Se está programando a sua ida para as terras lusitanas, montar o roteiro Portugal para definir a sua rota faz parte do planejamento. Já adianto que apesar de pequeno, Portugal é um país bem grande quando se trata de turismo, passando por cidades históricas e rurais, praias, cachoeiras e serras.
Neste artigo, reuni sugestões de roteiros para viagens de 5 a 30 dias no país. Embarque comigo e vem montar um roteiro especial por Portugal!
Índice do artigo
Como fazer o roteiro em Portugal?
O primeiro passo para fazer o roteiro Portugal é definir a quantidade de dias, pois isso implica diretamente na montagem do mesmo.
O segundo passo é definir as cidades que pretende visitar. Se tem poucos dias e é a sua primeira vez no país, o ideal é concentrar a viagem nas principais cidades. Se tem muitos dias ou se é a sua segunda vez (ou mais) em terras lusitanas, você pode programar uma viagem por região ou até mesmo conhecer o país de norte a sul, leste a oeste.
Confira o mapa com as principais cidades e divididas por região para te ajudar a definir o roteiro em Portugal (explico melhor cada uma das regiões no roteiro de 30 dias):
- Azul-escuro: cidades da região de Lisboa;
- Roxo: cidades da região do Porto e norte;
- Bordô: cidades da região do Alentejo;
- Laranja: vilas da região do Parque Nacional do Gerês;
- Azul-claro: cidades da região do Algarve;
- Amarelo: cidades da região da Serra da Estrela;
- Verde: cidades da região de Coimbra;
- Preto: algumas aldeias (pequenos vilarejos).
O terceiro passo é definir o que fazer em Portugal, ou seja, quais as atrações que deseja visitar no país. Por último é hora de planejar a viagem em si, ou seja, comprar passagens, reservar hospedagens, comprar ingressos de atrações turísticas e passeios, fazer o checklist da viagem e se organizar financeiramente.
Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro em Portugal?
É possível criar um roteiro Portugal de 5 a 30 dias, tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo e dos seus recursos financeiros — é preciso considerar que a quantidade de dias vai pesar na sua planilha de quanto custa viajar para Portugal.
Aliás, conheço pessoas que fazem um roteiro ainda mais enxuto de 3 dias, elegendo uma única cidade portuguesa (geralmente Lisboa ou Porto) e depois partem para outro país europeu. Assim como conheço pessoas que acabam amando Portugal e ficando até mais de 30 dias.
Como disse, tudo depende da sua disponibilidade e claro, do seu interesse em conhecer o país de forma mais superficial ou mais afundo.
Roteiro de 5 dias em Portugal
Considerando um roteiro de 5 dias em Portugal, recomendo definir da seguinte forma:
- 3 dias em Lisboa, 1 dia em Sintra e um 1 dia em Cascais; ou
- 3 dias em Lisboa e 2 dias no Porto (ou vice-versa); ou
- 3 dias no Porto, 1 dia em Braga e 1 dia em Guimarães.
Lisboa
A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Três dias é o que considero o tempo mínimo para conhecê-la, pois a lista do que fazer em Lisboa é bem extensa e a cidade conta com vários restaurantes e bares para desfrutar de uma boa gastronomia.
Atrações imperdíveis de Lisboa
Dentre as atrações imperdíveis de Lisboa, estão:
- Mosteiro dos Jerónimos;
- Castelo de São Jorge;
- Torre de Belém.
Não deixe também de caminhar pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.
Sintra e Cascais
Sintra é a cidade perfeita para fazer o bate e volta de Lisboa e deixa qualquer pessoa encantada com os seus castelos e palácios, bem como os seus jardins exuberantes. Já Cascais tem uma atmosfera de cidade praiana e com um pequeno centro histórico, mas com ótima oferta de restaurantes especializados em frutos-do-mar.
Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.
Ver Planos →Atrações imperdíveis de Sintra e Cascais
Dentre as atrações imperdíveis de Sintra, estão:
- Quinta da Regaleira;
- Palácio da Pena;
- Palácio Nacional de Sintra.
