Categorias Visitar Itália

Roteiro Itália: guia de viagem de 7 a 30 dias no país da bota

Com inúmeras cidades belíssimas, atrações turísticas, museus e monumentos, pode ser difícil decidir o que visitar durante uma estadia no país da bota. Para te ajudar a fazer um planejamento realista considerando a duração da sua viagem, separamos quatro opções de roteiro na Itália que incluem os lugares imperdíveis e que você não pode deixar de conhecer. Vamos lá?

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

Como fazer o roteiro pela Itália?

Não é fácil decidir o que visitar na Itália, especialmente se o tempo for limitado. Mas saiba que fazer um roteiro pela Itália é essencial para garantir que você conheça ao menos os principais pontos turísticos do país e tenha a melhor experiência possível conforme a duração da sua viagem.

É claro que organizar um roteiro pela bota depende de muitos fatores, como a época do ano da viagem, os interesses pessoais, a duração da estadia, o orçamento, etc. Dessa maneira, é importante que você estabeleça prioridades para a sua viagem. Considere algumas questões, como:

  • Quer visitar cidades com atrações culturais?
  • Quer ver neve ou prefere ir à praia?
  • Quer conhecer o interior da Itália ou somente as cidades grandes?
  • Quer visitar cidades que não fazem parte do roteiro tradicional dos turistas?

Decidir está complicado? Fique tranquilo: a própria configuração geográfica da Itália pode te ajudar a criar um roteiro abrangente, que inclua as cidades italianas mais bonitas, e, ao mesmo tempo, esteja dentro dos limites impostos pela duração da sua viagem.

É possível seguir a divisão regional da Itália para criar um roteiro eficiente e realista. O país é dividido em três regiões principais: norte, centro e sul (incluindo as ilhas). A divisão não deve ser ignorada pelos turistas que visitam a Itália, pelo contrário: ela pode ser uma ferramenta muito útil no planejamento de uma viagem.

Para estadias de poucos dias, por exemplo, é prudente concentrar os passeios em, no máximo, duas regiões. Assim, você conseguirá aproveitar o tempo disponível e evita o problema frequente de visitar vários lugares, mas não conseguir conhecer as principais atrações de nenhum deles por falta de organização e tempo.

Evite criar um roteiro para poucos dias que inclua todas as regiões da Itália. Nesse caso, você irá perder muito tempo e dinheiro com deslocamento e não conseguirá conhecer as principais cidades turísticas do país da mesma forma.

Por outro lado, se você tiver mais tempo para conhecer a Itália, poderá incluir as cidades mais turísticas de cada uma das três regiões no seu planejamento. Veja o mapa a seguir e confira quais são as principais cidades da Itália que não podem ficar de fora do seu roteiro:

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Itália?

Pelo menos 7 dias.

Depois de já ter visitado o país mais de 20 vezes como turista e agora morar aqui, eu diria que 7 dias é o mínimo para quem quer fazer um roteiro pela Itália que inclua algumas das principais cidades italianas e os seus monumentos.

É claro que você pode programar uma viagem de menos de 7 dias para a Itália, mas saiba que, nesse caso, não será possível conhecer muitos pontos turísticos e eu explico o porquê: além do tempo necessário para visitar cada cidade e atração, também precisamos considerar o tempo gasto no deslocamento entre os lugares e o tempo de espera em filas na entrada de museus, igrejas e monumentos.

Assim, mesmo que a Itália não seja um país grande em extensão territorial, o meu conselho é: não tenha medo de separar um período extenso da sua viagem para conhecer tudo aquilo que o país tem para oferecer aos seus turistas. Existem inúmeras atrações para todos os gostos e interesses e garanto que você não vai se arrepender!

Para facilitar a organização da sua viagem, separamos quatro opções de roteiros Itália, considerando estadias de 7, 15, 20 e 30 dias. Lembre-se de que os roteiros são sugestões e que, dessa maneira, podem ser adaptados segundo as necessidades e interesses de cada turista.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

Roteiro de 7 dias na Itália

Para planejar um roteiro para uma viagem de 7 dias pela Itália, consideramos não somente as cidades mais imperdíveis, mas também a posição geográfica de cada uma delas.

Com apenas 7 dias, sugiro conhecer somente quatro das cidades mais bonitas do país: Roma, Florença, Veneza e Verona. Mas, será o suficiente para entender por que a Itália é considerada um dos países mais bonitos do mundo!

Roma

Neste roteiro de 7 dias, consideramos a chegada no Aeroporto de Roma – Fiumicino, um dos maiores e mais importantes aeroportos da Itália.

Roma não é conhecida como “cidade eterna” à toa: visitar a cidade é como fazer uma viagem ao longo da história italiana e há muito o que fazer na capital italiana. Caminhando pelas ruas romanas, você se sentirá no Império Romano, na Idade Média e no Renascimento ao mesmo tempo!

O Coliseu é o principal símbolo do poder do Império Romano que ainda está preservado. Foto: Giovanna Mauro

Reserve três dias para visitar a capital italiana com tranquilidade e tempo disponível. Roma é a maior cidade da Itália e, dessa forma, é preciso bastante tempo para chegar de uma atração até a outra. Além disso, também é preciso o tempo dedicado ao aeroporto (imigração, retirada de bagagens, translado, etc) no primeiro dia.

Atrações imperdíveis

Comece o seu passeio pelo Coliseu, antigo anfiteatro do Império Romano e principal cartão postal da capital italiana. Você terá a opção de comprar um ingresso único para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino, o que eu recomendo.

