Organizando a sua viagem para Portugal e está em busca sobre o que fazer no Porto? Confesso que sou suspeita para falar da minha cidade, mas ela é mesmo imperdível e merece entrar no roteiro de qualquer viajante.

E aí, preparado para entender que o Porto é um sentimento e não uma cidade? Neste artigo, você vai descobrir as maravilhas da capital do norte de Portugal e programar o seu roteiro. Vem comigo!

O que fazer no Porto?

A Cidade Invicta, como o Porto também é conhecido, deixa qualquer pessoa completamente apaixonada. Basta uma caminhada para admirar a sua arquitetura, uma ida ao restaurante para desfrutar da bela gastronomia, um papo caloroso com os portuenses e uma passagem pelos pontos turísticos para entender essa energia que emana.

O que fazer em 1 dia no Porto?

Se você tem apenas 1 dia, talvez porque vai fazer uma ponte aérea na cidade e não quer ficar preso com o tédio do aeroporto, a minha recomendação sobre o que fazer no Porto é preparar as pernas para uma boa caminhada para fazer uma excursão a pé pelo Porto.

Vá para a Baixa do Porto (o centro da cidade) e comece a sua caminhada por suas ruas. Comece pela Estação Trindade (estação central de metrô) e vá descendo até a Ribeira.

Logo no início dessa caminhada, você vai passar pela Avenida dos Aliados, uma das ruas mais bonitas e onde tem o lindo prédio da Câmara do Porto, mas a verdade é que todos os edifícios do entorno da avenida são magníficos.

Da Avenida dos Aliados, siga sentido Rua Santa Catarina para conhecer a Capela das Almas, um dos monumentos mais fotografados do Porto devido a sua fachada com os típicos azulejos portugueses.

Mas antes de chegar na Capela das Almas, faça uma pausa para conhecer o Mercado do Bolhão e também comer umas natas na Manteigaria — o melhor pastel de nata de Portugal (sim, é melhor que o de Belém).

Capela das Almas no Porto, Portugal
Capela das Almas fica localizada em uma das ruas mais movimentadas de comércio do Porto. Imagem: Lívia Tostes

Da Rua Santa Catarina, comece a sua descida para a Ribeira do Porto pelos becos e ruelas da Sé do Porto. Nesse caminho, pare para admirar a arquitetura única do Porto, as roupas secando nas janelas das casas e as paisagens para a Ponte escondidas entre uma ruela e outra.

Quando chegar na Ribeira, desfrute da linda paisagem para a Ponte Dom Luís e do Rio Douro. Sente-se nos bares e restaurantes e aproveita para experimentar o Porto Tônico, um drink típico da cidade, especialmente no verão.

Na volta, suba pela Rua das Flores e aproveite para conhecer a Estação São Bento, uma das estações de trem mais bonitas da Europa. Viu como dá para conhecer bastante da cidade em uma caminhada de 1 dia?

O que fazer em 3 dia no Porto?

Agora o que fazer no Porto quando se tem 2 ou 3 dias na cidade? Bom, mais uma vez, prepare-se para caminhar, mas dessa vez, com mais calma para conhecer alguns pontos turísticos e internamente.

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo é surpreendente e que eu demorei para conhecer. Ela é enorme por dentro, mas na verdade são duas igrejas que dão a aparência de ser uma só: a igreja do Carmo e a Igreja das Carmelitas. E entre elas, ainda tem a casa escondida – a menor casa do Porto.

O passeio é completo, ou seja, você vai passar pelos três locais, assim como poderá subir até o telhado da Igreja do Carmo, passar pelas salas de reuniões da sacristia, um pequeno museu e descer até as catacumbas.

Livraria Lello

Saindo da Igreja do Carmo, é hora de conhecer a Livraria Lello. Ela já foi eleita como uma das mais bonitas do mundo e realmente é linda. Prepare-se para pagar 5€ para entrar (que pode ser convertido em desconto na compra de um livro) e para enfrentar uma grande fila. Você também pode optar por uma excursão a pé que inclui a entrada na Lello.

