Portão de Brandemburgo: como visitar o símbolo da capital da Alemanha

Visitar Berlim  / 

O Portão de Brandemburgo está para Berlim como o Arco do Triunfo está para Paris. O monumento histórico é uma parada obrigatória para quem visita a capital da Alemanha.

Hoje vamos falar mais sobre este ícone da cultura alemã, sua história, localização, como visitar, dicas e curiosidades. Confira!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O que é o Portão de Brandemburgo?

O Portão de Brandemburgo é um monumento histórico localizado numa das principais capitais europeias e do mundo. Construído entre 1788 e 1791, é um símbolo da cultura alemã e também muito importante por sua relevância histórica e contexto em que foi erguido.

Onde fica?

Localizado no centro de Berlim, capital da Alemanha, o Portão de Brandemburgo é um dos monumentos mais fotografados da Europa e do mundo. A Alemanha recebeu em 2017, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), 35 milhões de turistas e Berlim foi a 36ª cidade mais visitada do mundo.

Como chegar até o monumento

Como o Portão de Brandemburgo fica bem no centro da cidade, você pode chegar nele de diversas formas. Confira as opções de transporte:

  • De trem (S-Bahn): você deve pegar as linhas S1, S2 ou S25 e deve desembarcar na estação S+U Brandenburger Tor.
  • De metrô (U-Bahn): se você quiser ir de metrô, a linha U55 leva ao monumento e você deve desembarcar na estação S+U Brandenburger Tor.
  • De ônibus: existem algumas linhas que levam até o Portão de Brandemburgo, são elas: linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag ou S+U Brandenburger Tor.

Aluguel de carro na Alemanha: descubra os preços, os documentos necessários e onde alugar.

Como visitar o Portão de Brandemburgo

Obviamente que se você pretende visitar Berlim, o Portão de Brandemburgo deve fazer parte da sua lista de atrações da capital alemã. Existem diversas maneiras para visitar o ponto turístico alemão e você pode ir de ônibus Hop-on Hop-Off com narração ao vivo, com uma excursão de bicicleta, a pé, etc.

Pacotes turísticos e opções não faltam e se você se programar com alguma antecedência, os valores são bastante acessíveis e valem muito a pena. Você pode conhecer as opções no site Get Your Guide e, assim, poupar dinheiro e tempo em filas.

Ingressos

Geralmente, os ingressos são vendidos com alguma outra atração ou atividade junto. Os preços iniciam nos 2,00€ (dois euros) e podem chegar aos 49,00€ (quarenta e nove euros), dependendo do que você quer fazer.

Por conta da sua excelente localização, vale a pena aproveitar a ida ao Portão de Brandemburgo e já conhecer e visitar outras atrações na capital da Alemanha.

Ano novo em Berlim: saiba como e onde passar o Réveillon.

História do Portão de Brandemburgo

A história do Portão de Brandemburgo é muito interessante. Na verdade, a construção do monumento foi sobre outras portas da cidade que já existiam desde 1658. O estilo neoclássico da construção de Carl Gotthard Langhans é feita de doze colunas dóricas de estilo grego e iniciou em 1788 e terminou em 1791.

São seis colunas de cada lado e cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Em cima do Portão de Brandemburgo está a “quadriga”, que é uma estátua da deusa grega Irene. Essa é, segundo a mitologia grega, a deusa da paz que está em uma biga puxada por quatro cavalos.

Uma coisa muito normal quando visitamos algum monumento, especialmente quando já vimos alguma foto, é que ele é menor do que a gente imaginava. Com o Portão de Brandemburgo não é diferente, apesar de que ele possui 26 metros de altura, 11 metros de profundidade e 65 metros de largura (olhando de frente).

Rota romântica na Alemanha: dicas sobre como ir e quais cidades visitar no seu roteiro de viagem pelo país.

Segunda Guerra Mundial

Ainda sobre a história do monumento, é importante dizer que durante a Segunda Guerra Mundial ele ficou bastante danificado. Porém, entre e 2000 e 2002 a Fundação de Conservação dos Monumentos de Berlim fez uma restauração completa, deixando o Portão de Brandemburgo novo em folha.

Depois da Segunda Guerra Mundial e já na Guerra Fria, o Muro de Berlim que dividiu a cidade tinha o Portão de Brandemburgo como “porta de entrada”, apesar de estar isolado. Ou seja, o Muro de Berlim partia e chegava ao monumento e muitas fotos históricas do momento da queda do muro em 1989 foram tiradas na praça onde fica a estrutura.

Dicas e curiosidades sobre o Portão de Brandemburgo

Quando você for visitar o Portão de Brandemburgo, saiba que terão muitos outros turistas ao mesmo tempo. Então, se quiser uma fotografia melhor, a ideia é ir bem cedo e tentar pegar o local não tão cheio.

Além disso, apesar de a Alemanha ser um país muito seguro, sempre é bom ter atenção aos seus pertences, já que turistas distraídos são sempre uma opção para os batedores de carteira.

Uma curiosidade interessante sobre o Portão de Brandemburgo é que a quadriga (que fica em cima do monumento) foi sequestrada pelas tropas de Napoleão Bonaparte em 1806 e levada para Paris quando elas invadiram a capital da Alemanha. Poucos anos depois, em 1814, a quadriga voltou para Berlim onde permanece até hoje, sã e salva.

turismo na alemanha berlim

Melhor época para visitar Berlim

A melhor época para visitar Berlim é entre abril e outubro. Entre o meio de abril e início de maio é uma época incrível por causa da primavera na Europa. As ruas ficam lindas e as árvores e plantas super floridas. O mês de agosto é o mais quente do continente europeu, porém com passagens aéreas mais caras.

A época mais fria do ano na Alemanha é entre os meses de novembro e março e para fazer turismo nessa época é preciso estar preparado para enfrentar baixas temperaturas e até mesmo negativas em dezembro e janeiro.

Turismo na Alemanha: um roteiro completo e dicas para visitar o país europeu mais importante do continente.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.