Próximo ao Coliseu está o Circo Máximo, um estádio da época romana de tamanho monumental: mais de 300 mil espectadores poderiam se reunir no local para assistir corridas de bigas!

Finalize o seu dia na belíssima Fontana di Trevi, uma das fontes mais bonitas do mundo cujas origens remontem ao ano de 19 a.C. O tamanho da fontana é impressionante: ela tem 26,30 metros de altura e 49,15 metros de largura.

No segundo dia, vá visitar o Vaticano, onde está a Basílica de São Pedro, sede do catolicismo. Depois, visite o Museu do Vaticano, que abriga uma coleção imensa de obras de arte de diversos períodos. Ao final do percurso, você ficará deslumbrado com a maravilhosa Capela Sistina, pintada por Michelangelo.

Se você ainda estiver com tempo, aproveite para visitar o Castelo de Santo Ângelo, que fica pertinho do Vaticano. No interior dos cinco andares do castelo, você poderá ver as antigas prisões do local. No terraço, por sua vez, é possível contemplar uma maravilhosa vista panorâmica de Roma.

No terceiro dia, garanta seus ingressos para visitar o Panteão, o monumento mais preservado de toda a cidade. De lá, siga para a Piazza Navona: lugar perfeito para fotos incríveis! Por fim, termine passeio visitando as Termas de Caracalla, um dos mais bem conservados exemplos de um complexo termal antigo do mundo.

Florença

Após conhecer os principais pontos turísticos de Roma, reserve dois dias para visitar Florença, escolhida como a cidade mais bonita do mundo.

Berço do Renascimento italiano, a capital da Toscana é um verdadeiro museu a céu aberto, e há muito o que explorar na cidade. Além de suas belíssimas ruas e construções antigas, Florença abriga 30% dos tesouros artísticos da humanidade.

Atrações imperdíveis

Um dos pontos turísticos de Florença que não pode ficar de fora do roteiro é a Catedral Santa Maria del Fiore, na Piazza Duomo. Além de apreciar a vista da praça, no local você também poderá subir à cúpula de Brunelleschi, visitar o Batistério e subir no Campanário de Giotto.

A Piazza Duomo é o coração do centro histórico de Florença. Foto: Giovanna Mauro

Visite também o Palazzo Vecchio, imponente construção do Renascimento florentino. O palácio fica na elegantíssima Piazza della Signoria, decorada por esculturas e obras de diversos artistas. Continue o passeio pelo berço do Renascimento na Ponte Vecchio, uma ponte do século XIV que atravessa o rio Arno.

No segundo dia em Florença, você poderá visitar três museus muito importantes: a Galleria dell’Accademia, em que está o Davi de Michelangelo, a Galleria degli Uffizi, que possui obras de artistas como Botticelli, Michelangelo, Raffaello e outros, e, por fim, não deixe de incluir na lista uma visita ao Palazzo Pitti, residência da família Médici, que governou a cidade entre os séculos XV e XVI.

Por fim, termine o seu dia em Florença assistindo ao pôr do sol (especialmente durante o verão) no Piazzale Michelangelo, em que você poderá ter uma vista panorâmica de toda a cidade digna de cartão postal!

Veneza

Suba em direção ao norte e chegue em Veneza, a cidade construída sobre ilhas do Mar Adriático e mundialmente conhecido pelo seu carnaval.

Para aproveitar e conhecer os principais pontos turísticos de Veneza, eu recomendo que você permaneça por ao menos um dia na cidade.

Atrações imperdíveis

Comece o passeio pelo Grande Canal, o principal canal da cidade e o ponto perfeito para tirar fotos “dignas de Instagram”. Depois, siga em direção à Praça de São Marcos, em que está a Basílica de São Marcos, patrono da cidade. Também é possível visitar o Campanário de São Marcos.

A Basílica de São Marcos foi construída no século XI, com estilo bizantino. Foto: Giovanna Mauro

Ao lado da Basílica, está o Palácio Ducal, antiga residência dos governantes da Veneza renascentista. Além de ser o símbolo do imenso poder da cidade no passado, o palácio contém também uma galeria de arte imensa.

Saindo do Palácio você irá se deparar com a Ponte dos Suspiros, considerada um dos lugares mais românticos de Veneza e uma das pontes mais bonitas da cidade.

Por fim, recomendo que você finalize o passeio pela Ponte Rialto, a ponte mais antiga. Nela, você irá encontrar também um mercado com diversos produtos típicos e souvenirs à venda. Se ainda tiver tempo, faça um passeio de gôndola, imperdível para quem visita Veneza.

Verona

De Veneza, siga em direção à Verona, considerada a “cidade romântica” da Itália por ter sido usada como cenário para a peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Um dia em Verona é suficiente para conhecer as principais atrações da cidade. Veja o que você não pode deixar de incluir no seu roteiro a seguir.

Atrações imperdíveis

Uma parada obrigatória é a Arena de Verona, anfiteatro romano construído na primeira metade do século I d.C. A construção majestosa da Arena, com seus mais de 30 metros de altura, já faz a visita valer a pena.

Outro ponto imperdível é a Torre dei Lamberti, uma torre medieval de 84 metros de altura. Do seu topo, você poderá apreciar uma vista de 360 graus de Verona. A torre fica na Piazza delle Erbe, praça muito elegante no coração da cidade.

