Categorias Visitar Portugal

10 aldeias de Portugal onde tradição e beleza natural se encontram

É hora de se aventurar pelas surpreendentes aldeias de Portugal! Entre a natureza deslumbrante e a rica história do país, estão guardados tesouros que representam a tradição e são protegidos com orgulho pelos seus habitantes. Explore lugares onde a autenticidade e a hospitalidade são tão cativantes quanto as paisagens ao redor.

Para ajudar você a descobrir as aldeias mais encantadoras no país, selecionamos 10 localidades que não podem faltar no roteiro. Descubra!

Precisa alugar um carro na Europa?

Na DiscoverCars você encontra as principais locadoras com os melhores preços. É muito fácil e seguro utilizar!

Alugar Agora →

O que são as Aldeias em Portugal?

As Aldeias em Portugal são pequenas comunidades rurais tradicionais, geralmente localizadas no interior do país, conhecidas por preservarem aspectos culturais e arquitetônicos típicos, como casas de pedra, ruas estreitas e igrejas antigas.

Essas localidades são como pequenas joias escondidas. Parece que nessas pequenas vilas o tempo anda mais devagar, permitindo que o visitante curta as coisas simples da vida. Cada um desses vilarejos tem suas próprias características únicas e atrações distintas, proporcionando uma variedade de experiências.

No Alentejo, por exemplo, você pode descobrir as aldeias encantadoras como as que rodeiam o Lago do Alqueva, Marvão e Évoramonte. No Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode mergulhar na natureza e na cultura das suas aldeias tradicionais.

Pode conhecer também as Aldeias do Xisto, onde as casas são feitas de pedra, as Aldeias Históricas, guardiãs de séculos de história, e as Aldeias do Parque Natural do Alvão, com vistas deslumbrantes.

As Aldeias de Montanha também oferecem um refúgio tranquilo longe da agitação da cidade, assim como as Aldeias do Parque Natural do Montesinho. E não deixe de explorar as vilas de pescadores ao longo da costa, desde o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina até à costa oeste.

Estas pérolas pitorescas oferecem uma experiência bem portuguesa, mergulhando os visitantes em séculos de história e tradição. Se estiver a planejando uma viagem incrível por Portugal, incluir algumas destas aldeias no seu roteiro é fundamental. E nós podemos te ajudar com algumas indicações.

Principais Aldeias em Portugal para visitar

Selecionar apenas algumas aldeias em Portugal é como escolher os melhores doces de uma confeitaria. É difícil, mas delicioso! Preparamos uma lista especial das aldeias que você precisa conhecer. De históricas a rurais, cada uma tem seu charme. Confira:

1. Rio de Onor

Rio de Onor é uma aldeia na fronteira entre Portugal e Espanha, localizada em Bragança, dentro do Parque Natural do Montesinho. Com menos de 100 moradores, o povoado é conhecido por sua característica única de ser atravessada pela fronteira internacional, dividindo-se em “povo de acima” e “povo de abaixo”.

Além disso, Rio de Onor faz parte dos territórios portugueses de língua leonesa, idioma românico falado historicamente na região de Leão, no noroeste da Península Ibérica. A parte espanhola da aldeia, chamada oficialmente de Rihonor de Castilla, pertence ao município de Pedralva da Pradaria, na província de Samora, Castela e Leão.

Apesar de Rio de Onor ser dividida em duas partes (Portugal e Espanha), os habitantes se sentem como uma comunidade unida, então recomendamos explorar ambos os lados da aldeia para ter uma experiência completa.

O que fazer e visitar em Rio de Onor?

Comece pela Casa do Touro, que antes abrigava o touro da aldeia e hoje é um pequeno museu que explora a história e cultura locais. Outro ponto de interesse é a Ponte Romana que atravessa o Rio Onor, uma bela estrutura que une as margens da aldeia com sua arquitetura marcante.

Não deixe de visitar também a Igreja Paroquial de Rio de Onor, um edifício emblemático onde você pode conhecer a história religiosa local e apreciar sua arquitetura.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

O Moinho Comunitário é outra atração única, sendo compartilhado por todos na aldeia. Com suas pedras de moagem e localização próxima ao rio, o moinho foi restaurado e é uma parte importante da vida local.

