Portugal possui muitas opções de passeios para fazer. O país é um destino turístico europeu, possui infraestrutura e belas cidades, praias, vilas e aldeias. Nesse artigo falamos de um cidade em particular e apresentamos o que fazer em Braga.

Braga é uma das opções de turismo em Portugal, uma cidade com muita história e um dos principais destinos religiosos do país, atrás apenas de Fátima.

Vem comigo descobrir o que fazer em Braga.

Braga está localizada no Norte de Portugal e conta com uma população de mais de 180 mil habitantes.

Com mais de 2 mil anos de história, a cidade de Braga é considerada uma das mais antigas de Portugal e foi fundada em 16 a.C. com o nome de Bracara Augusta, uma homenagem ao imperador romano Augusto. Em 2012 a cidade portuguesa recebeu o título de Capital Europeia da Juventude.

O que fazer em Braga: pontos de interesse na cidade

Com tanta história, a cidade de Braga consegue aliar juventude e experiência e possui diversos pontos de interesse. Veja o que fazer em Braga:

Sé de Braga

No centro da cidade você encontra a Sé de Braga, uma catedral com que começou a ser construída no século XI e seu estilo barroco impressiona.

Jardim de Santa Bárbara

Jardim Santa Barbara Braga

também na região central da cidade, a geometria, o cuidado com as flores e o fundo que faz lembrar um castelo tornam a visita indispensável e, com certeza, renderá lindas fotos.

Avenida da Liberdade e Theatro Circo

Na Avenida da Liberdade, ainda no centro da cidade, o cuidado com as flores vale a caminhada e impressiona. Mais para baixo você chegará no Theatro Circo, um teatro que foi inaugurado em 1911 e é uma prestigiada sala de espetáculos em Portugal, com muitos eventos.

Bom Jesus do Monte

Se você já pesquisou sobre Braga no Google, muito provavelmente viu a escadaria do Bom Jesus. O complexo do Santuário do Bom Jesus do Monte conta com hotéis, um funicular (elevador) que funciona no sistema de pêndulos e é movido a água, parques, lagos e uma vista da cidade de Braga que, com certeza, faz valer a pena o passeio.

Santuário do Sameiro

Santuário Sameiro Braga

Um pouco mais para cima do Bom Jesus, você encontra o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Um lugar maravilhoso que também conta com um complexo de hotéis, bosques, nascentes, capelas e a igreja principal. Se você tiver sorte e pegar um dia de sol e céu limpo, reserve o pôr-do-sol para admirar a vista das escadarias do Sameiro, é lindo e fecha o dia com chave de ouro.

Igrejas

Braga possui 86 igrejas, cada uma com um estilo único, azulejos, talha portuguesa e uma arquitetura de tirar o fôlego. Portanto, aproveite para entrar e apreciar cada detalhe das igrejas.

Ruínas romanas

A cidade possui diversos locais com ruínas romanas espalhadas pela cidade (e muito bem preservadas, como no subsolo da Estação de Comboios), além de museus incríveis, como o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Dica de transporte

Convém lembrar que o Bom Jesus e o Sameiro estão nos pontos mais altos da cidade. É possível ir de ônibus (autocarro) mas ele não possui muitos horários e locais de saída, por isso, muitas vezes é necessário buscar por uma alternativa de transporte, como o aluguel de um carro.

Apoio ao Turista em Braga

No centro de Braga existem outros pontos de interesse e você pode se dirigir até a centro de apoio ao turista (na Avenida da Liberdade) e pedir mais referências e informações de acordo com o que busca. Eles te ajudarão com muito prazer.

Clima em Braga

Carinhosamente batizada pelos portugueses de o penico de Portugal, Braga ganhou esse apelido por estar rodeada de montes e chover muito, principalmente no inverno.

Estações bem marcadas

O Verão é muito seco e quente. Já o Outono marca o início da temporada de chuvas e da queda da temperatura que duram até o final do Inverno. E na Primavera o tempo começa a melhorar, as chuvas diminuem e as temperaturas, aos poucos, vão subindo.

Se você pretende visitar Braga no Outono ou no Inverno, garanta um bom casaco impermeável e um guarda-chuva resistente, já que o tempo chuvoso geralmente vem acompanhado de rajadas de vento que fazem com que um guarda-chuva mais fraco fique inutilizável.

Onde ficar em Braga

Onde fica Braga

Com dezenas de hotéis, albergues e alojamentos locais, Braga conta com cerca de 3 mil leitos e encontrar um lugar para passar a noite na cidade só dependerá da sua disponibilidade financeira, pois opções não faltam.

Os preços em redes hoteleiras como Ibis, possuem média de €39 por noite (quarto duplo) e hotéis mais sofisticados cobram em média €80 por noite. Além disso, se você pesquisar no Airbnb vai encontrar apartamentos muito interessantes e com um excelente preço. Se hospedar no centro da cidade, próximo a Rua do Souto é uma excelente opção.

Entenda como funciona o Airbnb e quais são as vantagens e desvantagens do serviço.

Quando visitar

Primavera e o Verão(entre os meses de março e setembro) são as melhores épocas para visitar Braga e Portugal em geral. Convém lembrar que, geralmente, as passagens ficam mais caras nestes meses, justamente por conta do clima mais seco e ensolarado já que é considerada a alta temporada na Europa.

Onde comer

Bacalhau a Braga

De acordo com o TripAdvisor, Braga possui 415 restaurantes. No centro da cidade você encontra dezenas de opções que vão desde lanches e saladas até restaurantes típicos portugueses que servem o tão desejado bacalhau e outras especialidades da culinária portuguesa (arroz de pato, cabrito assado, polvo, sardinha e etc.). A Taberna Belga é um dos restaurantes mais famosos da cidade e serve uma das melhores francesinhas do país.

Veja sobre comidas típicas de Portugal.

Há muito o que fazer em Braga

Apesar de não ser uma cidade muito grande, há muito o que fazer em Braga e não é nem complicado e nem caro aproveitar o máximo da cidade. Principalmente porque tudo é bem próximo e boa parte das coisas boas para se fazer, não há custo algum. Braga tem, inclusive, vida noturna…

Vida noturna

Por conta da Universidade do Minho e seus quase 20 mil alunos, a cidade de Braga possui uma vida noturna agitada durante o período de aulas. É possível encontrar barzinhos próximos da Universidade com cervejas e petiscos baratos, mas também ouvir boa música tomar um bom Gin no centro da cidade em bares mais badalados. Além disso, Braga também oferece algumas baladas para quem gosta de dançar e ir madrugada a dentro se divertindo.

Aproveite para ver também o que fazer no Porto e o que fazer em Lisboa, aqui em Portugal.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!