Muro de Berlim: história e visita ao símbolo da Guerra Fria

Visitar Alemanha  / 

O Muro de Berlim foi construído em agosto de 1961 pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria com o intuito de separar a Berlim Ocidental (socialista) da Berlim Ocidental (capitalista). Saiba tudo sobre o Muro de Berlim neste artigo.

Muro de Berlim: um pouco da história deste marco na história alemã

O Muro de Berlim era uma espécie de divisão do mundo em duas partes com 155 quilómetros de comprimento. As oitos passagens de fronteiras permitia acesso aos cidadãos que possuíam permissões, até os pedestres na esquina da Friedrichstraße e Zimmerstraße, também conhecida como Checkpoint Charlie, sofriam as limitações condicionadas daquele período.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O momento de reunificação alemã, comemorado por muitos como o fim da Guerra Fria, foi celebrado em Outubro de 1990 e o incentivo do governo à visitas do muro derrubado virou grande atração turística àqueles que visitam Berlim. Se você ainda não conhece e pretende viajar para o lado de lá, não perca essas dicas dos principais lugares para ver o muro e viver um pouco dessa história.

Visitar o campo de concentração de Auschwitz: saiba tudo sobre esse passeio histórico.

muro de berlim memorial

Onde ver o Muro de Berlim

Memorial do Muro de Berlim

Bernauer strasseé o lugar onde mais se encontram histórias do Muro de Berlim. Aqui foi reconstruída uma parte do muro, inclusive com uma torre de vigilância, construída com vários ferros, parecendo esculturas, sendo uma parte impactante do passeio. Os painéis que contam a história do muro de Berlim estão espalhados por todos os cantos. Caminhar por essas ruas é reviver um pouco da história e sentir uma emoção sem tamanho.

Topografia do Terror

O nome por si já diz muita coisa. É na Topografia do Terror que você vai encontrar uma exibição sobre a ascensão do nazismo, com o muro e prédios cinzas de concreto, onde tudo era organizado pelos criminosos nazistas. Lá ficava a sede da Polícia Secreta (Gestabo), onde foram planejados crimes e atrocidades. É aquela parte de engolir a seco e mergulhar em uma parte da história bizarra e infelizmente verídica.

Veja também nosso roteiro de 3 dias de turismo em Berlim.

muro de berlim tografia do terror

East Side Gallery

Maior área preservada do muro (por volta de 2 km), situada em uma região alternativa de Berlim, a East Side Gallery é uma galeria a céu aberto, com diversas pinturas sobre os 2Km do que restou do muro de Berlim de pé.

Para chegar à East Side Gallery a melhor opção é ir de metrô pela estação de Ostbahnhof. Vá caminhando por todo o muro até chegar na Warschauer Straße. É neste local que você vai pegar o trem de volta para o centro de Berlim.

Nomeado após o famoso ponto de passagem no Muro de Berlim, o Mauer Museum foi criado para documentar o chamado “melhor sistema de segurança de fronteira do mundo”.  Para os curiosos de plantão rende um bom passeio. Para garantir a sua entrada no museu e pular as filas, reserve o seu ingresso com antecedência aqui.

Se você pensa em morar em Berlim, não perca este artigo da Heloísa, com um guia completo de como morar em Berlim.

Tour do Muro

Na estação de metrô de Gesundbrunnen existe uma empresa privada que faz tours aos bunkers da cidade. O Tour do Muro dura duas horas e é altamente informativo e rico do ponto de vista da experiência histórica.

A visita começa com a entrada num bunker onde é explicada a divisão de Berlim e a construção do muro em 1961. A visita segue de metro para Bernauer Strasse, edifício que pertencia a uma antiga fábrica de cerveja de onde foi escavado um túnel que cruzava a estrada saindo daqui e entrando num edifício do lado oeste do muro.

Apesar de ser uma reconstrução, este túnel retrata o túnel 57, um dos túneis mais famosos porque foi aquele que permitiu a fuga de mais berlinenses de leste em apenas duas noites. O segundo túnel, o túnel 29, igualmente famoso pois permitiu a fuga de 29 pessoas numa só noite, é também aqui abordado.

Não deixe de fazer também o Tour à pé pelo Memorial de Sachsenhausen, mas alertamos que ele provoca fortes emoções a pessoas mais sensíveis. Reserve o seu ingresso aqui.

Ponte de Bosebrucke

A Praça 9 de Novembro, dia em que a população se juntou para derrubar o muro é onde está a Ponte de Bösebrücke, que era a prinicipal ligação entre a RDA (República Democrática Alemã) e Berlim Ocidental. Na noite de 9 de novembro foi o primeiro posto a abrir e em poucas horas 20 mil berlinenses do leste cruzaram para Berlim Ocidental. Era o princípio do fim do Muro de Berlim. A ponte, o muro e as fotografias que ficaram desse dia continuam aqui expostas.

Europa Ocidental: veja quais são os países e as diferenças da Europa Oriental.

Passar por lugares onde possa reviver marcos na história do mundo é a parte mais gostosa de ser um viajante. Mergulhe, registre e sinta cada experiência. É o melhor que podemos levar da nossa vida! Boa viagem!

Vai visitar a Alemanha? Então você precisa contratar um Seguro Viagem Europa, é obrigatório. Leia o nosso guia essencial e saiba como e onde contratar o seu com o melhor preço.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Administradora e especialista em Marketing, vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultoria de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da Atlantic Bridge e sócia-fundadora do Mães em Conexão.