A aldeia também é conhecida pela Festa dos Reis, celebrada no fim de semana antes de 6 de janeiro. Homens fantasiados e mascarados percorrem a aldeia, fazendo danças e brincadeiras enquanto arrecadam donativos. Este tipo de festa é bastante tradicional em Portugal, trata-se de uma experiência única que mostra a riqueza da cultura local.

Os restaurantes locais servem pratos típicos com cordeiro, peixe e vitela. Não deixe de provar.

Como chegar em Rio de Onor?

A melhor maneira de chegar a Rio Onor é alugando um carro. Para chegar em Rio de Onor, partindo da cidade do Porto, você pode seguir pela A4 em direção a Bragança. Depois, pegue as estradas EN218 e EN308 até a aldeia. O trajeto total tem cerca de 235km de distância.

2. Monsaraz

Monsaraz é uma aldeia no coração do Alentejo. Situada às margens do grande Lago do Alqueva, esta aldeia encanta com seu castelo no topo da colina, suas muralhas de xisto abraçando casas brancas e suas vistas deslumbrantes sobre o lago azul-esverdeado.

Monsaraz é uma verdadeira joia cultural, repleta de arte e patrimônio. Em 2007, foi uma das finalistas na escolha das 7 Maravilhas de Portugal, destacando-se como um destino imperdível.

O que fazer e visitar em Monsaraz?

Comece explorando a cidadela a pé, deixando o carro do lado de fora das muralhas. O Monumento de Homenagem ao Cante, Patrimônio Cultural Imaterial Unesco, é um convite para se juntar à tradição local.

Explore o Largo Dom Nuno Álvares Pereira, onde vai encontrar pontos históricos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa e a Casa de Monsaraz, que abriga o Museu do Fresco.

Monsaraz é uma das melhores localizações para observação do céu em Portugal devido à sua baixa poluição luminosa

O ponto alto da visita é o imponente Castelo de Monsaraz, erguido no topo do Monte Monsaraz. Suba à Torre de Menagem para uma vista panorâmica deslumbrante da região, incluindo as planícies do Alentejo e o Lago Alqueva.

Para uma experiência completa, explore os arredores de Monsaraz. Visite a Ermida de São Bento para vistas panorâmicas da vila e descubra a Capela de São João Batista, o monumento mais antigo da região.

Uma boa ideia é fazer um passeio de barco pelo Lago do Alqueva. Destaque para as árvores azinheiras centenárias e para enorme barragem.

Na gastronomia, vale a pena experimentar migas, gaspacho, ensopado de borrego, carne de porco à alentejana, sopa de beldroegas, pezinhos de coentrada e sopa de cação.

Como chegar em Monsaraz?

A melhor opção é de carro. A vila fica a 180 km de Lisboa e 460 km do Porto. Se você estiver em Lisboa ou Porto, pode alugar um carro para a viagem. Viajar de carro permite explorar os arredores da vila com mais facilidade.

Se preferir usar transporte público, há ônibus de várias partes do país para a vila de Reguengos de Monsaraz, que fica a 15 km de distância. De Reguengos, você pode pegar um táxi ou usar o serviço diário da empresa Rodalentejo para chegar a Monsaraz.

3. Soajo

Com uma paisagem montanhosa espetacular dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Soajo é uma das vilas mais bonitas de Portugal. Você encontrará tradições antigas e uma atmosfera rural tranquila.

Situada na região de Arcos de Valdevez, é conhecida pelos seus 24 espigueiros construídos sobre uma grande rocha de granito. Além de admirar essas estruturas peculiares, você pode desfrutar de uma variedade de atividades ao ar livre.

O que fazer e visitar em Soajo?

Você pode começar pelo Poço Negro, um local popular para nadar e mergulhar, com águas cristalinas e refrescantes, perfeito para dias quentes de verão. Os corajosos até saltam de até 9 metros de altura!

Aliás, se o seu negócio é água, uma sugestão é a trilha aquática pelo Parque da Peneda-Gerês. Você vai caminhar pelos rios e piscinas naturais que vão fazer você sempre lembrar de Portugal.

