Com a famosa frase “pode deixar que não esquecerei de trazer uma lembrancinha de Portugal pra você” acabamos nos “comprometendo” com amigos e parentes antes de sair de férias. Depois não tem jeito, temos que tirar um tempinho ou pior, comprar umas lembranças de Portugal na correria. O que não dá para fazer de jeito nenhum é voltar de mãos vazias.
Sem falar que alguns amigos nem fazem cerimônia e vão logo dizendo “não esquece de mim não”. Opa! Mais uma presente para colocar na lista.
Parece que é uma bobagem, porém, as lembranças que “devemos” levar para amigos e familiares na mala de volta para casa, podem se tornar um grande problema. Na hora de comprar, acabar gastando muito e mais, na hora de colocar na mala é um peso a mais. Veja como escolher as lembranças de Portugal certas!
O que escolher de lembranças de Portugal
Como Portugal é um destino muito amado pelos brasileiros, vamos “aprender” a comprar as famosas lembranças sem nos meter em confusão ou gastar muito. Até porque o que é “baratinho” em euro, não é nada econômico em reais.
A seguir, confira as dicas que preparamos!
1. Pesquise bem antes de comprar
Bom, bonito e barato? Não é bem assim, na verdade, o ideal é encontrar lembranças que realmente representem o país que você visitou e por um preço acessível.
2. Pense no espaço disponível na mala
Lembre-se que você tem uma mala que não pode transportar qualquer coisa e que ainda tem a questão do peso. Se você não é daqueles viajantes que leva uma mala praticamente vazia para voltar com ela cheia, avalie o quanto de espaço tem para as lembranças de Portugal.
3. Atenção às comidas
Não esqueça que você poderá ser parado no aeroporto e sua mala será controlada. Sabe aquele queijo gostoso que você experimentou em Portugal? Pois bem, nada de sair comprando quilos e mais quilos. No Brasil, só será permitido entrar com exatos 5 quilos.
O mesmo serve para o bacalhau, outra delícia de Portugal com que costumamos presentear os amigos. E já que estamos falando de lembranças de Portugal para comer e beber, no caso do vinho, a quantidade não poderá ser superior a 12 litros. Até bem generoso.
Se você não quer ter nenhum tipo de problema, é importante saber o que pode ou o que não pode e não esqueça da tributação. Se gastar mais de USD 500 deverá pagar taxas no aeroporto. Neste caso, é melhor que você guarde todas as notas fiscais para pagar a taxa, isto é, sobre o valor exato do que foi gasto.
4. Opte pelo cartão de débito internacional
Falando em taxas e notas fiscais, a quarta dica não poderia ser outra senão a recomendação de viajar com um cartão de débito internacional como o da Wise, que permite que você faça a conversão do câmbio em poucos cliques e com o euro turismo em vez do comercial.
Você pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico e utilizar o cartão em qualquer loja que ofereça a máquina de cartão de crédito como forma de pagamento. É realmente prático e com excelente custo-benefício!
As lembranças de Portugal mais populares
Uma dica que vale ouro. Não se deixe levar pelo impulso de comprar lembranças de Portugal quando estiver visitando pontos turísticos. Normalmente, nos deixamos levar pela empolgação e pagamos mais caro por objetos que não valem a pena.
Claro, que se você encontra alguma coisa que já tinha em mente comprar, não tem porque esperar. Aliás, fazer uma lista das lembranças de Portugal que está querendo ou das pessoas que serão presenteadas poderá ajudar muito. A organização sempre ajuda, faz você perder menos tempo e gastar menos.
Perguntando aqui e ali fizemos uma lista de lembranças de Portugal que são bem representativas e objetos que as pessoas costumam gostar. Anote as dicas:
Lápis Aromatizado Viarco
Um lápis é sempre uma boa lembrança de viagem, neste caso, você estará dando um presente de uma empresa que está há mais de 70 anos no mercado de Portugal, é de Aveiro e seus produtos são de ótima qualidade.
Os lápis têm um perfume todo especial e custam 6 euros cada. As que mais gostamos são: flor de laranjeira, lírico do campo, jasmim e figueira. Se quiser conhecer a empresa, visite o site oficial.
Meia dúzia
Para os amigos mais gulosos inclua na sua lista de lembranças de Portugal uma compota caseira. Entre os sabores que mais gostamos tem a do vinho do Porto, de pera ou de maçã. São as simpáticas compotas em bisnagas. Uma delícia!
Cremes Nally Benamôr
Para as amigas mais vaidosas que gostam de cuidar da pele, você pode comprar um dos cremes Nally, que pode ser para as mãos ou rosto. Essa maravilha para pele custa cerca de 6 euros, um pequeno tubo, e é fabricado em Portugal desde 1925.
As embalagens são fofas, vintage, o produto como uma das suas lembranças de Portugal não poderia ser melhor. No site oficial você poderá conhecer mais da história da marca e todos os produtos e tenho certeza, também vai se apaixonar.
Lembranças de Portugal para quem faz coleção
Você também poderá optar por lembranças de Portugal daquelas do tipo que se faz coleção, como os ímãs de geladeira, por lá os mais populares são com os famosos azulejos das construções do país.
Ou ainda, poderá optar por fotos de diferentes portas que podem ser vistas em Portugal. Os pratos, xícaras e talheres decorados também são populares, porém, são mais delicados na hora de transportar, o que se deve levar em consideração antes de comprar.
Você pode gastar uma média entre 3 e 6 euros e terá boas lembranças de Portugal para presentear os amigos.
Se preferir comidas e vinho, não esqueça das quantidades permitidas, para não perder o que comprou no aeroporto, caso sua mala seja controlada.
Antes de viajar, não esqueça do seguro viagem para Portugal que é obrigatório! Boas compras!