Neste artigo, vou  abordar alguns sites Ășteis para brasileiros em Portugal que vĂŁo fazer qualquer viajante economizar tempo e dinheiro na Europa.

A tecnologia surgiu essencialmente para facilitar a nossa vida, e no decorrer dos anos, a internet e os aplicativos de celular tĂȘm nos ajudado bastante em todos os sentidos, principalmente na hora de planejar uma viagem.

Sites Ășteis para brasileiros em Portugal que facilitam a viagem na Europa

NĂŁo importa se a viagem Ă© de luxo ou no estilo backpacker (mochileiro), hĂĄ sites e apps que atendem a todos os pĂșblicos, tendo como principal objetivo tornar a viagem mais econĂŽmica e prĂĄtica, de acordo com as necessidades de cada um.

Conheça abaixo alguns sites e aplicativos (alguns desconhecidos) que irão realmente facilitar a viagem de brasileiros pelo mundo fora (antes e durante a jornada), proporcionando vantagens, facilidades e economia, não apenas financeira mas principalmente de tempo.

Saiba também quais são os aplicativos essenciais para quem quer morar na Europa.

4 sites Ășteis para brasileiros em Portugal

Yescapa

A Yescapa é uma plataforma portuguesa simples e segura para alugar motorhomes (casa sobre rodas), furgÔes modificados e campervans (van adaptada). O site funciona como um intermediårio entre proprietårios particulares desse tipo de veículo com viajantes interessados em alugar um transporte que ao mesmo tempo serve como uma casa móvel.

O site explica de forma detalhada como funciona esse processo de locação, alĂ©m disso, existe uma boa variedade disponĂ­vel dessas “casas sobre rodas”. A diĂĄria de cada veĂ­culo varia conforme o modelo, tipo e tamanho. De todo o modo, Ă© mais barato do que alugar um motorhome em uma empresa especĂ­fica do ramo no Brasil, por isso faz parte da nossa lista de sites Ășteis para brasileiros em Portugal.

Perfil: Viajantes com espĂ­rito aventureiro e que buscam economizar com hospedagem.

Trusted House Sitters

Apesar do nome longo e estranho, a Trusted House Sitters uma espĂ©cie de “comunidade” onde as pessoas oferecem suas residĂȘncias para outras cuidarem de seus animais de estimação enquanto viajam, em troca de hospedagem para os cuidadores.

A proposta Ă© simples e todos saem ganhando no final, pois dessa forma o proprietĂĄrio nĂŁo precisa colocar o bichinho em um pet-hotel (hotel para animais) e o pet-sitter (como Ă© chamado o hĂłspede-cuidador) nĂŁo gasta dinheiro com diĂĄria de hotel.

O Trusted House Sitters é um site pago e é um dos mais populares neste segmento, conectando pessoas do mundo inteiro. Como medida de segurança, o site exige que seus associados enviem uma declaração de que nada consta da polícia do país de origem.

ApĂłs efetuar o cadastro, Ă© sĂł explorar o site e observar as oportunidades disponĂ­veis ao redor do mundo (principalmente no paĂ­s que o pet-sitter deseja viajar) e cruzar os dedos para o anfitriĂŁo gostar do seu perfil.

Importante ressaltar que, apesar de fazer parte dos sites Ășteis para brasileiros em Portugal, a maioria dos anĂșncios sĂŁo dos Estados Unidos, Inglaterra, AustrĂĄlia, Nova ZelĂąndia, CanadĂĄ, Ásia, AmĂ©rica Central e claro diversos paĂ­ses da Europa.

Perfil: Viajantes que amam animais e que possuem flexibilidade de datas, pois isto Ă© definido de acordo com a necessidade do anfitriĂŁo.

Quer saber como morar em Portugal? Esse artigo contém um guia passo a passo.

World Wide Opportunities on Organic Farms – WWOOF

O World Wide Opportunities on Organic Farms – WWOOF é uma iniciativa interessante baseada no turismo sustentĂĄvel. Nesta modalidade, o viajante trabalha meio perĂ­odo em fazendas orgĂąnicas, e em troca recebe acomodação, 3 refeiçÔes diĂĄrias, e claro, tem a chance de aprender sobre o cultivo orgĂąnico.

