Frankfurt, a capital financeira da Alemanha, é a cidade que mais combina modernidade com tradição, onde os arranha-céus e a arquitetura tradição alemã convivem em harmonia no mesmo espaço. Por isso, saber o que fazer em Frankfurt é fácil, por sua intensa pluralidade e infinidade de atrações para se visitar.

Confira agora este guia completo para conhecer e aproveitar o melhor da cidade!

O que fazer em Frankfurt?

Frankfurt, também conhecida por Mainhattan, por seu skyline lotado de arranha-céus somado ao visual do rio Meno (Main, em alemão), tem muito a oferecer aos seus visitantes.

Como disse o escritor Johann Wolfgang von Goethe, um dos frankfurtianos mais ilustres da história, “numa cidade como Frankfurt, você se encontra em uma situação estranha, com desconhecidos se cruzando constantemente, apontando para todas as partes do mundo e despertando a vontade de viajar”.

Confira um roteiro completo de 1 a 3 dias na cidade e desfrute do melhor de Frankfurt.

O que fazer em 1 dia em Frankfurt?

Se você tem apenas 1 dia para passear e quer saber o que fazer em Frankfurt, otimize seu tempo pegando um ônibus hop-on hop-off. Com ele é possível circular por todos os pontos importantes da cidade e descer para visitar aqueles que mais te interessam. Para os que preferem atividades a pé, sugiro uma tour guiada pela cidade.

Aqui separamos o que há de mais interessante para se fazer em um dia em Frankfurt:

  • Comece o dia visitando a AltStadt, a Cidade Velha de Frankfurt;
  • Admire os prédios icônicos da praça Römerberg, como Rathaus/Römer (a prefeitura), Alte Nikolaikirche, a Antiga Igreja de São Nicolau, e a Frankfurter Dom, a Catedral de Frankfurt ou Catedral de São Bartolomeu;
  • Passeie pela Zeil, a popular avenida comercial de Frankfurt. Visite a feira de Kleinmarkthalle e o shopping MyZeil, com sua fachada de vidro e arquitetura futurista;
  • Suba até o observatório da Main Tower e contemple a cidade de Frankfurt vista de uma altura de 54 andares;
  • Caminhe pela Mainkai, a margem arborizada e pavimentada do rio Meno para pedestres. Aprecie os arranha-céus do ponto de vista do rio e escolha um café ou restaurante para ter uma fantástica experiência e vista frankfurtiana;
  • Atravesse a bela Eiserner Steg, a ponte de ferro que percorre o rio Meno entre uma margem à outra. Admire o pôr do sol em cima da ponte e observe a quantidade de cadeados pendurados por casais apaixonados em toda sua estrutura;
  • Termine o dia fazendo um inesquecível cruzeiro pelo rio Meno, com direito a jantar e bebidas.

O que fazer em 2 dias em Frankfurt?

Depois do seu 1º dia na cidade, que tal pegar mais leve no que fazer em Frankfurt? Para isso, selecionei a lugares inspiradores para observar e sentir, sem precisar caminhar tanto. Confira as sugestões:

  • Visite a Casa de Goethe (Goethe Haus), o filho ilustre de Frankfurt. O edifício de 3 andares é belíssimo por dentro e por fora e guarda a história dos primeiros anos de vida do escritor;
  • Aproveite o parque Palmengarten e Botanischer Garten (Jardim Botânico), um refúgio verde no meio da cidade, ótimo também para fazer um piquenique;
  • Assista a uma ópera no Alte Oper, uma das óperas mais simbólicas do mundo, e aprecie a beleza da construção do patrimônio histórico.

O que fazer em 3 dias em Frankfurt?

