Chegou o momento de fazer o roteiro de sua viagem e você quer saber o que fazer em Berlim? A resposta é: definitivamente, há muito o que fazer. Multicultural, a maior cidade da Alemanha e uma das principais capitais europeias é cheia de história. E tem muita animação também! Aliás, história é o que não falta, por onde você andar encontrará marcas do passado.

Descubra o que fazer em Berlim e como aproveitar a cidade ao máximo!

O que fazer em Berlim?

A capital conta com cerca de 170 museus e diversos memoriais para visitar. São atrações imperdíveis que trazem conhecimento e, ao mesmo tempo, não deixam a história se apagar.

Mas além do passado sombrio, a cidade tem uma atmosfera irresistível, com muita arte, muita festa, restaurantes, bares, baladas, lojas e uma vida completamente agitada.

Isso significa que há inúmeros pontos turísticos de Berlim que precisam estar no seu roteiro. Continue lendo e encontre todas as dicas para sua viagem. Vamos começar?

Está organizando sua viagem e não sabe o que fazer em Berlim? A partir de agora você vai encontrar um roteiro de atrações para ficar até cinco dias em uma das cidades mais bonitas da Alemanha. Veja o mapa acima e já comece a se programar.

Confira também o roteiro para visitar Berlim em 3 a 5 dias.

O que fazer em 1 dia em Berlim?

Se você tem apenas um dia em Berlim, privilegie algumas das atrações mais famosas. Saia cedo e programe-se para aproveitar cada minuto.

Dia 1 – pontos em vinho no mapa

  • Portão de Brandemburgo;
  • Reichstag;
  • Memorial do Holocausto;
  • Checkpoint Charlie;
  • Museu Topografia do Terror;
  • Potsdamer Platz e Restos do Muro;
  • Gendarmenmarkt;
  • Unter den Linden.

Se ainda tiver tempo, selecione alguma atração do dia 2.

O que fazer em 3 dias em Berlim?

Com mais alguns dias disponíveis em Berlim, explore outros locais. Siga o roteiro do primeiro dia e conheça mais estes pontos turísticos:

Dia 2 – pontos em laranja no mapa

Ande pela Ilha dos Museus (Museuminsel), Patrimônio Mundial da Unesco. A região reúne cinco importantes museus: Museu Antigo (Altes Museum), Museu Novo (Neues Museum), Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie), Museu Bode (Bode Museum) e Museu Pergamon (Pergamonmuseum).

Na mesma ilha está a Catedral de Berlim (Berliner Dom).

Catedral de Berlim em dia nublado
A imponente Berliner Dom, um dos monumentos mais fotografados da cidade. Imagem: Denise Döbbeck

Em seguida, atravesse a ponte e conheça a região de Nikolaiviertel. Ande pelas ruas de paralelepípedo, com casas históricas e restaurantes, é como um mergulho na Idade Média. Aproveite!

Continue seu passeio por:

  • Alexanderplatz;
  • Berliner Fernsehturm;
  • East Side Gallery.

Dia 3 – pontos em roxo no mapa

  • Kurfürstendamm;
  • Igreja Memorial Kaiser-Wilhelm (Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche);
  • KaDeWe;
  • Parque Tiergarten;
  • Coluna da Vitória.

Ainda no mesmo dia, você pode visitar o Zoologischer Garten, o zoológico mais antigo da Alemanha, fundado em 1844. Com mais de 1200 espécies de animais, é considerado o mais completo do mundo. Está aberto todos os dias do ano e os horários variam conforme os meses.

O que fazer em 5 dias em Berlim?

Com cinco dias, você conseguirá conhecer o que Berlim tem de melhor. Mantenha os roteiros anteriores e acrescente estas atrações:

Dia 4 – pontos em amarelo no mapa

  • Memorial do Muro de Berlim;
  • Bem perto do Memorial está o Museu de História Natural. Lá encontra-se o maior esqueleto de dinossauro do mundo. Também tem uma das espécies de Tiranossauro Rex mais bem preservadas que existem.