E ainda em Soajo, não se esqueça de passar pelo Pelourinho, uma coluna de pedra no centro da aldeia. Erguido por volta de 1514, é uma verdadeira relíquia histórica.

Os Garranos, raça de cavalos dos tempos pré-históricos, são frequentemente vistos na região de Soajo. Foto: Maurício Martins

Além dessas atrações, há também a Igreja Matriz de São Martinho do Soajo, a Porta do Mezio e o Largo do Eiró, que valem a pena ser explorados durante a sua visita. E, claro, não deixe de visitar também os espigueiros, estruturas históricas de pedra que datam de séculos atrás e representam a cultura local.

Já estive por lá duas vezes e vale a pena mesmo a visita. É um lugar super bucólico, com habitantes simpáticos e solícitos, e paisagem exuberante.

Na área da Serra do Soajo, há vários pratos típicos, mas os mais destacados são as Papas de Sarrabulho, os Rojões, o Cozido à Portuguesa e a Lampreia.

Como chegar em Soajo?

De Braga, são cerca de 58km, e você pode pegar a estrada N101 até Ponte da Barca, depois a N203 até Paradamonte e finalmente a M530 até Soajo.

Se estiver vindo do Porto, são cerca de 111km. Basta seguir pela A3 até Braga e, em seguida, as direções mencionadas acima.

Já de Viana do Castelo, são cerca de 68km. Você pode pegar a A27 e o IC28 até Ponte da Barca e depois optar pela N202 passando por Arcos de Valdevez ou pela N203 e M530 diretamente até Soajo.

4. Pedralva

A aldeia da Pedralva é um refúgio tranquilo no coração do Algarve, longe do rebuliço das áreas turísticas mais movimentadas. Localizada na Rota da Costa Vicentina, o povoado é um exemplo da autêntica vida rural algarvia.

Com suas ruas estreitas e arquitetura tradicional, Pedralva convida os visitantes a fazer uma viagem ao passado. Apesar de estar a apenas sete quilômetros da costa, oferece uma atmosfera rural serena.

A aldeia de Pedralva é conhecida por suas práticas sustentáveis, incluindo o uso de energia solar e medidas de conservação ambiental

Pedralva estava quase em ruínas há alguns anos, devido à forte desertificação. No entanto, graças à reconstrução das casas para hospedagem turística, uma nova vida foi trazida para o lugarejo, preservando a arquitetura tradicional.

O que fazer e visitar em Pedralva?

Além de desfrutar da tranquilidade do interior, há muitas atividades para aproveitar ao máximo sua estadia em uma das aldeias de Portugal. Você pode alugar uma bicicleta e explorar as belas paisagens da Costa Vicentina, ou fazer um curso de mergulho para descobrir o mundo subaquático.

O projeto Aldeia da Pedralva, aliás, oferece um turismo de aldeia ativo, com atividades como mountain bike, para explorar os mais de 300 km de trilhas na região. Há também uma escola de surf para aproveitar as ondas da costa local.

Também não deixe de visitar a Praia do Amado, Praia da Cordoama, Praia do Castelejo, Vila do Bispo, Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe e Budens, que estão próximas e oferecem paisagens incríveis.

E para recarregar as energias, prove nos restaurantes locais especialidades como o Bacalhau no Pão à moda da Pedralva e a Espetada de porco preto com batata frita caseira.

Como chegar em Pedralva?

Existem duas rotas possíveis para chegar à Pedralva. Uma é mais rápida, seguindo sempre pelas autoestradas A2 e A22. A outra rota permite desfrutar da costa durante a viagem, seguindo pela autoestrada A2 até Sines e depois pela estrada nacional, passando por Porto Covo, Mil Fontes, Odeceixe e outros lugares pitorescos ao longo da costa.

5. Monsanto

Monsanto, uma das aldeias mais singulares de Portugal, fica no topo de uma colina chamada Cabeço de Monsanto, no nordeste das Terras de Idanha, no Centro de Portugal. Esta área é conhecida por sua rica história e beleza natural, com montanhas, planícies e rios.

Achados arqueológicos mostram uma presença antiga na região. Há até vestígios da ocupação romana.