Para seu 3º dia, ainda tem o que fazer em Frankfurt! Que tal mais passeios culturais? Destaquei os principais abaixo:

  • Escolha um desses museus para visitar: Museu da História Natural, Museu da Arte (Städel Art Museum) ou Museu do Cinema Alemão;
  • Conheça por dentro a Paulskirche, a Igreja de São Paulo em Frankfurt. A igreja não é mais usada para fins religiosos, mas é um poderoso ícone da união e democracia alemã;
  • Faça um tour guiado dentro da Bolsa de Valores de Frankfurt, que é uma das maiores do mundo;
  • Vá ao tradicionalíssimo restaurante Apfelwein Wagner e experimente o apfelwein, o vinho de maçã que é uma das criações e orgulho da cidade.

Quantos dias são suficientes em Frankfurt?

Dois dias são suficientes para visitar as principais atrações em Frankfurt. Já para aqueles que desejam vivenciar mais a cidade, não existe limite de dias.

Se você escolher passar dias a mais na cidade, pode aproveitar para fazer viagens bate e volta para diversas cidades e localidades, como o Vale do Reno e excursão em Heidelberg.

O que não pode deixar de conhecer em Frankfurt?

A praça Römerberg é definitivamente o lugar que você não pode deixar de conhecer em Frankfurt.

Não só por ser um dos principais cartões-postais de cidade (se não o principal), Römerberg carrega também história, beleza e é um oásis entre os arranha-céus da cidade.

Edifícios baixos no estilo tradicional da arquitetura alemã, na praça Römerberg, em Frankfurt, Alemanha.
A praça Römerberg é considerada uma das principais atrações de Frankfurt. Foto: Cecilia Odainai

Lá está localizado o prédio da prefeitura (Römer), entre outros edifícios históricos. A praça foi reconstruída depois de passar por uma destruição na Segunda Guerra Mundial, conseguindo ainda assim manter-se fiel à arquitetura tradicional alemã.

O que fazer a noite em Frankfurt?

Sendo uma das cidades mais agitadas da Alemanha, a noite de Frankfurt também não decepciona. De baladas e bares à ópera e cruzeiros pelo rio Meno, Frankfurt oferece inúmeras atividades para todos os gostos e bolsos.

O bairro de Sachsenhausen é indicado para começar a noite na cidade: são diversos lugares para dançar, ouvir música e beber drinks. Nas ruas Frankensteiner e Klappergasse é onde se concentra o melhor da vida noturna de Sachsenhausen.

Já o bairro Bahnhofsviertel passa por uma revitalização de um distrito que já foi marcado pela prostituição e tráfico de drogas. Os locais mais modernos e alternativos estão lá. Grande variedade de casas noturnas, bares, pubs e restaurantes fazem desse bairro um dos mais procurados por sua vida noturna.

Bornheim é conhecido como o bairro boêmio de Frankfurt por sua atmosfera descontraída e animada. Também oferece todo tipo de entretenimento, desde bares e casas noturnas a casas de show.

Para finalizar a lista de o que fazer em Frankfurt e sua nightlife agitada, o bairro de Westend é o mais elegante para se passar a noite, com bares, lounges e restaurantes super sofisticados.

Qual a melhor época para conhecer Frankfurt?

A melhor época para conhecer Frankfurt é nos meses de outono e primavera. Além de ser época de baixa temporada, a temperatura média é amena. Também é um período mais barato para se viajar, tanto em gastos com passagens, como com hospedagem e atrações.

Para aqueles que gostam da agitação e temperaturas mais elevadas, o verão é o mais indicado. Mas prepare-se para filas e preços mais salgados nessa temporada.

O que fazer em Frankfurt no inverno?

Principalmente entre novembro e janeiro existem muitas atrações especiais de inverno na cidade de Frankfurt. Uma delas são os tradicionais Mercados de Natal da cidade, que também são considerados se não o mais velho da Europa, um dos mais velhos do continente.

O mais famoso Mercado de Natal em Frankfurt é o que fica localizado em Römerberg que, com suas construções típicas, orna o ambiente junto com a grande árvore de Natal na praça. Para completar o clima, centenas de barracas oferecem presentes, enfeites típicos, bebidas e guloseimas natalinas.

