Barcelona com crianças: atrações, quando ir e onde ficar

Visitar Barcelona  / 

Barcelona é uma cidade que a maioria das pessoas sonha visitar. A combinação de núcleo cosmopolita com lindas praias faz com que esse destino turístico receba um número cada vez maior de turistas anualmente. Há muito o que se fazer em Barcelona. No entanto, grande parte das listas dos principais pontos turísticos desconsidera turistas que viajam com filhos. É possível fazer turismo em Barcelona com as crianças? Quais locais podem ser visitados?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Quem tem filhos sabe que, às vezes, pode ser difícil manter o ritmo de uma viagem quando também temos que cuidar dos pequenos. Uma visita àquele famoso museu ou ao restaurante mais badalado pode não ser atrativa para as crianças e, por isso, é necessário fazer algumas adaptações no roteiro a fim de garantir que tanto você quanto seus filhos tenham uma excelente experiência nessa linda cidade catalã.

O que visitar em Barcelona com crianças?

Há muitos lugares para serem visitados com as crianças em Barcelona. Ao montar seu roteiro, leve em consideração as coisas que geralmente atraem seus filhos e tente incorporar ao menos uma atividade do interesse das crianças por dia, o que pode tornar mais fáceis possíveis negociações para que os pais também possam visitar lugares de interesse de adultos.

Abaixo listaremos alguns dos pontos turísticos de Barcelona que com certeza serão atrativos para os pequeninos.

1. Aprender sobre animais marinhos no L’Aquàrium de Barcelona

Não há dúvidas que crianças amam ver animais. Então, é de se esperar que um dos maiores aquários da Europa garanta entretenimento para os pequenos durante horas a fio.

O Aquário Barcelona de está localizado no Port Vell, o porto à beira-mar de Barcelona, que por si só já é um local a ser visitado devido à sua beleza. L’Aquàrium de Barcelona conta com um conjunto de 35 aquários nos quais estão mais de 450 espécies de animais diferentes.

Os tanques do aquário reproduzem os ambientes marinhos nos quais esses animais vivem de acordo com suas áreas geográficas e contam com uma diversidade de displays explicativos nos quais é possível obter informações sobre os hábitos de cada espécie.

A variedade de cores com certeza irá atrair a atenção das crianças e entretê-las durante horas. Além disso, devido ao modo como os aquários estão dispostos, é possível ter a sensação de se estar mergulhando em alto-mar.

Aquário Barcelona

O aquário também conta com muitas atividades interativas que garantem com que as crianças possam aprender enquanto se divertem. É aconselhável comprar os bilhetes online para evitar longas filas e conseguir descontos. No Get Your Guide você pode comprar os ingressos  e garantir mais informações sobre essa atração turística.

  • Endereço: Moll d’Espanya del Port Vell s/n;
  • Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a Barceloneta;
  • Horário de funcionamento: abre diariamente das 9h30 às 21h. No verão, fecha às 23h;
  • Preço: 21 euros para adultos e crianças acima de 11 anos, 15 euros para crianças entre 5 e 10 anos e 7 euros para crianças entre 3 e 4 anos.

2. Descobrir sobre a natureza e tecnologia no Cosmocaixa

O Cosmocaixa, ou museu da ciência, é um museu interativo de nove andares com várias instalações dedicadas à natureza e à tecnologia. É considerado um dos melhores programas para se fazer em Barcelona com crianças. É possível passar um dia inteiro no museu.

O prédio que abriga o Cosmocaixa foi construído em 1894 para ser um hospital para cegos. Foi posteriormente transformado nesse museu de última geração, inaugurado no ano de 2004. Um dos destaques é a reprodução de uma seção da nossa floresta Amazônica.

A variedade de atividades experimentais, exposições e alta interatividade garante que esse museu seja um lugar divertido e educativo para toda a família. O museu também conta com um planetário 3D.

  • Endereço: Carrer d’Isaac Newton, 26;
  • Como chegar: não há metrô perto do museu. As linhas de ônibus que vão até lá são a 17, 22, 58, 60, 73, 75 e 196;
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h;
  • Preço: 6 euros para a entrada geral. Algumas atividades podem ser cobradas à parte. Crianças e adolescentes até 16 anos não pagam para entrar.