Aproveite a sua visita à cidade para conhecer a Casa de Julieta, inspiração para a peça de Shakespeare, e o Ponte Scaligero, que atravessa o rio Adige.

Roteiro de 15 dias pela Itália

Com 15 dias à disposição, é possível criar um roteiro pela Itália mais completo e com outras cidades imperdíveis. A sugestão de roteiro que vamos apresentar a seguir é uma continuação do roteiro anterior, combinado?

Veja o que você pode conhecer com mais 8 dias à disposição na Itália, além dos lugares que já mencionamos.

Sirmione

De Verona, siga para Sirmione, uma pequena joia do norte da Itália que não pode ficar de fora do seu roteiro. Essa é a cidade ideal para quem quer conhecer o Lago de Garda, um dos lagos mais bonitos do país.

Eu estive no local em 2016 e posso dizer: vale a pena separar um dia do seu roteiro para conhecer esse vilarejo medieval impressionante.

Atrações imperdíveis

Mesmo sendo pequena, Sirmione possui inúmeras atrações turísticas. A principal delas é o Castello Scaligero, construção do século XIII que oferece uma das melhores vistas da cidade e do Garda.

Uma das vistas mais bonitas do Lago de Garda é aquela a partir do interior do Castello Scaligero

Depois de passear pelo Castelo, siga em direção às Grutas de Catullo, um conjunto de ruínas, mosaicos e afrescos da época romana.

Quem quiser incluir um momento relaxante no roteiro não pode deixar de passar pelas Termas de Sirmione, conhecidas pelas suas propriedades calmantes e medicinais.

Cortina d’Ampezzo

Os alpes italianos não podem ficar de fora de uma viagem ao norte da Itália e Cortina d’Ampezzo é um dos destinos mais bonitos para quem quer conhecer as Dolomitas.

Além de suas próprias atrações, a cidade atrai milhares de turistas todos os anos devido às suas paisagens belíssimas, com características típicas da geografia montanhosa da região. Como Cortina não é muito grande, um dia é o suficiente para aproveitar o melhor do local.

Atrações imperdíveis

O centro histórico de Cortina d’Ampezzo é uma atração por si só: com suas ruas estreitas, elegantes e típicas de um vilarejo alpino, o centro da cidade merece atenção à parte.

O Corso Italia é a principal rua da cidade. Passeando pelo Corso, você irá encontrar Basílica de São Felipe e Tiago, construída entre 1769 e 1775, e Igreja de Nossa Senhora da Defesa, a mais antiga de Cortina.

Em Cortina d’Ampezzo, os turistas não podem deixar de visitar o Monte Faloria e o Monte Cristallo, duas montanhas belíssimas que podem ser alcançadas de teleférico. E não se preocupe se você não quiser esquiar: a vista dos dois montes é simplesmente espetacular e faz a viagem valer a pena!

Milão

A capital da moda não pode ficar de fora do seu roteiro pela Itália de 15 dias, não é mesmo? Milão é uma das cidades mais turísticas da Itália, além de ser o centro econômico do país.

Priorizando as atrações turísticas mais conhecidas e importantes, eu diria que é possível visitar Milão em um dia.

Atrações imperdíveis

O seu roteiro em Milão deve começar pelo Duomo, o cartão postal da cidade e uma das principais atrações de toda a Itália. Com a sua arquitetura em estilo gótico, sua altura imponente e seus vitrais coloridos, o Duomo de Milão é uma parada obrigatória.

No local, não deixe de subir até os telhados de mármore do Duomo. Lá no topo, é possível caminhar sobre os mármores e apreciar uma vista incrível de toda Milão.

Ao lado do Duomo, está a majestosa Galleria Vittorio Emanuelle II, com seus restaurantes, bares e lojas de luxo. É impossível não ficar impressionado com a arquitetura da galeria, caracterizada pelos tetos de vidro e os tons de dourado.

Ainda no centro histórico, visite também o Castello Sforzesco, construído pela família Sforza, no século XV. Por fim, finalize o seu dia com um passeio pelo Parco Sempione, conhecido pelos seus espaços verdes e lagos.

Caso você ainda tenha tempo disponível em Milão, não deixe de conhecer também:

Como

Como é a localização ideal para conhecer o Lago de Como, um dos lagos mais importantes da Europa. Em apenas um dia, você pode visitar as principais atrações e passear pelas ruas da cidade, apreciando a vista do lago.

Atrações imperdíveis

Comece o seu passeio pelo centro histórico de Como visitando o Duomo, imponente catedral medieval. Da Igreja, você pode seguir até o Templo Voltiano, um museu dedicado ao cientista Alessandro Volta que fica à beira do Lago.

Aproveite para passear e tirar muitas fotos caminhando pela passarela que acompanha o Lago. No local, visite também a Villa Olmo, uma vila neoclássica com um jardim extenso.

Depois, suba a Funiculare Como-Brunate para ter uma vista deslumbrante de todo o Lago de Como. Lá no topo, você também poderá conhecer o farol inventado por Volta.

Turim

Turim não é somente um polo industrial, mas é também uma cidade elegante com uma arquitetura rica e peculiar, que transporta os turistas diretamente para os cenários de um filme sobre a Itália aristocrática do século XIX.

A cidade também possui um papel central na história da Itália, sendo a sede da principal família real italiana, a Casa de Sabóia, e a primeira capital do país após a Unificação, em 1861.

Um dia é o suficiente para conhecer as principais atrações e sair do local com a sensação de ter aproveitado o melhor de Turim.

