Sites úteis para brasileiros em Portugal: confira os principais

Neste artigo, vou  abordar alguns sites úteis para brasileiros em Portugal que vão fazer qualquer viajante economizar tempo e dinheiro na Europa.

A tecnologia surgiu essencialmente para facilitar a nossa vida, e no decorrer dos anos, a internet e os aplicativos de celular têm nos ajudado bastante em todos os sentidos, principalmente na hora de planejar uma viagem.

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

Sites úteis para brasileiros em Portugal que facilitam a viagem na Europa

Não importa se a viagem é de luxo ou no estilo backpacker (mochileiro), há sites e apps que atendem a todos os públicos, tendo como principal objetivo tornar a viagem mais econômica e prática, de acordo com as necessidades de cada um.

Conheça abaixo alguns sites e aplicativos (alguns desconhecidos) que irão realmente facilitar a viagem de brasileiros pelo mundo fora (antes e durante a jornada), proporcionando vantagens, facilidades e economia, não apenas financeira mas principalmente de tempo.

Saiba também quais são os aplicativos essenciais para quem quer morar na Europa.

4 sites úteis para brasileiros em Portugal

Yescapa

A Yescapa é uma plataforma portuguesa simples e segura para alugar motorhomes (casa sobre rodas), furgões modificados e campervans (van adaptada). O site funciona como um intermediário entre proprietários particulares desse tipo de veículo com viajantes interessados em alugar um transporte que ao mesmo tempo serve como uma casa móvel.

O site explica de forma detalhada como funciona esse processo de locação, além disso, existe uma boa variedade disponível dessas “casas sobre rodas”. A diária de cada veículo varia conforme o modelo, tipo e tamanho. De todo o modo, é mais barato do que alugar um motorhome em uma empresa específica do ramo no Brasil, por isso faz parte da nossa lista de sites úteis para brasileiros em Portugal.

Perfil: Viajantes com espírito aventureiro e que buscam economizar com hospedagem.

Trusted House Sitters

Apesar do nome longo e estranho, a Trusted House Sitters uma espécie de “comunidade” onde as pessoas oferecem suas residências para outras cuidarem de seus animais de estimação enquanto viajam, em troca de hospedagem para os cuidadores.

A proposta é simples e todos saem ganhando no final, pois dessa forma o proprietário não precisa colocar o bichinho em um pet-hotel (hotel para animais) e o pet-sitter (como é chamado o hóspede-cuidador) não gasta dinheiro com diária de hotel.

O Trusted House Sitters é um site pago e é um dos mais populares neste segmento, conectando pessoas do mundo inteiro. Como medida de segurança, o site exige que seus associados enviem uma declaração de que nada consta da polícia do país de origem.

Após efetuar o cadastro, é só explorar o site e observar as oportunidades disponíveis ao redor do mundo (principalmente no país que o pet-sitter deseja viajar) e cruzar os dedos para o anfitrião gostar do seu perfil.

Importante ressaltar que, apesar de fazer parte dos sites úteis para brasileiros em Portugal, a maioria dos anúncios são dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Ásia, América Central e claro diversos países da Europa.

Perfil: Viajantes que amam animais e que possuem flexibilidade de datas, pois isto é definido de acordo com a necessidade do anfitrião.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

Quer saber como morar em Portugal? Esse artigo contém um guia passo a passo.

World Wide Opportunities on Organic Farms – WWOOF

O World Wide Opportunities on Organic Farms – WWOOF é uma iniciativa interessante baseada no turismo sustentável. Nesta modalidade, o viajante trabalha meio período em fazendas orgânicas, e em troca recebe acomodação, 3 refeições diárias, e claro, tem a chance de aprender sobre o cultivo orgânico.

São milhares de fazendas cadastradas no site que já conta com mais de 50 países inscritos, sendo locais devidamente preparados para receber voluntários de todas as partes do mundo. Após se inscrever na plataforma e efetuar o pagamento da taxa anual, basta pesquisar por regiões de seu interesse e ver a proposta de cada fazenda orgânica, e, por fim, enviar uma mensagem para os proprietários. Uma opção interessante e ecológica que não poderia estar de fora da lista dos sites úteis para brasileiros em Portugal.