Aproveite o dia para fazer um passeio de barco pelo rio Spree e admirar a vista da cidade.

Dia 5 – pontos em azul no mapa

No último dia, visite o Palácio de Charlottenburg, o maior de Berlim. Antiga residência de verão da família real Hohenzollern, o palácio atualmente é um museu.

Apesar de estar com uma parte fechada para reforma, vale a pena conhecê-lo.  Já que está deste lado da cidade, pegue o ônibus M45 no ponto Klausenerplatz e desça em Moritzstrasse.

Faça um passeio por Spandau, um dos bairros mais antigos de Berlim. Ande até a Altstadt, o centro histórico com ruas de paralelepípedo, e descubra as lojas, cafés e restaurantes. Por perto você também vai encontrar a Zitadelle, uma fortaleza medieval.

Outra opção para sua despedida é um bate e volta a partir de Berlim para alguma cidade próxima. Se você tem interesse em visitar um campo de concentração, há excursão para o Memorial de Sachsenhausen a partir de 15€ por pessoa.

Quantos dias são suficientes em Berlim?

Para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Berlim são necessários no mínimo 3 dias inteiros, já que é uma cidade grande. Mas, claro, com mais tempo, é possível explorar melhor – e com mais calma – a capital alemã e mergulhar na vibrante vida cultural.

O que não pode deixar de conhecer em Berlim?

Listamos 3 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Berlim:

1. Portão de Brandemburgo, originalmente uma das antigas portas de entrada da cidade. No século XVIII, sob o reinado de Friederich Wilhelm II, da Prússia, foi construído um novo portão como sinal de paz. Até hoje é um dos principais marcos da Alemanha.

2. East Side Gallery, após a reunificação alemã, os restos do Muro de Berlim foram pintados por vários artistas e o local tornou-se a maior galeria de arte ao ar livre do mundo.

3. Catedral de Berlim (Berliner Dom), sua cúpula verde é um dos principais marcos da capital alemã. A Catedral é linda e precisa ser visitada.

Como aproveitar a noite em Berlim?

A cidade é repleta de atividades não somente durante o dia, mas também quando escurece. E tem alternativas para todos os gostos e idades. Veja aqui o que fazer à noite em Berlim:

Que tal um cruzeiro pelo rio Spree depois do pôr do sol? É uma ótima oportunidade para relaxar e admirar a arquitetura da cidade enquanto os monumentos estão iluminados.

Está pronto para se divertir em uma temperatura congelante? Perto da Alexanderplatz, o Berlin Icebar é um bar com temperatura a -10°C. O ingresso custa a partir de 22,50€ por pessoa, incluindo três bebidas e roupas de frio.

A mais de 200 metros de altura, o restaurante giratório da Fernsehturm (Torre de TV) possibilita jantar com vista panorâmica de 360 graus para a cidade.

Berlim ao anoitecer destaca a altura da Fernsehturm, a Torre de TV
Um jantar na Torre de TV é garantia de vista deslumbrante de Berlim e muitas fotos

Você procura um evento especial? Nada mais nobre do que um jantar no Palácio de Charlottenburg seguido de concerto com a Orquestra Berliner Residenz.

Para quem gosta de baladas, Berlim é o lugar certo. Prepare-se para dançar por horas em consagradas casas noturnas da cidade.

Qual a melhor época para conhecer Berlim?

Qualquer época é um bom momento para conhecer Berlim e todas as estações têm suas belezas e características próprias. Seja nos meses com temperaturas mais agradáveis, de junho a setembro, ou no inverno.

Porém, se você não gosta de frio, o inverno pode ser um pouco desconfortável, já que a cidade está localizada no norte da Europa e as temperaturas tendem a cair mais. Sem contar que os dias são mais curtos.

