No mês de Outubro, a charmosa cidade de Munique, no sul da Alemanha, vira palco da maior festa de cultura alemã: a Oktoberfest Munique. Para os amantes de cerveja, o festival é destino obrigatório, mas nem só de cerveja vive o festival.
Venha conosco nessa verdadeira viagem e conheça um pouco mais do prazer germânico de brindar o melhor da vida. Com uma bela caneca de chopp, claro!
Índice do artigo
A história por trÔs da Oktoberfest
A Oktoberfest Munique tem sua origem em 1810, quando o rei Ludwig I convidou toda a cidade para celebrar seu casamento com a princesa Teresa da SaxƓnia-Hildburghausen.
Na ocasião, os campos em frente a entrada da cidade foram tomados pelos moradores que participaram do evento real. A cerimÓnia de encerramento consistia em uma corrida de cavalos que no ano seguinte teve sua segunda edição. Dessa maneira, nasceu a tradição da Oktoberfest.
Desde então, a Oktoberfest Munique só não aconteceu na época das guerras mundiais e das grandes epidemias, o que leva o festival para a sua 185ª edição em 2019. Haja tradição!
Vai viajar para a Alemanha? Então confira o nosso guia completo de turismo em Berlim.
E onde estĆ” a cerveja nisso tudo?
NĆ£o por acaso, Munique estĆ” situada na regiĆ£o da BavĆ”ria, no sul do paĆs, onde a agricultura sempre foi a grande potĆŖncia econĆ“mica.
Portanto, a Oktoberfest, ao virar um evento anual da regiĆ£o, acabou ganhando um carĆ”ter de feira agrĆcola, na qual os grandes latifundiĆ”rios aproveitavam a ocasiĆ£o para expor seus produtos e a cultura local.
E a cerveja bÔvara, produzida segundo preceito de pureza de 1516, não demorou para assumir o posto de atração principal, pois sempre foi um destaque da região. Enquanto a cerveja encantava pelo sabor, os principais produtores de cerveja tratavam de melhorar suas apresentações a cada ano.
Ficou com sede? Então, continue com a gente para descobrir como aproveitar o melhor da Oktoberfest Munique.
Aproveite e leia as dicas completas da cidade de Hamburgo na Alemanha.
O que Ć© a Oktoberfest Munique
A Oktoberfest Munique é hoje a maior festa da cultura alemã realizada todos os anos nos últimos finais de semana de setembro e o primeiro de outubro. O festival relembra, com muita cerveja e alegoria cultural, a história e a tradição local.
Muitos consideram o evento como a festa da cerveja, pois os maiores e mais tradicionais produtores de cerveja são os grandes protagonistas. Junto, é claro, com o próprio povo alemão.
NĆ£o deixe de ler o nosso artigo de turismo em Frankfurt.
Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.
Ver Planos āImportĆ¢ncia do festival
Com mais de 200 anos de existĆŖncia, a Oktoberfest de Munique tem papel fundamental no Turismo do paĆs e na disseminação da cultura alemĆ£ para o mundo.
Para a economia do paĆs e local, o evento tambĆ©m tem grande expressĆ£o, ao movimentar, em mĆ©dia, mais de 830 milhƵes de euros. Ao todo, Munique recebe mais de 6 milhƵes de pessoas a cada edição.
Viajar pela Alemanha Ć© incrĆvel. Aproveite e inclua no roteiro uma visita ao Castelo de Neuschwanstein.
Quando acontece a Oktoberfest?
O evento acontece no final de setembro para o comeƧo de outubro. A quantidade de dias varia entre 16 e 18 dias.
Em 2019 a Oktoberfest Munique acontecerĆ” de 21 de setembro a 6 de outubro. Portanto, Ć© bom ir se planejando desde agora para garantir sua caneca de cerveja no festival.
JĆ” ouviu falar do touring bird? Ć a mais nova ferramenta do Google para turistas.
Como chegar em Munique?
O parque que acontece a Oktoberfest Munique chama-se Theresienwiese (em homenagem a esposa do rei Ludwig) e fica próximo de estações de metrÓ e trem.
