Barcelona Ă© uma das cidades turĂsticas mais famosas do mundo e uma das mais visitadas na Europa. E nĂŁo Ă© para menos. As atraçÔes da capital catalĂŁ envolvem arte, gastronomia, praias, vida noturna e muito mais. Conheça o nosso top 10 pontos turĂsticos de Barcelona!
Nesse post, vamos falar dos das atraçÔes mais famosas e “tradicionais” da cidade e tambĂ©m dos pontos fora do circuito turĂstico para fazer vocĂȘ se sentir como um âlocalâ. Benvingut!
Índice do artigo
Pontos turĂsticos mais visitados de Barcelona
Barcelona é uma cidade que une o que a maioria dos turistas procura nas férias: cultura, excelente comida, praia, prédios históricos encantadores e uma história atraente.
Por atrair muitos turistas, mesmo fora da alta estação, as atraçÔes costumam ter fila e estar cheias. Para aproveitar melhor o tempo das suas fĂ©rias – e fugir de perrengue recomendamos a compra dos ingressos com antecedĂȘncia.
Confira os principais pontos turĂsticos de Barcelona no mapa:
1. A Sagrada FamĂlia
A Sagrada FamĂlia, catedral construĂda por Antonio GaudĂ, certamente Ă© o mais famoso dos pontos turĂsticos de Barcelona. A BasĂlica i Temple Expiatori de la Sagrada FamĂlia atrai mais de 2,8 milhĂ”es de visitantes por ano.
A construção da catedral começou em 1882, sob a direção de um outro arquiteto: Don Francisco de Paula del Villar y Lozano, mas logo abandonou o projeto por causa de desentendimentos.
Gaudà começou a fazer parte do projeto em 1883 e assumiu a direção em 1884. O arquiteto catalão sabia que não estaria vivo para supervisionar a construção até a sua conclusão (jå que a obra estava prevista para durar duzentos anos), por isso deixou projetos detalhados de construção.
O tĂ©rmino da construção estava previsto para 2026, centenĂĄrio de morte de GaudĂ, mas devido Ă pandemia e consequente queda na arrecadação esse prazo nĂŁo serĂĄ alcançado.
Mesmo inconclusa, a Sagrada FamĂlia foi tombada como PatrimĂŽnio da Humanidade, pela UNESCO, em 1984.
Como Ă© visitar a Sagrada FamĂlia?
Como principal ponto turĂstico de Barcelona e da Catalunha, nĂŁo Ă© de se admirar que a Sagrada FamĂlia tenha fila de turistas. Os melhores horĂĄrios para visitar sĂŁo logo apĂłs a abertura, por volta das 10h, ou antes do fechamento.
Fique atento ao tempo de visita. Se vocĂȘ vai visitar de maneira independente, uma hora costuma ser suficiente (excluindo o tempo de espera para entrar). Visitas guiadas costumam durar entre 1h30 e 2h30. Se vocĂȘ vai visitar a torre, reserve mais tempo: entre trĂȘs e quatro horas.
Quero visitar a Sagrada FamĂlia!
O primeiro passo Ă© comprar os ingressos para a Sagrada FamĂlia, por meio do site oficial, de sites de atraçÔes turĂsticas, como o Get Your Guide, ou pessoalmente, na prĂłpria basĂlica.
O ingresso para a Sagrada FamĂlia com audioguia custa 32,50⏠por pessoa. JĂĄ o ingresso com acesso Ă s torres custa 62⏠por pessoa. Crianças, idosos e estudantes podem tĂȘm desconto.
Com a America Chip vocĂȘ tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexĂŁo a partir de USD 40.
Ver Planos âA Sagrada FamĂlia estĂĄ localizada na Carrer Mallorca, 401 e o metrĂŽ mais perto e o Sagrada FamĂlia.
Assim como muitas atraçÔes na Europa, a catedral tem o horårio de funcionamento variåvel de acordo com as estaçÔes do ano. De segunda a såbado o horårio de abertura é sempre às 9h, o encerramento varia de acordo com a época do ano de 18h até as 20h. Jå aos domingos a abertura é às 10h.
2. Parque GĂŒell
Muitos outros pontos turĂsticos de Barcelona alĂ©m da Sagrada FamĂlia, sĂŁo obras de GaudĂ. Um dos exemplos Ă© o Parque GĂŒell, um enorme parque urbano, com 19 hectares e mais de 100 anos de histĂłria.
O complexo mistura jardins e componentes arquitetÎnicos, além de uma vista privilegiada da capital catalã. A Escadaria do Dragão é um dos pontos mais visitados do parque, onde turistas fazem fila para tirar foto com a escultura de mosaico que då nome à atração.
Como visitar o Parque GĂŒell?
O Parque GĂŒell estĂĄ localizado na Colina del Carmel, no bairro de Gracia, em Barcelona. O metrĂŽ mais prĂłximo Ă© a estação Lesseps.
O horårio de funcionamento do parque varia de acordo com a estação do ano. Sempre com abertura às 9h30 e encerramento variando entre 17h30 ou 19h30.