Perfil: Viajantes interessados em alimentação saudável e vida no campo, de preferência vegetarianos e veganos.

12h

O conceito do 12h é simples: o que fazer em uma cidade tendo apenas 12 horas para conhecê-la? Diante dessa questão, o site dá dicas do que fazer (lazer), onde comer, sugestões de compras e visitação estando somente por algumas horas em um lugar.

Dessa forma, o turista tem a chance de conhecer os locais mais interessantes, economizando algo valioso: tempo.

Todas as recomendações de percursos estão organizadas em itinerários de até 12 horas, e são basicamente sobre lugares para se descobrir, relaxar e admirar. O ponto negativo do site é que a maioria dos destinos citados são na França, não tendo ainda uma pluralidade de países.

Perfil: Todos os tipos de viajantes.

Veja quais são os documentos para morar em Portugal e como solicitá-los.

Aplicativos que facilitam o dia a dia de um viajante na Europa

Touring Bird

O Touring Bird é uma ferramenta criada pelo Google que visa sugerir as principais atrações de países bastante visitados por turistas do mundo inteiro.

Além disso, informa os preços de alguns locais turísticos, lugares interessantes para se visitar nos arredores da região e informações curiosas sobre o país.

A maioria dos destinos listados são na Europa. Saiba maiores informações sobre o Touring Bird no artigo completo que escrevemos sobre ele.

ANA Portuguese Airports

ANA Portuguese Airports é um app em português que resume informações sobre vôo na tela do celular, sem a necessidade de ficar procurando os painéis de vôos espalhados pelo aeroporto. Além disso, o aplicativo informa o guichê das companhias aéreas para check-in e também indica o portão de embarque.

Para aqueles que estão a caminho do aeroporto para recepcionar um passageiro, o app informa através do número do vôo se o mesmo chegará no horário previsto, se haverá atraso e a estimativa de chegada em caso de atraso. Apesar de ser um aplicativo, também merece estar em nossa lista de sites úteis para brasileiros em Portugal.

Veja também quais são os aplicativos para morar em Portugal mais eficazes.

Moovit

Ideal para quem quer economizar com táxi, usando o transporte público que é muito eficiente em Portugal. Após mencionar o destino, o Moovit informa as opções disponíveis de trajeto, sem contar que o usuário pode acompanhar o próprio percurso através de um mapa virtual que vai sinalizar aonde ele irá desembarcar.

Também é possível ver os horários dos trens (comboios) e ônibus (autocarros), os mapas das linhas de metrô e as melhores rotas dentre as opções oferecidas.

Air Ticket Arena

Air Ticket Arena é um app inglês que permite que o viajante dê lances de última hora em assentos de avião que não foram vendidos até aquele momento, como se fosse um leilão. Entretanto, o passageiro deve escolher o vôo duas semanas antes da viagem ocorrer, ver a disponibilidade de poltronas livres e dar o lance.

Quarenta e oito horas antes do vôo ocorrer, o viajante fica ciente se o assento foi vendido durante este período de tempo, quando as companhias aéreas informam quanto estão dispostas a aceitar pelo lance ofertado. Caso o valor oferecido pelo passageiro esteja dentro da faixa de preço que elas permitam, a passagem aérea é emitida.

Você sabe como usar WhatsApp no exterior? Este artigo explica tudo.

Guia Bolso

O Guia Bolso é um app ideal para não se enrolar nas contas e gastos durante uma viagem, ele funciona como um gerenciador de finanças que reúne em um único extrato dados de várias contas correntes e cartões de crédito, exibe receitas e despesas separadas por categorias.

O Guia Bolso permite também fazer um planejamento onde o usuário pode definir um valor base de despesa diária para cada categoria. Ideal para quem vai fazer uma viagem longa, mantendo assim um controle financeiro, sem sustos de ordem financeira no decorrer da viagem.