Como em várias cidades europeias nessa época, a patinação no gelo é bem popular. As pistas mais famosas são a Eissporthalle, a maior pista interconectada da Alemanha, e a Skyline Winterzauber, a pista de gelo mais alta do país, em cima do shopping Skyline Plaza.

Se sua estadia for entre a metade de dezembro à metade de janeiro, prepare-se para assistir o show de luzes de inverno no Palmengarten, que acontece à noite no parque. As luzes e fantásticas instalações em 3D formam um mundo mágico diante de nossos olhos, sendo esta uma experiência inesquecível!

Para finalizar os eventos de inverno, o Pealing of the Bells é uma tradição que acontece no 1º sábado do advento (ou seja, primeiro sábado de dezembro) e também em toda véspera de Natal (24/12), a partir das 17h. Durante meia hora, 10 igrejas em Frankfurt tocam 50 sinos simultaneamente. Para assistir e ouvir o espetáculo, vá até Römerberg e se aqueça bebendo um vinho de maçã quente (glüwein).

O que fazer em Frankfurt no verão?

O verão em Frankfurt é recheado de atrações. Inclusive em 2024, entre junho e julho, a cidade recebe 4 jogos do campeonato da UEFA Euro 2024.

Para aqueles que pretendem algo mais tranquilo, um piquenique no Palmengarten é uma boa pedida. Aproveitar o verão frankfurtiano em um ambiente natural e arborizado vai te fazer sentir como um local.

No mesmo estilo de passeio, mas talvez mais agitado, caminhar pela Mainkai (a margem do rio Meno) é uma atividade altamente recomendada. Desfrute dos restaurantes e bares, apresentações musicais e outros passatempos por ali.

Ainda em dúvida sobre o que fazer em Frankfurt no verão? Pois saiba que a cidade também está recheada de festivais nesta época do ano. Conheça alguns abaixo:

  • O Main Festival (Mainfest) acontece às margens do rio Meno durante 3 dias no começo de agosto com música, passeios e comidas típicas;
  • O Frankfurt Apple Wine Festival acontece durante 10 dias de agosto e celebra o tradicional vinho de maçã da cidade, junto com seus produtores locais;
  • O Museum Embankment Festival também acontece às margens do Meno durante 2 dias no fim de agosto. É um dos maiores festivais culturais da Alemanha, combinando arte e gastronomia;
  • O Rheingau Wine Festival acontece durante 10 dias entre agosto e setembro. Rheingau é uma das regiões mais tradicionais no mundo em produção de vinho e está relativamente próxima de Frankfurt. Celebre com os locais os sabores etílicos das uvas do estado de Hesse!

O que fazer além do óbvio em Frankfurt?

Se você quer saber o que fazer em Frankfurt além do comum, visite a entrada da estação de metrô Bockenheimer Warte e sinta-se numa história em quadrinhos! A entrada super inusitada dessa estação é um vagão de trem que parece ter colidido e perfurado o concreto da calçada. Diferente, não?

Caso queira conhecer algo com alto teor de humor alemão, vá até a pitoresca obra Pinkelbaum, a “árvore que faz xixi”: a instalação, criada pelo artista alemão Friedrich Karl Waechter, feita em uma árvore de bordo (mais conhecida por “maple tree”), imita o órgão sexual masculino e derrama água, o que seria o “xixi da árvore”.

Para completar essa arte cômica, uma placa em alemão avisa: “Por 300 anos me chatearam, a partir de hoje eu estou chateando de volta”. Chatear, neste caso, seria um trocadilho para xixi em alemão.

Por fim, você já ouviu falar em elevador Pasternoster? É um antigo sistema de elevadores contínuos, que já foi muito popular e hoje é item raro em todo o mundo. Com dois poços de elevador sem portas, eles se movimentam para cima e para baixo em rotação contínua e os passageiros podem embarcar e desembarcar nos andares desejados.