Já em Cascais, as principais atrações são:
- Boca do Inferno;
- Forte de Nossa Senhora da Luz;
- Palácio Condes de Castro e Guimarães.
Nesse roteiro, também inclua uma visita ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa em termos geográficos e que possui uma linda paisagem de falésias que criam um mirante maravilhoso para o Oceano Atlântico. Você pode fazer uma excursão para Sintra, Cascais e Cabo da Roca em um só dia.
Porto
Conhecida como a Cidade Invicta, por sua história de resistência contra invasões estrangeiras durante a Idade Média, o Porto é uma cidade apaixonante. É a segunda maior cidade de Portugal, e consegue misturar o velho e o novo de forma maravilhosa!
Costumo dizer que a “minha cidade” tem um ar de interior na mesma proporção que mantém um ar cosmopolita. Não é à toa que tem um ditado que diz: “o Porto não é uma cidade, é um sentimento”. Só vindo aqui para entender!
Atrações imperdíveis do Porto
Dentre as atrações imperdíveis de do que fazer no Porto, estão:
- Torre dos Clérigos;
- Ponte Dom Luís;
- Catedral da Sé;
- Igreja São Francisco.
Não deixe também de caminhar pelos becos que levam até a Ribeira, Avenida dos Aliados, Rua das Flores e passar pela estação São Bento.
Braga e Guimarães
Braga é a capital do Minho, uma cidade histórica linda, com jardins impecáveis e com uma forte herança católica. Guimarães, por sua vez, é conhecida como o “Berço de Portugal” e tem um lindo centro histórico considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
Atrações imperdíveis de Braga e Guimarães
Dentre as atrações imperdíveis de Braga, estão:
- Catedral da Sé;
- Santuário de Nossa Senhora do Sameiro;
- Santuário Bom Jesus do Monte.
Já em Guimarães, as principais atrações são:
- Castelo de Guimarães;
- Paço dos Duques de Bragança;
- Capela de São Miguel.
As duas cidades merecem uma caminhada por suas ruas históricas e medievais e você pode fazer uma excursão de 1 dia por Braga e Guimarães. Além disso, ambas oferecem boas opções de restaurantes para desfrutar da gastronomia portuguesa.
Roteiro de 10 dias em Portugal
Para o roteiro de 10 dias em Portugal, recomendo fazer o roteiro acima e acrescentar três cidades: Évora, Coimbra e Aveiro.
Évora
Évora é a capital do Alentejo, uma região famosa pela produção agrícola. A cidade data a Era Romana e é tombada como Patrimônio Mundial da Unesco.
Atrações imperdíveis de Évora
Dentre as atrações imperdíveis de Évora, estão:
- Templo de Diana ou Templo Romano como também é chamado;
- Capela dos Ossos;
- Catedral de Évora.
Coimbra
Coimbra é famosa por sua universidade, considerada uma das mais antigas da Europa, que se encontra ainda em funcionamento, datando o ano de 1290. Por conta dos seus estudantes, Coimbra é uma cidade pulsante e com uma boa agitação — exceto no período de férias acadêmicas.
Atrações imperdíveis de Coimbra
Dentre as atrações imperdíveis de Coimbra, estão:
- Universidade de Coimbra;
- Mosteiro de Santa Cruz;
- Mosteiro de Santa Cara;
- Catedral Velha da Sé.
Aveiro
Aveiro é conhecida como a “Veneza de Portugal”. A cidade em si é super bonitinha e tem o seu charme por conta dos canais e moliceiros (um barco parecido com a gôndola), mas sinceramente, não espere tanto. Na minha opinião, ser comparada com Veneza é até uma ofensa para a cidade italiana.
Aproveite para conhecer as praias de Aveiro, principalmente a da Costa Nova, famosa pelas casinhas coloridas e super instagramáveis.
Atrações imperdíveis de Aveiro
Dentre as atrações imperdíveis de Aveiro, estão:
- Passeio de barco pelos canais de Aveiro;
- Museu de Aveiro;
- Praia da Costa Nova.