A aldeia é famosa por sua aparência peculiar, com casas construídas entre gigantescos penedos de granito, dando a impressão de ter saído de um conto de fadas. Dentro da Rota das Aldeias Históricas, é conhecida como a aldeia mais portuguesa de Portugal. De fato, é um lugar mágico onde a história e a natureza se encontram.

O que fazer e visitar em Monsanto?

Há muitos lugares interessantes para visitar e explorar. Você pode começar pela Capela da Senhora do Socorro, um belo edifício barroco construído em 1692 e reconstruído na década de 1940. Em seguida, ir até o Baluarte, um mirante no Largo do Baluarte, que oferece uma vista incrível. Não deixe de passar pela Casa do Carrasco, na Rua de Santo António, com sua história misteriosa e inscrição enigmática em latim.

Um dos pontos mais emblemáticos é o Castelo de Monsanto, construído em 1149 após a Reconquista. Este castelo desempenhou um papel crucial na defesa da região e passou por várias transformações ao longo dos séculos.

Além disso, há muitos outros locais imperdíveis, como a Capela de Santa Maria do Castelo, as ruínas da Capela de São Miguel, as Tigelinhas da Fidalga e os Penedos Juntos. Explore também a Torre do Pião, a Igreja Matriz, a Torre de Lucano e muito mais.

Na hora do almoço, saiba que os pratos típicos da aldeia são o ensopado de cabrito ou de borrego, temperados com hortelã.

Uma ótima maneira de explorar a região é fazendo um tour guiado por Monsanto. Considerar esta opção é uma excelente maneira de aproveitar ao máximo sua estadia em Monsanto e descobrir todos os seus segredos fascinantes.

Como chegar em Monsanto?

A aldeia histórica de Monsanto está a cerca de 25 km de distância de Idanha-a-Nova, na região da Beira Baixa. Infelizmente, a única forma prática de chegar lá é de carro.

De Lisboa, o caminho mais comum é seguir pela A1 e A23, e depois pegar as estradas nacionais N233 e N239 até Monsanto. Vindo do Porto, sugiro seguir pela A1 e A25, e depois ir para Monsanto via Penamacor. Em ambos os casos, a viagem leva quase três horas.

6. Castro Laboreiro

Castro Laboreiro é um lugarejo encantador nas montanhas de Melgaço, preservando tradições antigas como a transumância, prática antiga de pastoreio em que os rebanhos são movidos entre pastagens de verão e inverno, e a cultura castreja, povoados fortificados pré-romanos encontrados principalmente na Península Ibérica. Com vistas deslumbrantes das montanhas e do seu castelo, é uma das aldeias mais bonitas de Portugal.

É um refúgio tranquilo com uma rica história, incluindo o Curral do Gonçalo, o segundo lugar habitado mais alto de Portugal dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês. Prepare-se para explorar trilhas naturais, provar a gastronomia local e desfrutar da hospitalidade nesta aldeia montanhosa.

O que fazer e visitar em Castro Laboreiro

Visite o castelo, mesmo que tenha sido parcialmente destruído, porque a vista panorâmica das montanhas compensa. A igreja matriz é um exemplo bonito de construção pré-românica, com um relógio de sol no telhado sul e um pelourinho do século XVI. Explore o museu, localizado numa antiga fábrica de chocolates, para aprender sobre a cultura castreja, trajes e costumes locais, além de informações sobre a transumância na região.

Não deixe de ver os fornos comunitários, espigueiros e moinhos. E não se assuste com a tradição das “viúvas dos vivos”, mulheres que usam trajes negros enquanto os homens estão fora, trabalhando.

Descubra as pontes românicas e medievais, como a Ponte da Cava Velha e a Ponte da Cainheiras. Suba ao Planalto de Castro Laboreiro para ver o maior conjunto megalítico da Península Ibérica, incluindo a Necrópole Megalítica e as Gravuras Rupestres do Fieiral, testemunhos antigos da pré-história.

Castro Laboreiro, no Parque Peneda-Gerês, oferece paisagens de montanha deslumbrantes e rica biodiversidade. Foto: Maurício Martins

Próximo a Castro Laboreiro, visite a Porta de Lamas de Mouro, uma das entradas para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, ideal para atividades ao ar livre. Aliás, se você adora caminhar pela natureza, vai gostar da trilha pela aldeia. Vale mesmo dar uma chance.