Atrações imperdíveis

O Museu Egípcio de Turim abriga o segundo maior acervo de peças do Egito Antigo do mundo, após o Museu do Cairo. É uma parada obrigatória para os curiosos e amantes de história, e a boa notícia é que você pode fazer uma visita guiada ao Museu e sem fila.

Quase ao lado do Museu Egípcio está o Museu Nacional do Risorgimento, com uma coleção de artefatos que contam a história da Unificação. Visite também o Duomo de Turim, que abriga uma das principais relíquias do catolicismo: o Santo Sudário.

Depois, vá para a Mole Antonelliana, criada para ser o equivalente italiano à Torre Eiffel. É possível subir ao topo da Mole e contemplar a vista da cidade a partir de mais de 160 metros de altura.

Finalize o seu dia de passeios no Palácio Real, complexo residencial da família Sabóia que abriga a Armeria Real, a Biblioteca Real, a Galeria Sabauda, o Palácio Chiablese e o Museu Arqueológico.

Gênova

Siga a sua viagem em direção à Gênova, na região da Ligúria. Devido à sua posição estratégica no Mar Mediterrâneo, a cidade foi protagonista de diversos eventos ao longo de 2 mil anos de história e os vestígios desse rico passado ainda estão presentes em seus monumentos e edifícios.

Em apenas um dia, é possível ter um gostinho do que é a cidade portuária mais importante da Itália.

Atrações imperdíveis

Visite o Aquário de Gênova, o maior da Europa. Todos os anos, mais de 1 milhão de turistas visitam os 15 mil animais divididos do local. Recomendo o Aquário principalmente para quem viaja para Itália com crianças.

Outra atração imperdível é a grandiosa Catedral de Gênova, construída no século XI. Contemple a fachada gótica da Igreja, típica dos artistas genoveses, e visite a sua capela das relíquias.

Por fim, a Via Garibaldi não pode ficar de fora do roteiro. A rua dos palácios, como é conhecida, é considerada um Patrimônio da humanidade pela Unesco devido à beleza arquitetônica das 19 construções históricas que estão no local.

Cinque Terre

Separe os últimos dois dias do seu roteiro Itália para conhecer Cinque Terre, um parque nacional composto por cinco vilarejos: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.

Cinque Terre é uma parada imperdível. Planeje-se para conhecer os cinco vilarejos do destino!

Aqui, você irá encontrar as paisagens litorâneas mais bonitas do norte da Itália. É o destino ideal para quem quer ir à praia, fazer uma trilha ou passear ao longo da costa.

Atrações imperdíveis

Dedique a maior parte da sua estadia em Cinque Terre aos passeios e caminhadas pelos vilarejos: essa é a melhor forma de explorar as cidades e as suas paisagens.

A trilha mais bonita do Parque Nacional de Cinque Terre é a Sentiero Azzurro, que conecta as cinco vilas em um espetáculo de beleza natural. A trilha é uma experiência única que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes dos vilarejos e da costa.

Mas, Cinque Terre também possuem atrações para os amantes de história, arte e cultura. Veja algumas opções para adicionar ao seu roteiro:

  • Em Riomaggiore, visite a igreja de San Giovanni Battista, construída em 1340, e o Oratório de Santa Maria Assunta, do século XVI;
  • Em Manarola, visite a Piazza Papa Innocenzo IV e a igreja de San Lorenzo e o Campanário Branco;
  • Em Monterosso, vá até a Torre Aurora, construída no século XVI para defender a cidade de ataques.

Roteiro de 20 dias na Itália

Com 20 dias na Itália, é possível incluir algumas das cidades mais bonitas do país no seu passeio, como Siena, Pisa e Lucca, e “descer” até a região sul do país para conhecer as suas peculiaridades.

Para planejar um roteiro na Itália de 20 dias, consideramos os roteiros de 7 e 15 dias apresentados e novas opções para os 5 dias adicionais.

Pisa

É o momento de voltar para a região da Toscana e visitar Pisa, cidade natal do cientista Galileu Galilei. Como as principais atrações ficam próximas umas das outras, é suficiente dedicar um dia do roteiro para conhecer a cidade conhecida pela sua “torre torta”.

Atrações imperdíveis

Em Pisa, as principais atrações estão reunidas na Piazza dei Miracoli, no centro da cidade. Comece a visita pela Torre de Pisa, ponto turístico imperdível. A torre fica mais inclinada a cada ano desde a sua construção no século XII.

Do lado da torre, você irá encontrar o Duomo de Pisa, exemplo do estilo românico toscano. Aproveite e visite também o Battistero, considerado o maior batistério da Itália. A sua arquitetura também é muito peculiar, unindo elementos românicos e góticos, em perfeita harmonia com o Duomo.

Não deixe de visitar também o Camposanto Monumentale, que não somente abriga uma coleção impressionante de obras de arte, mas é também um cemitério em que estão enterrados as figuras mais ilustres de Pisa.

Siga em direção à Piazza dei Cavalieri, resquício da Pisa medieval, que abriga uma das universidades mais prestigiosas do país, a Scuola Normale Superiore di Pisa.

Lucca

A próxima parada do roteiro Itália é Lucca, uma cidade encantadora circundada por muralhas renascentistas de mais de 4km de extensão.

A união de panoramas encantadores, monumentos históricos e paisagens típicas da região da Toscana faz da cidade um exemplo da beleza italiana. Sinta a atmosfera medieval de Lucca e explore as suas principais atrações em um dia.