Um dia em cada uma das cidades é suficiente para conhecê-las e caminhar por suas ruas históricas e charmosas.
Roteiro de 15 dias em Portugal
Para um roteiro de 15 dias em Portugal, além da lista acima, acrescentaria passar 5 dias no Algarve para conhecer a região das praias deslumbrantes e que atrai turistas do mundo inteiro. Dessa forma, você cria um roteiro Portugal completo de norte a sul, passando pelas principais cidades do país.
São várias cidades que compõe o Algarve e a locomoção entre elas é muito rápida. Algumas delas são: Faro, a capital da região, Lagos, Albufeira, Portimão, Tavira e Vilamoura. Porém, não se concentre nas cidades, mas sim, nas praias do Algarve, paisagens e passeios que elas oferecem.
Atrações imperdíveis do Algarve
Dentre as atrações imperdíveis do que fazer no Algarve, estão:
- Ponta da Piedade;
- Praia Dona Ana;
- Passeio de barco até Gruta de Benagil e observação de golfinhos;
- Praia da Marina.
Roteiro de 30 dias em Portugal
Tem 30 dias para fazer o roteiro de Portugal? Então, aconselharia a dividir o tempo para conhecer as diferentes regiões do país e percorrendo algumas rotas específicas.
Aqui, vou fazer diferente dos roteiros cima. A ideia é apresentar a região e citar as cidades do entorno que valem entrar em um roteiro Portugal de 30 dias — como colocado na legenda do mapa do início do artigo. Assim, você pode fazer um turismo mais slow para desbravar cada uma das regiões e conhecer Portugal afundo!
Lisboa e região
A capital portuguesa, localizada na margem norte do Rio Tejo é uma passagem obrigatória e encanta por sua beleza arquitetônica e históricas.
Além de Lisboa, inclua as seguintes cidades da região:
- Sintra: explore os seus castelos e palácios;
- Cascais: explore a cidade costeira, com praias agradáveis e gastronomia rica em frutos do mar;
- Estoril: explore as suas praias e viva a experiência de entrar (e jogar) em um casino;
- Setúbal: explore as lindas praias do Parque Natural da Arrábida;
- Óbidos: explore a cidade medieval cercada por muralhas e com um centro histórico muito bem preservado. Aproveite para experimentar a Ginjinha no copo de chocolate;
- Nazaré: explore a famosa vila de pescadores conhecida por suas ondas gigantes. É o refúgio dos surfistas!
Porto e região Norte
O Porto é a cidade que deixa qualquer pessoa encantada por sua beleza arquitetônica e a sua atmosfera vibrante. Na região, inclua no roteiro Portugal:
- Amarante: explore a linda cidade com pontes e igrejas históricas. Não deixe de comer doce de São Gonçalo (um doce em formato de pênis);
- Vila Real: explore a sua arquitetura barroca e belos jardins;
- Barcelos: explore a cidade dos artesanatos e do icônico Galo de Barcelos;
- Viana do Castelo: explore as suas praias e a sua linda arquitetura histórica. Aproveite para desfrutar da vista panorâmica do Monte de Santa Luzia;
- Braga: explore a cidade histórica e a referência religiosa no país. Por também ser uma cidade universitária, também conta com uma boa dose de agitação;
- Guimarães: explore a cidade onde nasceu Portugal e mergulhe na identidade histórica e cultural do país;
E também, inclua a rota do Vale do Douro, região produtora de vinhos, onde vai passar por lindas paisagens de vinhedos, seja de carro ou em um cruzeiro pelo Rio Douro. E obviamente, não deixe de degustar esses vinhos da região e conhecer algumas Quintas!