De qualquer forma, há atrações suficientes em locais fechados como museus, exposições, palácios, bares, cafés e restaurantes. Alternativas é que não faltam.

O que fazer no inverno?

A principal atração de Berlim (e da Alemanha inteira) no inverno são os Weihnachtsmärkte, ou seja, os fantásticos mercados de Natal. Qualquer brasileiro precisa ter a experiência, pelo menos uma vez na vida, de conhecer estas feirinhas.

Há várias espalhadas pela cidade, entre o final de novembro e o final de dezembro. Saboreie as delícias típicas desta época vendidas nas barracas, experimente o Glühwein, vinho quente alemão, e veja (ou compre) decorações de Natal expostas nos mercados.

O canal Alemanizando mostrou um pouquinho do inverno na cidade, confira:

Tem ainda o perfume de amêndoas torradas, músicas natalinas e, dependendo do horário, a presença do Papai Noel. É um período mágico!

Outro programa típico de inverno em Berlim é frequentar uma sauna. É o refúgio perfeito contra as baixas temperaturas. Experimente este costume alemão e dedique algumas horas ao relaxamento.

Já para quem gosta de se exercitar e brincar no frio, há dezenas de pistas de patinação no gelo abertas nesta época. É só alugar seu par de patins e se divertir.

O que fazer no verão?

Berlim no verão é uma grande festa. Depois das baixas temperaturas, é o momento de aproveitar a vida ao ar livre.

Faça como os alemães: escolha um dos diversos parques da cidade e deite-se no gramado para tomar sol, nade no lago e faça um churrasco (nos supermercados há churrasqueiras descartáveis). Ou um piquenique!

Também imperdível é relaxar e beber uma autêntica cerveja alemã em um Biergarten, espécie de cervejaria ao ar livre, na natureza.

Andar de bicicleta, nas ruas planas da cidade, é outra alternativa nesta época do ano. E, para quem gosta de esporte, que tal alugar um stand-up paddle e praticar a atividade nos lagos de Berlim?

Além disso, no verão os bares de praia funcionam a todo o vapor. É o momento propício para se deitar em uma espreguiçadeira e, com os pés na areia, saborear uma cerveja.

O que fazer além do óbvio em Berlim?

Que tal fugir do óbvio e conhecer lugares diferentes? Berlim é uma cidade que tem de tudo, e assim, não é difícil descobrir atrações inusitadas.

Sabia que é possível tomar café da manhã no restaurante do Reichstag, o Parlamento Alemão? Nada melhor do que começar o dia com um café completo dentro da cúpula de vidro, com vista panorâmica para a cidade.

Reichstag, o Parlamento Alemão e sua cúpula de vidro
Além de visitar o parlamento, turistas podem tomar café da manhã na cúpula de vidro e apreciar belas paisagens

Um local interessante é o Memorial Berlin Hohenschönhausen, antigo centro de detenção da Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental. Por lá estiveram milhares de presos políticos no período da ditadura comunista. Os visitantes conhecem as instalações da prisão e são guiados por ex-presos políticos e historiadores. O memorial abre diariamente, das 9h às 18h.

Também vale uma visita ao Museu da Espionagem (Deutsches Spionagemuseum). A exposição interativa proporciona uma viagem no tempo, mostrando, com recursos multimídia, desde a história da coleta e transmissão de informações secretas até métodos de espionagem atuais e futuros.

Outro passeio interessante em Berlim, é visitar um Bunker. Existem vários pela cidade, alguns da Segunda Guerra e outros do período da Guerra Fria, nos quais é possível conhecer a estrutura e o funcionamento dos locais na época.

Se quiser explorar áreas escondidas da cidade, há uma excursão a pé em quintais escondidos.

Quanto custa viajar para Berlim?

Viajar para Berlim custa, em média, R$ 8.500 para uma pessoa durante uma semana, excluindo a passagem aérea. Quer mais informações sobre quanto custa viajar para Berlim?