E quando bater aquela fome, prove os queijos e embutidos artesanais, o bife de presunto, o cabrito do monte assado e doces como as roscas de Melgaço e o bucho doce.

Como chegar em Castro Laboreiro?

Embora seja considerada uma aldeia remota, Castro Laboreiro é facilmente acessível por estradas principais em boas condições.

Se estiver vindo do Porto, a maneira mais fácil de chegar é pegar a estrada A3 até Valença. Depois, siga pela estrada EN101, EN202 e EN202-3 até chegar a Castro Laboreiro. No total, são pouco mais de 150 km de viagem.

7. Piódão

Piódão, situada entre a Serra do Açor e a Serra da Estrela, foi escolhida como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias Remotas. Conhecida como Aldeia Presépio, é uma das mais encantadoras de Portugal.

Seus casarios de xisto escuro e telhados de ardósia, com portas e janelas pintadas de azul, são de tirar o fôlego. À noite, as luzes na escuridão da serra criam uma atmosfera mágica. No verão, a ribeira aos seus pés convida para um mergulho refrescante.

A aldeia de Piódão está localizada em uma encosta íngreme da Serra do Açor, tornando o acesso desafiador

Piódão faz parte do município de Arganil e sua história remonta ao século XVI. É parte das Aldeias Históricas de Portugal e da Rota das Aldeias de Xisto.

O que fazer e visitar em Piódão?

Em Piódão, há muitas atrações. Comece visitando a Igreja Matriz, construída no século XVII, com sua bela escultura da padroeira no interior. Em seguida, refresque-se na Praia Fluvial, onde a água clarinha é perfeita para nadar, cercada por árvores. Não deixe de conferir a Levada, os antigos canais de xisto que irrigam as plantações, e o Museu de Piódão, que oferece uma experiência moderna e interativa sobre a vida na aldeia e na Serra do Açor.

Além disso, ao visitar Piódão, não perca a chance de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Núcleo Museológico do Piódão, a Praia Fluvial e a Capela de São Pedro.

Os pratos típicos da região são a carne de festa ou chanfana, o cabrito assado, a sopa serrana, o caldo de panela, bacalhau, açorda, presunto, bucho de porco recheado e a broa de milho. Aliás, aproveitando que está na região, você pode explorar também o charme de Celorico da Beira, a capital do queijo Serra da Estrela.

Como chegar em Piódão?

Piódão fica no meio da Serra do Açor. Você só pode chegar lá de carro ou em um passeio turístico. Mas a estrada é estreita e cheia de curvas, então é importante estar preparado e evitar dirigir à noite.

Se estiver saindo de Lisboa, são cerca de 300km e a viagem leva um pouco mais de 3 horas. Do Porto, são quase 200km e leva cerca de 2 horas e meia. De Coimbra, são quase 100km e a viagem leva cerca de 1 hora e meia.

8. Sortelha

Sortelha é uma das aldeias mais encantadoras de Portugal. Com seu castelo e muralhas medievais erguidos sobre uma colina de granito a 760 metros de altitude, tem uma atmosfera fascinante. Está na Rota das Aldeias Históricas de Portugal e oferece paisagens incríveis da região. Ao passear pelas ruas protegidas pelas antigas muralhas, você se sentirá em um museu ao ar livre. Acredite.

Sortelha, também conhecida como o “Reino do Silêncio”, fica no concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, entre a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata. É uma verdadeira viagem ao passado medieval, onde cada pedra conta uma história.

O que fazer e visitar em Sortelha?

Em Sortelha, você pode explorar um castelo do século XII, construído por ordem de Sancho I. Esta vila medieval, que já foi sede de concelho, oferece uma atmosfera histórica única. Uma das principais festas é a feira medieval “Muralhas com História”, que atrai cada vez mais visitantes a cada ano desde a sua primeira edição, em 2011.

O povoado, com seus mais de 800 anos de história, parece ter parado no tempo, mantendo sua aparência urbana e arquitetônica praticamente intocada ao longo dos séculos.