A recomendação Ă© comprar o ingresso com antecedĂȘncia para evitar fila. O ingresso para o Parque GĂŒell com entrada fura fila custa 13⏠para adultos, crianças atĂ© 12 anos e idosos (65+) pagam 9,50âŹ. JĂĄ uma excursĂŁo guiada para o Parque GĂŒell custa 24⏠por pessoa.
3. Casa BatllĂł
A Casa BattlĂł Ă© mais uma construção do renomado arquiteto Antonio GaudĂ. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade, o Passeig de GrĂ cia, pertencia ao milionĂĄrio da indĂșstria tĂȘxtil D. Josep BatllĂł, que encomendou a reforma da propriedade.
A inquietante fachada composta por linhas onduladas Ă© uma obra-prima da arquitetura modernista. O edifĂcio foi declarado PatrimĂŽnio da Humanidade, pela UNESCO, em 2005.
Ela estĂĄ situada em quarteirĂŁo conhecido como Manzana de la Discordia. O nome foi dado porque a ĂĄrea passou a ser endereço das famĂlias mais ricas da cidade, que competiam entre si para ter a casa mais requintada e cara. Hoje, a quadra abriga grande obras do modernismo catalĂŁo, como a Casa Amatller, Casa LleĂł Morera, Casa Mulleras e Casa Josefina Bonet.
Como visitar a Casa BatllĂł?
O edifĂcio estĂĄ localizado no centro de Barcelona: no Passeig de Gracia, 43. A estação de metrĂŽ mais prĂłxima Ă© a Passeig de Gracia.
Ă possĂvel visitar a Casa BatllĂł qualquer dia do ano, das 9h Ă s 20h.
Se vocĂȘ quer evitar filas e contar com cancelamento grĂĄtis, a nossa sugestĂŁo Ă© comprar o ingresso para a Casa BattlĂł pelo site Get Your Guide.
4. Casa MilĂ â La Pedrera
Ainda no Passeig de Gracia, que foi o endereço das famĂlias mais abastadas da regiĂŁo, estĂĄ a Casa MilĂ . A obra de GaudĂ foi construĂda entre os anos 1906 e 1912 e foi declarada PatrimĂŽnio da Humanidade, pela UNESCO, em 1984.
Assim, como a Casa BattlĂł, o edifĂcio leva o nome da famĂlia que encomendou a construção e viveria no local. PorĂ©m, alĂ©m da famĂlia MilĂ , o prĂ©dio foi construĂdo para abrigar outras unidades residenciais que seriam alugadas. Embora hoje parte do edifĂcio seja aberto ao pĂșblico, hĂĄ inquilinos que vivem em outras partes da construção.
Como visitar a Casa MilĂ ?
O edifĂcio estĂĄ pertinho da Casa BattlĂł e Ă© possĂvel combinar as duas visitas com uma curta caminhada. A Casa MilĂ fica no Passeig de Gracia, 92 e a estação de metrĂŽ mais prĂłxima Ă© a Diagonal.
A Casa MilĂ estĂĄ aberta todos os dias das 9h Ă s 20h30 e quem comprar o ingresso Exclusive poderĂĄ entrar Ă s 8h.
Para visitar o famoso ponto turĂstico de Barcelona o ideal Ă© comprar os ingressos com antecedĂȘncia. Os ingressos para a Casa MilĂ , que incluem ĂĄudio guia, custam a partir de 25âŹ.
Se busca por uma visita mais imersiva, o ingresso La Pedrera Exclusive garante um passeio com mais tranquilidade. O tour começa Ă s 8h, antes do horĂĄrio de abertura ao pĂșblico, que se inicia Ă s 9h. AlĂ©m disso, esse ingresso permite visitar algumas ĂĄreas restritas e nĂŁo estĂŁo abertas aos outros visitantes, a visita custa 39âŹ.
5. A Rambla
A Rambla é o calçadão mais popular de Barcelona. Um pouco mais de um quilÎmetro de extensão ligam a Praça da Catalunha ao Port Vell.
Ande sem rumo pela Rambla, são vårias lojas, cafés e restaurantes. Ainda, em alguns dias da semana hå uma feirinha, se estiver por lå aproveite para ver as barracas e conhecer os artesanatos locais.
A ĂĄrea mais movimentada Ă© prĂłximo do Mercado da Boqueria, um mercado municipal de frutas, verduras e pequenos restaurantes. As bancas encantam os visitantes pelas cores vibrantes das frutas, em um dia de verĂŁo aproveite para comer uma salada de frutas e se refrescar.
6. MontjuĂŻc
O ponto mais alto de Barcelona ganhou este nome na Idade Média, quando a årea abrigava um cemitério judeu. Montjuïc significa montanha dos judeus.
Hoje, Ă© uma ĂĄrea que abriga parques, mirantes, atraçÔes culturais e Ă© uma visita imperdĂvel para quem estĂĄ em Barcelona.
Entre as muitas atraçÔes da ĂĄrea estĂŁo o Castelo de MontjuĂŻc, o Mirador de lâAlcalde, os Jardins de MossĂšn Cinto Verdaguer e tambĂ©m alguns museus, como a Fundação Joan MirĂł, o Museu OlĂmpico e do Esporte e o Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Como visitar MontjuĂŻc?
