Categorias Visitar Irlanda

St. Patrick’s Day: conheça a data especial para os irlandeses

Você sabe o que é o St. Patrick’s Day? Neste artigo, vamos te contar tudo sobre essa data especial: significado, história e atividades.

Vamos também te dar dicas de onde ficar e falar curiosidades sobre o assunto.

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

O que é o St. Patrick’s Day

St. Patrick’s Day, ou feriado de São Patrício, é uma grande e tradicional festa nas ruas da Irlanda, que acontece em todo dia 17 de março, quando São Patrício, padroeiro da igreja católica no país, faleceu.

A história de St. Patrick

De acordo com a história, St. Patrick nasceu na Inglaterra, no século V. Ele foi sequestrado por piratas irlandeses aos 16 anos de idade e levado para o país como escravo. Ficou em um cativeiro em Condado de Mayo, na costa da Irlanda, mas não se sabe o lugar exato.

Segundo sua confissão, em um sonho, Deus falou para ele fugir de seu cativeiro para o litoral, de onde iria de navio para a Bretanha. Entrou para um mosteiro e, em 432, disse que recebeu um chamado para voltar para a Irlanda, mas como bispo, para evangelizar os irlandeses.

Após quase 30 anos nessa tarefa, Patrício faleceu em 17/03/461 e, como mandava a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Patrício é o principal santo do cristianismo na Irlanda e também muito idolatrado pela igreja católica do país e do mundo.

Feriado na Irlanda

Em 1903, o St. Patrick’s Day passou a ser feriado público na Irlanda. A partir de então, várias regiões da Irlanda são palcos de desfiles e comemorações em homenagem ao padroeiro do país.

Anos 1990

A partir de 1996, o governo irlandês resolveu incrementar a festa e torná-la um dos maiores eventos nacionais de todo o mundo. Foi realizado o primeiro “Saint Patrick’s Festival”. A partir do ano seguinte, o evento passou a ser comemorado em mais de um dia.

Isso fez com que o sentimento de cidadão irlandês fosse elevado, o comércio, mais movimentado, e a imagem da Irlanda fosse projetada internacionalmente, atraindo, assim, mais turistas para o país.

O que visitar na Irlanda: guia dos mais lindos lugares pelo país.

Quando ocorre o próximo Saint Patrick’s Festival

Em 2019, o Saint Patrick’s Festival acontecerá do dia 14 ao dia 19 de março.

O que acontece no St. Patrick’s Day

O St. Patrick’s Day é comemorado em cidades grandes e pequenas em toda Irlanda. A festa é equiparada ao Carnaval no Brasil, porém com desfiles de rua, e à Oktoberfest Munique, na Alemanha.

Em homenagem à cor da bandeira irlandesa, a cidade fica verde nessa época, desde as roupas e os rostos das pessoas que se pintam para celebrar o dia de São Patrício, até os prédios e rios, que são tingidos.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

Os desfiles com fantasias, as comidas e as bebidas são grandes destaques para comemorar o St. Patrick’s Day. Há, também, muitos fogos, acrobacias, teatro e shows. Os trevos, que são um dos símbolos da Irlanda, estão sempre na decoração da festa.

A comemoração atrai público de todas as idades. À noite, os pubs criam uma programação especial, dão descontos em bebidas e fazem apresentações de músicas.

Não se esqueça do seguro viagem na sua viagem à Irlanda.

Outras atividades no St. Patrick’s Day

Engana-se quem pensa que o St. Patrick’s Day é somente festa. A data traz diversas atrações interessantes para as cidades irlandesas, como museus, festivais de música, parques de diversões, caminhadas pelas cidades, shows gratuitos, atrações para crianças, festivais gastronômicos e culturais etc.

O “Made in Dublin”, que mostra um panorama da cidade de Dublin, com luzes e movimento e o “Greening the City”, iluminação verde nos principais prédios das cidades, são alguns dos eventos que acontecem na Irlanda.

Como ir ao St. Patrick’s Day

A melhor forma para ir do Brasil para a Irlanda é de avião. No dia 19/10/2018, fizemos uma simulação de compra de uma passagem no site da Decolar para sair do Rio de Janeiro no dia 09/03/2019 e desembarcar em Dublin e depois voltar de Dublin para o Rio de Janeiro no dia 23/03/2019 e o custo é a partir de R$ 3.100 por pessoa.