Cabe dizer que ela se tornou muito famosa por construir todo o seu marketing em cima da história de que a escritora J.K Rowling — autora do best seller Harry Potter — tenha se inspirado em sua escadaria para a saga. Porém, segundo um tweet da própria autora, a verdade é que ela nunca visitou a Lello enquanto morou no Porto, mas sim o Café Majestic — um ponto para tomar um café e uma das atrações turísticas da cidade. Ainda assim, para os amantes do bruxinho, vale muito a pena fazer o passeio a pé guiado por Harry Potter.

Igreja e Torre dos Clérigos

Após visitar a Lello, é hora de conhecer um dos cartões postais da cidade: a Torre dos Clérigos e a sua igreja. Como anda o preparo físico? São 225 degraus em uma escada escura e de caracol para subir 75 metros, mas a vista lá de cima vale a pena. É deslumbrante ver o Porto de cima!

Sé do Porto

Se no primeiro dia, você desceu pelas ruelas da Sé do Porto, no segundo ou terceiro dia, vale a pena a visita para conhecer linda catedral, o claustro gótico e a Casa do Cabido, que guarda a coleção de objetos valiosos da igreja católica.

A Sé é o ponto turístico mais imponente da cidade e foi declarada como Monumento Nacional. E aproveita também para admirar o mirante maravilhoso para o Porto.

Ponte Dom Luís e Mosteiro Serra do Pilar

Aproveite a ida a Sé para seguir sentido a Ponte do Dom Luís. Se no primeiro dia você a viu de baixo, é hora caminhar por cima dela (só cuidado com o metrô que passa lá).

Ponte Dom Luis é uma das atrações que deve entrar no roteiro de o que fazer no Porto.
Além de ver a Ponte Dom Luís de cima e de baixo, busque outros ângulos nos diversos becos. Imagem: Lívia Tostes

Passar pela Ponte Dom Luís é se encantar com o Porto ao conseguir visualizar toda a arquitetura da cidade construída as margens do Rio Douro. E depois da travessia, suba também até o Mosteiro Serra do Pilar para ter uma vista ainda mais bonita!

Caves de Vinho do Porto

Após admirar a arquitetura da cidade da ponte e do mosteiro, que tal descer de teleférico para o Cais de Gaia? Se você não sabe, após atravessar o Rio, você já estará em outra cidade, chamada Vila Nova de Gaia.

Descendo de teleférico até o Cais, você chega na rua onde se encontram as Caves de Vinho do Porto. São várias as marcas de vinícolas e algumas delas oferecem tours especiais. Veja alguns deles:

Cave Tour
Calém Adegas da Calém, show de Fado e degustação de vinhos
Cockburn’s Lodge Tour pela adega Cockburn’s Lodge com degustação, pode escolher entre a experiência Vintage, Clássica ou Premium
Graham’s Port Lodge Tour Graham’s Port Lodge com degustação premium
Burmester Tour Burmester com degustação e opções de harmonização

Enfim, são várias as opções de tours e marcas para você escolher o melhor passeio. Só não deixe de degustar um Vinho do Porto no Porto.

Igreja Monumento de São Francisco

Degustação feita, é hora de atravessar a ponte de volta para a Ribeira. Dali, siga para a Igreja Monumento de São Francisco, outro ponto imponente na cidade — foram usados mais de 300 quilos de ouro em pó no seu interior.

Na visita, além de ficar maravilhado com os seus altares brilhantes de ouro, você também vai encontrar no chão da igreja, as catacumbas que guardam os restos mortais dos franciscanos e um ossário humano. É uma visita que vale a pena e deve entrar no roteiro do que fazer no Porto!

O que fazer em 5 dia em Porto?