3. Curtir a natureza no Parc de la Ciutadella

É claro que quem vai para Barcelona não quer fazer passeios somente dentro de prédios fechados. A cidade é conhecida pela diversidade da natureza, que vai de seus parques até a praia urbana.

Programe um dia para visitar o Parc de la Ciutadella, um dos principais pontos turísticos de Barcelona repleto de jardins que permitem estar perto da natureza. Com muito espaço ao ar livre, as crianças se sentirão à vontade para brincar e correr, gastando bastante energia. Nesse parque, o mais famoso de Barcelona, há um lindo lago com esculturas que com certeza será lindo para tirar fotos em família.

Ele foi construído sobre os terrenos da antiga fortaleza da cidade de Barcelona, especialmente para a Exposição Universal de 1888. É um dos cartões postais da cidade. O parque também conta com um museu de zoologia e com o Zoológico de Barcelona, próxima atração sobre a qual falaremos.

  • Endereço: Passeig de Picasso, 21;
  • Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Arc de Triomf e a Ciutadella/Vila Olímpica;
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente. Abre às 10h. De dezembro a fevereiro, fecha às 18h; em março e novembro, fecha às 19h; em abril e outubro, fecha às 20h; de maio até setembro, fecha às 21h;
  • Preço: entrada gratuita.

4. Conhecer a biodiversidade no Zoológico de Barcelona

O zoológico de Barcelona está localizado dentro do Parc de la Ciutadella. Ele conta com mais de 400 espécies diferentes de animais, o que faz dele um dos zoológicos com a coleção de animais mais relevantes de toda a Europa. Esse estabelecimento tem o objetivo de conservar, investigar e educar sobre os animais.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Ele funciona nesse parque desde 1892, e é um passeio que pode levar o dia inteiro. Os pequenos irão adorar ver os animais e aprender mais sobre seus hábitos e costumes.

Zoo Barcelona

O zoológico é decorado com obras de grandes artistas modernistas, fazendo com que ele também possa ser uma atração turística interessante para os amantes de arte. Para evitar filas e obter descontos, é interessante comprar os ingressos com antecedência.

  • Endereço: Passeig de Picasso, 21;
  • Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Arc de Triomf e a Ciutadella/Vila Olímpica;
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente. Abre às 10h. Os horários de fechamento variam de acordo com a época do ano. Por isso, é aconselhável consultar o site oficial do zoológico para obter mais informações;
  • Preços: 19,60 euros para adultos, 11,80 euros para crianças entre 3 a 12 anos e 9,95 euros para maiores de 65 anos.

5. Pegar uma praia na Barceloneta

A maioria das pessoas que visita a cidade de Barcelona o faz durante o verão, exatamente porque a região da Catalunha é conhecida por suas praias exuberantes. Mesmo quem optar por ficar dentro da cidade pode ir à praia: a praia de Barceloneta é acessível por metrô e conta com muitas atrações.

A atração mais interessante é o teleférico que leva ao Mirante de Miramar. Dali, é possível ter uma vista privilegiada do Port Vell.

O bairro de La Barceloneta é famoso mundialmente e não é de hoje. Ele é mencionado no romance Don Quixote, de Miguel de Cervantes. A famosa praia de águas azuis é um refúgio interessante para quem quer curtir o verão catalão com estilo. É importante ressaltar, no entanto, que essa praia fica especialmente lotada durante os meses de julho e agosto. Portanto, é importante chegar cedo para garantir um bom lugar para as crianças poderem brincar à vontade no mar.

  • Endereço: Ao lado do mar, no distrito de Port Vell;
  • Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a Barceloneta;
  • Horário de funcionamento: aberta 24 horas. Durante o verão, há eventos à noite;
  • Preços: entrada gratuita.

6. Saborear deliciosos chocolates no Museu de la Xocolata

Sim, é exatamente o que você está pensando. Esse é um museu dedicado ao chocolate. É um lugar recomendado para um passeio familiar, com a garantia de se experimentar deliciosas iguarias.

Esse museu dedica-se a contar a história da guloseima tão amada ao redor do mundo. Além de poder se deliciar, você e as crianças irão aprender muito sobre a história desse produto tão apreciado. O Museu de la Xocolata também conta com oficinas para crianças e para adultos em que é possível fazer seu próprio chocolate em tamanhos e formatos diferentes.

Ele foi criado no ano de 2000 e ocupa parte do antigo Convento de Sant Agustí.

