Hotéis mais originais de Portugal: 15 experiências inesquecíveis

Visitar Portugal  / 

A Europa está repleta de hotéis excêntricos, e ao mesmo tempo fabulosos, espalhados em diversos países do continente. A grande maioria está concentrada na Alemanha, mas Portugal também possui acomodações extravagantes que impressionam turistas, tornando a estadia muito mais interessante e especial. De norte a sul do país, o viajante encontrará os hotéis mais originais de Portugal, de todos os tipos, estilos, categorias e bolsos ($$).

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Confira os aposentos portugueses mais incríveis, sendo a maioria desconhecida dos brasileiros, sem precisar ir até Berlim para ver locais exóticos.

Barco, mosteiro, tenda ou caminhão: veja os hotéis mais originais de Portugal

Em alguns dos hotéis mais originais de Portugal, o exotismo prevalece mais do que o conforto em alguns casos.

Entretanto, os hóspedes parecem não se importar com isso, pois a experiência de ficar em um alojamento incomum revela-se como um dos principais atrativos que motivam turistas do mundo inteiro a buscar essas acomodações inusitadas em Portugal.

Há hotéis e hostels para todos os públicos, em todas as regiões do país, alguns até os portugueses desconhecem, mas que merecem atenção no ranking dos hotéis mais originais de Portugal:

1. Hotel sobre rodas (Truck Surf Hotel)

Ideal para surfistas em busca das melhores ondas da costa portuguesa, esse caminhão hotel atende muito bem as expectativas.
Difícil acreditar que esse hotel móvel possui cinco quartos, sala e cozinha equipada (caso queira preparar suas refeições), além de banheiro compartilhado.

Projetado especialmente para os adeptos do surf, possui espaço para levar as pranchas ou mesmo se preferir pode usar as do próprio hotel, sem contar que a equipe oferece também aulas de surf para iniciantes.

 
O caminhão-hotel oferece dois tipos de viagem, uma no verão pelo sudoeste de Portugal e inverno para o Marrocos, no norte da África.

Em termos de facilidades, o hotel sobre rodas tem wi-fi gratuito e alguns quartos são de frente para o mar (estrategicamente estacionado para o hóspede ter essa vista).
Não é a toa que o Truck Surf é um dos hotéis mais originais de Portugal.

  • Hóspede ideal: surfistas e aventureiros;
  • Originalidade: sendo um hotel móvel, isso significa acordar com paisagens diferentes todos os dias;
  • Onde: parte de Lagos (no verão).

2. Só para gays (The Late birds)

Localizado no coração do tradicional Bairro Alto e Príncipe Real em Lisboa, a guesthouse The Late Birds é uma opção de hospedagem ideal para a comunidade gay masculina, que busca conforto e privacidade (sem olhares curiosos de casais cisgêneros).

A casa do século XVIII, possui bar, lounge e jardim onde podem ser celebrados festas e casamentos gays. Em termos de facilidades, todos os quartos possuem computador, além disso o hotel tem piscina também.

  • Hóspede ideal: casais ou grupo de amigos gays;
  • Originalidade: um espaço dedicado exclusivamente a comunidade LGBTI;
  • Onde: Lisboa.

Pontos turísticos de Lisboa: 20 principais locais a visitar.

3. Hotel flutuante (Float Wing)

O convencional deu lugar ao insólito, o interessante neste alojamento é a possibilidade de se hospedar em um barco no meio de um grande lago, admirando uma bela paisagem rural ao redor.

O hotel flutuante, além de exótico é também bastante confortável com uma sala com lareira junto a cozinha, banheiro e quarto com cama de casal, além de terraço no piso inferior e superior, sem contar que o barco-hotel é sustentável, ecologicamente falando.

O Float Wing pode ser considerado um dos hotéis mais originais de Portugal, afinal, quantas acomodações como esta você conhece no Brasil?

