Cabo da Roca: conheça um dos lugares mais bonitos de Portugal

Portugal é um país de beleza ímpar e possui tantas maravilhas que fica até difícil descrever as melhores. Existem monumentos e cidades inesquecíveis nas terras lusitanas. Além dos famosos pontos turísticos, temos espetaculares paisagens naturais, que deixam os turistas encantados e morrendo de saudades depois. Conheça, no país, o ponto mais ocidental da Europa Continental, o Cabo da Roca.

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

Cabo da Roca: o que é, onde fica e história

O Cabo da Roca é um acidente geográfico, que tem sua estrutura projetando-se no oceano que o circunda, o Oceano Atlântico. É o ponto mais ocidental de toda a Europa Continental. Localizado na freguesia de Colares, o Cabo da Roca fica entre Sintra e Cascais, no Parque Natural de Sintra-Cascais.

Com mais de 150 metros de altura, o Cabo foi descrito por Camões, em Os Lusíadas, como um lugar onde “a terra se acaba e o mar começa”.

Antes abrigo de um forte, que teve total importância nas Guerras Peninsulares, hoje temos, além de uma belíssima paisagem, um farol, uma placa em homenagem a Camões, uma loja turística e um restaurante. A visita ao Cabo da Roca não é demorada, mas com certeza é imperdível.

Existe uma história envolvida com esse espetacular ponto turístico em Portugal. Há muitos anos, um menino havia caído ou sido empurrado em um buraco. Foram muitos os esforços para resgatarem a criança; dias depois conseguiram e ela estava viva. O menino foi questionado por sua mãe sobre como ele sobreviveu tantos dias sem se alimentar. A criança contou que uma Senhora o alimentava com uma sopa de cravos.

A mãe e a criança foram à igreja agradecer, e ao ver a imagem de Nossa Senhora, o menino disse que era a Senhora que o alimentou enquanto ele estava no buraco. Esse milagre está registrado num retábulo da igreja que fica no farol de Cascais.

Veja também a Quinta da Regaleira: descubra encantos e mistérios em Sintra.

O que ver?

Saiba o que ver no Cabo da Roca e nos seus arredores. No cabo da Roca, além de apreciar a paisagem e a vista da Serra de Sintra, você conhecerá:

O farol – O farol do Cabo da Roca, construído a pedido do Marquês de Pombal começou a funcionar em 1772, tem uma altura de aproximadamente 22 metros e é aberto toda quarta feira para visitação do público, das 14h às 17h;

Placa – Existe uma placa no Cabo da Roca, com a citação de Camões em Os Lusíadas, além das coordenadas geográficas do local;

Loja de souvenir – Não deixe de levar sua lembrança do ponto mais ocidental da Europa Continental. No ponto de informações turísticas localizadas ali, você pode retirar um certificado de visitação.

Nas proximidades, do Cabo da Roca, visite também Cascais, Estoril e Sintra.

Se você está em uma roadtrip vindo de Lisboa, pode fazer um roteiro funcional envolvendo essas cidades e pontos turísticos.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

1. Saindo de Lisboa, vá até Sintra;

2. Após conhecer um dos lugares mais mágicos da terra lusitana, siga até o Cabo da Roca;

3. Vá para Cascais, e não deixe de conhecer a Boca do Inferno, finalizando seu roteiro em Estoril.

A Get Your Guide possui algumas excursões saindo de Lisboa. Veja a Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais. Conheça também o roteiro da excursão Sintra e Cabo da Roca.

Roteiro de 7 dias em Portugal: paisagens, monumentos e gastronomia.

Como chegar?

O Cabo está localizado na Estrada do Cabo da Roca s/n, Colares, Portugal. Existem algumas opções de transporte e rotas:

Carro: saindo de Lisboa você pode pegar a A5, depois N9-1 e por fim N247. Existe também a opção de ir pela N6 (sentido Cascais) e depois a N247. Saindo de Sintra, vá pela N247. O estacionamento é gratuito no Cabo da Roca. Acesse o comparador de preços DiscoverCars, e verifique as condições para locação.

Transporte público: saindo de Lisboa, pegue um trem até Sintra ou Cascais até o ponto final, e depois o ônibus 403, da empresa Scortturb, que faz a rota Sintra- Cascais.

Road Trip em Portugal: dicas de aventura pelas estradas lusitanas.

Vale a pena visitar o Cabo da Roca?

Sim, com certeza. Mas saiba que é extremamente viável encaixar o cabo da Roca no seu roteiro que já está quase preenchido, afinal você não vai demorar muito tempo na visitação.

O lugar é muito bonito e é uma experiência realmente inesquecível visitá-lo, mas pode ser facilmente combinado com outras atrações no dia.

Muitos turistas não colocam o lugar em seus planos, justamente por causa do pouco tempo de visita. Entretanto a paisagem compensa, principalmente se você está em uma roadtrip por Portugal.

Ah, e mesmo que você esteja viajando no verão ou na primavera, leve um agasalho; o vento é realmente forte e intenso no Cabo da Roca.

E então? Que tal conhecer essa e mais maravilhas de Portugal? Se você está planejando uma viagem para as terras lusitanas, não deixe de conferir as maravilhas de Portugal.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

Perrengues de viagem: quando nem tudo sai como previsto

Não sei para você, mas a essência de viajar para mim está nas histórias que…

28 de abril de 2024

Visa Travel Money: saiba como funciona e se vale a pena

Vai viajar e quer saber como levar dinheiro? Uma das modalidades mais usadas por turistas…

28 de abril de 2024

10 jardins mais bonitos da Europa para conhecer e passear

Os jardins mais bonitos da Europa se espalham pelo continente, oferecendo beleza e diversidade para…

27 de abril de 2024

Roteiro Suíça e Áustria: guia de viagem de 7 a 20 dias

Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento…

27 de abril de 2024

Ingresso Park Güell: confira os preços e onde comprar

Uma das atrações mais visitadas em Barcelona, saiba como garantir seu ingresso para o Park…

26 de abril de 2024

Quanto custa viajar para a Disney Paris? Confira todos os detalhes

Está planejando uma viagem em família? Confira todos os detalhes de quanto custa viajar para…

26 de abril de 2024