Tibidabo em Barcelona é uma montanha com 512 metros, ponto mais elevado da Serra de Collserola. Também conhecido como Montanha Mágica, sua encosta íngreme no noroeste proporciona paisagens e vistas belíssimas da cidade e do litoral das cercanias.

Quer saber mais sobre esse maravilhoso ponto turístico em Barcelona? Então não deixe de conferir este artigo!

Conheça mais sobre o Tibidabo em Barcelona

Inauguração

Em junho de 1900, as obras dos acessos ao pico do Tibidabo foram iniciadas, com um bonde (conhecido popularmente como Tramvia Blau) e um funicular. Concomitantemente, no pico, as obras continuam com a busca e a construção de terraços e edifícios.

No dia 29 de outubro de 1901, foi celebrada a inauguração oficial das novas instalações e o funicular foi a primeira grande atração do parque de diversões, por ser inovador para a época deste meio de transporte único.

Nesse ano, também chegam os primeiros objetos de lazer, como as balanças automáticas e as máquinas de cartão postal.

Outros acontecimentos importantes

Em 1910, foi instalado o Carrossel Elétrico. Já em 1915, foi inaugurada a Ferrovia Aérea, dando entrada às grandes atrações e, após um ano, algumas salas do parque puderam oferecer uma exposição temática sobre a Primeira Guerra Mundial.

Em 1921, foi construída uma grande estrutura metálica, com 50 m de altura, com o objetivo de aumentar o imponente panorama visto do parque de diversões.

Na década de 1930, o parque de diversões Tibidabo em Barcelona buscava oferecer pequenas novidades, como o golfe em miniatura ou os carros a bateria e, durante os anos do pós-guerra, o “SA El Tibidabo” foi restaurado.

Em 1951, foi inaugurado o Teatro Infantil. E, na década de 1960, o parque de diversões aguça seu caráter familiar e é famoso pelo apelido de “Paraíso das Crianças”.

Em 1970, o local foi ampliado com novos terraços, onde foi aberto o circuito de Indianapolis Karts e, anos depois, o restaurante La Miranda.

Barcelona: tudo para visitar a principal cidade catalã.

Modernização das instalações, crise e reabertura

A década de 1980 teve como principal característica uma modernização das instalações e constantes mudanças. A partir de 1986, iniciou-se a cobrança de ingresso no Tibidabo em Barcelona.

Em 1990, o parque melhorou seus serviços e continuou aumentando o número de atrações. Mesmo assim, ao final dos anos 1990, a empresa tem uma crise, tanto administrativa quanto econômica, colocando em risco sua existência e até causando seu fechamento durante algumas épocas do ano, havendo a falência do parque em 1999.

A partir de 2002, teve início o estudo do futuro Parque de Diversões Tibidabo, com projetos inovadores e criativos para todos os públicos.

Em 2004, com o passe Tibiclub, a acessibilidade foi melhorada com os elevadores panorâmicos e a primeira atração do Freefall na Catalunha foi aberta, além de outras atrações como: balões, cinema em 4D e a espetacular montanha-russa.

A partir de 2010 até os anos atuais, o parque passa por sucessivas reformas e aprimoramentos, como, por exemplo, a reforma completa do Castelo dos Contos ao final de 2018. Novas atrações e áreas são instaladas.

Em 2015 nascem animais de estimação de Tibidabo, Ti, Bi, Da e Bo, um pássaro, uma salamandra, uma raposa e um javali, representando os valores e a essência do Parque de Diversões Tibidabo e colaborando com o UNICEF Comitê da Catalunha na promoção dos direitos da criança entre meninas, meninos e famílias.

Observação: informações baseadas na história do parque, descrita no site do Tibidabo.

Hop-On Hop-Off em Barcelona: veja as melhores opções para conhecer a cidade.

O que ver no Tibidabo em Barcelona

Além de proporcionar as melhores vistas de Barcelona, no Tibidabo ficam as seguintes atrações:

  • Parque de Diversões Tibidabo: o mais antigo da Espanha e um dos primeiros da Europa;
  • Templo do Sagrado Coração: um monumental edifício com estilo neogótico, coroado por uma estátua de bronze do Sagrado Coração. A subida é possível por meio de um elevador, que vai até à parte superior do templo, oferecendo uma vista privilegiada da cidade;
  • Torre de Collserola: construída para os Jogos Olímpicos de 1992, é uma obra de 288 metros de altura que proporciona, de seu mirante, vistas panorâmicas da cidade;
  • Observatório Fabra: construído em 1901, desenvolve, há mais de 100 anos, pesquisas científicas ligadas os setores da meteorologia, da sismologia e da astronomia.