Para chegar ao local a organização recomenda o transporte público, que, por sinal, funciona muito bem durante todo o ano. Isso porque estacionar em Munique é uma missão tanto pela quantidade de visitantes e por ser uma região um pouco mais rural que as grandes metrópoles alemãs.
Confira nosso artigo com dicas sobre como funciona o aluguel de carro em Munique.
Escolha um bom lugar para se hospedar
Para curtir melhor a Oktoberfest Munique , sem perder o sono, uma boa alternativa Ć© se hospedar próximo Ć s estaƧƵes de trem e metrĆ“. Ć possĆvel encontrar ótimas opƧƵes de hospedagem situadas a alguns minutos de distĆ¢ncia do evento.
HÔ, também, ótimos hotéis próximos ao Parque Theresienwiese. Estes costumam não ter disponibilidade rapidamente por conta da procura ser muito grande.
Outra ótima opção são as residências locais, pois os moradores adoram receber os visitantes nesta época. Aplicativos como Couchsurfing e Airbnb são muito usados na Europa e no mundo todo para conectar os viajantes aos moradores que têm o hÔbito de receber turistas em casa.
Antes de fechar a mala leia o nosso checklist de viagem para não faltar nada!
Couchsurfing e Airbnb
Para quem nĆ£o conhece, o couchsurfing Ć© uma alternativa muito utilizada por mochileiros que procuram um cantinho na casa de residentes dos paĆses que estĆ£o visitando de forma gratuita e sem muita mordomia, as vezes, o sofĆ” da sala Ć© o suficiente.
JĆ” o Airbnb Ć© mais conhecido por ser uma alternativa segura de viajantes e moradores negociarem estadias calorosas.
Então a dica aqui é pensar bem no tipo de acomodação em Munique que mais se encaixa com seu perfil e sair pesquisando com antecedência.
Turismo na Alemanha: roteiro completo e dicas para visitar o paĆs.
HotƩis em Munique
Para quem prefere hotƩis, aqui deixo algumas sugestƵes de hospedagens pela cidade:
ibis Hotel München City – hotel 2 estrelas de avaliação 8.0 a partir de 100ā¬Ā a diĆ”ria;
Arthotel Munich – hotel 3 estrelasĀ de avaliação 8.6 a partir de 150ā¬Ā a diĆ”ria;
Eurostars Book Hotel – hotel 4 estrelasĀ de avaliaçãoĀ a partir de 250⬠a diĆ”ria.
Dicas para curtir o festival
A melhor forma de aproveitar a Oktoberfest Munique Ʃ planejar bem o que fazer. AlƩm das cervejas, hoje o festival conta com diversas atraƧƵes temƔticas, cerimƓnias culturais, performances e atƩ roda gigante.
Sem contar, claro, com as grandes e pequenas tendas dos maiores fabricantes de cerveja. Por isso, vale a pena conferir o site da organização e buscar o mapa original do evento.
AlƩm disso, o que pode te ajudar a curtir o festival:
Chegue cedo na festa
Diferentemente das edições mundo a fora, a Oktoberfest Munique tem horÔrio cumprido à risca. E começa cedo, normalmente às 9 horas da manhã e antes das 10 horas da noite a programação vai se encerrando.
Então nada de enrolar pra chegar na festa.
FaƧa amizades
O povo alemĆ£o, principalmente na ocasiĆ£o, Ć© muito receptivo e bem humorado. Vale muito a pena por um sorriso no rosto e brindar sua caneca de chopp dizendo: “Prost!” (Ć© a saudação alemĆ£ ao brindar, como o nosso “saĆŗde”). Socialize!
NĆ£o queime a largada
Como a festa tem programação para o dia inteiro, Ć© interessante controlar o nĆvel de cerveja no corpo. Assim vocĆŖ aguenta atĆ© o final. O desafio Ć© grande pois o tamanho da caneca de cerveja Ć© de 1 litro.