Em Frankfurt existe um elevador Pasternoster e ele fica no Flemings Hotel. Para visitantes não-hóspedes, ele funciona a partir das 17h30, o que já é um convite para desembarcar no último andar, onde fica um bar com ótima vista para o skyline da cidade.

Quanto custa viajar para Frankfurt?

Considerando passagens e hospedagem, viajar para Frankfurt custa em torno de R$ 7.500 para 3 dias.

Para viajar para Frankfurt ou qualquer outra cidade na Europa, é recomendado fazer um planejamento de gastos para não ser pego de surpresa. Confira detalhadamente os principais custos desta viagem:

Item  Preço médio para 1 pessoa por 3 dias
Passagens aéreas R$ 5.430
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 930
Atrações turísticas R$ 187
Transporte R$ 178
Alimentação R$ 714
Total R$ 7.439

* Câmbio de 31 de março de 2024 / R$ 1 =  5,41 €.

Qual o gasto diário em Frankfurt?

Entre 66 € e 122 € (R$ 357 e R$ 660, respectivamente), a depender do seu estilo de viajar, cobrirá seus gastos confortavelmente. Lembrando que estes valores médios incluem alimentação, transporte e atrações.

Quantos euros levar para Frankfurt?

Para 3 dias em Frankfurt, leve entre 200€ e 370 € (R$ 1071 e R$ 1980, respectivamente), a depender do seu estilo de viajar, cobrirá seus gastos confortavelmente. Lembrando que estes estes valores médios inclui alimentação, transporte e atrações.

Por motivos de segurança, não recomendamos levar toda a quantia em dinheiro vivo. Por isso, a dica de ouro dos viajantes experientes é que você abra uma conta gratuita na Wise e solicite o cartão de débito multimoedas, que tem bandeira Visa. É muito fácil de usar e é aceito em praticamente todos os países.

Com a Wise você faz transações da sua conta bancária em reais e pode comprar euros com as melhores taxas cambiais e menor IOF que um banco comum. Além de econômico é super seguro.

O que não deixar de comer em Frankfurt?

Frankfurt criou diversos pratos tradicionais alemães e, é claro, você não deve deixar de comer as próprias versões frankfurtianas. Uma das mais populares é a frankfurter würstchen: uma salsicha temperada e delgada, feita de carne de porco e tripa de ovelha. Ela é levemente defumada e geralmente servida com pão ou salada de batata.

Para acompanhar, que tal um apfelwein? O tradicional vinho ou sidra de maçã é a bebida mais popular de Frankfurt.

Continuando a lista de pratos salgados, um deles é um perfeito acompanhamento para carnes, peixes, ovos e batatas. O famoso frankfurter grüne sosse, molho verde de Frankfurt, consiste em um molho feito com 7 ervas, incluindo salsa e cebolinha.

Prato com molho verde (grüne sosse), batata e ovos cozidos. Ao lado do prato, um copo de apfelwein (vinho de maçã), em Frankfurt, na Alemanha.
Grüne sosse e apfelwein são dois orgulhos da cidade de Frankfurt!

Para entender a importância do grüne soße para a cultura local, existe, em Frankfurt, um monumento em reverência a este molho e até um festival totalmente dedicado a iguaria. Quando fui em Frankfurt, experimentei o molho em um prato com frankfurter schnitzel. Sabe aquele clássico de perguntar ao garçom “o que você me indicaria do cardápio?”. Fiz bem desse jeito e foi um acerto e tanto!

O frankfurter schnitzel é um prato tradicional da Alemanha e que nasceu em Frankfurt, com a perfeita combinação de carne de porco (ou de vitelo). A carne é triturada e empanada, e geralmente frita na manteiga. Acompanham batatas cozidas, às vezes ovos cozidos também compõem o prato. O famoso molho verde de ervas é servido por cima do schnitzel. Sim, um pedido sem erro.