Se você gosta de explorar locais históricos e apreciar a beleza natural, esta aldeia é o lugar perfeito. Durante sua visita, não deixe de conferir o Castelo de Sortelha, a vila muralhada, a Torre de Menagem, as Portas da Muralha, a Torre do Facho, a Igreja Matriz e Torre Sineira, a Casa dos Falcões, a Casa da Câmara, o Pelourinho, a Casa Árabe, a Cabeça da Velha e as Pedras Beijoqueiras.

Ficou fome depois de tanto passear? Então, pare num restaurante local e prove as papas de milho doce, a sopa de grão das Malhas, a bucha das Cavadores e o caldudo das Ceifas.

Uma boa opção também é fazer um tour guiado por outras aldeias da região com direito a degustação de vinho.

Como chegar em Sortelha?

Para chegar à aldeia de Sortelha, se estiver vindo de Lisboa ou do Porto, siga pela A1 e depois pela A23 em direção a Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas. Na A23, pegue a saída 32 para a N18 em direção a Caria/Sabugal. Depois, siga as placas indicativas para Sortelha. Sortelha fica perto da A23, então é rápido chegar de carro: basta sair da autoestrada em direção ao Sabugal e, em menos de vinte minutos, você estará no Centro Histórico de Sortelha.

Se quiser usar o transporte público, pode pegar um trem até a cidade próxima da Guarda. A estação de trem está bem ligada às principais cidades de Portugal, como Lisboa e Porto. Depois, você pode pegar um táxi ou usar um serviço de transferência para chegar.

9. Azenhas do Mar

As Azenhas do Mar são uma dos mais belos tesouros do litoral português, localizado em Sintra, na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Erguida nas falésias à beira-mar, esta pequena localidade parece ter saído também de um conto de fadas. Além das belas paisagens, há caminhos pelos penhascos e pelas estreitas ruelas para apreciar as apaixonantes casinhas, decoradas com lindos azulejos. A aldeia é pequena e fica perto de um mirante muito conhecido na região.

O que fazer e visitar em Azenhas do Mar?

Em Azenhas do Mar, há muitas coisas para fazer. Você pode ir para a praia que leva o mesmo nome e nadar nas piscinas naturais. Não deixe de visitar o Miradouro das Azenhas do Mar para apreciar a paisagem incrível.

Azenhas do Mar significa “Moinhos de Água do Mar”, e o nome deriva de um riacho que movia os moinhos à medida que água seguia para o mar

Além disso, há a Capela de São Lourenço para conhecer e outras praias como a Praia das Maçãs e a Praia Grande para explorar. E, claro, não perca o pôr do sol espetacular.

Imagine poder explorar os pontos imperdíveis de uma forma diferente. Você pode desbravar o palácio de Sintra e o parque natural da região a bordo de um 4×4!  Consegue imaginar uma experiência mais emocionante?

A gastronomia em Azenhas do Mar também oferece uma deliciosa variedade de pratos típicos costeiros, como arroz de polvo, bacalhau à lagareiro, amêijoas à Bulhão Pato e peixes grelhados no carvão.

Como chegar em Azenhas do Mar?

Se estiver de carro, fica a cerca de 40 quilômetros de Lisboa, e você pode seguir pela estrada até lá, levando aproximadamente 40 minutos.

Se preferir uma opção mais romântica, pode pegar o histórico Eléctrico de Sintra até a Praia das Maçãs durante a época balnear e, em seguida, caminhar até as Azenhas, desfrutando das vistas ao longo do caminho.

Se estiver usando transporte público, pode pegar um trem de Lisboa (estação do Rossio) até Sintra e depois um ônibus 440 ou 441 até as Azenhas do Mar, levando cerca de 20 minutos de ônibus.

10. Lindoso

Lindoso é uma linda aldeia no Minho, no norte de Portugal. É conhecida pelo seu castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. Além do castelo, reconstruído em 1278 para defender a região e Portugal, Lindoso possui um rico patrimônio histórico, incluindo um pelourinho, ponte medieval e moinhos de água.