SĂŁo milhares de fazendas cadastradas no site que jĂĄ conta com mais de 50 paĂ­ses inscritos, sendo locais devidamente preparados para receber voluntĂĄrios de todas as partes do mundo. ApĂłs se inscrever na plataforma e efetuar o pagamento da taxa anual, basta pesquisar por regiĂ”es de seu interesse e ver a proposta de cada fazenda orgĂąnica, e, por fim, enviar uma mensagem para os proprietĂĄrios. Uma opção interessante e ecolĂłgica que nĂŁo poderia estar de fora da lista dos sites Ășteis para brasileiros em Portugal.

Perfil: Viajantes interessados em alimentação saudĂĄvel e vida no campo, de preferĂȘncia vegetarianos e veganos.

12h

O conceito do 12h Ă© simples: o que fazer em uma cidade tendo apenas 12 horas para conhecĂȘ-la? Diante dessa questĂŁo, o site dĂĄ dicas do que fazer (lazer), onde comer, sugestĂ”es de compras e visitação estando somente por algumas horas em um lugar.

Dessa forma, o turista tem a chance de conhecer os locais mais interessantes, economizando algo valioso: tempo.

Todas as recomendaçÔes de percursos estão organizadas em itinerårios de até 12 horas, e são basicamente sobre lugares para se descobrir, relaxar e admirar. O ponto negativo do site é que a maioria dos destinos citados são na França, não tendo ainda uma pluralidade de países.

Perfil: Todos os tipos de viajantes.

Veja quais sĂŁo os documentos para morar em Portugal e como solicitĂĄ-los.

Aplicativos que facilitam o dia a dia de um viajante na Europa

Touring Bird

O Touring Bird é uma ferramenta criada pelo Google que visa sugerir as principais atraçÔes de países bastante visitados por turistas do mundo inteiro.

Além disso, informa os preços de alguns locais turísticos, lugares interessantes para se visitar nos arredores da região e informaçÔes curiosas sobre o país.

A maioria dos destinos listados são na Europa. Saiba maiores informaçÔes sobre o Touring Bird no artigo completo que escrevemos sobre ele.

ANA Portuguese Airports

ANA Portuguese Airports é um app em portuguĂȘs que resume informaçÔes sobre vĂŽo na tela do celular, sem a necessidade de ficar procurando os painĂ©is de vĂŽos espalhados pelo aeroporto. AlĂ©m disso, o aplicativo informa o guichĂȘ das companhias aĂ©reas para check-in e tambĂ©m indica o portĂŁo de embarque.

Para aqueles que estĂŁo a caminho do aeroporto para recepcionar um passageiro, o app informa atravĂ©s do nĂșmero do vĂŽo se o mesmo chegarĂĄ no horĂĄrio previsto, se haverĂĄ atraso e a estimativa de chegada em caso de atraso. Apesar de ser um aplicativo, tambĂ©m merece estar em nossa lista de sites Ășteis para brasileiros em Portugal.

Veja também quais são os aplicativos para morar em Portugal mais eficazes.

Moovit

Ideal para quem quer economizar com tĂĄxi, usando o transporte pĂșblico que Ă© muito eficiente em Portugal. ApĂłs mencionar o destino, o Moovit informa as opçÔes disponĂ­veis de trajeto, sem contar que o usuĂĄrio pode acompanhar o prĂłprio percurso atravĂ©s de um mapa virtual que vai sinalizar aonde ele irĂĄ desembarcar.

Também é possível ver os horårios dos trens (comboios) e Înibus (autocarros), os mapas das linhas de metrÎ e as melhores rotas dentre as opçÔes oferecidas.

Air Ticket Arena

Air Ticket Arena é um app inglĂȘs que permite que o viajante dĂȘ lances de Ășltima hora em assentos de aviĂŁo que nĂŁo foram vendidos atĂ© aquele momento, como se fosse um leilĂŁo. Entretanto, o passageiro deve escolher o vĂŽo duas semanas antes da viagem ocorrer, ver a disponibilidade de poltronas livres e dar o lance.