Item  Preço médio para 1 pessoa por 7 dias
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 5.200,00
Atrações turísticas 210€ (R$ 1.178,10)
Alimentação 385€ (R$ 2.159,85)
Total R$ 8.537

*Cotação do euro em 16 de março 1€ = R$ 5,61.

Embora os valores tenham aumentado substancialmente na Alemanha em consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia, o custo de uma viagem para a cidade pode ser maior ou menor, dependendo da época do ano, hospedagem, alimentação e quantidade de atrações.

Quantos euros levar?

Em média, pode-se calcular entre 70€ a 100€ por dia, por pessoa, para gastos com alimentação, atração turística, transporte e compras. Ou seja, para uma semana seria no máximo 700€.

Mas não pense em levar toda esta quantia em espécie. Em qualquer lugar é perigoso andar com muito dinheiro, então para quê arriscar?

Muito mais seguro é adquirir um cartão de débito internacional. Para isso, você deve abrir uma conta na Wise e pedir o cartão gratuitamente. Você pode ter tanto o cartão digital quanto o físico. E poderá pagar em euros sem a cobrança de tarifas. E ainda fazer saques nos caixas eletrônicos de Berlim.

Checkpoint Charlie e guardas americanos em frente ao posto de controle
Na Guerra Fria, o posto de controle separava Berlim Ocidental do lado oriental

Uma dica é levar uma parte em dinheiro e mais o cartão de débito. Essa é uma grande facilidade ao viajar para o exterior e principalmente para a Alemanha, onde o cartão de crédito não é aceito em todos os lugares.

Qual o gasto diário?

Em média, gasta-se cerca de 45€ a 50€ por dia com alimentação se você fizer apenas uma refeição (almoço ou jantar) e na outra optar por um lanche como os tradicionais currywurst, bratwurst (pão com salsicha) ou dönner kebab.

Além disso, muitas atrações são gratuitas. Mas se deixar para comprar os outros ingressos na hora e optar por duas refeições e em restaurantes mais sofisticados, precisará de mais dinheiro, por volta de 70€ a 100€ por dia.

Lembrando que é apenas uma estimativa e que o gasto depende do perfil de cada viajante. Mas, em geral, Berlim é considerada acessível quando comparada com outras capitais europeias.

O que não deixar de comer em Berlim?

Faça uma pausa, no almoço ou jantar (ou ambos) para experimentar os pratos tradicionais da culinária alemã. Geralmente são mais pesados, com carne de porco e batata, mas são deliciosos.

Há diversos restaurantes típicos onde comer na cidade. Não vá embora de Berlim sem comer:

  • Currywurst (salsicha ao curry) – tradicional fast-food da Alemanha, servida principalmente em barracas de comida na rua;
  • Döner kebab – sanduíche de carne de vitela, cordeiro ou frango com salada, legumes e molho dentro do pão pita – de origem turca, é a principal comida de rua de Berlim;
  • Kassler mit Sauerkraut – carne de porco salgada e defumada com chucrute;
  • Gepökeltes Eisbein mit Erbspüree – joelho de porco salgado com purê de ervilha;
  • Buletten mit Kartoffelsalat – almôndegas com salada de batata;
  • Schnitzel Holstein – costeleta de vitela ou carne de porco à milanesa com ovo frito por cima, salmão defumado, sardinha, alcaparra e anchova;
  • Schnitzel – carne de porco à milanesa servida com batata frita ou salada de batata;
  • Berliner – donuts com recheio de geleia;

Além disso, não deixe de beber uma Berliner Weisse – cerveja de trigo. E se você quiser aprofundar a sua experiência gastronômica, confira nosso guia completo de onde comer em Berlim.

Onde se hospedar em Berlim?

Se a intenção é ficar mais próximo dos pontos turísticos, o lugar mais indicado onde ficar em Berlim é o bairro central Mitte, com grande variedade de restaurantes, bares e lojas.