Queijo e doces também são atrações culinárias

Quem diz que a culinária alemã é ruim não deve ter ido a Frankfurt, porque a lista ainda não acabou. Confira os principais doces e queijo da região:

  • Handkäse mit Musik, traduzido como “queijo artesanal com música”, um queijo feito com leite coalhado e marinado em azeite, vinagre e especiarias. É servido com uma faca somente como talher (sem garfo), acompanhado de pão com manteiga à parte e cebolas cruas;
  • Frankfurter Kranz (coroa de Frankfurt), um bolo com cobertura e recheio de creme de manteiga, é um clássico e é delicioso: pelo seu formato redondo e a decoração, representa uma coroa. É coberto, junto com o creme, por um crocante de nozes, além das cerejas que enfeitam o topo. É uma receita do século 18 e um orgulho para os cidadãos da cidade;
  • Bethmännchen, é um biscoito de marzipã e água de rosas, tradicional na época natalina frankfurtiana. Cada biscoito é decorado com três metades de amêndoa e assado no forno. Uma receita muito ligada à cidade de Frankfurt.

Onde se hospedar em Frankfurt?

Frankfurt é uma cidade grande e segura, com ótimas opções de acomodações. Conheça agora os melhores bairros para se hospedar na cidade e seus diferenciais.

Altstadt e Innenstadt

O bairro de Altstadt, conhecido como a Cidade Velha de Frankfurt, é um dos melhores lugares para se hospedar na cidade por ficar próximo de atrações históricas importantes da região. Altstadt também possui uma arquitetura tradicional alemã, o que inclui construções especiais como o prédio da prefeitura (Römer) e a Catedral de São Bartolomeu.

Innenstadt é também um bairro central e vizinho a Altsadt, onde estão localizadas algumas atrações importantes da cidade, como a rua Zeil, local de um dos mais famosos shoppings a céu aberto, e a Casa de Goethe, museu sobre célebre escritor nascido em Frankfurt.

A cidade de Frankfurt vista de cima, pelo ponto de vista do observatório da Main Tower, na Alemanha.
O observatório da Main Tower fica no bairro de Innenstadt e oferece uma vista de Frankfurt de tirar o fôlego! Foto: Cecilia Odainai

Este bairro tem uma atmosfera similar a de Altstadt, com prédios tradicionais que remetem aos tempos medievais da cidade, no entanto é em Innenstadt que vive o centro financeiro de Frankfurt. Logo, esta região se divide entre construções históricas e arranha-céus super modernos.

Além de estar dentro do burburinho e próximo a museus e outras atrações turísticas, quem se hospeda em Altstadt ou Innenstadt tem acesso fácil ao transporte público. Por isso, esta é a região mais indicada para quem vai para Frankfurt pela primeira vez ou para aqueles que não ficarão muito tempo na cidade.

Bahnhofsviertel

Este bairro é próximo de Innenstadt e Altstadt, que são os bairros centrais de Frankfurt. No entanto, Bahnhofsviertel é uma área em processo de gentrificação, reduzindo a presença de zona de prostituição e tráfico para o entorno da rua Taunusstrasse.

Mas justamente por essas características, Bahnhofsviertel é dona de uma aura alternativa, sendo o point dos melhores clubes noturnos e bares de Frankfurt.

É o bairro da Estação Central (Frankfurt Hauptbahnhof), mais um atrativo para se hospedar na região, principalmente na extensão da rua em que ela se localiza, a Kaiserstrasse. Para quem procura um lugar agitado, com vida noturna marcante, além de restaurantes e lojas, o bairro Bahnhofsviertel é a escolha ideal para se hospedar.

Sachsenhausen

Se você pretende ficar em um bairro mais tranquilo, longe da agitação, Sachsenhausen pode ser a sua opção ideal de hospedagem. A região possui ótimas opções de tavernas e restaurantes, onde você poderá apreciar o mais tradicional dos apfelwein (vinho de maçã), além de pratos da culinária alemã.

