Imagine a seguinte situação: você planejou sua viagem à Portugal com bastante antecedência, preparou uma lista de pontos turísticos, está cheio(a) de expectativas e, ao chegar, fica sem conexão de internet e sem poder fazer ligações. Além de não poder compartilhar com família, amigos e nas redes sociais os seus registros, você também pode não conseguir se localizar sem um mapa online, pedir um táxi, um uber ou ficar sem saber qual transporte público pegar. Por esses e muitos outros motivos, garantir um chip de celular Portugal irá te afastar desses problemas durante a viagem.

Neste artigo, saiba como comprar um chip celular para Portugal, como ele funciona, quanto custa e como escolher o melhor. Aproveite sua leitura!

Como comprar um chip de celular para Portugal?

Nossa principal recomendação é comprar um chip internacional no Brasil, antes de embarcar. Existem diversas empresas que vendem esse tipo de chip e garantir esse item ainda em solo brasileiro é fundamental para evitar ficar sem conexão ao chegar em Portugal.

Para conseguir seu chip internacional, você deve comprá-lo online, com certa antecedência. O chip pode demorar de 5 a 10 dias úteis para chegar, então planeje-se bem. Atente-se também ao plano que você vai escolher, porque isso é feito no momento da compra. Certifique-se de escolher um plano que funcione na Europa, e se você costuma utilizar muito a internet, um plano com internet ilimitada é o ideal.

Ao comprar seu chip, você precisa indicar qual será a data de ativação. Essa data é a sua data de chegada a Portugal, que é quando você começará a utilizar os serviços, efetivamente. Se você for fazer escala em algum outro país da Europa, lembre-se de considerar esse tempo ao escolher a data de ativação.

Como funciona o chip internacional em Portugal?

O chip internacional em Portugal é pré-pago, e funciona de maneira semelhante ao chip normal.

Com ele, você consegue utilizar o WhatsApp normalmente, já que seu número para esse aplicativo continua sendo o mesmo. Com um chip internacional com internet ilimitada, você também pode utilizar as redes sociais sem problemas.

mulher usa o cartão para fazer compra pela internet
Comprar o chip para Portugal pela internet é rápido e fácil

Ainda, com esse tipo de chip você pode fazer ligações normalmente. A única diferença é que, para ligações, você terá um número temporário diferente do seu número de antes.

Para ativar o chip internacional, o processo também é bem simples:

  • Desligue seu celular e retire o chip antigo;
  • Insira o chip internacional;
  • Em seguida, ligue o celular novamente e ative as opções de roaming e de dados ativas.

Pronto, depois de seguir o passo a passo o chip estará pronto para ser usado, mas fique atento, em alguns casos pode ser necessária alguma configuração extra.

Onde comprar o chip de celular para Portugal?

A boa notícia é: você pode comprar seu chip para Portugal online, sem precisar sair de casa. Além disso, existem várias empresas que disponibilizam esse produto, como a America Chip, Viaje Conectado, Go-Sim, Travel Mobile e My Sim Travel.

A America Chip é uma das melhores do mercado, que oferecem um dos melhores serviços de internet e ligações internacionais.

Na América Chip, por exemplo, você compra através do site e espera o chip chegar na sua casa. Se você é da capital de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a entrega será feita no mesmo dia. Se você mora nos demais Estados, a entrega pode levar de 5 a 10 dias úteis, a depender da modalidade de envio que você escolher.

Quanto custa um chip de celular para Portugal?

Depende do plano que você escolher, mas os valores podem ir de 40 dólares até 220 dólares. Isso vai depender principalmente da quantidade de dias da sua viagem, ou seja, de quanto tempo você utilizará os serviços do chip.

O valor também depende do tipo de chip que você compra. Por exemplo, chips mais simples e que servem apenas para internet são mais baratos. Por outro lado, chips que contam com internet e ligações são um pouco mais caros.

