Coimbra: confira nosso guia de viagem à cidade dos estudantes

Visitar Portugal  / 

Se você está indo para Portugal, não deixe de reservar alguns dias do seu roteiro para visitar um dos lugares mais interessantes do país. A cidade dos estudantes, além de encantar com suas tradições acadêmicas, também impressiona a todos com sua imponente beleza. Se você quer sabe o que fazer em Coimbra, acompanhe nosso guia completo.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Coimbra: história e cultura

Essa cidade, que já foi capital de Portugal, tem uma grande representatividade histórica para o país. A cidade possui uma origem Romana, e traz consigo um ar medieval. Foi D. Afonso Henriques quem fez de Coimbra a capital, que antes era Guimarães e, posteriormente, Lisboa.

Com a Universidade sendo instalada em Coimbra em 1537, a cidade começa a ter uma grande visibilidade, como de fato ocorre até os dias de hoje. Sendo umas das mais antigas e conhecidas de toda a Europa, a Universidade de Coimbra é uma forte referência história e cultural.

Coimbra é realmente uma cidade universitária, e em função disso possui uma cultura muito relacionada à vida estudantil. De forma que as tradições acadêmicas são extremamente valorizadas pelos estudantes. Mas Coimbra também é a cidade do amor. Palco da trágica história de Pedro e Inês, bem representada pela Quinta das lágrimas. Se você quer saber mais sobre, veja o que visitar na cidade.

Pontos turísticos de Portugal: Top 30 lugares incríveis para visitar.

O que visitar em Coimbra

Veja os principais pontos turísticos da cidade dos doutores.

Universidade de Coimbra

Localizada na parte denominada “Alta” da cidade, atente-se principalmente em conhecer a Universidade de Coimbra:

  • Pátio e paço das escolas;
  • A impressionante Biblioteca Joanina;
  • Sala dos Capelos;
  • Capela de São Miguel;
  • Torre da universidade (Se tiver a oportunidade, suba os 180 degraus da torre. A vista é impressionante e apaixonante);
  • Prisão acadêmica;
  • Museu da Ciência.

Existem vários tipos de bilhetes, combinados ou não. Para saber quais as opções e encontrar o que melhor se enquadra no seu roteiro e tempo, acesse: Informação para visitantes, no site oficial.

Aproveite que já está na região Alta e entenda toda as tradições acadêmicas de Coimbra. Você com certeza irá encontrar no caminho vários estudantes com suas capas.

universidade de coimbra

Jardim Botânico

A entrada é gratuita, e vale muito a pena conhecer o Jardim. Existem algumas estufas e monumentos belíssimos, mas destaco um dos lugares que mais impressiona lá dentro: a Alameda das Tílias. Não deixe de visitar!

Baixa de Coimbra

Passear pela baixa é um dos meus passeios preferidos pela cidade. Você sempre vai encontrar alguma coisa para fazer. Por lá, veja as lojas, pastelarias e muitos prédios bonitos. Já que está na baixa, não deixe de visitar o Mosteiro de Santa Cruz.

Parque verde do Mondego

Um passeio imperdível, principalmente no verão, é conhecer o Parque verde. Aprecie a beleza do Rio Mondego. Veja tudo sobre o parque verde de Coimbra: dicas para curtir o passeio.

Quinta das lágrimas

Cenário da trágica história de amor de Pedro e Inês, conheça os jardins da quinta das lágrimas. Você encontrará a fonte dos amores e a fonte das lágrimas, que segundo a lenda são as lágrimas de Inês, quando ela foi assassinada.

Junto aos jardins, hoje temos o hotel quinta das lágrimas, muito elogiado pelos seus usuários, pelo conforto que proporciona. Consulte os valores das diárias no Booking.

Portugal dos Pequenitos

Se você estiver viajando com a criançada, garanto que eles vão curtir muito o Portugal dos Pequenitos. Com tantas réplicas dos mais variados monumentos do país, dedique algumas horas para o passeio. Consulte os valores, no site oficial.

Sé Nova e Velha

Localizadas em pontos distintos da cidade, a arquitetura de ambas impressiona. Com certeza vale a visita!

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Mais atrações

Coimbra é uma cidade mágica, e cada canto é muito especial. Não deixe também de conhecer a Rua Quebra Costas na Alta, o Convento de Santa-Clara-a-Velha, Convento de Santa-Clara-a-Nova, a Mata Nacional do Choupal, o Penedo da Saudade, o Museu Nacional Machado de Castro, as escadarias monumentais e se puder vá também ao teatro Gil Vicente.

Dica: Se quiser curtir uma noite animada, principalmente de terça e quinta-feira, vá até a Praça da República. Com muitos bares e baladas, é o ponto de encontro em Coimbra.

Como chegar?

A partir do aeroporto de Lisboa, existem as opções de transporte público:

  • Comboio (trem) – O comboio sai de Lisboa Oriente e chega a cidade. Consulte valores no site da CP comboios;
  • Autocarro (ônibus) – Sai da estação Lisboa Sete Rios, e vai até a estação rodoviária de Coimbra. Consulte os valores no site da Rede Expressos.

Existe a opção de excursão para Coimbra com guia turístico, partindo de Lisboa, que dura o dia todo.

A partir do aeroporto do Porto, existem as opções:

  • Comboio (trem) – A partir da estação ferroviária Gare da Campanha, no Porto, para Coimbra. Consulte os horários e valores na CP comboios;
  • Autocarro (ônibus) – Saem do Campo 24 de agosto, e vão até a estação rodoviária de Coimbra. Consulte valores na Rede Expressos.

como chega em coimbra

Você também pode alugar um carro. Acesse o comparador de Rentcars e faça sua reserva.

Onde se hospedar?

Existem diversas opções de hospedagem na cidade. Destacamos as principais considerando custo x localização x benefício.

O que comer?

A gastronomia de Portugal é maravilhosa. Durante o tour, não deixe de provar: Leitão assado, pastéis de Tentúgal e um bom vinho.

Na cidade, você vai encontrar muitas pastelarias boas, com ótimos crepes, tortas e diversos doces. Para um agradável chá da tarde, ou bons drinks à noite, recomendo a Galeria Santa Clara, localizada no endereço Rua António Augusto Gonçalves 67, 3040-241.

Se você procura um restaurante para provar um delicioso bacalhau, não deixe de ir no Solar do Bacalhau, localizado na Rua Da Sota, 12, Coimbra 3000-392.

Veja também: Coimbra será a região europeia da gastronomia em 2021.

Vale a pena visitar Coimbra?

Com toda a certeza! Coimbra é uma cidade apaixonante. Deixa saudade nos estudantes que vão embora e nos turistas que gostariam de poder ficar um pouco mais. Eu morei lá, depois de um ano voltei novamente, e posso afirmar que voltaria muitas vezes mais.

Então, se você estiver indo para Portugal, não deixe de incluir a cidade dos estudantes e dos amores, no seu roteiro.

Veja também nosso artigo sobre Turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.