Viagem para Europa: como planejar passo a passo e o que visitar

Viajar pela Europa  / 

Fazer uma viagem internacional já é incrível, mas conhecer a Europa pode ser uma das maiores experiências da sua vida. O velho continente é berço de cultura, arte e história do mundo e visitar seus países é entrar em um mergulho de novas experiências e muito conhecimento. Se você está planejando uma viagem para Europa, confira essas dicas de como organizar sua trip.

Organizar uma viagem para Europa

O primeiro passo para fazer uma viagem para Europa é ter seu passaporte brasileiro (dentro do prazo de validade). Para o Espaço Schengen não é necessário visto para quem viaja a turismo, por isso, é possível conhecer a Europa por até 90 dias sem visto.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Você tem que conhecer essas 10 leis antes de viajar para a Europa.

Países para conhecer na Europa

O segundo passo é determinar quando dias você ficará na Europa e escolher quais países irá conhecer. Você pode comprar a passagem de ida por um país e a de volta por outro e dentro da Europa ir se locomovendo de trem, ônibus ou mesmo avião (há companhias low cost que tornam as passagens bem mais baratas, mas sua mala deve ser pequena para valer a pena).

Ao todo são 50 países no continente e você precisa saber o que visitar. A sua primeira viagem pela Europa pode ser para os países mais tradicionais (como França, Itália e Alemanha, por exemplo), já na sua segunda viagem pode fazer Inglaterra, Irlanda, Escócia e assim por diante.

Se você é apaixonado pela história, cultura e arte, conhecer os melhores museus da Europa, pode ajudar no planejamento dessa viagem.

Escolher o roteiro

O roteiro depende da quantidade de férias que você terá e quanto dinheiro terá para investir, sim, investir, porque ter uma experiência cultural como essa é um investimento que você faz para a vida.

Outras opções de roteiros pela Europa é começar pelos países do sul do continente como Portugal, Espanha, Itália e Grécia. Em cada país você encontrará muitas atrações, gastronomia diversificada, monumentos e muita história.

Se você ainda está planejando o que visitar, não deixe de ler quais são as cidades da Europa mais baratas para viajar.

Tempo de preparação

Para preparar uma viagem para Europa, o ideal é começar a planejar com um ano ou alguns meses de antecedência. Dessa forma você consegue passagens mais baratas, consegue escolher com calma os hotéis (hostels ou apartamentos do Airbnb), guardar dinheiro, preparar seu roteiro e ainda escolher a melhor época do ano para viajar.

Tarefas a fazer antes da viagem para Europa

Checklist de viagem para Europa
Ao fazer uma viagem para Europa, você precisará comprar euros. Para isso o ideal é acompanhar as cotações diárias e saber o melhor momento para comprar a moeda. Vale lembrar que nem todos os países da Europa utilizam o euro como moeda oficial.

Apenas 19 países dos 28 pertencentes a União Europeia adotaram o euro como moeda. Entretanto, se você for viajar para algum país que não pertence a zona do euro, ficará muito mais fácil fazer a conversão de euro para a moeda local do que com o real.

Você pode conferir mais dicas sobre a cotação do Euro.

Visa Travel Money

Além de levar um pouco de dinheiro em espécie, você pode fazer sua viagem para Europa com cartões como o Visa Travel Money, onde carrega o cartão com os valores que desejar e pode utilizar como débito na Europa, ou então, fazer saques.

A melhor opção vai depender de como você se sente mais seguro. Cada operação de câmbio terá taxas e você precisa pesquisar bem antes de comprar os euros que precisa.

Saiba qual é o melhor momento para comprar Euro.

Acompanhe a cotação da moeda

Outra dica é acompanhar as notícias políticas e mundiais e verificar quando a moeda está mais baixa e fazer a compra sempre em uma única vez, dessa forma você consegue negociar com a casa de câmbio da sua cidade os melhores valores.

Além do dinheiro em espécie é importante que você tenha um cartão de crédito internacional (já autorizado pelo banco) para caso precise de mais dinheiro ou para uma emergência.

Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida.


Nós recomendamos o chip da SIMPREMIUM que funciona em toda a Europa e tem um preço super acessível. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes da viagem.

PEDIR CHIP »

Comprar passagens

Para comprar passagens aéreas baratas para Europa, é necessário pesquisar bastante e sempre usar a janela incógnita do seu navegador de internet.

Terça-feira é considerado o melhor dia para fazer a compra, além disso, há uma pesquisa que aponta que comprar a passagem com 54 dias é o ideal para garantir o melhor preço. Mas nada impede que você consiga uma super promoção antes disso e já garanta seu assento.

Também já compartilhamos dicas sobre como comprar passagens aéreas mais baratas.

Reservar hospedagem

Com as passagens compradas, é hora de reversar a sua hospedagem, que é a segunda coisa mais cara de qualquer viagem. É fundamental procurar com antecedência também, principalmente se você for viajar na alta temporada da Europa.

Lembre-se que é obrigatório ter hospedagem reservada para entrar na Europa, e pode ser pedido na imigração. Escrevemos um post completo de como encontrar hospedagem barata na Europa e quais são as alternativas existentes para economizar.

Seguro de viagem internacional

Outra questão fundamental é viajar com um seguro de viagem internacional. Isso é obrigatório e o seguro deve cobrir pelo menos € 30 mil euros de despesas médicas. O seguro é solicitado na entrada da Europa, já na imigração, ao descer do avião. Por isso, pesquise as melhores seguradoras e faça seu seguro com tempo.

Nós conhecemos e aconselhamos o Seguros Promo, é tudo completamente online e você adquire o seguro obrigatório em poucos minutos, além de ter um excelente preço.

Depois disso, é só curtir sua viagem pela Europa e aproveitar cada momento!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Onde fazer câmbio de Real para Euro? Economize e descomplique com esta solução

    Temos viajado para qualquer parte do mundo com o cartão pré-pago Internacional da Confidence. As taxas são super baixas e sempre conseguimos pagar em qualquer lugar sem problema algum. Basta carregar e você recebe em sua casa antes de viajar (também é possível recarregar facilmente durante a sua viagem).

    CARREGAR CARTÃO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.