Na America Chip, por exemplo, o chip Europa internet 4G ilimitada e ligações para 10 dias de viagem, com 100 minutos para ligar para o Brasil custa USD 66,90. Mas se você pretende comprar um chip apenas com internet ilimitada, sem ligações, o valor é USD 53,90.

Como escolher um chip de celular para viajar?

O ponto mais importante é avaliar bem as particularidades da sua viagem antes de escolher um chip. Se você tiver certeza que não irá utilizar muita internet, um chip com ligação e internet limitada pode ser suficiente.

Por outro lado, se você pretende utilizar muito as redes sociais, principalmente para postar as fotos da sua viagem, um chip com internet ilimitada é certamente a melhor opção. Afinal, subir imagens para as redes sociais é algo que consome muitos dados, e você não pode arriscar ficar sem conexão.

Escolha o seu chip também pelo tempo de cobertura, de acordo com o tempo da sua viagem. Se você vai passar um longo tempo em Portugal, você consequentemente também precisará de mais tempo de serviços.

Aproveite para saber o que fazer em Portugal durante sua estadia.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Vale a pena comprar um chip de celular para viajar para Portugal?

Sim, vale muito a pena comprar um chip para viagem.

Em Portugal, país cheio de lugares belíssimos e marcantes, você vai querer registrar e compartilhar esses momentos. Por isso, contar com internet será fundamental.

Além disso, você também precisará de internet na rua, fora do hotel em Portugal, AirBnB ou Hostel em que estiver hospedado. Afinal, você pode precisar de utilizar o mapa, pesquisar endereços, solicitar táxis ou ubers, saber qual transporte público utilizar, se comunicar com amigos e parentes, etc.

Chip celular Portugal: mulher tirando foto de ponto turístico em Lisboa
Com um chip internacional com internet ilimitada, você pode compartilhar fotos à vontade

Com um chip, você também garante poder se comunicar por ligação a qualquer momento. Outro ponto é que você evita utilizar redes de Wi-Fi públicas e não seguras, o que é essencial principalmente quando você for acessar aplicativos mais sensíveis, como os de bancos.

Aproveite para conhecer pontos turísticos fora do clichê em Portugal e garantir uma viagem inesquecível.

Planejando sua viagem para Portugal

Para garantir uma viagem tranquila, segura e sem dores de cabeça, planejar é essencial. Além dos itens básicos da sua mala, existem outros detalhes aos quais você deve se atentar: o seguro viagem e o cartão internacional. Esses itens certamente tornarão sua experiência nas terras lusitanas mais agradáveis.

Garanta seu seguro viagem

Antes de viajar, não esqueça de contratar um seguro viagem para Portugal. O seguro é um item indispensável e obrigatório, principalmente considerando que a moeda de Portugal é o Euro.

Consequentemente, em casos de acidentes e imprevistos, você pode ter gastos muito acima do esperado. E, é claro, com um seguro, é garantia de você ter suporte caso precise de atendimento médico, caso sua bagagem seja extraviada ou qualquer outro imprevisto aconteça.

Para cotar seu seguro viagem para Portugal, recomendamos o comparador do Seguros Promo. No site, você consegue personalizar a sua busca por um plano de acordo com as características da sua viagem. Comparar mais de um seguro também é possível, e dessa forma, você avalia detalhadamente qual é a opção com melhor custo-benefício para você.

Providencie um cartão internacional

Além de garantir seu seguro, lembre-se que você gastará em outra moeda. Por isso, ter um cartão internacional é importante para evitar pagar taxas de IOF a cada transação bancária, caso faça pagamentos com cartão de crédito comum. É importante fazer uma análise de quanto custa viajar para Portugal antes de começar a carregar o cartão.

Um cartão internacional também te poupa de precisar trocar dinheiro em espécie e de pagar taxas caríssimas das casas de câmbio.

O cartão internacional da Wise, além das transferências para a conta Wise serem rápidas, as taxas de transferência de dinheiro são extremamente baixas. Criar uma conta e solicitar um cartão também é bem simples, e definitivamente vale a pena para tornar sua viagem para Portugal mais prática. Aproveite seu passeio!