Turismo em Berlim: roteiro de 3 dias na capital da Alemanha

Visitar Berlim  / 

Berlim é a capital da Alemanha e a maior cidade do país. Com 3,5 milhões de habitantes, a Cidade Cinza, como é conhecida, é a terceira cidade mais visitada da União Europeia. Hoje vamos te contar mais sobre o turismo em Berlim. Venha conosco!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Turismo em Berlim: o que fazer

Se você pretende fazer turismo em Berlim, uma das cidades mais bonitas da Europa, saiba que a cidade alemã é uma das principais e mais influentes em cultura, política, ciência e mídia no mundo.

Também vale dizer que Berlim é um centro continental de transporte e onde estão universidades de relevância mundial, e também onde ocorrem eventos esportivos, shows e festivais internacionais.

Confira abaixo o que fazer em Berlim e quais pontos turísticos conhecer.

Principais pontos turísticos

Quando você for fazer turismo em Berlim, não deixe de incluir no seu roteiro as seguintes atrações:

  • Portão de Brandemburgo;
  • Muro de Berlim;
  • Palácio de Reichstag;
  • Ilha dos Museus;
  • Alexanderplatz;
  • Checkpoint Charlie;
  • Berliner Fernsehturm;
  • Potsdamer Platz;
  • Catedral de Berlim.

Se você gosta de história, visitar o Memorial aos Judeus Mortos da Europa é fundamental, bem como o Museu de Pérgamo e a Catedral de Berlim, uma das igrejas mais bonitas do velho continente. Os locais citados são os principais pontos turísticos.

catedral de berlim

Confira os 5 melhores lugares para viajar na Europa.

Dicas da cidade

Viajar é experimentar, por isso uma das dicas mais interessantes sobre fazer turismo em Berlim é caprichar na localização do seu hotel ou hostel.

Saiba o que é um hostel na Europa e como funciona.

Isso porque Berlim é uma metrópole, então se hospedar no centro (ou proximidades) ou perto de uma estação de metrô vale muito a pena.

Outra dica é utilizar o transporte público para se deslocar por Berlim. A cidade alemã é muito bem servida e conta com metrô, trem, tram (bonde) e ônibus.

Por isso vale muito a pena porque o preço compensa e a agilidade, misturada com a qualidade, não deixam a desejar.

Curiosidades sobre a cidade

Fazer turismo em Berlim é caminhar por história e muitas curiosidades como, por exemplo, o fato de que a cidade tinha 4,5 milhões de habitantes antes da Segunda Guerra Mundial e hoje tem 1 milhão a menos.

Muitas nações em uma cidade

Em 2014, mais de 500 mil estrangeiros viviam em Berlim e estima-se que pessoas de 180 nações diferentes vivam na capital da Alemanha atualmente.

Mais pontes que Veneza

Você sabia que em Berlim existem mais pontes do que em Veneza? – pois é, na capital alemã são 1700 pontes enquanto que na cidade italiana são “apenas” 409.

Turismo na Alemanha: roteiro completo e dicas para visitar o país.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Maior estação de trem da Europa

Também é em Berlim que está a maior estação de trem da Europa (Estação Central de Berlim – Hauptbahnhof) e a maior loja de departamentos do lado ocidental do continente europeu. A Kaufhaus des Westens conta com mais de 60 mil metros quadrados.

Por conta do nazismo, ainda hoje em Berlim existem mais de 300 bunkers (abrigos para a guerra) e dezenas de quilômetros de túneis subterrâneos.

Se você gosta de música e acompanhava a carreira de Michael Jackson, foi em 2002 em Berlim que o cantor americano balançou o filho na varanda do Hotel Adlon, bem próximo ao Portão de Brandemburgo.

Em 2014, quase 27 milhões de pessoas pernoitaram na cidade e impulsionaram ainda mais o já aquecido turismo em Berlim. A capital da Alemanha também é considerada “dog friendly” e você encontra com os cachorros em quase todos os locais.

Conheça 10 filmes de viagens inspiradores.

Os mais apaixonados afirmam sem medo que Berlim é a cidade mais legal do mundo. Ou seja, vale muito a pena visitar a cidade alemã e fazer turismo em Berlim.

Roteiro de 3 dias – Turismo em Berlim

Se você vai fazer turismo em Berlim, confira o roteiro que preparamos para você:

Dia 1

Comece a sua viagem e o seu turismo em Berlim pelo Palácio do Reichstag (parlamento alemão). Depois, vá até o Portão de Brandemburgo e conheça um dos cartões postais da cidade.

Após o Portão de Brandemburgo, caminhe até o Memorial aos Judeus Mortos na Europa e em seguida conheça o Gendarmenmarkt.

Depois, não deixe de conhecer o Museu de Pérgamo e aproveite para comprar o seu ticket sem filas e sem estresse pelo Get Your Guide.

Para finalizar o primeiro dia, visite a Catedral de Berlim e, depois, dê uma esticadinha até a Igreja de São Nicolau, que é a mais antiga igreja da cidade de Berlim.

Conheça quais são os principais pontos turísticos na Europa.

Dia 2

No segundo dia, aproveite para conhecer a residência oficial do Presidente da Alemanha, o Palácio Bellevue. Depois, vá ate a Siegessäule e veja a coluna dourada de 67 metros de altura que marca a vitória alemã na guerra dano-prussiana.

bellevue turismo em berlim

Stuttgart: descubra o roteiro completo para visitar a cidade alemã,

Depois aproveite para visitar a Gemäldegalerie, uma galeria e museu de arte realmente interessante. Em seguida, caminhe até a Potsdamer Platz e entenda o seu significado histórico na capital da Alemanha.

Para finalizar o segundo dia de turismo em Berlim, conheça o Museu de Arte Contemporânea Hamburger Bahnhof e a House of World Cultures.

Saiba como fazer uma Road Trip na Europa.

Dia 3

No último dia por Berlim não deixe de visitar a French Cathedral e dê uma esticadinha até o Deutsches Currywurst Museum, um museu dedicado a culinária alemã, especialmente a salsicha.

O Museu Checkpoint Charlie é relevante para quem gosta de história e quer compreender melhor a guerra fria. Depois disso visite também o Museu Judaico de Berlim. E claro, não deixe de conhecer a East Side Gallery que utiliza o Muro de Berlim como galeria de arte.

Para finalizar a sua estada na capital da Alemanha, não deixe de ir ao Alexanderplatz, pois o mercado histórico vale a visita, e encerre o turismo em Berlim na Berliner Fernsehturn, a torre mais alta da cidade.

Espero ter ajudado, tenha uma boa viagem!

Conheça ainda o nosso guia de viagem a Viena.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.