Atrações imperdíveis

Com mais de 4km de extensão, as Muralhas são um elemento peculiar da cidade, responsável pela fama de Lucca no mundo todo. Ao longo do percurso das Muralhas, você irá encontrar 3 portas do século XVI e duas torres medievais: a Torre Giunigi e a Torre delle Ore.

Em Lucca, não deixe de visitar também a Piazza dell’Anfiteatro, coração da cidade, e a Catedral de San Martino, do século XI, que possui uma construção assimétrica muito peculiar.

Além de seu valor enquanto representante da arquitetura românica da Toscana, a Catedral também é um museu com obras importantíssimas em seu interior, como afrescos de Tintoretto.

Se você é fã de arte, não deixe de conhecer também a Igreja de San Michele in Foro, com dezenas de esculturas e pinturas em seu interior, e a Basílica de San Frediano, com o mosaico dourado e brilhante da sua fachada.

Siena

Uma das cidades mais visitadas por turistas na Toscana não pode ficar de fora do seu roteiro Itália, não é? Conhecida como a “cidade do Palio”, Siena possui uma atmosfera histórica envolvente que parece transportar os seus visitantes diretamente para a Idade Média.

Mesmo sendo pequena, Siena possui inúmeros pontos turísticos interessantes. Separe um dia do seu roteiro para conhecer essa cidade charmosa e repleta de tradições milenares.

Atrações imperdíveis

A Piazza del Campo é uma das praças mais bonitas da Itália. Esse símbolo de Siena é conhecido em todo o mundo porque é aqui que acontece o Palio di Siena, uma competição de cavalos tradicional da cidade. Se você tiver a oportunidade, não deixe de assistir ao Palio, que acontece nos meses de julho e agosto.

Na praça, está o Palácio Público e, no seu interior, o Museu Cívico, lar de obras de arte fundamentais para a Itália. Os afrescos da arte sienesa, principalmente aqueles de Ambrogio Lorenzetti, tornam o local uma parada obrigatória.

A Torre de Mangia é o local ideal para quem busca a melhor vista panorâmica da cidade. Construída com tijolos, a torre possui mais de 80 metros de altura e é possível subir até o seu topo por meio de escadas.

Perto do centro histórico está o Duomo di Siena, catedral em estilo gótico com uma arquitetura de tirar o fôlego. Por fim, vale a pena também explorar as estreitas ruas medievais em volta do Duomo para uma verdadeira imersão na atmosfera medieval da cidade.

Nápoles

Prossiga a sua viagem em direção a Nápoles, capital da Campânia e coração do sul da Itália. Conhecida por sua arquitetura barroca, saborosa pizza e vista impressionante para o mar, Napoli é o lugar ideal para viver uma autêntica experiência italiana.

A cidade possui uma fama ruim de ser um lugar perigoso e sujo, mas saiba que isso não é verdade. Já visitei Nápoles 3 vezes e não me canso de dizer que é uma das cidades mais fascinantes da Itália.

Embora seja possível passar mais de uma semana visitando os pontos turísticos de Nápoles, a minha recomendação é que você reserve dois dias para conhecer as principais atrações da cidade.

Atrações imperdíveis

Você não pode deixar de visitar os três castelos de Nápoles. O Castel Nuovo é um símbolo do passado medieval e grandioso do lugar, enquanto o Castel Sant’Elmo fica no bairro mais alto de Nápoles (Vomero) e possui uma vista maravilhosa de toda a cidade.

No Castel Sant’Elmo, aprecie a vista do Monte Vesúvio ao fundo de Nápoles. Foto: Giovanna Mauro

O Castel dell’Ovo é o meu favorito. Localizado à beira-mar, ele é o castelo mais antigo de Nápoles e foi idealizado como uma fortaleza para a cidade.

Visite também a Galleria Umberto I, baseada na Galleria Vittorio Emanuele II de Milão, e a Piazza del Plebiscito, com seus mais de 25 mil m². Na praça, você irá encontrar o Palácio Real, residência da família Bourbon. Hoje, o palácio funciona como um museu que abriga coleções de peças de diversos períodos.

Ah, e não deixe também de passear pelo centro histórico de Nápoles, reconhecido como Patrimônio da humanidade pela Unesco. No local, você irá encontrar o Duomo di San Gennaro e os seus belíssimos afrescos, além do icônico bairro Quartieri Spagnoli, que exala agitação e italianità.

Se você ainda estiver com tempo sobrando, adicione ao seu roteiro também:

  • Vá até a Fonte de Netuno, uma das fontes monumentais da cidade;
  • Conheça as ruínas do majestoso Parque Arqueológico de Pausilypon;
  • Visite o Palácio Real de Capodimonte, residência da casa real de Bourbon.

Roteiro de 30 dias na Itália

Uma viagem de 30 dias pela Itália é a oportunidade perfeita para conhecer o país de norte a sul com tranquilidade, em uma verdadeira imersão na atmosfera local.

Para a nossa sugestão para um roteiro de 30 dias, consideramos os 20 dias já mencionados e novas atrações para o período adicional. Conheça as paradas que não podem ficar de fora dos próximos 10 dias do seu roteiro.

Pompeia

Continue a sua viagem em Pompeia, antiga cidade romana que foi destruída pela erupção do Vesúvio no século I d.C. Reserve um dia inteiro para conhecer este imenso sítio arqueológico muito bem conservado pelas cinzas da erupção.