Veja também informações sobre o Park Guell, como visitar, horários, transporte e ingressos.

Onde fica o Tibidabo em Barcelona

Fica a noroeste da cidade, na Praça Tibidabo, 3,4 – 08035, em Barcelona.

Confira no mapa:

Como chegar ao Tibidabo em Barcelona

  • Funicular: saindo da Torre de San Sebastián;
  • Tranvia Azul;
  • Ônibus: T2A e linha 196;
  • Metrô: linha 3 ou linha, estação Vall de Hebron.

Você pode ver mais informações sobre como chegar ao Tibidabo em Barcelona no site oficial da atração turística.

Como comprar ingresso para o Tibidabo em Barcelona

Você pode adquirir seu ingresso para o Tibidabo em Barcelona pelo site oficial da atração ou pelo Get Your Guide.

Pelo Get Your Guide, a entrada para o parque de diversões Tibidabo sai por a partir de 12,70€.

Outra opção é adquirir bilhete para o ônibus turístico por Barcelona e parar em diversos pontos turísticos durante o circuito. O valor é a partir de 30€ por pessoa.

Horário de funcionamento do Tibidabo em Barcelona

  • Parque de Atração De Tibidabo: aberto de março a dezembro: finais de semana e feriados; julho: de quarta a domingo; agosto: todos os dias e de 2 a 5 de janeiro;
  • Área Panorâmica: aberta todos os dias, exceto: 1º de janeiro, 6 a 31 de janeiro e 25 e 26 de dezembro. Em fevereiro, abre somente aos finais de semana.

Para verificar todos os horários, basta clicar no dia do calendário em que pretende ir ao parque.

Curiosidades sobre o Tibidabo em Barcelona

1. Algumas atrações do parque Tibidabo em Barcelona têm mais e 100 anos, como o Talaia, uma torre que possui mais de 50 metros e oferece vistas magníficas da cidade;

2. O Tibidabo é ponto mais culminante da Serra de Collserola;

3. O projeto do parque foi promovido por um farmacêutico, Salvador Andreu;

4. O l’avio se move por causa da sua própria hélice. É o mecanismo do próprio avião que o faz travar e acelerar;

5. Construído no estilo Modernista Catalã, o Templo Expiatorio del Sagrado Corazón tem uma espécie de Cristo Redentor no topo.

Tibidabo em Barcelona vista

Festas espanholas: confira as 10 principais e onde acontecem.

Dicas para visitar o Tibidabo em Barcelona

  • Aproveite a vista do mirante para tirar belas fotos;
  • Você pode ver o Tibidabo do Parque Guell, do Montjuic, das Ramblas e até de outras cidades da Catalunha;
  • Se quiser, pode admirar a vista pelos binóculos; basta inserir uma moeda;
  • Não deixe de visitar a igreja e o parque;
  • Aproveite para experimentar as atrações e os lanches do Parque Tibidabo em Barcelona.

O que conhecer na região

Quando for ao Tibidabo em Barcelona, não deixe de visitar atrações próximas, como:

  • Torre de Collserola;
  • Casa Museu Gaudí;
  • Parque Güell;
  • Monastério de Pedralbes;
  • Camp Nou.

Confira quanto custa viajar para Barcelona e programe sua viagem para a cidade espanhola.

Preparando sua viagem a Barcelona

A Espanha é um dos países pertencentes ao Tratado de Schengen. Por isso, é obrigatório levar consigo um seguro de viagem.

Sugerimos que você confira os valores no Seguros Promo e escolha as melhores opções de seguro de acordo com a sua necessidade.

Oferecemos desconto

Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, basta inserir na hora do pagamento o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) e efetuar o pagamento por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Viu como vale a pena visitar o Tibidabo em Barcelona? Conheça também outros parques de Barcelona e saiba como se divertir nesta incrível cidade espanhola!