Com tanta coisa para fazer em 2 e 3 dias, você deve estar se perguntando: e agora, o que fazer no Porto no quarto e quinto dia? Calma que ainda tem muito mais atrações para conhecer!

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa funciona hoje como a Associação Comercial do Porto. O edifício por fora é lindo, mas por dentro é magnífico, tanto que é classificado como Monumento Nacional.

Com estilo Neoclássico, o seu interior conta com uma escada feita em mármore e granito que já te deixa impactado, mas quando você subir para a Sala Dourada, aí sim vai ficar boquiaberto com a beleza. Calma que a cereja do bolo ainda vem!

Vá até a Sala Árabe que foi projeta com inspiração do Palácio de Alhambra em Granada, sul na Espanha. São 300 metros quadrados, com detalhes de mosaico e que consegue acomodar 700 pessoas.

Jardins do Palácio de Cristal

O Jardim do Palácio de Cristal é um ótimo lugar para dar um descanso, fazer um piquenique e curtir uma vista para Rio Douro. E para deixar o passeio ainda mais agradável, você vai se encantar ao deparar com um Pavão. Existem várias aves dessa espécie no jardim e elas acabam virando uma atração turística. Afinal, quando o Pavão abre o seu leque de penas, é a coisa mais linda!

Estádio do Dragão

O que fazer no Porto sendo um amante de futebol? Conhecer o Estádio do Dragão e o seu museu e loja oficial. Se der sorte, ainda consegue acompanhar um jogo do Porto Futebol Clube. Os portuenses são apaixonados pelo esporte, assim como nós brasileiros.

Foz do Douro

Em dias de sol, uma atividade que vale incluir no roteiro é ver o pôr do sol na Foz do Douro — o local onde o rio se encontra com o mar. Por lá, também pode aproveitar alguns bares e restaurantes.

Bate e volta para Braga ou Guimarães

Que tal pegar o trem na Estação São Bento com destino a Braga ou Guimarães? Ambas as cidades são lindas e ótimas opções para fazer um bate e volta do Porto.

Fazer as duas cidades no mesmo dia com transporte público é complicado. Porém, uma opção é alugar carro no Porto e seguir viagem ou optar por uma excursão de 1 dia em Braga e Guimarães. Assim, você consegue dividir muito bem o seu dia entre as duas cidades vizinhas.

Quantos dias são suficientes em Porto?

3 dias são suficientes para conhecer o Porto. Contudo, se tratando de uma cidade muito pequena, o roteiro acaba sendo adaptável entre 1 a 5 dias.

Claro, que 1 dia é impossível conhecer tudo, mas é possível dar uma boa caminhada pela cidade passando por pontos importantes e imperdíveis.

Por outro lado, quem tem uma disponibilidade maior de tempo, 5 dias são excelentes. Dessa forma, consegue conhecer a maioria das atrações turísticas com calma, assim como desfrutar da ótima gastronomia portuense e descobrir os sabores do Porto.

O que não pode deixar de conhecer no Porto?

E aí, já sabe o que fazer no Porto e o que vai incluir no roteiro? Sei que são muitos lugares, mas aqueles que você não pode deixar de conhecer são:

  • Ribeira e Ponte Dom Luís;
  • Estação São Bento;
  • Caves de vinho do Porto;
  • Sé do Porto.

Acredito que esses são os lugares imperdíveis do Porto e que você vai amar! Se interessou por conhecer as caves do vinho do Porto? Então confira o vídeo do canal Melissa Leite e confira a visita que a sommelier fez à Cave da Ferreira:

O que fazer a noite no Porto?

Além de ser uma cidade turística, o Porto também é uma cidade universitária. Agitação noturna é o que não falta!

A Baixa concentra uma enorme variedade de bares e restaurantes. E tem opção para todos os perfis, dos mais econômicos aos mais luxuosos, de bares mais agitados para todos os públicos, desde os mais novinhos aos mais idosos.