Como Innenstadt, Sachsenhausen divide-se entre uma arquitetura tradicional e uma moderna. Às margens do rio Meno, o bairro oferece uma vista panorâmica para o outro lado da cidade e, pela ponte “Eiserner Steg”, pode-se acessar o centro da cidade a pé.

Por sua localização não tão central como Innenstadt e Altstadt, moradores e turistas contam com o transporte público ou particular em Sachsenhausen para se locomoverem em outras partes da cidade.

Westend

Conhecida por ser uma das áreas mais sofisticadas de Frankfurt, Westend é um bairro residencial onde a arquitetura histórica e a modernidade se misturam.

É um lugar indicado para quem estiver em uma viagem de negócios ou para turistas que desejam estar próximo a áreas verdes e espaços culturais: Westend abriga parques e o Palmengarten, jardim botânico da cidade; museus importantes como o Museu de História Natural Senckenberg e, por fim, os prédios do Deutsche Bank, entre outros edifícios repletos de escritórios.

Com a ampla disponibilidade de transporte público na região, Westend é um ótimo bairro para se hospedar.

Bornheim

Bornheim é um antigo bairro operário que, assim como Sachsenhausen, abriga muitas tabernas de apfelwein (incluindo o tradicional Apfelwein Solzer), além de bares, restaurantes, cafés, boutiques, livrarias, parques e muito mais.

Berger Strasse é a principal rua de Bornheim, onde turistas e moradores podem passear pelas inúmeras lojas e restaurantes que o lugar oferece.

O bairro possui acomodações econômicas, por isso é o lugar ideal para quem procura se hospedar em uma atmosfera animada e bom custo-benefício.

Bornheim também é bem servida em transporte público, sendo um bom bairro para ir e voltar dos passeios turísticos em Frankfurt.

Qual o melhor transporte para conhecer Frankfurt?

Particularmente, preferi fazer tudo o que queria a pé, exceto ir e voltar da estação central (Frankfurt Hauptbahnhof), uma das portas de entrada e saída da cidade.

Andar por Frankfurt é uma experiência fantástica porque em poucos minutos podemos conhecer lugares totalmente distintos, como visitar a bela e antiga praça Römerberg, caminhar na Mainkai, a margem do rio Meno, e também percorrer a parte nova da cidade e vislumbrar seus modernos arranha-céus.

Mas para quem não pretende flanar pela cidade, poderá optar pelo transporte público ou ônibus hop-on hop-off e visitar todas as atrações possíveis. Confira abaixo os principais meios de transportes em Frankfurt.

Transporte público

O transporte público em Frankfurt é bem desenvolvido e muito amplo, atendendo tanto os locais, quanto os que visitam a lazer ou a negócios.

Contando com malhas de ônibus, tram (S-Bahn), metrô (U-Bahn) e trens que ligam o centro ao subúrbio, Frankfurt ainda dispõe dos trens de viagens intermunicipais do serviço RMV, na região entre os rios Reno e Meno. Já para cidades mais distantes e outros países, Frankfurt conta com o serviço alemão de trens Deutsche Bahn (DB).

Para se locomover bem utilizando o transporte público, é recomendável baixar o aplicativo RMVgo no celular. No aplicativo, o usuário fica informado dos horários e rotas dos transportes que pretende embarcar, além de poder comprar o ticket online, sem necessidade de trocar por um ticket físico.

E por falar em ticket, é possível também optar pelo cartão Frankfurt Card, que garante passe livre em todos os transportes públicos e descontos nas principais atrações da cidade, além de restaurantes e passeios. São duas versões, de 1 ou 2 dias de validade, custo de 12€ e 19€, respectivamente.