  • Endereço: Carrer del Comerç, 36;
  • Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Jaume I e a Arc do Triomf;
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 19h e aos domingos das 10h às 15h;
  • Preços: 6 euros para a entrada geral. Crianças abaixo de 7 anos entram de graça, garanta seu ingresso com antecedência aqui.

7. Ver um jogo do Barcelona FC no Camp Nou

Para os amantes de futebol, o Camp Nou é uma parada obrigatória. É nesse estádio onde joga Messi e onde já jogaram tantos outros jogadores adorados pelas crianças, como Neymar.

Verifique se há jogos durante o período em que você estará em Barcelona. Mesmo que não tenha uma partida acontecendo, as crianças podem adorar visitar o museu do estádio e o próprio estádio em si. No museu é possível conhecer a história do clube e outros grandes jogadores que também já vestiram o uniforme azul e grená. O tour pelo estádio garante uma visita pelos vestiários, camarotes, arquibancadas, gramado e sala de imprensa.

É aconselhável comprar o ingresso para o museu com antecedência, já que esse tour é muito procurado. No Get Your guide você pode verificar todas as informações sobre bilhetes.

  • Endereço: C. d’Aristides Maillol, 12;
  • Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Palau Reial, Maria Cristina, Les Corts, Badal e Collblanc;
  • Horário de funcionamento: de abril a outubro, o museu abre das 10h às 20h de segunda a sábado e das 10h às 14h30 aos domingos e feriados. Durante o resto do ano, o horário de abertura é de segunda a domingo das 10h às 18h30;
  • Preços: o preço do tour é de 33 euros. Os preços de ingressos devem ser consultados no site oficial.

Barcelona com crianças vista

Quando visitar Barcelona com crianças?

O mais aconselhável é visitar a cidade durante o verão, visto que a maioria das atrações que podem ser interessante para as crianças têm seu horário estendido durante esse período do ano.

Além disso, com o verão há a possibilidade de curtir a cidade a céu aberto com maior facilidade, aproveitando atrativos como a praia e o parque.

O ideal é escolher um período fora de julho e agosto, considerado alta temporada, quando a cidade está mais lotada. Se possível, visite a cidade em junho ou setembro, quando as temperaturas estarão favoráveis e a quantidade de turistas será menor.

Seguro viagem

É obrigatório ter um seguro de viagem para entrar na Espanha. Por isso, em seu planejamento financeiro, é essencial incluir também o valor desse seguro. Aconselhamos que você confira os valores utilizando o comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo, que poderá te ajudar a escolher as melhores opções de seguro disponíveis de acordo com a sua necessidade.

Temos um cupom que irá garantir 5% de desconto no valor total do seu seguro viagem. Basta inserir EURODICASTURISMO no momento da compra. Para ter 5% de descontos adicionais, pague sua compra com boleto bancário.

Onde ficar em Barcelona com crianças

É recomendável escolher hotéis em Barcelona localizados nas regiões centrais como a Barceloneta e o bairro gótico. Muitas das atrações a serem visitadas na cidade estão localizadas na proximidade desses bairros e, dessa forma, é possível economizar com transporte ao se hospedar nesses bairros. A Plaça de Catalunya também é uma boa opção.

Onde comer

A culinária catalã é diversificada e é possível encontrar pratos para todos os gostos. Na região do Bairro Gótico estão localizados vários restaurantes, como o Conesa Entrepans, que dispõe de uma variedade de sanduíches deliciosos que as crianças com certeza irão adorar.

Como se locomover em Barcelona com crianças

A locomoção pela maior cidade da Catalunha é fácil graças à variedade de transporte público e é tranquilo fazer os percursos com crianças. O bilhete simples custa 2,15 euros, mas aconselhamos comprar os bilhetes diários, de 7,60 euros, ou pacotes da Hola BCN, disponíveis para dois, três, quatro e cinco dias.

Barcelona é uma cidade incrível que deve ser incluída na sua lista de lugares a serem visitados. Eclética, ela oferece entretenimento para todas as idades, e pode ter certeza que sua viagem em Barcelona com crianças será imperdível para os pequenos e adultos!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carol é paulistana, tradutora de formação e redatora por paixão. Já morou na Itália, Irlanda e é apaixonada por viagem, comida e tecnologia, especialmente quando os três se juntam. Acredita que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender. Atualmente mora em Lisboa.