Prove os pratos tĆpicos e curta as atraƧƵes
Eu sei que uma caneca de 1 litro de cerveja gelada Ć© muito atrativo, mas lembre-se que tem muito mais atraƧƵes esperando por vocĆŖ. A comida tĆpica alemĆ£ Ć© de dar Ć”gua na boca e a cultura se espalha pela atmosfera do festival.
Seguindo essas dicas tenho certeza que vai ser amor Ć primeira vista e o seu mĆŖs de outubro nunca mais vai ser o mesmo.
AtraƧƵes da Oktoberfest
Apesar de toda a festa jĆ” ser uma grande atração, Ć© possĆvel separar algumas atraƧƵes e atividades que fazem a Oktoberfest Munique tĆ£o especial. Confira aqui:
Abertura da Oktoberfest
A cerimÓnia de abertura é uma grande alegoria com diversas performances que representam a cultura e a história da festa. Até o Prefeito da Cidade participa, mas não vamos falar de detalhes para não estragar a surpresa.
Desfiles
AlĆ©m do grande desfile de abertura, sempre aos sĆ”bados e domingos, cada cervejaria realiza um desfile próprio pelas ruas ao redor do Parque Theresienwiese. VocĆŖ vai se encantar com os carros alegóricos, fantasias, roupas tĆpicas, mĆŗsica local e performances incrĆveis.
Parque e Brinquedos
Uma atração à parte são os brinquedos temÔticos espalhados pela local que ajudam a compor a magia da festa. Tem montanha russa, umas torres giratórias, brinquedos assustadores e uma imensa roda gigante.
Tendas das Cervejarias
As cervejarias da região, são 6 principais no total, possuem cada uma sua tenda recheada de atividades. Cada uma com sua programação, elas acabam deixando ainda mais especial o prazer de sentar numa mesa e tomar uma caneca de 1 litro de cerveja gelada.
O que comer em Munique?
A culinĆ”ria bĆ”vara nĆ£o fica atrĆ”s do sabor da cerveja. VocĆŖ nĆ£o pode deixar a cidade sem experimentar pelo menos uma comida tĆpica.
LÔ você vai encontrar bastante pratos com carne, algumas opções vegetarianas, bolos, sobremesas, pães, sopas e, principalmente, muita variedade de salsichão.
Segue aqui um cardƔpio de algumas coisas que se pode comer por lƔ:
- Cordon Blue: um empanado de carne bovina com presunto e queijo;
- Eisbein/Schweinshaxe: Joelho de porco, muito conhecido da culinƔria local;
- Schweinebraten: porco assado e fatiado;
- Weisswurst: linguiƧa branca de vitela e porco, tradicional de Munique;
- Wiener Schnitzel: costeleta de vitela Ć milanesa;
- Bratwurst: a famosa e tradicional linguiça alemã;
- Sauerkraut: o famoso chucrute;
- Pretzel (ou rezel): aquele famoso pão em forma de nó assado e temperado.
ConheƧa mais sobre as comidas tĆpicas da Alemanha.
Quanto custa viajar para a Oktoberfest?
Por fim, para aqueles que querem se planejar financeiramente tenho uma boa notĆcia! A entrada para a Oktoberfest Munique Ć© gratuita, assim como o acesso a todas as tendas. Portanto, o custo serĆ” mais do transporte, alimentação e hospedagem.
O valor da caneca de cerveja na festa gira em torno de 10⬠e Ć© possĆvel comer bem com 15⬠a 18⬠por dia.
Vale a pena levar dinheiro, pois alguns estabelecimentos não aceitam ou tem dificuldade com o pagamento em cartão por conta do volume de pedidos.
Ficou com Ć”gua na boca? EntĆ£o jĆ” marca no calendĆ”rio a sua próxima viagem. Com mais de 200 anos de tradição, nĆ£o dĆ” para deixar a Oktoberfest Munique de fora do roteiro. Tenho certeza que serĆ” uma viagem incrĆvel, com cenĆ”rios maravilhosos pelo sul da Alemanha e, claro, uma boa cerveja gelada.
Um brinde! “Prost!”