Com todo tipo de oportunidade turística, um dos maiores países da União Europeia é o destino ideal para viagens em qualquer época do ano — mesmo se você pretenda passar o mês todo só fazendo um roteiro Espanha. A arquitetura de Barcelona, os museus de Madrid, os restaurantes de Sevilha, a singularidade de cidades como Toledo e Ronda: são muitos os destinos para conhecer e, depois, embarcar para casa querendo voltar.

Para ajudar você a selecionar suas cidades para um roteiro de 7, 15, 20 ou 30 dias, separamos algumas dicas essenciais para você levar na mala e fazer o seu roteiro pela Espanha sem medo de arrependimentos. Vamos lá?

Como fazer o roteiro Espanha?

Definir o seu roteiro Espanha pode ser um pouco complicado pela quantidade de destinos que podemos acabar considerando indispensáveis e pela distância entre eles. Mas, com algumas dicas, é possível combinar as cidades mais bonitas da Espanha e atrações que você não quer perder sem deixar a experiência nem tão corrida, nem tão arriscada a ponto de você acabar perdendo voos ou ingressos previamente comprados de tão contado o tempo.

Sendo assim, anote as seguintes dicas:

  • Separe pelo menos 3 dias para cidades maiores, como Madrid e Barcelona, assim, será possível conhecer o essencial sem pressa;
  • Não hesite em ficar apenas 1 dia em cidades menores, como Córdoba e Toledo, às vezes é o que você precisa para conhecer o principal do destino;
  • Considere a época do ano antes de fechar o seu roteiro, o verão pode ser muito quente em Andaluzia e, o inverno, bastante frio em Madrid;
  • Tenha em mente se você prefere conhecer o máximo de lugares possíveis ou “deixar a vida te levar”, isso é essencial para você saber se topa ficar 2 ou 3 dias em Granada, por exemplo;
  • Faça uma lista de prioridades, se você tem o sonho de conhecer Sevilha, por exemplo, coloque a cidade no centro das decisões de quais serão as outras cidades do seu roteiro Espanha. Se você tem 7 dias, afinal, decidir por visitar Sevilha, Valência e Bilbao pode não ser a melhor escolha, já que cada cidade está em um canto da Espanha e você pode acabar perdendo aí 1 dia de viagem se o seu transporte não for o avião.

Considerando tudo isso, separamos alguns dos principais destinos da Espanha para passar em cada uma delas para facilitar o seu roteiro.

Para que você possa visualizar melhor o seu roteiro Espanha, situamos as cidades no mapa a seguir:

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Espanha?

Pelo menos 7 dias para que você possa conhecer mais de uma cidade com tempo e qualidade. Mas isso, claro, depende de uma série de fatores como:

  • Cidades que você faz questão de visitar;
  • Meio de transporte que você pretende usar;
  • Seu estilo de viajante.

Quando falamos do seu estilo de viajante, falamos sobre o estilo dos que preferem conhecer o máximo de atrações possível, mesmo que isso custe um pouco de pressa, ou o estilo dos que preferem ir com calma e conhecer o que a cidade pode proporcionar também ao acaso.

Independentemente da sua resposta, aqui você vai encontrar algumas das cidades que mais valem a pena a visita para roteiros de 7, 15, 20 e 30 dias para te ajudar a fazer o roteiro Espanha. Vamos lá?

Roteiro de 7 dias na Espanha

Se o tempo que você tem para fazer seu roteiro Espanha for 7 dias, nossa dica é que você se concentre nas cidades mais famosas do país: Madrid e Barcelona.

Afinal, não é à toa que as cidades são as mais visitadas do país: muito além do espírito cosmopolita de Madrid ou da agitação de Barcelona, as cidades são cheias de oportunidades de cultura e lazer também ao ar livre. Sem contar as possibilidades gastronômicas, né? A culinária mediterrânea é um prato cheio, literalmente, para quem gosta de batatas, embutidos (como o presunto cru), frutos do mar e muito mais.

Mas antes que dê água na boca, vamos ao que fazer em Madrid e em Barcelona entre uma tapa e outra.

Madrid

Madrid é uma revelação: uma cidade grande repleta de áreas verdes e valorização dos parques e da vida a pé, tanto que a cidade tem uma rede de metrô de deixar qualquer brasileiro boquiaberto.