  • Hóspede ideal: todos;
  • Originalidade: barcos que servem como acomodação já existem na Europa, porém, dificilmente será igual a este, que além do conforto, está situado em uma região de natureza abundante;
  • Onde: Alqueva;
  • Como reservar: acesse o site.

4. Hotel na estação de trem (Train Spot Guesthouse)

Uma antiga estação ferroviária desativada do século XIX, deu origem a um fascinante hotel, que respeitou sua arquitetura original quando se transformou em um alojamento.

Contendo apenas 7 quartos, a guesthouse mesclou objetos modernos de decoração com outros antigos de décadas passadas.

 
É sem sombra de dúvida uma experiência diferente e nostálgica poder se hospedar em uma antiga estação de trem. O hotel também realiza ao longo do ano, eventos culturais tais como concertos de música que ocorrem na linha ferroviária (desativada, claro).

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

O Train Spot está entre os hotéis mais originais de Portugal.

  • Hóspede ideal: todas as idades;
  • Originalidade: se hospedar em um ambiente pouco comum, porém com muita história;
  • Onde: Marvão.

5. Tenda Yurt (Nomad Planet)

O nome Yurt pode parecer estranho pra nós, mas não na Mongólia, onde a população vive em grandes tendas redondas.

A novidade baseada no eco turismo já chegou a Portugal, com as tendas mongol feitas de madeira, lã e algodão, repleta de cores quentes que representam o espírito familiar do país.

São no total 4 Yurts que abrigam de 1 a 4 pessoas com espaço e conforto, dessa forma o turista não precisa ir até a Mongólia para saber como é pernoitar em uma tenda exótica.

Em se tratando de atividades, o local oferece ciclismo, canoagem e parapente e no inverno é comum nevar na região.

  • Hóspede ideal: todos;
  • Originalidade: ter uma noção de como é dormir em um local onde as pessoas vivem de modo geral na Mongólia;
  • Onde: Fiães do Rio.

6. Quarto bolha (Moinho do Maneio)

Uma das acomodações mais incomuns e por que não dizer surpreendente, encontra-se em um alojamento de estilo rústico. Além dos quartos “tradicionais”, há também uma tenda esférica insuflada de ar.

Conhecida como quarto bolha (por fazer parte de um projeto chamado Bubbles in the Sky), a grande atração desta acomodação é a oportunidade de poder dormir admirando o céu estrelado e toda a natureza ao redor, sendo parte da bolha transparente.

Na categoria hotéis mais originais de Portugal, certamente o Moinho do Maneio tem uma posição de destaque.

Na área externa, um pequeno banheiro com vaso sanitário e a 200 metros dali um outro banheiro completo com chuveiro de uso privativo dos hóspedes. O local ainda oferece piscinas naturais e passeios de bicicleta.

  • Hóspede ideal: todos (principalmente com crianças);
  • Originalidade: dormir em uma bolha literalmente;
  • Onde: Penamacor (22 km de Monsanto).

7. Dormir em um convento (Pousada Convento de Vila Viçosa)

O silêncio e a paz parecem imperar em um local onde religiosos se recolhiam em um passado distante.

Entretanto, turistas também podem experimentar essa mesma sensação se hospedando no Real Convento das Chagas de Cristo, com seus inúmeros quartos temáticos envolvidos em lendas e contos.

Cercado por belíssimos jardins, a pousada priorizou por recuperar as celas, retiros e oratórios no intuito de preservar a atmosfera religiosa e histórica do local. Além de piscina ao ar livre, o convento hotel também oferece espaçoso terraço e restaurante.

  • Hóspede ideal: adultos (qualquer idade);
  • Originalidade: a ideia de se hospedar em um local religioso já soa inesperado, soma-se a isso aos móveis de época, a estrutura original preservada e os belos jardins;
  • Onde: Vila Viçosa.

Não deixe de conhecer os pontos turísticos de Portugal. Listamos o top 30 lugares incríveis para visitar.

