Restaurantes em Portugal: 25 que você precisa conhecer

Visitar Portugal  / 

A culinária portuguesa é muito famosa, e muitas pessoas têm curiosidade em saber como são os restaurantes em Portugal. No Brasil existem muitos restaurantes de comida portuguesa, mas será que eles se assemelham aos restaurantes típicos portugueses?

Veja como são os restaurantes em Portugal e quais são os melhores.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Como são os restaurantes em Portugal

Em Portugal existem todos os tipos de restaurantes. Dos mais luxuosos aos mais simples. Esses mais simples são chamados de tascas, e normalmente come-se muito bem a um preço bem em conta.

Quais são os pratos típicos portugueses

São muitos os pratos típicos portugueses. Cada região tem os seus, e os restaurantes em portugal ainda vão adaptando os pratos e criando novas receitas, que fica até difícil citar todas as maravilhas gastronômicas que encontramos por aqui.

Vamos citar algumas, só para deixar vocês com água na boca e com “gostinho de quero provar”…

Francesinha

 

É um prato típico da região norte de Portugal. É basicamente um sanduíche de presunto e queijo com vários tipos de carne junto (salsicha, chouriço, salame…), coberto com queijo derretido e ovo frito, e regado com um molho apimentado. É servido com batatas fritas. É uma das sensações dos turistas. Descrevendo assim não parece tão bom, só provando para ver realmente como é a tal da francesinha.

Alheira

 

É um prato típico da região do norte, de Trás-os-Montes e também da região da Beira Alta, onde é produzido artesanalmente. A Alheira mais famosa é a de Mirandela. Parece uma linguiça, mas é em formato de “U”, e os principais ingredientes são carne de porco, pão e azeite. Pode ser feita com carne de caça. Normalmente é servida com ovo frito e batatas fritas.

Cozido à Portuguesa

 

O cozido à portuguesa é um dos pratos mais típicos de Portugal, e é comum em todas as regiões do país. O seu preparo varia de região para região, mas normalmente leva todos os tipos de carne, que são cozidas na panela de pressão juntamente com legumes. Depois a água é utilizada para fazer o arroz.

Bacalhau

 

O bacalhau em Portugal é servido de diversas maneiras. Bolinhos de bacalhau, pataniscas de bacalhau, punhetas de bacalhau, bacalhau a Braga, bacalhau com natas, bacalhau à Brás, lombos de bacalhau… o que não falta por aqui são receitas com bacalhau. Por isso, de norte a sul do país você consegue comer bacalhau.

Sardinhas

 

É um prato originário da região de Lisboa, mas que é consumido em todo o país na época do verão. Normalmente é feito na grelha e é muito comum nas festas de Santos e nos restaurantes praianos.

Arroz de polvo

 

Prato típico do Algarve, sul de Portugal, o arroz de polvo é um prato que muita gente gosta, mas deve ser bem feito. Eu acho muito difícil acertar o ponto do polvo para não ficar “borrachento. Mas adoro comer arroz de polvo. É possível encontrar em outras regiões de Portugal.

Pastel de Belém

 

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Típico da região de Belém, é uma receita guardada a sete chaves. Existe o pastel de nata, que é uma versão parecida, mas quem é fã diz que não tem nada a ver.

Ovos moles

 

Um doce típico de Aveiro, para quem é “formiguinha”, não pode deixar de provar. É feito de gema de ovo e a casquinha parece uma hóstia. É muito bom.

Melhores restaurantes em Portugal: Porto

The Yeatman

O restaurante está localizado no Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia. Tem um menu descontraído, elaborado pelo Chef, pensando nos ingredientes regionais de Portugal.

Existe também o menu degustação, que é variável e mais elaborado. O preço não está disponibilizado.

Tipos de pratos: Tem massas, peixes e carnes.

Faixa de preço: Os pratos variam entre 25 e 50 euros.

O Chef: Ricardo Costa nasceu em Aveiro e está no restaurante desde a inauguração, em 2010. Foi premiado com uma estrela Michelin em 2011 e duas estrelas Michelin em 2017. Foi premiado ainda como “Chefe do Ano” em 2009, pela revista portuguesa Wine, “Chefe de l’Avenir” em 2012 pela Academia Internacional de Gastronomia e “Melhor Cozinheiro de Portugal” em 2013 nos prêmios Arco Atlântico Gastro na Espanha.

Prêmios do restaurante:

  • Boa Cama Boa Mesa, Garfo de Ouro – 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016
  • Boa Cama Boa Mesa Garfo de Platina – 2012
  • Condé Nast Johansens, Best Dining Experience Europe & Mediterranean – 2015
  • 2 Estrelas Michelin – 2017

Visitar o restaurante →

Antiqvvm

Esse restaurante está situado na Rua de Entre-Quintas, número 220, perto do Palácio de Cristal. Com uma cozinha de influência mediterrânea, o Chef Vitor Matos trabalha para proporcionar uma experiência gastronômica inesquecível aos seus clientes.