Évora e Alentejo
Évora é a capital do Alentejo, uma região que se destaca por sua agricultura, sobretudo na produção de vinhos, oliveiras e cereais. Como já comentado, Évora é um Patrimônio da Humanidade por datar a Era Romana, mas aproveite a estadia na região para incluir no seu roteiro Portugal:
- Estremoz: explore a cidade famosa por sua produção de cerâmica e mármore, e o seu castelo medieval;
- Portalegre: explore os seus museus e a sua uma bela catedral;
- Santiago do Cacém: explore as praias do entorno e castelo localizado no topo da colina;
- Monsaraz: explore a vila medieval murada e que deixa a paisagem do Alentejo ainda mais bonita;
- Marvão: explore a vila fortificada localizada no topo de uma montanha e com vistas panorâmicas de tirar o fôlego;
- Sines: explore a cidade costeira e as suas praias.
E para fechar com chave de ouro esta região, faça a rota da Costa Vicentina para se deslumbrar com as paisagens de falésias e praias, trilhas em meio a natureza e aldeias pitorescas.
Coimbra e Centro
Coimbra, a cidade universitária localizada às margens do rio Mondego e considerada um centro de aprendizado e cultura.
Além de conhecer Coimbra, vale a pena incluir no seu roteiro Portugal:
- Figueira da Foz: explore a cidade com extensas praias e restaurantes à beira-mar;
- Aveiro: explore a “Veneza portuguesa” que encanta a maioria das pessoas que passam por ela. E não deixe de experimentar os famosos Ovos Moles, o doce típico da cidade;
- Leiria: explore o seu castelo histórico e aproveite a sua proximidade com o Mosteiro da Batalha, um Patrimônio Mundial da UNESCO;
- Fátima: se você é católico, dê uma passadinha no santuário que atrai devotos do mundo inteiro.
Região do Algarve
A região do Algarve é famosa por suas praias paradisíacas em meio as falésias, conta com mais de 300 dias de sol durante o ano e atrai milhares de turistas, principalmente os ingleses, que amam curtir o verão na região. Confira a lista das cidades e praias para incluir no seu roteiro Portugal:
- Faro: explore a capital do Algarve que tem um centro histórico bem preservado e fácil acesso às praias;
- Lagos: explore as suas grutas costeiras e praias deslumbrantes;
- Albufeira: se você gosta de uma vida noturna agitada, Albufeira é o lugar certo. E claro, explore suas praias, que também são deslumbrantes;
- Portimão: explore a famosa Praia da Rocha com areia extensa. Uma ótima praia para curtir o verão, esticar a canga e pegar aquele bronzeado;
- Vilamoura: explore os seus resorts, campos de golfe e cassinos;
- Tavira: explore a Ria Formosa e o seu charmoso centro histórico;
- Loulé: explore o seu mercado tradicional e o seu castelo medieval.
O Algarve é uma ótima região para quem viaja para Portugal com crianças, pois além das belas praias, também há muitos parques aquáticos como o Zoomarine, que conta com diversas atrações, incluindo as apresentações com golfinhos, focas e leões marinhos.
Região da Serra da Estrela
A Serra da Estrela é um destino famoso e muito popular entre os amantes da natureza e praticantes de esportes. Durante o verão, atividades de trekking e escalada são comuns na região. No inverno, a neve é a protagonista e atrai aqueles que desejam esquiar ou aqueles que simplesmente querem admirar a paisagem branquinha a partir dos mirantes.
No seu roteiro em Portugal de 30 dias, vale a pena incluir as seguintes cidades:
- Covilhã: explore a “cidade da neve” com a sua linda paisagem circundante da serra;
- Manteigas: explore a pitoresca cidade que dá acesso ao Vale Glaciar do Zêzere e que atrai aventureiros em busca atividades de caminhada;
- Seia: estando em Portugal, em algum momento você vai comer o famoso queijo da Serra da Estrela. Pois bem, Seia é famosa justamente por essa produção. Aproveite para se deliciar essa produção queijeira e visite também, o Museu do Pão;
- Guarda: explore a cidade histórica conhecida por ser a mais alta de Portugal, situada a 1.056 metros de altitude e por oferecer uma linda vista para a Serra da Estrela.