Entre as principais atrações da capital espanhola estão a tríade de museus: o Prado, o Thyssen e o Reina Sofía, que juntos reúnem obras de Velásquez, Goya, El Greco, Picasso, Miró, El Bosco, entre outros artistas consagrados da história da arte universal.

Plaza de Olavide em Madrid, na Espanha
Além da vida noturna, Madrid encanta principalmente por seus museus, sua arquitetura e sua gastronomia

A Plaza Mayor e os bairros de La Latina e Chueca também são imperdíveis para o seu roteiro em Madrid: os três locais exemplificam bem a vida social madrilenha e a diversidade que ronda a cidade. Sem contar a arquitetura cheia de charme, claro.

Atrações imperdíveis

Para preparar o seu roteiro na cidade, saiba quais são as atrações que devem entrar na sua lista.

Barcelona

Barcelona é imprescindível tanto para quem for fazer o roteiro Espanha no inverno ou no verão: a cidade encanta em qualquer época do ano. Em qualquer estação, no fim das contas, você vai ter muito o que fazer em Barcelona.

Passear pelas Ramblas e se perder pelos bairros Gótico e El Born, cruzar o Arco do Triunfo e dar uma descansada no parque de la Ciutadella depois de uma visita ao Museu do Picasso podem ser algumas dessas atividades, por exemplo.

Com isso, vou direto ao ponto: tudo em Barcelona vale a pena. A seguir, confira os pontos que precisam estar no seu roteiro. Se você decidir ficar 4 dias em Barcelona, pode incluir também uma visita ao Poble Espanyol, na montanha de Montjüic, um museu de arquitetura ao ar livre cheio de encanto. Um fato curioso: o filme “O perfume”, de 2006, foi filmado lá.

Atrações imperdíveis

Para preparar o seu roteiro em Barcelona, saiba quais são as atrações que devem entrar na sua lista.

Roteiro de 15 dias na Espanha

Agora, se sua viagem for de 15 dias, dá para você incluir mais destinos no seu roteiro Espanha. Nossa sugestão é que, além de Madrid e Barcelona, você também dê um pulo em Toledo, Sevilha, Granada e Valência — saindo de Madrid e fechando a viagem em Barcelona.

Vamos falar de cada uma dessas cidades espanholas a seguir e, nesse roteiro Espanha, sugerimos que você fique:

  • 3 dias em Madrid;
  • 1 dia em Toledo;
  • 3 dias em Sevilha;
  • 2 dias em Granada;
  • 2 dias em Valência;
  • 4 dias em Barcelona.

Toledo

Toledo está a no máximo uma hora de Madrid — depende do seu meio de transporte — e você pode escolher ficar 2 dias por lá ou fazer um bate volta da capital de um dia. Antes de pegar a estrada, prepare-se para viajar no tempo: Toledo é uma cidade medieval declarada Patrimônio da Humanidade.

Ao longo da história, muçulmanos, judeus e católicos passaram por lá e deixaram suas marcas em castelos, catedrais, mesquitas, fortalezas e em todas as ruas da cidade. Prepare-se também para andar bastante e guardar as maravilhas arquitetônicas na memória, pois há muito o que fazer em Toledo!

Atrações imperdíveis

  • Catedral de Toledo;
  • Alcázar de Toledo;
  • Mirador del Valle;
  • Ponte de Alcântara;
  • Museu Casa de El Greco;
  • Igreja de Santa María la Blanca.

Sevilha

Cruzando a fronteira mais ao sul da comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, você entra na comunidade de Andaluzia e Sevilha é a capital.

Por lá, sua viagem no tempo continua mais um pouco: você vai conhecer uma das maiores catedrais góticas do mundo, que foi construída sobre a estrutura de uma mesquita. Além de subir a torre sineira de La Giralda e, depois, conhecer a história da charmosíssima Plaza de España, provavelmente a mais bonita de todas as praças chamadas “España” do país.

Lá em Sevilha, ainda, lembre-se que a comida também deve entrar no roteiro: quando estiver passeando pelo Casco Antiguo, o centro histórico da cidade, não esqueça de saborear o típico “pescaíto frito”.