E para aqueles que gostam de uma balada, as Galerias de Paris são as melhores opções. São três ruas que concentram praticamente todas as casas noturnas da cidade.

Um ponto que vale ressaltar: antes de 1 da manhã vai encontrar ruas sem muita agitação e bares vazios, mas depois desse horário, o cenário se transforma e agitação noturna é garantida. Antes da balada, que tal fazer um Pub Crawl no Porto?

Qual a melhor época para conhecer Porto?

A melhor época para conhecer o porto é durante a primavera e o verão, mais especificamente, de maio a setembro. Durante esses meses, vai conseguir pegar a cidade na sua melhor fase, com dias longos ensolarados — e no verão com muito calor. Por outro lado, também é a época de maior fluxo de turistas.

Já o outono e o inverno, apesar da baixa temporada e o fluxo de turistas diminuir consideravelmente, também é uma época extremamente chuvosa e fria. E cá entre nós, fazer turismo na chuva é horrível!

O que fazer no Porto no inverno?

Ao contrário do inverno no Brasil que marca a temporada da seca, o inverno no Porto é de muito frio e chuva e, muitas vezes, de bastante vento. As temperaturas chegam a marcar até 0º nos dias mais frios, portanto se você decidir viajar nesta temporada e está buscando o que fazer no Porto, foque em atrações que ficam em lugares fechados como os museus, caves de vinho, cinemas e restaurantes.

Se conhecer a cidade em dezembro, pode aproveitar os mercados de Natal, mas não espere muita coisa deles. Apesar de existirem, eles são bem pequenos e não se comparam aos mercados da Alemanha, Áustria e outros países do leste.

Os dias de sol são mais escassos, mas se tiver sorte, aproveite para caminhar pela cidade.

O que fazer em Porto no verão?

Quem tem a oportunidade de conhecer o Porto no inverno e depois no verão, percebe o quanto a cidade se transforma. Aproveite a temporada para descobrir os vários miradouros (mirantes) da cidade, apreciar o pôr do sol, caminhar pela cidade, desfrutar dos jardins e beber uns copos (como se diz no Porto) nos rooftops. Inclusive, nessa temporada, não deixe de experimentar o drink Porto Tônico.

Vista panorâmica de um dos mirantes do Porto, em Portugal.
Procurar pelos miradouros é uma das coisas sobre o que fazer no Porto, são dezenas deles! Imagem: Lívia Tostes

Além disso, se está buscando o que fazer no Porto e é fã de música ou cerveja, vale conferir os eventos. No verão, os festivais são frequentes.

Como os dias são quentes, que tal curtir uma praia de rio ou de mar? No Porto, tem as duas opções e, inclusive, você pode fazer uma excursão de bicicleta até elas. E claro, não pode deixar de fazer um passeio de barco pelo Rio Douro.

O que fazer além do óbvio em Porto

O roteiro clássico já está montado, mas o que fazer no Porto para além do óbvio?

Que tal conhecer a Fundação Serralves que abriga o Museu de Arte Contemporânea e um Parque com 18 hectares de área verde? As exposições no museu mudam constantemente, mas sempre tem coisas bem interessantes. No Parque, você pode fazer um Treetop Walk, um passeio pelas copas das árvores. É lindo!

Que tal curtir uma vista maravilhosa para o Rio Douro e subir a Ponte da Arrábida. A atividade é conhecida como Porto Bridge Climb. Calma, você não vai escalar a ponte, apenas subir os degraus com equipamento de segurança e admirar a vista a 65 metros acima do rio.

Uma atividade similar é o Porto 360, onde você sobe a cúpula da Arena Super Bock, localizada no Palácio de Cristal e pode desfrutar de uma vista incrível!

Outra atividade do que fazer além do óbvio em Porto é conhecer as Galerias de Arte localizadas na Rua Miguel Bombarda.

Quanto custa viajar para Porto?

Custa em média R$ 3.630, considerando uma viagem de 5 dias e excluindo as passagens aéreas até a cidade.