Região de Gerês
Se assim como eu, você é uma amante de cachoeiras e de natureza, a região do Parque Nacional da Peneda-Gerês, deve entrar no seu roteiro Portugal. A região é um verdadeiro paraíso natural, cercada por rios, cachoeiras e montanhas. Inclusive, ele é o único parque nacional de Portugal e tenho certeza que vai se apaixonar.
Além de fazer um passeio pelo Parque Peneda-Gerês em si, inclua também:
- Sistelo: explore a vila apelidada como “Tibete Português” por conta da sua paisagem agrícola em terrenos de socalcos;
- Soajo: explore a charmosa vila com espigueiros e casas de granito;
- Montalegre: explore o seu castelo medieval e pelo Lago do Gerês, que atrai amantes de esportes aquáticos;
- Vilarinho dos Negrões: explore a vila cercada por uma lagoa e que deixa a sua paisagem deslumbrante.
Você pode aproveitar a ida para a região do Gerês, para andar de caiaque ou viver uma experiência de canyoning, uma prática esportiva muito famosa em Portugal.
Aldeias de Portugal
Já imaginou fazer um turismo rural e conhecer lugares que estão fora da rota da maioria das pessoas que visitam o país luso? Então, para fechar o roteiro de 30 dias com chave de ouro, conheça as encantadoras Aldeias e mergulhe nas raízes culturais do país.
No mapa acima, listei algumas delas, mas recomendo escolher uma das rotas indicadas pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA), são elas:
- Rota Sabores e tradição;
- Rota Natureza;
- Rota História, Arte e Espiritualidade;
- Rota Festas tradicionais;
- Rota Experiências de Ruralidade.
Tenho certeza que esse tour vai fazer você se encantar ainda mais com Portugal e ter uma vivência única e cheia de trocas incríveis com os moradores locais.
Qual a melhor época para fazer o roteiro em Portugal?
A resposta é depende do seu roteiro Portugal.
No geral, a melhor época para fazer o roteiro é nos meses de abril a junho (primavera) e outubro a início de dezembro (outono). Esses meses têm temperaturas mais amenas, ou seja, não está muito quente como no verão e nem muito frio e chuvoso como no inverno. Além disso, os pontos turísticos, ficam um pouco mais vazios se comparados ao verão — época de férias na Europa.
Porém, se você pretende conhecer o Algarve, talvez o verão seja a melhor opção, já que o intuito é curtir as praias. O ponto negativo é que com a alta temporada, os preços disparam. Por outro lado, se você pretende conhecer a região da Serra da Estrela e quer ter a chance de ver neve e ainda esquiar, a melhor época para fazer esse roteiro é durante o inverno.
Por isso, a melhor época pode variar conforme o seu roteiro.
Planejando seu roteiro para Portugal
Já sabe quantos dias vai ficar no país e quais as cidades deseja visitar? Confira algumas dicas para te ajudar com o planejamento do roteiro para Portugal.
Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar em cada cidade
Com o seu roteiro Portugal montado, fica mais fácil escolher as cidades que vão servir de base para se hospedar. Afinal, é bom ter em mente aquelas que vão permitir que você faça bate e volta, bem como aquelas que possuem uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e bares.
Veja algumas cidades que podem ser ótimas para servir de base para o seu roteiro:
- Lisboa: é uma ótima cidade de base. Além de ser a capital do país com muitas atrações turísticas e, obviamente, ter uma infraestrutura, permite que você faça bate e volta para Sintra, Cascais e Estoril, Setúbal, Óbidos, Nazaré, entre outras;
- Porto: é a segunda maior cidade do país com boas opções de hospedagem. Você pode fazer um bate e volta do Porto para Braga, Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo, Amarante, Vila do Conde, entre outras;
- Coimbra: apesar de ser pequena, a cidade pode ser uma boa base para se hospedar, pois tem uma ótima infraestrutura por conta da universidade e com uma boa dose de agitação dos estudantes. Além de conhecer a Coimbra, ela pode servir de base para fazer bate e volta para o Santuário de Fátima, Figueira da Foz, Aveiro, Leiria, entre outras;
- Évora: se o roteiro Portugal inclui conhecer a melhor região de vinho do país (de acordo com o meu paladar), Évora é uma ótima cidade base para se hospedar. A capital do Alentejo é encantadora e tem uma boa infraestrutura para receber turistas. Você pode fazer bate e volta para conhecer Monsaraz, Estremoz, Portalegre, Marvão, Sines, Santiago do Cacém e tantas outras;
- Faro: a capital do Algarve pode ser uma boa opção de base para quem vai visitar as praias paradísicas da região sul e contar com uma boa oferta de hospedagem, restaurantes e comércio geral. De lá, fica fácil ir para Albufeira, Lagos, Tavira, Portimão, Vilamoura e outras;
- Covilhã: se você pretende conhecer a região da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal e que neva durante o inverno, Covilhã oferece a melhor infraestrutura da região, contando com boas hospedagens, restaurantes e um povo super acolhedor!