Fica em Ponte da Barca, próximo da fronteira com a Espanha, onde vivem cerca de 1.300 pessoas que se ocupam da agricultura e da criação de gado. Seu nome deriva do latim “Limitosum” (Limesitis), usado pelo Rei D. Dinis para descrever o local que achou tão alegre e bonito que o chamou de Lindoso.

O vilarejo também está inserido na Rota do Parque Nacional Peneda-Gerês.

O que fazer e visitar em Lindoso?

Em Lindoso há várias coisas para ver e fazer. O Castelo de Lindoso é cheio de lendas e histórias, um lugar onde ocorreram batalhas importantes para a independência de Portugal. Dentro do castelo, há um museu e a entrada é gratuita.

Do castelo, você tem uma vista incrível da aldeia, dos espigueiros e da barragem ao longe.

Prepare-se para ver um dos maiores tesouros de Portugal nos Espigueiros do Lindoso. São 60 espigueiros impressionantes espalhados perto do castelo. Esses pequenos celeiros são testemunhas da vida comunitária dessas aldeias ao longo dos séculos.

Lindoso é famosa por seus espigueiros, construções usadas para armazenar cereais e protegê-los da umidade e dos roedores

Ao passear pelas ruas medievais, você encontrará o Cruzeiro do Castelo, o Cruzeiro do Largo do Destro, a Igreja Matriz ou de São Mamede e a Fonte da Tornada, que abastece o lavadouro da aldeia.

A culinária oferece uma grande diversidade, com destaque para as papas de sarrabulho, rojões típicos do Minho, cozido à portuguesa, cabrito assado, posta barrosã, fumeiro (embutidos e presunto), lampreia, truta, vinho verde e mel. E aproveitando a região, uma boa ideia é participar de uma degustação de vinhos.

Como chegar em Lindoso?

A partir da cidade do Porto, a maneira mais fácil de chegar à aldeia de Lindoso é pegar a A3 em direção a Ponte de Lima. Depois, siga pela IC28, N203 e N304-1, respectivamente. Você vai percorrer cerca de 120 km até chegar a Lindoso.

Caso prefira utilizar os transportes públicos, você pode viajar de trem ou ônibus até Braga. A partir de Braga, há ônibus disponíveis para diferentes destinos na região.

Qual a melhor forma de chegar às Aldeias em Portugal

A melhor forma de chegar às Aldeias em Portugal é de carro, o que dará mais liberdade para explorar as aldeias no teu próprio ritmo e parar em outros lugares interessantes no caminho.

Em Portugal, há várias empresas de aluguel de carros, por isso, recomendamos os comparadores como a DiscoverCars e Rentcars. Além de manterem parceria com diversas locadoras, os sites permitem comparar os preços e ler as avaliações para garantir que estejas obtendo o melhor negócio.

Explorar as encantadoras aldeias de Portugal é uma experiência enriquecedora, mas é importante também considerar os custos ao planejar sua viagem. Além dos gastos com transporte e hospedagem, é essencial levar em conta os custos adicionais, como alimentação, passeios e compras locais.

Com planejamento, é fácil dirigir pelas aldeias de Portugal e aproveitar tudo o que elas têm para oferecer.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

Comprar ingressos para atrações turísticas online: guia prático

Saiba por que e como comprar ingressos para atrações turísticas online. Veja quais os sites…

9 de maio de 2024

O que fazer em Nuremberg? Conheça as belezas medievais

A cidade alemã de Nuremberg é uma ótima opção de turismo. Confira o roteiro completo…

8 de maio de 2024

10 pontos turísticos na Inglaterra para incluir no roteiro

Leia o artigo e descubra os principais pontos turísticos na Inglaterra. Confira dicas do que…

7 de maio de 2024

Sainte Chapelle: conheça os famosos vitrais em Paris

Veja como visitar a Sainte Chapelle em Paris, a joia do estilo gótico que não…

6 de maio de 2024

Quanto custa viajar para Istambul? Conheça os custos médios

Você tem muita vontade de conhecer Istambul e quer garantir que os custos sejam bem…

5 de maio de 2024

Viajar sozinha: embarcando numa viagem de autoconhecimento

Estamos acostumadas com a percepção de segurança originada do efeito manada, desde realizar atividades na…

5 de maio de 2024