Mas falar certinho quanto custa viajar para Porto é relativo, pois existem perfis de viajantes variados — dos mais econômicos aos mais luxuosos.

Obviamente, um viajante mochileiro terá um gasto bem diferente de um viajante que preza por um mínimo de conforto e mais diferente ainda de quem preza por muito conforto. Para te dar uma noção dos gastos, listamos aqui os principais serem considerandos.

Item Preço médio
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 1.375
Atrações turísticas R$ 828 (150€)
Alimentação R$ 1.269.60 (230€)
Seguro viagem obrigatório R$ 150
Total R$ 3.630

*Cotação realizada no dia 3 de março de 2023, com 1€ = R$ 5,52.

Quantos euros levar para Porto?

O gasto médio diário no Porto é entre 60€ a 100€ por dia de viagem, sem incluir a hospedagem. Mas como já mencionado acima, o seu gasto pode ser maior e até menor, a depender do seu perfil de viajante e do seu roteiro no Porto.

Para evitar trazer uma grande quantia de dinheiro em espécie, vale a pena utilizar um cartão internacional, mas não digo o cartão de crédito, pois esse vai te cobrar um câmbio alto e o IOF, o que vai deixar a sua viagem mais cara.

O cartão que recomendo é pré-pago e uma das melhores opções é o cartão Wise. Nele, você pode fazer o carregamento em mais de 50 moedas diferentes, incluindo o Euro, moeda utilizada em Portugal e em vários países da Europa. Além disso, ao carregar o cartão, você se beneficia pelo câmbio comercial, visto que o câmbio turístico cobrado nas casas especializadas de câmbio tem um valor mais alto.

No Porto, muitos estabelecimentos aceitam o cartão internacional, mas você também tem a opção de fazer saques nos caixas eletrônicos se precisar de dinheiro em espécie.

Qual o gasto diário no Porto?

Como expliquei, os gasto médio varia entre 60€ a 100€ por dia de viagem. Para ter uma viagem tranquila e conseguir aproveitar tudo que o Porto tem para oferecer — de passeios turísticos e a boa gastronomia — considero que 80€ por dia é um bom valor.

No entanto, se você gosta de fazer compras e levar presentes para amigos e familiares no Brasil, pode subir essa quantia para 100€ a 120€ por dia.

O que não deixar de comer no Porto?

Não deixe de experimentar o Bacalhau à moda do Porto, é um fato que os portugueses amam o peixe e que ele é uma das atrações da gastronomia portuguesa e portuense.

Sabia que os portuenses são chamados de tripeiros? Esse apelido remonta o tempo da época da Conquista de Ceuta em 1415. Os portuenses que tinham grande admiração pelo rei, doavam os alimentos para as embarcações e acabavam ficando com os miúdos. Da criatividade e necessidade, nasceu o prato Tripas à Moda do Porto. Tanto o bacalhau quanto as tripas, recomendo o Restaurante Abadia do Porto.

Ao passar em frente aos restaurantes do Porto, não vai demorar muito para entender que Francesinha é uma palavra de ordem. Esse é o prato mais famoso da cidade e todos os restaurantes dizem oferecer “a melhor Francesinha”. Eu particularmente, recomendo o restaurante Brasão como sendo a melhor. E se quiser experimentar a verdadeira Francesinha, vá ao restaurante A Regaleira. Foi lá que o prato foi inventado e a receita original ainda é servida.

E se você gosta mesmo de descobrir os sabores do Porto, uma boa pedida é fazer uma maratona de petiscos com harmonização de bebidas, passando por diferentes tascas.

Onde se hospedar em Porto?

Não faltam opções de onde ficar no Porto e alojamentos locais. Dos mais luxuosos aos mais simples, você vai encontrar uma boa opção para você. No entanto, de maneira geral, a melhor região para se hospedar é na Baixa (no centro).