8. Na paz de um mosteiro (Convento de Tibães)

O Mosteiro de São Martinho de Tibães foi lar de monges beneditinos que seguiam a risca preceitos como: silêncio, obediência, pobreza, oração e trabalho.

Impossível ficar em um local como este e não sentir uma aura de paz no ambiente que remete à religiosidade.

Uma outra novidade é a possibilidade de passar a noite em uma das celas do Mosteiro, sem sombra de dúvidas, na seleção dos hotéis mais originais de Portugal, este mosteiro não poderia ficar de fora.

  • Hóspede ideal: adultos (qualquer idade);
  • Originalidade: locais relacionados à religiosidade e com um passado histórico ao alcance de todos;
  • Onde: Braga (10 km da cidade).

Conheça mais do Norte de Portugal: saiba o que conhecer e as curiosidades da região.

9. Pernoite em uma aldeia histórica (Casa da Lagariça)

Sortelha é uma aldeia histórica encantadora visitada por turistas do mundo inteiro (inclusive do Brasil, como eu).

Aqui, os visitantes têm a chance de se hospedar em uma casa confortável do século XVIII que respira história entre suas paredes que datam de 1768.

 
Localizada a poucos minutos da vila, a casa possui lareira, banheira, cozinha equipada e capacidade para até 8 pessoas. A região faz parte do turismo rural que atrai visitantes em busca de contato com a natureza e história.

Além de Sortelha ser uma das aldeias históricas mais genuínas do país, as casas nos arredores que servem como acomodação, também podem ser consideradas como os “hotéis” mais originais de Portugal, principalmente no que se refere ao seu passado histórico.

  • Hóspede ideal: todos;
  • Originalidade: A casa respira um passado distante por meio de suas paredes em pedra;
  • Onde: Sabugal (a 5 minutos a pé da vila de Sortelha).

10. Sob as estrelas (Natura Glamping)

Nos últimos anos um novo termo passou a ser utilizado com frequência para definir um novo estilo ou modalidade de hospedagem. Conhecido como glamping, pode ser traduzido como “acampar com luxo” ou mesmo “camping com glamour”.

Independente da expressão mais apropriada, o glamping define que é possível ter um contato direto com a natureza sem precisar abrir mão do conforto.

O complexo possui 6 tendas (domos geodésicos) que mais lembram iglus, cada um contendo dois quartos com uma incrível vista para a serra da Gardunha, banheiro com chuveiro, mini bar e aquecimento nas noites frias.

Contudo, o que chama mais atenção mesmo são as paisagens ao redor e a chance de dormir sob as estrelas e acordar com os raios de sol invadindo a cama.

O glamping pode ser visto como uma das modalidades de hotéis mais originais de Portugal (e em outras parte do mundo), sendo uma nova tendência no segmento hoteleiro.

  • Hóspede ideal: todos (capacidade para 4 adultos + 1 criança);
  • Originalidade: fugir do convencional, sem abrir mão do conforto;
  • Onde: Alcongosta (7,5 km do Fundão).

Ou que tal se hospedar em hostel? Confira nossas dicas para encontrar um hostel bom e barato.

11. Cabana estilo cigano (Bukubaki)

Quem nunca brincou de cabana dentro de casa quando era criança, usando lençóis como tendas? A brincadeira de infância ganha ares de sofisticação e conforto para adultos através das tendas de estilo cigano com capacidade para 2 a 4 pessoas.

Com mobília artesanal e camas aconchegantes, no melhor estilo glamping, as tendas tornam a estadia de qualquer viajante em uma agradável aventura.

Os alojamentos possuem rede wi-fi e os sanitários são compartilhados, levando em consideração que as tendas são apenas dormitórios.

Além disso, possuem aquecedores elétricos e edredons para os períodos mais frios do ano.
Em termos de lazer, o eco resort oferece piscina, pista de skate e sauna comum.

Para aqueles que gostam de acampar, é uma oportunidade ideal sem perder o conforto.