Atrações imperdíveis

O parque arqueológico de Pompeia é o principal ponto turístico da cidade, mas ele é formado por diversas atrações que não podem ficar de fora do seu passeio.

Decorada com mosaicos e colunas elaboradas, a Casa do Fauno é uma atração imperdível. Com os seus mais de 3 mil m², ela é também um dos maiores edifícios de Pompeia.

Siga em direção ao Templo de Júpiter, que oferece uma vista deslumbrante do Vesúvio, e passe pelo Teatro Grande, um anfiteatro em estilo grego usado para apresentações variadas.

É impossível não notar também a Vila dos Mistérios, conhecida por abrigar um afresco enorme representando um ritual enigmático cujo significado permanece desconhecido. Para não ficar perdido em meio a tantas atrações, o ideal é fazer um tour guiado pelo sítio arqueológico.

Sorrento

À beira da Baía de Nápoles está Sorrento, um dos destinos preferidos dos turistas na Itália, principalmente durante o verão. Um dia é suficiente para explorar as atrações locais.

Apelidada de “cidade das sereias”, Sorrento é conhecida em todo o mundo pelas suas paisagens particularidades, que unem a beleza do mar com aquela das montanhas.

Atrações imperdíveis

Comece o passeio caminhando pela rua Corso Italia, no centro histórico. Lá, você poderá apreciar paisagens belíssimas, além do Museu Correale, antiga residência da família de mesmo tempo, e o Bastiano di Parsano, complexo de muralhas medievais.

Visite também o Duomo de Sorrento, que abriga obras tradicionais da região, e o Chiostro di S. Francesco, uma pequena joia medieval. Siga para a Villa Comunale, o principal cartão postal de Sorrento, que fica à beira do despenhadeiro e é o melhor mirante da cidade.

Por fim, a Marina é uma parada obrigatória de uma cidade litorânea como Sorrento. Dividida em grande e pequena, a Marina é ​o lugar ideal para conhecer a autenticidade da cidade.

Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é uma linha litoral de 60km de extensão que atravessa vilarejos e cidades da Campânia. A beleza paradisíaca do lugar fez com que a Costa tenha sido reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Para conhecer as maravilhas naturais e históricas desse lugar, recomendo que você separe três dias do roteiro Itália para a Costa Amalfitana.

Atrações imperdíveis

A Costa Amalfitana atravessa diversas cidades belíssimas, mas as principais são Positano, Capri e Amalfi.

A primeira cidade da Costa Amalfitana é Positano, pertinho de Sorrento. Aproveite as paisagens dessa cidade suspensa nas encostas à beira do mar. No local, as casas coloridas foram construídas de forma vertical ao longo da colina.

Depois de passear pelas ruas e pela praia, visite a Igreja de Santa Maria Assunta. O local surpreende os turistas com a sua coleção de peças sacras.

Em Capri, vá até a Marina Grande e aprecie as paisagens locais. Depois, faça um passeio de barco até os Faraglioni, formações rochosas peculiares de fama mundial. Não deixe de ver também a Grotta Azzurra, uma caverna marinha conhecida pelo tom brilhante da sua água.

No terceiro dia, conheça Amalfi, a maior cidade da Costa Amalfitana. O cartão postal da cidade é a Catedral de Sant’Andrea, com uma extensa escadaria na sua frente e uma fachada colorida que combina elementos de diferentes tradições artísticas. A posição da Catedral, entre os edifícios da Piazza Duomo, é o seu elemento mais característicos.

Vá até a praia para ver toda a encosta de Amalfi de frente

Por fim, não deixe de visitar a Grotta dello Smeraldo. O interior da caverna é iluminado por um jogo de luzes natural, o que cria um efeito surpreendente sobre a água.

Bari

A próxima etapa do roteiro é Bari, capital da região da Apúlia. Com suas belezas naturais e construções históricas, essa cidade portuária banhada pelo Mar Adriático é encantadora.

Em um dia, você consegue conhecer o centro histórico de Bari, suas principais atrações e a costa.

Atrações imperdíveis

Visite a Basílica de São Nicolau e admire o curioso edifício que também já foi usado como uma fortaleza. Em seu interior, a Basílica abriga o relicário de São Nicolau.

Depois, siga em direção ao Castelo Svevo, que, com suas proporções gigantescas, domina o centro histórico. As abóbadas elaboradas e as grandes muralhas que circulam o castelo fazem com que ele seja uma parada imperdível em Bari.

Não deixe de passear pelo centro histórico, conhecido como Bari Vecchia. Lá, você irá encontrar duas praças: Piazza del Ferrarese e a Piazza Mercantile.

Por fim, termine o dia com um passeio ao longo do Lungomare Nazario Sauro, a avenida à beira-mar de Bari.

Matera e Alberobello

Matera e Alberobello são duas cidades muito próximas de Bari e que podem ser visitadas em um único dia.

Matera é uma cidade única em todo o mundo. Há milênios, os moradores locais construíram suas casas em formações rochosas da região. As construções ficaram conhecidas como Sassi e, hoje, fazem da cidade um grande museu ao ar livre.

Em Alberobello, por sua vez, os prédios não são convencionais: a pequena cidade é caracterizada pelos trulli, pequenas construções de pedra com telhados cônicos.

Atrações imperdíveis

A principal atração de Matera são os Sassi e, para conhecê-los, você deve caminhar pelas ruas da cidade. Concentre o seu passeio na città bassa, parte antiga e histórica de Matera, em que estão preservados os Sassi originais. No local, também não deixe de visitar o Duomo di Matera, catedral elegante decorada por afrescos muito antigos.

