Você está planejando uma viagem para Espanha? Pois saiba que em determinada época é possível vivenciar uma festa e tanto por ali. Que tal saber mais sobre a Las Fallas, a festa mais tradicional de Valência na Espanha, e se programar para curtir como os espanhóis? Vem descobrir mais sobre.

O que é festa de Las Fallas?

A festa mais tradicional de Valência na Espanha é a Las Fallas (em castelhano) ou Les Falles (em valenciano) e precisa estar no seu roteiro de o que fazer em Valência. O evento acontece no dia 19 de março que, segundo a Igreja Católica, é quando se comemora o dia de São José. O santo dos fiéis católicos é considerado, segundo o Novo Testamento da Bíblia, esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus, e possui grande relevância religiosa.

As Fallas são consideradas o Carnaval de Valência e reúnem milhares de pessoas não só da cidade, mas de municípios vizinhos e turistas de todo o mundo.

A origem da atração

O termo “falla” era utilizado para chamar as tochas que ficavam, ainda na idade média, no alto das torres de vigilância. Depois, a utilização do termo passou a significar as fogueiras e luminárias que eram colocadas em grandes festas.

Desfila das Fallas
Os carros alegóricos das Fallas atraem turistas de todos os cantos

A origem das Fallas são bastante simples e singelas.  Serviam para que os restos de madeira das oficinas de carpintaria da cidade espanhola fossem queimados como forma de encerramento de um ciclo e início de outro. Atualmente, as Fallas se tornaram um atrativo turístico relevante e já são consideradas a festa mais tradicional de Valência na Espanha.

O que são Fallas?

As Las Fallas são esculturas feitas de madeira e papel e representam monumentos, fatos e acontecimentos da cidade de Valência. A ideia é queimar as esculturas como forma de protesto e crítica e, dessa forma, eliminar de maneira simbólica os problemas que a sociedade enfrenta.

As festividades são muito organizadas e envolvem pessoas de diferentes faixas etárias. As crianças, por exemplo, constroem suas Fallas  infantis de até três metros de diâmetro e são esteticamente coerentes com o mundo infantil, não tendo conotação crítica.

Dias de festa

Geralmente a festa mais tradicional de Valência na Espanha, Las Fallas, duram quatro dias, entre 14 e 19 de março, e acontecem de dia e de noite de maneira contínua.

Na realidade as comemorações se iniciam no começo do mês de março, com as Mascletàs que são, basicamente, fogos de artifício programados para explodir, formando então uma composição rítmica com o som das explosões. E acontece na Praça da Prefeitura, sempre às 14 horas.

No vídeo abaixo, do canal oficial da cidade, é possível ver um pouco mais dessa festa tão importante para a cidade:

Quantidade de Fallas

A organização das Las Fallas contabiliza centenas de esculturas participantes (perto de 400) que são ordenadas em categorias.

Há também um concurso para escolher a melhor Falla e o júri leva em consideração o tipo de monumento construído, o risco, o tema, as cores entre outros atributos. Não são feitos pagamentos aos vencedores, somente a satisfação de ter vencido.

Além disso, é escolhido o “ninot indultat”,  o boneco que receberá o indulto e esse não será queimado na grande fogueira. Isso também gera uma premiação e deixa seus criadores muito felizes.

Vai ficar alguns dias na cidade? Confira quais cidades são imperdíveis para um bate e volta de Valência.

Semana Fallera

A semana da festa mais tradicional de Valência na Espanha é agitada e começa no dia 14 de março com a plantação (la plantà), que é quando os monumentos falleros são montados. Simultaneamente começam os “castells” que são os espetáculos com fogos de artifício.

No dia 17 acontece a oferenda floral das “fallas” e os falleros oferecem ramos de flores para a Mãe de Deus dos Desamparados, a Virgem dos Desamparados. As oferendas são realizadas durante dois dias, 17 e 18 de março.

las falleras, festa mais tradicional de valencia na espanha

Na noite do dia 18 ocorre a noite do fogo (nite del foc) que é quando os fogos de artifício e espetáculos pirotécnicos acontecem. Geralmente um milhão de pessoas assistem o evento que dura entre 30 e 40 minutos.

No último dia dos festejos das Las Fallas, no dia 19 de março, ocorre a cavalgada do fogo. Ela serve para anunciar que o fogo chegou e que logo as “fallas” serão queimadas. As 10 da noite inicia a queima dos monumentos infantis, porém é a meia-noite que ocorre a crema do monumento principal.

Agora que você já sabe mais sobre essa tradicional festa espanhola, é só garantir a viagem e decidir onde ficar em Valência. Boa viagem!