Viajar pela Europa é, sem dúvidas, o sonho de muitas pessoas. O continente reúne cerca de 50 países com história, arquitetura e paisagens belíssimas, além de um estilo de vida muito particular: o estilo europeu.

Mas sabia que dependendo dos destinos que você pretende visitar, há diferenças entre eles que também merecem atenção, como a moeda ou necessidade de nova autorização de entrada? Ficou confuso? Calma. Entenda aqui quais as diferenças entre viajar pela Europa e viajar pela União Europeia.

Diferenças entre viajar pela Europa e viajar pela União Europeia

É muito comum haver alguma confusão no uso dos termos “Europa” e “União Europeia”, isso porque ambos são usados, ​​às vezes, de maneira aleatória, quando indicam duas entidades diferentes.

Então, primeiro vamos entender a diferença para usar corretamente esses dois termos.

O que é a Europa?

A Europa é um dos 6 continentes do mundo e conta com cerca de 50 países. É o termo amplo, correspondente àquela que aprendemos nas aulas de Geografia na escola, e que engloba 49 países no total. O maior e mais populoso é a Rússia e o menor e menos habitado o Vaticano.

Portanto, viajar pela Europa não quer dizer necessariamente que você irá conhecer todos eles. De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, o continente europeu pode ser dividido em:

Europa Ocidental: Reino Unido, Irlanda, França, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein;

Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Estônia, Letônia e Lituânia;

Europa Centro-Oriental: Polônia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia do Norte, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e a Rússia Europeia;

Europa Meridional: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários micro-estados – Vaticano, San Marino, Mónaco, Malta e Andorra.

economizar em viagem

Conheça Riga, na Letônia e surpreenda-se com a cidade banhada pelo mar Báltico.

O que é a União Europeia?

Dentro da Europa, há vários acordos e políticas. Assim como o Mercosul, na América do Sul, na Europa, a União Europeia (UE) é uma união econômica e política composta de 28 países que estão vinculados entre si por um mercado único, além de políticas e leis comuns.

Os países que fazem parte da União Europeia são: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Letônia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia.

Zona do Euro

Apesar de todos esses países fazerem parte da União Europeia, nem todos eles têm o Euro como moeda oficial, como é o caso da Bulgária, que usa o Lev Búgaro (LEV), e Hungria, onde a moeda é o Florim Húngaro (HUF), por exemplo.

Ao todo, 19 dos 28 países da União Europeia adotam a mesma moeda: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Holanda.

Portanto, se você for viajar apenas para países dentro da Europa que fazem parte da Zona do Euro, basta trocar reais por euros antes de sair do Brasil e tudo resolvido.

Mas se entre os seus destinos está algum país onde o euro não circula, precisará trocá-lo pela moeda local, mesmo que este país faça parte da UE.

Existem ainda alguns pequenos países que não fazem parte da UE oficialmente mas que utilizam o euro, como é o caso de Andorra, Mônaco e do Vaticano.

Espaço Schengen

Além de leis comuns e acordos de livre comércio, alguns países da Europa integram um acordo de livre circulação de pessoas, chamado Acordo de Schengen. Fazem parte desse acordo 26 países.

E em relação aos vistos? Bem, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus integrantes do Espaço Schengen quando estiverem a turismo por até 90 dias.

mochileiro na europa

O controle da imigração, com checagem de passaporte e demais documentos obrigatórios é feito uma vez só, no primeiro ponto de desembarque na Europa.

Isso significa que uma vez que você entra em qualquer país dentro da zona Schengen, você pode circular pelos demais países da zona Schengen sem verificações de passaporte ou necessidade de visto.

Por outro lado, se você viajar para outro país europeu que não integra o acordo, será necessário passar pelo serviço de fronteiras.

O seguro viagem para o tratado de Schengen é obrigatório. Ao viajar pela Europa você irá passar pela imigração de diferentes países e esse documento pode ser cobrado, normalmente ele é solicitado no país que você entra no continente. A cobertura mínima exigida para o seguro é de 30.000€.

Já sabemos que quando o assunto é seguro viagem, ofertas não faltam. A melhor forma de escolher é fazer uma cotação online. O Seguros Promo vai ajudá-lo a encontrar o melhor seguro de viagem ao melhor preço.

Outra informação essencial é que em vez de ter um limite de tempo por país, há um limite de tempo para toda a zona Schengen, que é 90 dias dentro de um período de 180 dias.

Confira todos os requisitos para visitar a Europa.

Quais são os países não-Schengen na Europa?

Os países europeus que não fazem parte da zona Schengen são: Albânia, Andorra, Armênia, Azerbaidjão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegóvina, Croácia, Chipre, Geórgia, Irlanda, Kosovo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Cidade do Vaticano.

Viu? Apesar de muito parecidos e relacionados ao mesmo continente, Europa, União Europeia, Zona do Euro e Espaço Schengen são conceitos diferentes e que podem ter implicações na sua viagem. Portanto, fique atento para não se confundir!