Quarenta e oito horas antes do vÎo ocorrer, o viajante fica ciente se o assento foi vendido durante este período de tempo, quando as companhias aéreas informam quanto estão dispostas a aceitar pelo lance ofertado. Caso o valor oferecido pelo passageiro esteja dentro da faixa de preço que elas permitam, a passagem aérea é emitida.

VocĂȘ sabe como usar WhatsApp no exterior? Este artigo explica tudo.

Guia Bolso

O Guia Bolso Ă© um app ideal para nĂŁo se enrolar nas contas e gastos durante uma viagem, ele funciona como um gerenciador de finanças que reĂșne em um Ășnico extrato dados de vĂĄrias contas correntes e cartĂ”es de crĂ©dito, exibe receitas e despesas separadas por categorias.

O Guia Bolso permite também fazer um planejamento onde o usuårio pode definir um valor base de despesa diåria para cada categoria. Ideal para quem vai fazer uma viagem longa, mantendo assim um controle financeiro, sem sustos de ordem financeira no decorrer da viagem.

Too Good to Go

Alimentação Ă© um dos gastos altos ao longo de uma viagem, porĂ©m este app dinamarquĂȘs teve uma iniciativa econĂŽmica e ao mesmo tempo sustentĂĄvel.

O Too Good to Go permite que qualquer pessoa compre por um preço bem mais acessível a comida que sobra de restaurantes e que acabaria sendo descartada. Fåcil de usar, basta baixar o app, escolher o restaurante e fazer o pedido.

Existe inclusive restaurantes renomados na lista, e algumas refeiçÔes podem custar poucos euros, para quem viaja com um orçamento curto esta é uma boa dica.

O principal objetivo dos criadores desse app é evitar o desperdício de comida. Vale ressaltar que o viajante pode também fazer uma doação que serå revertida em uma refeição para quem não pode pagar.

Estå pensando em se mudar para Portugal? Conheça o Banco N26, banco online que facilita a vida dos brasileiros na Europa.

Smartify

O Smartify é um aplicativo essencial para turistas que apreciam artes plĂĄsticas, isto por que ele “lĂȘ” (reĂșne tecnologias de reconhecimento de imagens) as obras expostas em museus, mostrando uma sĂ­ntese com informaçÔes interessantes (dados, vĂ­deos e crĂ­ticas) sobre a arte e seu criador.

Usar o app é uma tarefa simples, basta apontar a tela para o quadro ou escultura para obter a explicação, ele permite também salvar as imagens e informaçÔes sobre a obra.

Hotwire

O Hotwire é um app simples e uma boa opção para escolher um quarto de hotel, após inserir o seu destino, ele mostra uma lista de quartos com desconto exibindo os preços de cada um.

Infelizmente, informaçÔes båsicas em relação ao hotel não estão disponíveis, mas provavelmente este item serå aperfeiçoado ainda.

Google Lens

Viajar para um paĂ­s cujo idioma Ă© diferente do nosso pode tornar a viagem mais difĂ­cil nas tarefas mais simples, como por exemplo ler placas de rua ou de estabelecimentos comerciais. Entretanto, com o Google Lens tudo ficarĂĄ mais fĂĄcil, pois ele traduz textos em tempo real usando apenas a cĂąmera do smartphone.

Basta apontar a lente para o item que deseja traduzir (na maioria das vezes placas indicativas e comércio) e ele traduz no mesmo instante, sem a necessidade de estar conectado a internet.

Alguns dos idiomas disponĂ­veis sĂŁo: inglĂȘs, espanhol, italiano, francĂȘs, russo, alemĂŁo e portuguĂȘs. Por conter o nosso idioma, faz parte dos sites Ășteis para brasileiros em Portugal.

Vai visitar Portugal? É obrigatório contratar um seguro viagem internacional, veja como contratar o seu aqui.

Gostou da nossa lista? HĂĄ mais sites Ășteis para brasileiros em Portugal que nĂŁo estĂŁo na lista mas que tambĂ©m sĂŁo importantes? Conte-nos nos comentĂĄrios e nos ajude a divulgar a informação para os conterrĂąneos em terras lusitanas. Mais sites Ășteis para brasileiros em Portugal sĂŁo sempre bem vindos!

Saiba também como escolher e comprar um chip de celular em Portugal.