Alberobello é um lugar único no mundo. Caminhe entre os trulli e se maravilhe com essas construções peculiares de camponeses medievais. A beleza arquitetônica do conjunto de trulli é indescritível: e não é à toa que o local foi reconhecido como Patrimônio pela Unesco!

Os dois principais bairros de Alberobello para conhecer os trulli são Rione Monti e Rione Aia Piccola. Visite também o Trullo Sovrano, único trullo de dois andares que foi convertido em um museu, e a Chiesa a Trullo, igreja construída no mesmo formato das residências.

Sicília

Para finalizar o roteiro de 30 dias pela Itália, siga em direção à principal ilha da Itália: a Sicília. Essa região é conhecida mundialmente pela sua história complexa, praias cristalinas e inúmeros monumentos.

Recomendo que você passe três dias na Sicília para conhecer as principais metas turísticas da ilha: Palermo, Taormina e Agrigento.

Atrações imperdíveis

Palermo é a maior cidade da Sicília. No local, visite a Catedral de Palermo, um magnífico exemplo da arquitetura normanda com influências das várias culturas que estiveram presentes na ilha ao longo dos séculos.

Conheça também o Palazzo dei Normanni, a residência real mais antiga da Europa. No interior do palácio, você poderá apreciar os belíssimos mosaicos bizantinos da Capela Palatina.

Para aproveitar o melhor das paisagens deslumbrantes de Taormina e do Monte Etna, visite a Piazza IX Aprile. Não deixe de visitar o Teatro Antigo, um anfiteatro grego-romano que se encontra em um estado de conservação excepcional.

O Teatro Antigo de Taormina é o segundo maior teatro grego da Itália

Por fim, Agrigento é uma cidade com uma riqueza arqueológica impressionante. Vale a pena visitar o Valle dei Templi, um sítio arqueológico que conserva templos e outras construções da Grécia Antiga.

O Museu Arqueológico Regional também é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. No local, é possível encontrar uma coleção imensa de artefatos históricos que narram a história milenar da região.

Qual a melhor época para fazer o roteiro Itália?

Depende.

Viajar para a Itália é uma experiência única independentemente da época do ano. Cada uma das quatro estações enriquecem a beleza do país de uma forma diferente.

Mas, para escolher a melhor época para viajar para Itália, dois fatores principais devem ser levados em consideração: clima e temperatura e preços.

Se você prefere temperaturas mais quentes e pouca chuva, recomendo que você viaje no verão italiano (de junho a setembro). Nessa época, você poderá aproveitar as praias e os tantos festivais do país.

Porém, se você quer fugir do calor extasiante (as temperaturas podem chegar a 40 °C!) e do movimento turístico intenso, prefira viajar entre o outono e o inverno (outubro a março). Esse é o melhor período para aproveitar as destinações com neve, por exemplo.

A época do ano também irá impactar o seu orçamento. Durante a alta temporada (junho a setembro), os preços das passagens para a Itália e de hospedagem no país são mais caros. Na baixa temporada (novembro a março), os valores são menores.

Planejando seu roteiro para Itália

Além da escolha das cidades e das atrações turísticas que você quer visitar, o planejamento do seu roteiro pela Itália também envolve outros fatores importantes.

Veja as recomendações que separamos para que a sua viagem pelo país da bota aconteça da melhor forma possível e sem nenhum tipo de imprevisto.

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar em cada cidade

Recomendo que você reserve a sua hospedagem com base na duração da sua estadia em cada uma das cidades do roteiro Itália.

Saiba que reservar uma hospedagem para cada cidade do roteiro Itália não é a melhor estratégia. Para estadias de dois ou três dias, recomendo que você se hospede diretamente na própria cidade. Mas, para visitas mais curtas, é melhor escolher uma cidade para servir de base e, a partir dela, visitar outros lugares em um dia.

Alguns fatores devem ser levados em consideração para escolher uma cidade base, como preços, localização e oferta de hospedagens. Veja as melhores alternativas para servir de base durante a sua viagem:

  • Roma;
  • Florença;
  • Nápoles;
  • Palermo.

Normalmente, é melhor escolher cidades de proporções maiores como base, uma vez que elas possuem uma oferta de acomodações extensa, além de estarem conectadas às cidades menores por meio do transporte público.

Escolha o melhor transporte para o período

É possível se locomover entre os destinos do seu roteiro Itália de duas formas principais: alugando um carro ou usando o transporte público.

Cada uma das duas alternativas possui vantagens e desvantagens. A principal vantagem de alugar carro na Itália é viajar com liberdade, sem depender da disponibilidade do transporte público. Em cidades pequenas, como Matera, Alberobello e Sirmione, a oferta de transporte público pode ser limitada.

Porém, optar pelo transporte público pode ser uma opção mais adequada para quem não quer se aventurar nas estradas. Algumas estradas podem ser muito complicadas e perigosas para quem não está acostumado, principalmente no sul do país.

Além disso, a oferta de transporte público na Itália é grande e, dessa maneira, é perfeitamente possível viajar pelo país com trens e ônibus. A forma mais simples de encontrar uma opção de transporte para o seu roteiro é com a Omio. Basta indicar o local de partida e de destino e a data da viagem para visualizar o modo mais conveniente de realizar o trajeto desejado.