A maneira mais legal de se chegar ao topo Ă© tomando o TelefĂ©rico de Montjuic, que proporciona uma vista muito bonita da cidade e do litoral. TambĂ©m hĂĄ serviço de ĂŽnibus para se chegar ao local. VocĂȘ pode comprar o bilhete adulto ida e volta para o TelefĂ©rico de Montjuic no Get Your Guide por 12,78âŹ.
Pontos turĂsticos de Barcelona menos comuns
A capital da Catalunha Ă© uma cidade vibrante e, embora muito turĂstica, tem muitos cantinhos que vĂŁo fazer vocĂȘ se sentir como um local. Confira as atraçÔes mais legais fora do circuito turĂstico.
7. Parc del Laberint d’Horta
O Parc del Laberint d’Horta fica fora da zona turĂstica de Barcelona e Ă© um desses lugares pouco visitado por turistas, mas queridinho entre os moradores da cidade.
O nome – Parque Labirinto da Horta, em portuguĂȘs – vem do labirinto de cercas vivas, atração principal do local. Ă o mais antigo jardim da cidade e muito utilizado pelos locais para passeio, fazer pic-nics, reunir a famĂlia e amigos e praticar esportes.
8. Bunker del Carmel
ConstruĂdo na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) para ser um refĂșgio militar antiaĂ©reo, o Bunker del Carmel fica no alto do monte TurĂł de La Rovira e tem uma vista espetacular de Barcelona.
Os moradores da cidade costumam ir ao local, que é uma das coisas para se fazer de graça em Barcelona, para ver o por do sol, se reunir com os amigos e fazer piquenique.
Não tem uma estação de metrÎ próxima ao local, mas vårios Înibus vão até o começo do morro e då para subir o resto a pé, em uma caminhada tranquila. Para chegar ao topo diretamente, pode-se tomar um tåxi ou carros por aplicativo.
9. Market dels Encants
O Market dels Encants é um mercado onde se acha de tudo: antiguidades, produtos de segunda mão, utilidades domésticas, artesanato, itens exotéricos e por aà vai.
O mercado Ă© um dos mais antigos da Europa e funciona provavelmente desde o sĂ©culo XIV, ao ar livre e de maneira informal. Em 2008, o local foi reformado e construĂdo um edifĂcio moderno para abrigar os mais de 500 stands de venda e 100 mil visitantes semanais.
Ele estĂĄ localizado na Carrer Dos de Maig, 186 e abre em quatro dias da semana – segunda, quarta, sexta e sĂĄbado – das 9h Ă s 20h.
10. Museu de la Xocolata
Localizado no edifĂcio de um antigo monastĂ©rio, o Museu do Chocolate mostra a histĂłria do chocolate, a confecção artesanal e a influĂȘncia do chocolate em Barcelona e no resto da Europa.
PorĂ©m, o mais interessante do local Ă© a coleção de miniaturas de edifĂcios icĂŽnicos de Barcelona feitos de chocolate, como a Sagrada FamĂlia e a Casa Amatller, com uma impressionante atenção ao detalhe.
O Museu de la Xocolata fica na Carrer del Comerç, 36, e funciona de terça a såbado das 10h às 19h, e aos domingo das 10h às 15h. Os ingressos custam 6⏠por pessoa.
Dicas e cuidados para visitar os pontos turĂsticos de Barcelona
Confira nossas dicas para circular pelos principais pontos turĂsticos de Barcelona, e em outros lugares de da cidade, com segurança.
- Tenha cuidado com os batedores de carteira, especialmente nos metrĂŽs e lugares com aglomeração turĂstica, como ao redor da Sagrada FamĂlia e na Rambla;
- Se a sua chegada na Europa vai ser por Barcelona ou outra cidade espanhola, fique atento Ă s exigĂȘncias para imigração – a extrangerĂa espanhola tem fama de ser rigorosa;
- A capital catalã não é uma cidade barata, faça seu planejamento financeiro e confira quanto custa viajar para Barcelona;
- Fuja das filas, que podem ser enormes, comprando seus ingressos no Get Your Guide.
Se quiser fazer um bate e volta de Barcelona, veja a lista com as nossas sugestÔes de cidades parar conhecer.
Prepare sua viagem a Barcelona
Para ter uma viagem sem perrengue e curtir muito Barcelona, Ă© necessĂĄrio um pouquinho de planejamento. Confira algumas dicas:
- O seguro viagem Barcelona é obrigatório para todos os turistas brasileiros e para encontrar a opção que mais atende às suas necessidades, com o melhor preço, indicamos a Seguros Promo;
- Se vocĂȘ precisa de um chip de celular internacional, confira as ofertas da America Chip, que oferece internet ilimitada em toda a Europa a preços competitivos.
- Para fazer a conversão entre reais e euros (ou outras moedas europeias, como a libra), solicite o cartão de débito Wise.
Agora que vocĂȘ jĂĄ conhece os principais pontos turĂsticos da capital catalĂŁ, Ă© hora de programar o que fazer em Barcelona. Bon viatge!