegê-los.

A visita ao jardim é muito interessante para avistar os corvos que passeiam por ali.

Tour Guiado na Torre de Londres

Os guardas Yeoman Warder estão presentes na torre de Londres desde 1485. Os guardas também eram conhecidos como “Beefeaters”. Como ocupavam uma posição de destaque, tinham como privilégio comer carne à vontade.

Inicialmente, sua função era fazer a segurança da prisão e das joias da Coroa. Atualmente, recebem os visitantes e realizam o tour guiado. Mas, para ocupar o cargo de Yeoman Warder, o candidato deve ter servido as Forças Armadas Britânicas por, no mínimo, por 22 anos.

O tour é gratuito e dura cerca de uma hora. Os guardas levam os visitantes pelas instalações da Torre de Londres, narrando os acontecimentos mais importantes. Entretanto, o tour é em inglês.

Você também pode reservar o tour na Torre de Londres com um Beefeater no Get Your Guide, a partir de 57£ por pessoa.

Uma opção, se você não quiser fazer o tour guiado, é alugar guia de áudio por 4£.

Curiosidades sobre a Torre de Londres

Cerimônia das Chaves

Sabemos que os ingleses gostam de manter as tradições, não é mesmo? E a Cerimônia das Chaves acontece há mais de 700 anos.

A cerimônia é o ritual de fechamento da Torre de Londres. Ele começa às 21h30 e termina pontualmente às 22h05. O ingresso é gratuito. Entretanto, as reservas têm que ser feitas pelo site oficial, mas com muita antecedência.

Até abril de 2020 as reservas já estão esgotadas. Mas, se você pretende assistir essa cerimônia, fique atento. Em 1º de novembro de 2019, abrem as reservas para os meses de maio a outubro de 2020.

Zoológico

A partir do ano de 1200, a Torre de Londres abrigou vários animais selvagens exóticos. Leões, tigres, cangurus e até um urso polar viviam no interior da fortaleza. Durante anos, os reis receberam animais como presente e os mantinham para entreter a corte.

Apenas no ano de 1835 o zoológico da Torre de Londres foi fechado. Os animais foram enviados para outros zoológicos ou circos.

Hoje, no interior da Torre de Londres, existem 13 esculturas, criadas pela artista Kendra Haste, homenageando os animais que viveram no local.

Quer passear pela cidade sem gastar nada? Conheça os melhores passeios gratuitos em Londres. Com certeza seu roteiro ficará mais interessante.

Dicas para visitar a Torre de Londres

Tempo de visita

A Torre de Londres é uma atração rica em detalhes. Para ver com calma as instalações e exposições, sugiro reservar meio período do dia.

Troca da Guarda

No final dos turnos, ocorre a troca da guarda. É bastante interessante conhecer essa tradição inglesa.

Chegue cedo

Quanto mais cedo você chegar melhor. Vale lembrar que para visitar as joias da Coroa sempre tem fila e a medida que o dia avança, o local vai recebendo mais visitantes.

O que ver por perto

Não deixe de conhecer a Tower Bridge. A ponte localiza-se bem ao lado da Torre de Londres. Se encante com os detalhes da arquitetura e com a linda vista que se tem de Londres.

Descubra também como fazer um cruzeiro no Rio Tâmisa e aproveitar seu passeio em Londres.

E você? Se animou para explorar a Torre de Londres? Fazer um seguro viagem é fundamental para a sua segurança. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o Seguros Promo.

Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

O que fazer em Aveiro? Descubra a Veneza portuguesa

Descubra os principais pontos turísticos de Aveiro, em Portugal. Veja a nossa lista com os…

29 de abril de 2024

Perrengues de viagem: quando nem tudo sai como previsto

Não sei para você, mas a essência de viajar para mim está nas histórias que…

28 de abril de 2024

Visa Travel Money: saiba como funciona e se vale a pena

Vai viajar e quer saber como levar dinheiro? Uma das modalidades mais usadas por turistas…

28 de abril de 2024

10 jardins mais bonitos da Europa para conhecer e passear

Os jardins mais bonitos da Europa se espalham pelo continente, oferecendo beleza e diversidade para…

27 de abril de 2024

Roteiro Suíça e Áustria: guia de viagem de 7 a 20 dias

Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento…

27 de abril de 2024

Ingresso Park Güell: confira os preços e onde comprar

Uma das atrações mais visitadas em Barcelona, saiba como garantir seu ingresso para o Park…

26 de abril de 2024