Programe os passeios com antecedência

As quatro opções de roteiro Itália que separamos para você incluem as cidades mais bonitas e turísticas do país da bota. Assim, você já pode imaginar a quantidade enorme de turistas que visita esses lugares todos os anos, não é?

Principalmente nas cidades mais visitadas, como Roma, Veneza, Nápoles e Florença, as atrações turísticas costumam possuir grandes filas. Se você não quer esperar horas nas filas das bilheterias de cada atração, recomendo que você compre os ingressos com antecedência.

Você pode adquirir os ingressos nos sites oficiais de cada ponto turístico ou em plataformas que vendem passeios e excursões, como o GetYourGuide e a Civitatis.

Outra opção para incrementar o seu roteiro Itália é comprar os cartões turísticos para cada uma das grandes cidades que você irá visitar. Esse tipo de cartão permite que você economize muito ao longo da sua viagem, uma vez que o preço de um cartão é muito inferior ao valor do ingresso para cada atração comprado separadamente, e te ajuda a poupar tempo também, já que não será preciso ficar na fila das bilheterias.

Principalmente se pretende ficar mais de 15 dias na Itália, eu recomendo que você garanta o cartão para Veneza (Veneza Card), Firenze (Firenze Card) e Nápoles (Campania Artecard).

Fique conectado durante a viagem

Ficar conectado durante a sua viagem pela Itália é muito importante. Afinal, nunca sabemos quando iremos precisar procurar uma informação em pouco tempo, fazer uma ligação ou buscar um lugar no mapa, não é?

A melhor forma de ficar conectado enquanto conhece a Itália é comprando um chip internacional. O chip pode ser comprado ainda no Brasil e, assim, você já chegará no país da bota com acesso à internet e com possibilidade de fazer ligações e mandar mensagens.

Diversas empresas oferecem opções de chips internacionais, mas nós recomendamos a America Chip, que oferece planos pré-pagos com ligações e dados de internet. O chip será muito mais econômico do que usar uma operadora brasileira no exterior.

Para garantir o seu chip internacional, basta acessar o site da America Chip e escolher o melhor plano para as suas necessidades. Feito isso, é só aguardar o envio do chip para o seu endereço no Brasil.

O que saber antes de viajar para Itália

Antes de começar a fazer as malas e explorar o país da bota, é essencial que você confira algumas informações cruciais para a sua viagem pela Itália.

Seguro viagem é obrigatório

O seguro viagem Itália é obrigatório. Todos os turistas que visitam o país precisam de um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Assim, quando estiver calculando o quanto custa viajar para Itália, não se esqueça de incluir no orçamento também os custos do seguro viagem.

Você pode encontrar o seguro viagem para o seu roteiro Itália no Seguros Promo, plataforma que oferece inúmeros planos por um excelente custo-benefício. Existem opções a partir de R$12 por dia de viagem.

O seguro não é obrigatório para os brasileiros com cidadania europeia. Mas, eu recomendo que você contrate um plano mesmo assim para poder contar com suporte caso algum imprevisto aconteça, especialmente durante voos e conexões.

Documentação e visto

Em 2023, os turistas que permanecem menos de 90 dias na Itália não precisam solicitar visto. Porém, a partir de 2025, os brasileiros precisarão de uma permissão de viagem para visitar o país da bota: o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).

O ETIAS foi criada pela União Europeia para incrementar a segurança nas fronteiras do bloco. Ele será obrigatório para viagens a qualquer um dos 27 países que fazem parte do Espaço Schengen.

Levar dinheiro

Uma preocupação muito frequente entre os turistas é: qual será a melhor forma de levar dinheiro para uma viagem pela Itália?

Eu não recomendo que você leve grandes quantias de dinheiro em espécie, já que isso pode ser muito perigoso (attenzione pickpocket!), principalmente nas cidades mais turísticas. Usar o cartão brasileiro pode também não ser a solução, pois você precisará pagar altos valores de IOF.

Uma alternativa viável é concentrar o seu dinheiro no cartão Wise, um cartão de débito multimoedas aceito de norte a sul da Itália. Esse cartão pode ser usado para pagamentos em lojas físicas e virtuais e também permite saques em diversos pontos do país.

Você pode solicitar o seu cartão gratuitamente a qualquer momento. Para isso, basta acessar o site da Wise e abrir uma conta em poucos passos.

Agora que você já conhece as nossas sugestões de roteiro Itália e as principais recomendações para a sua viagem, é só fazer as malas e embarcar. Buon viaggio!

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

O que fazer em Aveiro? Descubra a Veneza portuguesa

Descubra os principais pontos turísticos de Aveiro, em Portugal. Veja a nossa lista com os…

29 de abril de 2024

Perrengues de viagem: quando nem tudo sai como previsto

Não sei para você, mas a essência de viajar para mim está nas histórias que…

28 de abril de 2024

Visa Travel Money: saiba como funciona e se vale a pena

Vai viajar e quer saber como levar dinheiro? Uma das modalidades mais usadas por turistas…

28 de abril de 2024

10 jardins mais bonitos da Europa para conhecer e passear

Os jardins mais bonitos da Europa se espalham pelo continente, oferecendo beleza e diversidade para…

27 de abril de 2024

Roteiro Suíça e Áustria: guia de viagem de 7 a 20 dias

Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento…

27 de abril de 2024

Ingresso Park Güell: confira os preços e onde comprar

Uma das atrações mais visitadas em Barcelona, saiba como garantir seu ingresso para o Park…

26 de abril de 2024