Outro local interessante é o bairro Tiergarten. É uma região com muito verde e atrações turísticas por perto. A melhor parte é na Potsdamer Platz.

Charlottenburg é mais uma opção, onde se encontram museus, teatros e restaurantes. Neste bairro estão a elegante avenida Kurfürstendamm e o Palácio de Charlottenburg.

Para quem procura agitação da vida noturna, a indicação é Prenzlauer Berg, que reúne baladas, bares e restaurantes. Berlim tem muitas opções com bairros interessantes para se hospedar.

Qual o melhor transporte para aproveitar tudo o que tem para fazer em Berlim?

Berlim tem um sistema de transporte público eficiente, com extensa rede de metrô (U-Bahn), trem suburbano (S-Bahn), ônibus e bonde (Strassenbahn) e o valor depende da zona tarifária (AB, BC e ABC).

Para um city tour econômico, a linha de ônibus público número 100 passa por alguns dos principais pontos turísticos de Berlim. O percurso, de cerca de uma hora de duração, tem início na estação Zoologischer Garten e termina na Alexanderplatz. É preciso apenas adquirir um ticket da zona AB, cujo valor é 3€.

Pelo mesmo valor há também o ônibus público número 200. Embarque na estação Zoologischer Garten e vá até Alexanderplatz. Em 30 minutos de passeio dá para ver a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, zoológico, filarmônica, Potsdamer Platz, entre outros.

Monumento do Holocausto é uma das visitas obrigatórias a fazer em Berlim
Um momento de reflexão no monumento em homenagem às vítimas do nazismo. Imagem: Denise Döbbeck

Já quem procura algo específico para turista, pode optar pelo ônibus hop-on hop-off, cujo ingresso dá direito a subir e descer do transporte ilimitadamente. Também pode-se percorrer todo o percurso dentro do ônibus, com explicações de um audioguia disponível em diversos idiomas. Você pode conferir opções de trajetos no nosso artigo sobre os ônibus turísticos hop-on hop-off de Berlim.

No caso de bate e volta para cidades vizinhas, é possível utilizar o trem regional (RE) ou, para um maior conforto, vale a pena bucasr por um aluguel de carro em Berlim. Para isso, nós indicamos a DiscoverCars, um comparador com os melhores serviços e custo-benefício. Faça tudo pelo site e fique atento, pois, quanto antes reservar seu veículo, melhor será o valor.

Conheça o cartão turístico da cidade, o City Pass Berlim, e veja se vale a pena para a sua viagem.

Como se planejar para visitar Berlim?

Uma viagem internacional exige muito planejamento. Muito além do básico o que fazer, onde se hospedar, há outras questões que devem ser pensadas – e providenciadas – com antecedência. No checklist estão:

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Alemanha, assim como para todo o Espaço Schengen.

Para a contratação, pode-se fazer uma cotação com o Seguros Promo, um comparador de seguros viagem. Assim, descobrirá qual a melhor opção para suas necessidades.

O chip internacional proporciona comodidade e muitas facilidades. Afinal, quem é que gostaria de depender do Wi-Fi do hotel para pesquisar o roteiro, consultar mapas ou postar fotos? A America Chip oferece planos a partir de 40 dólares para a Europa, com internet 4G ilimitada.

Não deixe para comprar ingressos no local, de última hora, principalmente se a viagem for durante a alta estação. Por meio do site Get Your Guide você adquire seus ingressos antecipadamente, evitando assim perder tempo em filas.

E, por fim, não se esqueça de adquirir um cartão de débito para seus gastos durante a viagem. O Cartão Wise proporciona que você faça saques, compras e pagamentos no exterior com tarifas mais baixas do que o cartão de crédito internacional.

Agora que você já sabe o que fazer em Berlim, confira também um roteiro pela Alemanha!