Reichstag: saiba como visitar o Parlamento da Alemanha

Visitar Berlim  / 

Se você pretende visitar Berlim, capital da Alemanha, inclua o Reichstag no seu roteiro. Hoje vou falar mais sobre o prédio histórico da capital alemã, sua curiosidades, funcionalidades, como visitar, sua história e outros tópicos muito interessantes. Confira!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que é o Reichstag?

O Reichstag é um prédio histórico que fica na cidade de Berlim, capital da Alemanha, e onde está instalado o parlamento alemão. Localizado no bairro de Mitte, é de fácil acesso e um edifício suntuoso.

Parlamento em Berlim

O Parlamento da República Federal da Alemanha funciona no Palácio do Reichstag, porém o Bundestag é o sucessor do Reichstag desde 1949, com o estabelecimento do capítulo III da constituição alemã. Desde o ano de 1999, o Palácio do Reichstag é a sede do Bundestag, o parlamento alemão.

Turismo em Berlim: roteiro de 3 dias na capital da Alemanha.

Parlamento alemão

O parlamento alemão conta com 709 assentos sendo que a base do governo tem 399 cadeiras. Com um sistema de votação proporcional mista, os deputados alemães são eleitos de 4 em 4 anos e eles elegem o Chanceler Federal.

Como chegar no Reichstag

O Reichstag é bem localizado e fica bem na região central de Berlim e é de fácil acesso para chegar.

Veja as formas que você tem para ir até o Reichstag:

  • De metrô: de metrô você pode, dependendo de onde estiver na cidade de Berlim, desembarcar na estação Bundestag ou Brandenburger Tor para visitar o Reichstag. Em qualquer uma delas, a caminhada é de 10 minutinhos até o parlamento alemão;
  • De ônibus: o ônibus número 100 (S+U Zoologischer Garten) passa muito próximo do Reichstag e pode ser um boa opção para ir vendo a cidade;
  • De táxi ou Uber: de táxi ou Uber é só pedir para ir ao Reichstag e você chegará tranquilamente ao prédio, porém pagará mais que nos transportes públicos;
  • Caminhando: se o dia estiver agradável, aproveite para ir caminhando e fazer pela fotos da cidade. A região é líndissima.

Como visitar

Para visitar o Reichstag você vai subir um elevador e chegar até a cúpula de cristal do edifício (que é maravilhosa!) que fica sobre a Sala de Plenos do Parlamento.

Porém, existem outras maneiras de visitar o local. Para ajudar você, incluímos algumas ofertas da Get Your Guide, onde pode fazer a reserva online de forma simples e rápida, com bons preços e a possibilidade de cancelamento fácil.

Tour Parlamento, Reichstag, Plenarsaal, Cúpula

Nesse tour guiado de 3 horas, por 15€ (quinze euros), você visita a cúpula e tem uma vista deslumbrante da cidade, enquanto aprende a história da cidade alemã.

Excursão Portão de Brandemburgo e Cúpula do Reichstag

Caso você queira otimizar o tempo, poderá fazer uma excursão Portão de Brandemburgo e Cúpula do Reichstag com o Get Your Guide.

Por 24,50€ (vinte e quatro euros e meio) você visita a cúpula de vidro no topo do Reichstag, admira a beleza do Portão de Brandemburgo, da Potsdamer Platz e da Catedral de Berlim do topo do Reichstag e conhece mais sobre a turbulenta história de Berlim.

Turismo na Alemanha: roteiro completo e dicas para visitar o país.

Vale a pena a visita?

Vale. Vale a pena porque visitar um prédio que guarda tanta história é sempre sair melhor do que entrou. Além disso, a importância social e política do Reichstag é indiscutível e a beleza do edifício nos enche os olhos.

cúpula do reichstag

Ingressos para o Reichstag

O ingresso ao Reichstag é gratuito ao prédio para a visita, porém as dicas que dei anteriormente são acompanhadas por um guia especializado que vai contar toda a história do edifício.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Vale lembrar que é necessário fazer uma reserva antecipada antes da sua viagem à Berlim no site oficial do Parlamento da Alemanha e o horário de funcionamento é das 8h da manhã até à meia noite, todos os dias.

História do Reichstag

A construção do Reichstag iniciou no ano de 1884 e terminou em 1894. Em 27 de fevereiro de 1933, o prédio foi incendiado logo após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de Chanceler da Alemanha. A investigação acredita que o fogo tenha sido iniciado em diversos lugares do prédio.

Após o grande incêndio, Adolf Hitler declarou estado de emergência. O presidente da época, Paul Von Hindenburg, assinou o Decreto do Incêndio do Reichstag, que cortava vários direitos humanos no país.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o prédio, em ruínas, deixou de ser utilizado, pois a capital da Alemanha Ocidental foi determinada na cidade de Bonn, em 1949.

Porém, em 1956 decidiram que o edifício não deveria ser demolido e sim restaurado. Até o ano de 1990, o prédio foi utilizado apenas para encontros ocasionais e onde ficava uma exposição permanente sobre a história da Alemanha.

Depois da queda do Muro de Berlim e da reunificação da Alemanha, a capital mudou de Bonn para Berlim. Em 19 de abril de 1999, o edifício foi reinaugurado e abriu como sede do Parlamento da Alemanha.

A cúpula original do prédio, destruída, foi reerguida em um projeto inovador (e lindo) do arquiteto Norman Foster, que se baseou na cúpula original e deixou um presente não só para os cidadãos alemães, mas para todos que visitam e conhecem o Reichstag.

Ah, e para finalizar, na imponente fachada do prédio, bem no pórtico de entrada, lê-se a frase “Dem deutschen Volke” que significa: “Ao povo Alemão”. A frase foi gravada lá no ano de 1916.

Dica: se está planejando viajar para Berlim, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICASTURISMO para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.