  • Hóspede ideal: jovens em grupo e casais;
  • Originalidade: ter uma tenda ampla como quarto, dispensa comentários;
  • Onde: Ferrel (15 km de Óbidos);
  • Reserve pelo Booking.

12. Tenda balinesa (Casa Tuia)

Se viajar até a indonésia pode soar como um destino muito distante, o que acha de trazer o país exótico até você?

Localizado na paradisíaca região do Carvoeiro, a hospedaria possui quatro magníficas tendas de madeira que abusam de luxo e conforto, com mobília feita de madeira de Bali e toda a decoração dos ambientes internos tem influência da Indonésia.

 
Algumas tendas possuem 2 quartos e outras 3, porém todas dispõem de banheiro, cozinha equipada e vista para o jardim, isso sem contar a piscina para se refrescar do calor do Algarve.

Ver uma influência asiática em terras portuguesas com extremo bom gosto, é de fato algo singular no país.

  • Hóspede ideal: todos;
  • Originalidade: o estilo balinês autêntico aliado a uma região de lindas praias combinou perfeitamente com atmosfera do local;
  • Onde: Lagoa (a 2,1 km da praia do Carvoeiro, Algarve);
  • Reserve pelo Booking.

Confira nossas dicas de como encontrar hotel barato na Europa.

13. Sem roupa e sem timidez (Samonatura)

Um paraíso situado na região do Alentejo, em Portugal, onde os hóspedes se livram das roupas e também da timidez.

Entre o mar e o campo, o turismo naturista chama atenção por ser um dos poucos alojamentos em Portugal dedicados a prática da nudez na natureza.

O local oferece quatro casas como aposentos, além de piscina, sauna, jardins e o meio ambiente ao redor.

A nudez nas áreas externas do resort naturista é obrigatória e faz com que o Samonatura seja um dos hotéis mais originais de Portugal, o único da nossa lista onde os hóspedes compartilham a nudez social.

  • Hóspede ideal: naturistas e adeptos da nudez;
  • Originalidade: livre de roupas;
  • Onde: entre Vila Nova de Mil Fontes e a vila de S. Luís;
  • Reserve através do site.

14. Fazenda orgânica (Várzea da Gonçala)

Sair do agito das grandes cidades como Lisboa e Porto, e curtir dias de sossego na natureza, essa é a proposta dessa fazenda de permacultura.

Se não bastasse o contato com o meio ambiente ao longo do espaço de 20 hectares de extensão, os hóspedes podem degustar frutas frescas e vegetais orgânicos colhidos no local.

A fazenda ainda oferece área de lazer para as crianças e possui chalés para famílias de 5 a 6 membros.

  • Hóspede ideal: apreciadores da vida no campo e também interessados em alimentação natural (vegetarianos e veganos);
  • Originalidade: poder viver por alguns dias essencialmente do que a terra nos dá;
  • Onde: 6 km de Aljezur (Algarve);
  • Reserve através do site.

15. Hotel biblioteca (The Literaty Man)

Um convento que se tornou hotel e que alguns anos depois veio a ser um “hotel biblioteca”.
Só poderia ser em Portugal essa proeza de ter uma acomodação que possui como temática a leitura.

Com um acervo de mais de 50 mil livros em diversos idiomas, desde obras raras a contemporâneas, o hóspede pode escolher qualquer um deles para ler ou mesmo comprar, se houver interesse.

Além disso, o hotel também aceita doações, o que só faz aumentar o acervo que não para de crescer. A localização é perfeita, ao lado do castelo de Óbidos e dispõem de 30 quartos onde o tradicional e o moderno fazem parte.

  • Hóspede ideal: todos que apreciam a leitura;
  • Originalidade: é considerado o maior hotel literário do mundo;
  • Onde: Óbidos;
  • Reserve pelo Booking.

Da nossa lista de hotéis mais originais de Portugal, qual deles você gostaria de se hospedar?

Prefere se hospedar em um clássico hotel em Portugal? Listamos os melhores do país!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.