Aurora Boreal: saiba onde ver o fenômeno e a melhor época do ano

Viajar pela Europa  / 

Com certeza você já viu ou já ouviu falar sobre a Aurora Boreal. Neste artigo, vamos te contar tudo sobre esse fenômeno de luzes da natureza e comentar em que países e quando é possível vê-lo. Você descobrirá, também, quais são as condições para isso, assim como onde ficar para ver a Aurora Boreal.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Além disso, você poderá conferir quanto tempo demora, em média, o espetáculo de luzes da Aurora Boreal e uma curiosidade sobre o tema. Vamos lá?

O que é o fenômeno Aurora Boreal

É um espetáculo incrível de luzes brilhantes e cores no céu. As principais cores que aparecem são o vermelho, composto por átomos de nitrogênio (maior quantidade) e de oxigênio (nas camadas mais baixas), e o verde, que surge devido ao envio de átomos de oxigênio nas altas camadas da atmosfera.

Como ocorre

Cientificamente, ocorre quando o sol envia constantemente materiais, chamados plasmas solares, para a Terra, por meio dos ventos solares. Os plasmas solares são formados por prótons, elétrons e neutrinos (partículas neutras).

Essas partículas da atmosfera colidem no campo magnético do planeta e são puxadas para os polos (conhecidos como Cinturão de Aurora). Esse processo produz ondas de radiação, que geram as cores da Aurora Boreal, espalhada no céu por diversas formas e tamanhos.

Onde ocorre

O fenômeno ocorre no hemisfério Norte da Terra e pode ser visto a olho nu.

A Aurora Boreal é visível nos seguintes países: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Gronelândia e Canadá.

Um dos lugares preferidos das pessoas para assistir ao indescritível espetáculo de luzes é na cidade de Thomsø, na Noruega.

No hemisfério Sul existe a Aurora Austral.

A Aurora Boreal também pode ocorrer em outros planetas

O fenômeno não é exclusivo do planeta Terra. Júpiter, Saturno, Marte e Vênus apresentam exposições parecidas com as que vemos aqui.

Onde ficar para assistir ao espetáculo de luzes naturais no céu

Confira alguns dos melhores lugares para assistir à Aurora Boreal na Europa.

Noruega

aurora boreal noruega

Tromsø, na Noruega, é a capital mundial da Aurora Boreal. O local possui grande infraestrutura para receber turistas, além de aeroporto internacional e excelentes restaurantes. Porém, o preço pago por todo esse conforto é caro.

Situado entre fiordes, ilhas e montanhas, o local possui a temperatura mais tranquila de todos os outros países, por causa da corrente do Golfo do México que leva águas mais quentes para o Ártico.

O arquipélago de Svalbard também é um local incrível na Noruega para assistir à Aurora Boreal.

Inverno na Europa: tudo que você precisa saber sobre o frio.

Suécia

Dificilmente você conseguirá ver o fenômeno em todos os lugares da Suécia. Mas a pequena vila de Abisko, localizada na Lapônia, que fica entre montanhas e possui clima característico, e Kiruna são pontos do mapa sueco onde há maior probabilidade de vê-lo.

O Ice Hotel, em Kiruna, é um local propício para ver as luzes coloridas no céu. Há vários desses hotéis espalhados pelo mundo.

A Suécia possui preço parecido com o da Noruega e clima semelhante ao da Finlândia.

Dinamarca

Apesar de possuir valores altos e ser difícil de assistir ao espetáculo na Dinamarca, pessoas afirmam que já foi possível ver a Aurora Boreal nas Ilhas Féroe ou Ilhas Faroé e na Groenlândia (Kulusuk e Ammassalik).

Finlândia

A Finlândia é um local mais barato e menos disputado do que a Noruega para ver a Aurora Boreal. Com paisagens de contos de fadas, você pode optar por ficar em Kilpisjarvi, caso esteja indo (também) para a Noruega, ou Rovaniemi, conhecida como a cidade do Papai Noel.

Que tal ver a Aurora Boreal de dentro de um iglu?! O Kakslauttanen Arctic Resort é uma incrível experiência para ficar em um dos hotéis mais originais da Europa e ainda assistir a esse fenômeno natural espetacular de luzes no céu.

A temperatura é mais fria do que na Noruega.

Islândia

aurora boreal islandia

A Islândia é um ótimo local para ver o fenômeno, pois está posicionada perto do Cinturão de Aurora.

Uma das formas de encontrar a Aurora Boreal perfeita é por meio da Ring Road, que segue a costa da Islândia e te leva para os melhores pontos para avistar as luzes se movimentando no céu.

E o melhor local para assistir ao espetáculo no céu na Islândia é nos arredores de Reykjavík.

Quando ver

A Aurora Boreal depende de explosões solares, que acontecem por acaso, sem a interferência humana. Portanto, teoricamente não dá para saber o momento certo em que as luzes vão brilhar. No entanto, de acordo com especialistas, há um horário em cada local em que você pode ter mais chances de presenciar as luzes coloridas no céu.

Normalmente, a Aurora Boreal pode ser vista no fim da tarde e à noite, em janeiro, fevereiro e março, época em que já não há mais tanta neve e o céu já está limpo no polo Norte.

Além disso, pode ser vista, também, no outono, em setembro e outubro.

As chances para ver o fenômeno em Tromsø são maiores entre por 21h e 23h, se o tempo não estiver nublado e se você estiver longe das luzes da cidade.

Conheça quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Quanto tempo demora o fenômeno

O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar por cerca de 5 a 10 minutos ou por horas consecutivas no céu.

Algumas vezes, a atividade acaba completamente e depois de cerca de 30 minutos a uma hora retorna.

Condições para ver

Você precisa se preparar para ver a Aurora Boreal. É preciso estudar o clima, a roupa certa que deve usar, o equipamento fotográfico adequado para registrar o momento etc.

A dica é planejar bastante o que será feito.

O movimento da Aurora Boreal no céu, assim como as cores específicas e a sua intensidade também são complicados de prever. Porém, pode haver uma certa “previsão de aurora”, de acordo com o monitoramento que a NASA faz da atividade dos ventos solares.

Curiosidade

A nomenclatura “Aurora Boreal” foi criada em 1619 pelo cientista Galileu Galilei em homenagem à Aurora, Deusa Romana do Amanhecer, e a Borias, seu filho, representante do vento norte.

Não deixe de conferir o artigo que fizemos com as cidades europeias que oferecem os melhores réveillons.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.