Escolha o melhor transporte para o período
Escolher como vai se locomover é um ponto que deve ser considerado no roteiro Portugal, afinal, são várias as opções. Vamos a elas!
Nas cidades portuguesas
Nas cidades em si, recomendo utilizar o transporte público e andar a pé. Lisboa e Porto, por exemplo, contam com uma boa rede de metrôs, ônibus e bondes para se locomover. Já as cidades menores, contam apenas com o serviço de ônibus.
Outra boa forma de se locomover nas cidades é buscar pelo ônibus hop-on hop-off (ônibus turístico), que conta com uma ótima rota passando por todas as atrações turísticas. Ele permite que você suba e desça quantas vezes quiser dentro do tempo de validade do bilhete.
Entre uma cidade e outra
Para viajar entre uma cidade e outra, você pode fazer o aluguel de carro em Portugal para ter mais liberdade ao viajar, ou também, pode utilizar o transporte público como os trens ou ônibus. E dependendo do percurso, pode utilizar até as vias aéreas.
Se optar por alugar um carro, recomendo buscar a DiscoverCars, um comparador de locação de veículos, super confiável e que reúne grandes e pequenas locadoras disponíveis no país luso. Ao fazer a reserva do carro na DiscoverCars, você ainda pode realizar o pagamento parcial em Real, economizando com o câmbio. Sem contar que os preços são bem atrativos!
Se preferir viajar de ônibus, você pode buscar passagens pela FlixBus. A empresa opera diversas rotas no país e por preços extremamente baixos. Para ter uma noção, é possível encontrar passagens de Lisboa para o Porto por 3,99€.
Se optar por viajar de trem ou avião, recomendo adquirir as suas passagem pela Omio, uma plataforma europeia que busca e compara passagens de avião, trens e até ônibus. Basta digitar o local de origem e o local de destino, bem como as datas para encontrar a passagem que deseja. A Omio é uma empresa que atua no mercado europeu desde 2013 e é super confiável. Eu mesma costumo utilizá-la sempre que vou viajar.
Programe os passeios com antecedência
Ao fechar o seu roteiro Portugal é bom garantir alguns passeios e ingressos com antecedência, principalmente se vai incluir as principais atrações das cidades que costumam ter filas enormes para comprar ingresso e para entrar no local. Você pode verificar a GetYouGuide, a maior plataforma da Europa de venda de ingressos de atrações turísticas e super confiável.
Em Lisboa, por exemplo, vale adquirir o ingresso do Castelo de São Jorge, atração que fica lotada de turistas em qualquer altura do ano. No Porto, o ingresso para Torre dos Clérigos é um dos que valem a pena comprar com antecedência e evitar filas.
Portanto, depois que montar o seu roteiro, vale a pena buscar por ingressos das principais atrações de cada cidade e já deixar comprado. Afinal, sair do Brasil para perder tempo com filas em Portugal é algo que ninguém deseja durante uma viagem.
Fique conectado durante a viagem
Em tempos contemporâneos, ficar sem internet é algo inadmissível. Afinal, estamos sempre pegando no celular para ver e atualizar as nossas redes sociais, conversar com os nossos familiares e amigos, verificando e-mails, usando aplicativos de mapas e utilizando a internet para buscar algo.