Atrações imperdíveis

Granada

Granada é uma das minhas cidades favoritas por uma série de razões, mas os bairros de Albaicín e Sacromonte, suas pessoas e o inesquecível complexo de palácios da Alhambra de Granada são os principais.

Com isso, separe um dia para visitar um dos monumentos mais visitados da Espanha e outro para passear pelos principais bairros da cidade. É em Sacromonte, inclusive, que você também pode conhecer as “cuevas de Sacromonte”, que são nada mais que grutas onde casas foram estabelecidas.

Atrações imperdíveis

Valência

Na minha opinião, Valência é uma das cidades mais charmosas da Espanha. O centro histórico e seus artistas de rua, assim como a construção modernista do Mercado Central — e suas lojas com comidas e bebidas típicas —, deixam os visitantes se sentindo confortáveis por explorar toda viela possível.

Valência, cidade essencial em um roteiro Espanha com pelo menos 15 dias
A cidade de Valência impressiona por seu vibrante centro histórico e é um ótimo destino também para crianças

Por outro lado, toda a modernidade da Cidade das Artes e das Ciências, desenhado pelo arquiteto Santiago Calatrava, deixa todo mundo curioso para visitar. Tire um dia para cada área e deixe Valência surpreender você. Ah, e se você estiver indo para a Espanha com crianças, a Cidade das Artes e das Ciências e um passeio pelo Oceanogràfic não podem mesmo ficar de fora do seu roteiro.

Atrações imperdíveis

  • Cidade das Artes e das Ciências;
  • Oceanogràfic;
  • Torres de Serranos;
  • Catedral de Valência;
  • Pont de les flores;
  • Porta de la Mar;
  • Mercado Central de Valência;
  • Bioparc Valencia.

Roteiro de 20 dias na Espanha

Com 20 dias programados para conhecer a Espanha, você pode incluir mais 3 cidades além das já citadas na rota: Córdoba, Málaga e Ronda. Sugerimos então que seu roteiro Espanha fique assim:

  • 3 dias em Madrid;
  • 2 dias em Toledo;
  • 1 dia em Córdoba;
  • 3 dias em Sevilha;
  • 2 dias em Málaga;
  • 1 dia em Ronda;
  • 3 dias em Granada;
  • 2 dias em Valência;
  • 3 dias em Barcelona.

Córdoba

Outra cidade que pode deixar boas lembranças principalmente para os amantes de arquitetura e paisagismo é Córdoba, também na Comunidade Autônoma de Andaluzia.

Você precisa conhecer a Torre de Calahorra, a ponte romana — que foi cenário da série Game of Thrones —, e a “Mesquita-Catedral”, construção famosa por seus mais de 300 arcos em vermelho e branco e mistura de arquitetura islâmica, gótica e renascentista.

Em 1 dia também dá tempo de curtir os jardins do Palácio de Viana e sentar na Plaza de la Corredera para fechar o dia com chave de ouro: saboreando um bom salmorejo, que consiste em uma sopa fria de tomate com miolo de pão e temperos, ou um flamenquín cordobés, que nada mais é que um tipo de croquete de lombo com presunto cru.

Atrações imperdíveis

Málaga

Outra cidade encantadora de Andaluzia é Málaga, cidade natal do pintor Pablo Picasso. Você pode tanto curtir as praias do Mediterrâneo e passar 2 dias passeando pelas construções da cidade. Além de visitar a catedral renascentista de Málaga, o forte de Alcazaba e o antigo teatro romano.

Málaga, no fim das contas, é uma cidade de passeios ao ar livre, mas com museus bem interessantes para os amantes de arte. Eu não deixaria de visitar o museu do Picasso aqui também.

Atrações imperdíveis

  • Catedral de Málaga;
  • Museu Picasso de Málaga;
  • La Alcazaba;
  • Teatro Romano de Málaga;
  • Centre Pompidou de Málaga.

Ronda

Ronda é uma revelação e vale muito a pena a visita à cidade simplesmente porque ela está localizada no topo de desfiladeiro e três pontes unem a cidade.