Too Good to Go

Alimentação é um dos gastos altos ao longo de uma viagem, porém este app dinamarquês teve uma iniciativa econômica e ao mesmo tempo sustentável.

O Too Good to Go permite que qualquer pessoa compre por um preço bem mais acessível a comida que sobra de restaurantes e que acabaria sendo descartada. Fácil de usar, basta baixar o app, escolher o restaurante e fazer o pedido.

Existe inclusive restaurantes renomados na lista, e algumas refeições podem custar poucos euros, para quem viaja com um orçamento curto esta é uma boa dica.

O principal objetivo dos criadores desse app é evitar o desperdício de comida. Vale ressaltar que o viajante pode também fazer uma doação que será revertida em uma refeição para quem não pode pagar.

Está pensando em se mudar para Portugal? Conheça o Banco N26, banco online que facilita a vida dos brasileiros na Europa.

Smartify

O Smartify é um aplicativo essencial para turistas que apreciam artes plásticas, isto por que ele “lê” (reúne tecnologias de reconhecimento de imagens) as obras expostas em museus, mostrando uma síntese com informações interessantes (dados, vídeos e críticas) sobre a arte e seu criador.

Usar o app é uma tarefa simples, basta apontar a tela para o quadro ou escultura para obter a explicação, ele permite também salvar as imagens e informações sobre a obra.

Hotwire

Hotwire é um app simples e uma boa opção para escolher um quarto de hotel, após inserir o seu destino, ele mostra uma lista de quartos com desconto exibindo os preços de cada um.

Infelizmente, informações básicas em relação ao hotel não estão disponíveis, mas provavelmente este item será aperfeiçoado ainda.

Google Lens

Viajar para um país cujo idioma é diferente do nosso pode tornar a viagem mais difícil nas tarefas mais simples, como por exemplo ler placas de rua ou de estabelecimentos comerciais. Entretanto, com o Google Lens tudo ficará mais fácil, pois ele traduz textos em tempo real usando apenas a câmera do smartphone.

Basta apontar a lente para o item que deseja traduzir (na maioria das vezes placas indicativas e comércio) e ele traduz no mesmo instante, sem a necessidade de estar conectado a internet.

Alguns dos idiomas disponíveis são: inglês, espanhol, italiano, francês, russo, alemão e português. Por conter o nosso idioma, faz parte dos sites úteis para brasileiros em Portugal.

Vai visitar Portugal? É obrigatório contratar um seguro viagem internacional, veja como contratar o seu aqui.

Gostou da nossa lista? Há mais sites úteis para brasileiros em Portugal que não estão na lista mas que também são importantes? Conte-nos nos comentários e nos ajude a divulgar a informação para os conterrâneos em terras lusitanas. Mais sites úteis para brasileiros em Portugal são sempre bem vindos!

Saiba também como escolher e comprar um chip de celular em Portugal.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

O que fazer em Aveiro? Descubra a Veneza portuguesa

Descubra os principais pontos turísticos de Aveiro, em Portugal. Veja a nossa lista com os…

29 de abril de 2024

Perrengues de viagem: quando nem tudo sai como previsto

Não sei para você, mas a essência de viajar para mim está nas histórias que…

28 de abril de 2024

Visa Travel Money: saiba como funciona e se vale a pena

Vai viajar e quer saber como levar dinheiro? Uma das modalidades mais usadas por turistas…

28 de abril de 2024

10 jardins mais bonitos da Europa para conhecer e passear

Os jardins mais bonitos da Europa se espalham pelo continente, oferecendo beleza e diversidade para…

27 de abril de 2024

Roteiro Suíça e Áustria: guia de viagem de 7 a 20 dias

Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento…

27 de abril de 2024

Ingresso Park Güell: confira os preços e onde comprar

Uma das atrações mais visitadas em Barcelona, saiba como garantir seu ingresso para o Park…

26 de abril de 2024