Ônibus hop-on hop-off

Se você está familiarizado com ônibus hop-on hop-off, serviço que existe na maioria das cidades turísticas do mundo, sabe que pode valer a pena adquirir um ticket e desfrutar da comodidade por um dia ou mais.

Em Frankfurt não é diferente e ainda conta com duas opções de ônibus hop-on hop-off: as linhas Express e Skyline, com circuitos de 1h e 2h, respectivamente. A linha Express, que custa atualmente 20 €, é a mais compacta. Já a Skyline é a linha mais completa, e hoje custa 24,50€.

Táxi, carro por aplicativo ou de aluguel

Frankfurt é a 5ª maior cidade da Alemanha, então opções não faltam para transitar de táxi, carro por aplicativo ou carro de aluguel.

Os serviços que estamos acostumados, como Uber (ou até Lyft, se você não mora no Brasil), são proibidos na Alemanha por terem uma política de impedimento de motoristas sem licença dirigirem profissionalmente.

No entanto, há serviços por aplicativo como o Freenow. Confira suas facilidades:

  • Pedir um táxi;
  • Alugar veículos de 2 rodas (patinete elétrico, bicicleta, bicicleta elétrica ou scooter);
  • Solicitar uma carona compartilhada;
  • Comprar ticket/passe online para o transporte público, assim evitando filas.

Para pedir um táxi, você pode acenar para um na rua, como em qualquer outro lugar ou solicitá-lo via aplicativo. Um deles é o Taxi.eu, disponível para sistemas Android e iOS.

Caso queira alugar um carro em Frankfurt para visitar outras cidades ou mesmo transitar somente nas ruas de Frankfurt, você deve ter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) antes de sair do Brasil. O documento não é exigido para dirigir na Alemanha, mas sim para retirar um carro em agências de veículos.

Bicicleta

Frankfurt cada vez mais promove a bicicleta como um meio de se locomover muito eficaz para sua população, inaugurando novas ciclovias e tornando-as vias seguras para circular.

Para alugar uma bike em Frankfurt, há várias estações de bicicleta espalhadas na cidade. A principal é um serviço da empresa de transportes DB, chamado Call a Bike. A tarifa é 9€ para usar o serviço o dia todo ou 1€ a cada 15 minutos de uso. Se quiser usufruir desse serviço, você deve baixar o app do Call a Bike e se registrar com seus dados pessoais e de pagamento.

Segundo o site Bikemap, em Frankfurt existem 9.506 estruturas cicloviárias, que levam para os lugares mais variados, até mesmo estendidos para fora da cidade. Entre os meses de maio e julho, locais e turistas utilizam mais bikes como meio de transporte.

Como se planejar para visitar Frankfurt?

Planeje-se bem para uma viagem até Frankfurt e, para não se perder em nenhum detalhe.

Além disso, é importante saber que a Alemanha faz parte do Espaço Schengen, ou seja, neste caso é obrigatório que o viajante contrate um seguro viagem. No Seguros Promo é possível comparar preços e diversas operadoras de seguro viagem, escolhendo a melhor opção para você e sua viagem. Faça sua cotação e utilize o cupom EUDTURISMO5 para ter 5% de desconto na contratação.

Para quem vai se deslocar para muitas cidades na Europa, o ideal é ter o celular sempre conectado, sem depender da disponibilidade de Wi-Fi dos lugares que for visitar. No site da America Chip você pode contratar um serviço de chip internacional que possa te acompanhar em todas as cidades da Europa.

Outra dica importante é não andar com grande quantia de dinheiro em espécie na sua viagem, o que pode acarretar uma enorme dor de cabeça em caso de perda ou roubo. Para isso, você pode adquirir um cartão de débito Wise, que é aceito na maioria dos países, tanto na Europa como em outros continentes. Com o cartão de débito internacional Wise você também tem melhores taxas e câmbio que em um cartão comum.

Agora que você já sabe o que fazer em Frankfurt, arrume as malas e boa viagem!