Puente Nuevo, em Ronda, no território espanhol.
Um bate e volta até Ronda é uma ótima pedida para conhecer uma paisagem tão singular

Não deixe de visitar a Puerta de Almocábar, o Mirador Puente Nuevo, que liga a cidade velha à cidade nova, e passear tranquilamente admirando as incríveis paisagens. Algumas são de tirar o fôlego.

Atrações imperdíveis

  • Mirador Puente Nuevo;
  • Alameda del Tajo;
  • Puerta de Almocábar;
  • Palácio de Mondragón;
  • Casa do Rei Mouro.

Roteiro de 30 dias na Espanha

Se o seu roteiro Espanha puder ser feito em 30 dias, perfeito: você vai conseguir conhecer as melhores cidades para viajantes do país. Nessa rota, incluímos Salamanca, Pamplona e Bilbao. A seguir, falamos um pouco mais de cada uma delas, mas não sem antes sugerir quantos dias ficar em cada uma:

  • 4 dias em Madrid;
  • 2 dia em Toledo;
  • 2 dias em Salamanca;
  • 1 dia em Córdoba;
  • 3 dias em Sevilha;
  • 2 dias em Málaga;
  • 1 dia em Ronda;
  • 3 dias em Granada;
  • 2 dias em Valência;
  • 4 dias em Barcelona;
  • 2 dias em Pamplona;
  • 4 dias em Bilbao.

Salamanca

Mudando um pouco de comunidade autônoma, a animada cidade de Salamanca fica na comunidade de Castilla y León e merece sua atenção.

Você deve conhecer as principais atracões na área central da cidade, como a imperdível catedral, o gótico palácio  “Casa de las Conchas” e a monumental Plaza Mayor além de, claro, a universidade mais antiga da Espanha, a Universidade de Salamanca, erguida lá no século XII.

Atrações imperdíveis

Pamplona

Conhecida pela famosa festa de São Firmino, uma das maiores festas espanholas, Pamplona também é uma atração singular principalmente por suas construções de estilo gótico. Se você for em julho, tome cuidado com os touros soltos pela cidade, mas no geral você pode relaxar e aproveitar a generosidade dos locais.

Atrações imperdíveis

  • Centro histórico;
  • Plaza del Castillo;
  • Catedral de Santa Maria de Pamplona;
  • Jardines de La Taconera;
  • Ciudadela de Pamplona;
  • Muralhas de Pamplona;
  • Museu Universidad de Navarra.

Bilbao

Se tem uma cidade que foi se revelando um legítimo destino cultural ao longo dos anos, essa cidade é Bilbao. Como a cidade mais marcante da comunidade do País Basco, Bilbao tem vivacidade tanto de dia, em seus parques e museus, quanto de noite, nos bares e restaurantes do Casco Viejo, do bairro Indautxu e da Plaza Nueva.

Bilbao, capital do País Basco
Vida social, arte e pintxos: Bilbao é uma cidade para fechar seu roteiro de 30 dias com chave de ouro

No fim das contas, Bilbao tem tudo para ser uma cidade inesquecível; só não se esqueça de incluir os famosos pintxos, tipo de petisco semelhante as tapas, mas mais tradicionais do País Basco, no seu roteiro Espanha.

Atrações imperdíveis

  • Passeio pelo Museu Guggenheim Bilbao;
  • Museu de Belas Artes de Bilbao;
  • Catedral de Santiago;
  • Mercado de la Ribera;
  • Puente Zubizuri;
  • Edifício Guridi;
  • Teatro Arriada;
  • Centro Cultural Azkuna Zentroa;
  • Mirador de Artxanda.

Qual a melhor época para fazer o roteiro Espanha?

Entre março e maio ou entre setembro e novembro.

Isso porque o verão na Espanha — que acontece nos meses junho, julho e agosto — pode ter temperaturas muito altas. Embora possa ser gostoso para aproveitar as praias espanholas, também pode ser perigoso, principalmente nas cidades da comunidade de Andaluzia, que costuma ter ondas de calor com temperaturas que já chegaram aos 44°C. Além disso, os preços costumam ser mais caros nessa época, já que a procura é mais alta.

Por outro lado, embora o inverno não castigue muito os espanhóis em comparação a outros países da região, o frio pode chegar aos 6 °C e também pode acabar atrapalhando um pouco os planos.