Uma boa solução para fugir da cobrança de roaming internacional das telefonias brasileiras e garantir que tenha internet durante todo o roteiro Portugal, é adquirir um chip internacional, como o da America Chip, por exemplo.
O chip é enviado para a sua casa ainda no Brasil, tem cobertura 4G, acesso ilimitado a redes sociais e, se desejar, ainda pode adquirir um plano que permite fazer ligações. Portanto, você já desembarca em terras lusitanas com conexão para toda a viagem e não preocupa em ficar buscando por acessos a Wi-Fi em restaurantes, bares e hotéis.
O que saber antes de viajar para Portugal
E aí, já está com o seu roteiro Portugal montado? Então, é bom que tenha em mente alguns pontos antes de viajar e que precisam ser providenciados. Vamos a eles!
Seguro viagem é obrigatório
Portugal faz parte do Espaço Schengen, o acordo de livre circulação nas fronteiras de 27 países europeus, por isso, o seguro viagem além de ser um item essencial é obrigatório.
Outra exigência do seguro viagem para Portugal é que ele tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas e hospitalares (DMH). No caso de comprar uma proteção que apresente valores em dólar ou em real, deve se atentar e fazer a conversão considerando uma variação de câmbio para garantir que tenha o valor mínimo exigido.
Você pode fazer uma cotação no Seguros Promo, um comparador de seguro viagem que apresenta uma série de seguradoras e planos para você escolher a melhor proteção para o seu perfil, bem como garantir que tenha a cobertura adequada.
Documentação e visto
Além do roteiro Portugal é bom fazer um checklist de viagem para não faltar nenhum documento tido como obrigatório para o caso do agente de imigração solicitar. São eles:
- Passaporte válido: a validade não é exatamente a do documento em si. Ela deve ser superior a 90 dias após a data de deixar a União Europeia — a qual Portugal faz parte;
- Comprovante de hospedagem: a reserva do hotel ou Airbnb. No caso de ficar hospedado na casa de alguém, precisa apresentar uma carta-convite. Não precisa ser todas as reservas, afinal, se vai fazer um roteiro de 30 dias em Portugal, talvez não queira deixar tudo reservado. Contudo, ao menos as primeiras hospedagens é bom ter em mãos o comprovante;
- Comprovante financeiro: pode ser comprovado com dinheiro em espécie, cartões de crédito ou extrato bancário. A recomendação do Consulado português é de 75€ na entrada no país e mais 40€ para cada dia de estadia em Portugal;
- Passagem aérea de ida e volta: os comprovantes das passagens podem ser solicitados, sendo que a passagem de volta não deve ultrapassar 90 dias após a data da sua chegada em Portugal;
- Seguro viagem: a contratação é obrigatória e deve ter cobertura mínima de EUR 30 mil para DMH ou o equivalente em outra moeda;
- ETIAS: a União Europeia vai agregar uma Autorização de Viagem Eletrônica para aumentar o controle das suas fronteiras. Esse documento será obrigatório para turistas brasileiros a partir de 2024 que desejam visitar qualquer um dos países-membros do bloco (o que inclui Portugal) e deverá ser emitida antes do embarque.
Levar dinheiro
Para levar dinheiro para Portugal e evitar andar com muito valor em espécie pelas ruas, recomendo providenciar um cartão de crédito internacional, como o cartão Wise. Ele é aceito em muitos estabelecimentos comerciais e restaurantes, pois carrega a bandeira Visa. Assim como também pode utilizá-lo para fazer saques em caixas eletrônicos ATMs.
As taxas do cartão Wise são transparentes e evita surpresas como acontece com os cartões de crédito de depois acrescenta o IOF e outras taxas. Além disso, você utiliza o câmbio comercial e não o turístico, economizando também na troca do Real para o Euro.
É hora de arrumar as malas e embarcar para fazer o seu um roteiro Portugal incrível. Boa viagem!