Lembre-se de que comprar passagem de volta para o Brasil é obrigatório.

A simulação foi feita tendo como base que o evento acontece entre os dias 14 e 19 de março do ano que vem. Mas se você quiser visitar a Irlanda em outro período, leia nosso guia de viagem e saiba qual é a melhor época do ano para visitar a Irlanda.

Não deixe de conferir, também, quais são as melhores épocas do ano do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Onde ficar

Dublin é a capital da Irlanda, portanto, ali há muitas oportunidades de comemorar o St. Patrick’s Day.

As diárias nas hospedagens da cidade, principalmente nessa época do ano, são caras. Veja algumas opções de onde se hospedar em Dublin:

Observações:

* A pesquisa, feita em outubro de 2018, foi com base nas opiniões de viajantes do Booking que se hospedaram e avaliaram as acomodações apresentadas.
* Os valores das hospedagens são relativos a uma diária para casal, do dia 16/03/2019 ao dia 17/03/2019, data do St. Patrick’s Day.

O St. Patrick’s Day é comemorado em todo o país. Se você preferir ir a outra cidade da Irlanda, pesquise as opções disponíveis em sites de busca, como Booking, TripAdvisor e Trivago e escolha a acomodação que mais lhe agrade.

Atenção: a Irlanda é um destino muito concorrido nessa época por causa das festividades em comemoração ao feriado de São Patrício. Portanto, é bom reservar sua acomodação com antecedência. Em outubro, mês em que fizemos a pesquisa, muitas hospedagens já não tinham mais quartos disponíveis.

Não esqueça do seguro viagem obrigatório.

O St. Patrick’s Day também é comemorado em diversos países do mundo

Veja alguns exemplos de homenagens feitas ao padroeiro da população irlandesa:

  • Desde 1962, a água do Rio Chicago, nos EUA, fica verde em homenagem a São Patrício;
  • Desde 2010, a famosa roda gigante London homenageia o padroeiro irlandês;
  • Em 2016, a Torre de Pisa, na Itália, também homenageou os irlandeses no ano passado;
  • Em 2018, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Coliseu, em Roma, ficaram iluminados na cor verde para celebrar o St. Patrick’s Day.

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Agora que você já conhece tudo sobre o St. Patrick’s Day, veja algumas curiosidades a respeito:

  • São Patrício usou o trevo de três folhas para evangelizar os celtas;
  • No St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde, desde pessoas, até prédios, monumentos e rios. Usam a cor que é símbolo do país para comemorar o dia do seu padroeiro;
  • Na Irlanda não há cobras. Os biólogos dizem que nunca houve cobras no país. Porém, de acordo com o folclore, São Patrício as expulsou da Irlanda;
  • A carne com repolho, corned-beef boil, é o prato típico do St. Patrick’s Day;
  • É proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas da Irlanda, exceto no St. Patrick’s Day;
  • O consumo de Guinness (famosa marca de cerveja) no St. Patrick’s Day em todo o mundo mais do que dobra nesse dia: passa de 5,5 milhões para 13 milhões de litros!

Sabe de mais alguma curiosidade? Compartilhe conosco!

Conheça o guia completo que fizemos sobre turismo na Irlanda.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

10 jardins mais bonitos da Europa para conhecer e passear

Os jardins mais bonitos da Europa se espalham pelo continente, oferecendo beleza e diversidade para…

27 de abril de 2024

Roteiro Suíça e Áustria: guia de viagem de 7 a 20 dias

Sabia que é possível conhecer dois países encantadores em uma única viagem? Com o planejamento…

27 de abril de 2024

Ingresso Park Güell: confira os preços e onde comprar

Uma das atrações mais visitadas em Barcelona, saiba como garantir seu ingresso para o Park…

26 de abril de 2024

Quanto custa viajar para a Disney Paris? Confira todos os detalhes

Está planejando uma viagem em família? Confira todos os detalhes de quanto custa viajar para…

26 de abril de 2024

15 pontos turísticos de Portugal para você visitar e amar!

Preparamos uma lista completa dos principais pontos turísticos de Portugal para ajudar montar o roteiro…

25 de abril de 2024

Allbags é confiável? Conheça o site e as opções de compra

A escolha da mala é um passo importante do planejamento de uma viagem a lazer…

24 de abril de 2024