Entre março e maio, portanto, você vai aproveitar a primavera e, entre setembro e novembro, o finzinho do verão e parte do outono. Essas estações são bem melhores para viajar, no fim das contas.

Planejando seu roteiro para Espanha

Além das cidades e atrações de seu interesse, há alguns outros detalhes bem importantes que não podem ficar de fora do seu planejamento: saber quanto custa viajar para Espanha, fazer reserva de hospedagens e escolher o meio de transporte ideal para você são alguns exemplos.

A seguir, confira nossas recomendações sobre alguns desses temas.

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar em cada cidade

Fazer um roteiro Espanha exige um pouco de organização e conhecimento do mapa do país para fazer as melhores escolhas. Se a ideia é ficar 3 dias em uma cidade e 1 dia em outra — como Toledo, Córdoba e Ronda —, talvez valha manter sua hospedagem na cidade que você ficará mais tempo e fazer um bate e volta: assim você não precisa ficar fazendo e desfazendo mala tantas vezes.

Nossa dica, portanto, é que você continue com hospedagem em Madrid quando for a Toledo e finque sua hospedagem em Sevilha ou Granada quando for a Córdoba, por exemplo.

Escolha o melhor transporte para o período

As duas melhores formas de fazer o seu roteiro é fazendo o aluguel de carro na Espanha ou usando transportes como ônibus e trens.

Para a segunda opção, você pode usar sites como Omio para pesquisar e comparar preços de ônibus e trens para fazer a melhor escolha.

Programe os passeios com antecedência

A Espanha é um dos países mais visitados da Europa e, durante o ano todo, turistas se espalham pelas atrações turísticas. Com isso, já viu: é melhor programar seus passeios e comprar seus ingressos com antecedência para não arriscar ficar para fora.

Para ajudar nessa programação, sugerimos que você use sites de vendas de passeios turísticos como GetYourGuide (GYG) ou acesse o site oficial de cada ponto turístico. Um dos pontos positivos do GYG é que você consegue comprar tudo em um lugar só e, muitas vezes, com possibilidade de cancelamento gratuito.

Outra opção para fazer o seu roteiro Espanha é adquirir cartões turísticos das cidades maiores que te dão acesso a diversas atrações turísticas, tais como Go City Madrid e o Go City Barcelona.

Fique conectado durante a viagem

Em vez de usar seu próprio celular e acabar pagando roaming, uma forma de manter a conexão durante sua viagem é comprando um chip internacional para o período por meio de empresas como a AmericaChip.

O chip pode ser comprado ainda no Brasil e você já chega à Espanha sem risco de ficar incomunicável ou sem acesso a mapas para a sua localização.

O que saber antes de viajar para Espanha

Antes de arrumar as malas, conheça algumas exigências do país da Península Ibérica e outras facilidades para a sua viagem.

Seguro viagem é obrigatório

Como a Espanha faz parte do Espaço de Schengen, é obrigatório ter um seguro viagem com cobertura para despesas médicas e hospitalares (DMH) de pelo menos 30 mil euros.

Para facilitar, sugerimos que você contrate o seu seguro por meio de comparadores como o Seguros Promo. Nos sites comparadores você terá mais facilidade de comparar preços e pesquisar planos de acordo com suas necessidades.

Documentação e visto

Até final de 2024, turistas brasileiros que ficarem até 90 dias na Espanha não precisam de visto.

No entanto, a partir de 2025, os brasileiros precisarão solicitar o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem), a nova autorização para a Europa que vai permitir que você viaje para a Espanha e outros países europeus. O ETIAS está sendo criado pela União Europeia para aumentar a segurança nas fronteiras do bloco.

Levar dinheiro

Hoje em dia não faz mais sentido levar grandes quantias em espécie para não pagar altos valores de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pelo uso do cartão de crédito brasileiro fora do país.

Isso porque, além de ser perigoso andar com tanto dinheiro, há opções como o cartão Wise, um cartão multimoedas aceito em diversos países da Europa, inclusive a Espanha.

Bom, agora você já tem todas as informações necessárias para fazer o seu roteiro Espanha e curtir tudo que o país tem a oferecer. Boa viagem!