Recomendo a regiões próxima às estações Trindade, Aliados e Bolhão. Elas são mais sossegadas na parte da noite e você terá uma boa garantia de sono. Já as regiões próximas à Rua de Cedofeita e Galerias de Paris, sofrem com o fluxo de pessoas nos bares e boates.

Avenida dos Aliados, no Porto, em Portugal
Buscar por hospedagem próximo à Avenida dos Aliados é ficar no coração da cidade. Imagem: Lívia Tostes

A região da Ribeira é linda de se hospedar, mas eu não a considero como o melhor ponto, principalmente se você desejar sair a noite, visto que os melhores bares e restaurantes ficam concentrados na parte de cima da Baixa — próximo à Trindade e Aliados.

Qual o melhor transporte para conhecer o Porto?

Já sabe o que fazer no Porto? Agora vamos pensar em como fazer esse roteiro?

O melhor transporte são as suas próprias pernas. O Porto é uma cidade pequena e muito fácil de caminhar. Se você prefere utilizar o transporte, indico o ônibus hop-on hop-off. O ônibus turístico tem a vantagem de te levar para conhecer todos os pontos turísticos e permite descer e subir nas paradas, além de oferece um audioguia.

Se tratando do transporte no Porto, o metrô é muito eficiente e vai te deixar em pontos próximos às atrações turísticas, mas ainda assim, terá que fazer uma pequena caminhada. Já o ônibus não é ruim e nem bom, mas às vezes acontece dele simplesmente não passar no horário indicado.

Muitos também me perguntam se vale a pena alugar carro no Porto e a resposta é não. O carro só vale a pena se você programar fazer um bate e volta para cidades vizinhas como Braga, Guimarães, Aveiro, Barcelos, entre outras.

Como se planejar para visitar Porto?

Agora tenho certeza que você já sabe o que fazer no Porto e está com a viagem encaminhada e dicas anotadas. Contudo, ainda posso te ajudar com outras dicas de planejamento. Vamos lá!

Seguro viagem

O seguro viagem é um item obrigatório, visto que Portugal faz parte do Espaço Schengen e que exige a cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas e hospitalares. Ainda que não fosse obrigatório, a proteção é recomendada em qualquer viagem internacional, afinal, imprevistos podem acontecer e o seguro viagem será o melhor amigo diante da situação.

Você pode fazer uma cotação no Seguros Promo ou em outro site da sua preferência. Os sites comparadores são ótimos para encontrar diferentes opções de planos e seguradoras para garantir a proteção com melhor custo-benefício para você.

Chip internacional

Em tempos contemporâneos, não dá para viajar sem estar conectado. A gente sempre precisa acessar a internet para alguma coisa. Durante a viagem, é um fato que vamos precisar acessar aplicativos de mapas, redes sociais, ver avaliações de restaurantes, fazer check-in, etc.

Portanto, já acrescenta adquirir um chip internacional no seu orçamento de viagem. A America Chip, por exemplo, envia o chip para a sua casa no Brasil e oferece conexão com a Vodafone, a melhor rede de telefonia de Portugal e até da Europa.

Evite filas

Muitos ingressos de atrações turísticas e atividades, podem ser adquiridos com antecedência pela internet, evitando que você perca o seu precioso tempo em fila. O Get Your Guide, é a maior plataforma do mundo de venda de ingressos para atrações turísticas e por lá, você encontra uma ampla variedade do que fazer no Porto. Além disso, muitos ingressos permitem o cancelamento em caso de algum imprevisto com a viagem.

Passagens aéreas

A passagem aérea costuma pesar no orçamento de uma viagem para o Porto. Por isso, vale a pena começar a sua pesquisa com antecedência.

O comparador Vai de Promo é uma boa opção para fazer esse monitoramento, pois permite criar alertas em caso de variações e promoções relâmpagos.

Dicas anotadas? Então, confira também o nosso guia sobre o que fazer em Lisboa para estender a sua viagem pelo país luso. E boa viagem!