Tipos de pratos: Tem uma oferta de pratos sofisticados, como fígado de bacalhau, salmão com morangos, robalo do atlântico ou rabo de vitela.

Faixa de preço: Aproximadamente 40 euros por pessoa.

O Chef: Vitor Matos teve sua carreira dividida entre Portugal e Suíça. Durante o seu percurso, ganhou vários prêmios, como Chefe Cozinheiro do Ano 2003 (Edições do Gosto), Chefe de Cozinha do Ano 2013 (Prêmios Revista WINE), Melhor Cozinheiro de Portugal 2014 (Prêmios Arco Atlântico Gastro) e o “Prix Chefs de l’Avenir” 2011 (Académie Internacional de Gastronomie, Paris).

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin 2017

Visitar o restaurante →

Restaurante Pedro Lemos

O restaurante Pedro Lemos está aberto desde 2009 e é um dos mais conceituados do Porto. Está localizado na Rua do Padre Luís Cabral, número 974, na Foz.

Tipos de prato: Menu degustação (não tem opção a la carte).

Faixa de preço: 80 euros por pessoa.

O Chef: Pedro Lemos estudou para ser Engenheiro Civil, mas sua paixão pela gastronomia foi mais forte, e assim se dedicou à arte de cozinhar. Amante de ingredientes frescos, gosta de utilizar o que a natureza oferece, para satisfazer os gostos dos clientes.

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin 2017

Visitar o restaurante →

MUU Steakhouse

Eleito como o melhor restaurante do Porto pelos visitantes no TripAdvisor, esse restaurante está localizado na Rua do Almada, número 149A, em pleno centro da cidade, e possui uma classificação excelente dada pelos clientes.

Tipos de pratos: A especialidade são carnes na brasa, mas tem peixes e pratos veganos.

Faixa de preço: Aproximadamente 40 euros por pessoa.

O Chef: Por trás desses excelentes pratos estão dois Chefs, João Ribeiro e Gabriel Gil. Ambos utilizam da criatividade para criar o menu do início ao fim das refeições, tornando a experiência dos clientes ainda mais inesquecível.

Visitar o restaurante →

O Paparico

Restaurante muito frequentado, O Pararico está localizado na Rua de Costa Cabral, número 2343. Para conseguir jantar nesse renomado restaurante, é imprescindível fazer uma reserva.

Tipos de pratos: a carta é baseada na sazonalidade e depende dos produtos frescos do mercado, por isso varia constantemente.

Faixa de preço: Aproximadamente 100 euros por pessoa.

O Chef: Hugo Teixeira, nascido no Canadá, mas de família Portuguesa. Se mudou para Portugal quando ainda era novo. Se apaixonou pela gastronomia e criou o seu próprio estilo, com o objetivo de satisfazer os paladares mais exigentes.

Prêmios do restaurante:

  • Restaurante do ano – Flavors and Senses 2014
  • Prêmio Serviço de Sala – Flavors and Senses 2016
  • Travelers Choice – TripAdvisor 2016
  • Travelers Choice – TripAdvisor 2017
  • Garfo de Ouro – Guia Boa Cama Boa Mesa 2017

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Lisboa

Belcanto

Com uma localização privilegiada, no centro histórico de Lisboa, o restaurante Belcanto é a casa onde nasceu Fernando Pessoa. Possui um serviço discreto e íntimo, que conquista qualquer cliente. Indispensável fazer reserva. Situado no Largo de São Carlos, número 10.

Tipos de pratos: Pratos típicos Portugueses.

Faixa de preço: Aproximadamente 100 euros por pessoa.

O Chef: José Avillez é um dos maiores nomes da culinária portuguesa. Possui vários restaurantes em Lisboa e no Porto. Se destaca pelo espírito empreendedor e vontade de crescer.

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin 2012
  • Estrela Michelin 2014
  • Foi incluído na lista “The World’s 50 Best Restaurants List” em 2015

Visitar o restaurante →

Restaurante Eleven

Esse restaurante está situado no ponto mais alto de Lisboa, oferecendo aos seus clientes uma vista magnífica sobre o rio Tejo. Com uma decoração moderna, encanta os visitantes com seu espaço luxuoso e confortável. Está situado na Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues.

Tipos de pratos: Culinária mediterrânea.

Faixa de preços: Possui menus degustação a partir de 94 euros por pessoa e pratos a partir de 39 euros.

O Chef: Joachim Koerper, nascido na Alemanha, trabalhou em vários restaurantes de renomes e que possuem estrelas Michelin. É apaixonado pelos ingredientes do sul da Europa e gosta de utilizar ingredientes frescos e naturais para criar os seus pratos.

Prêmios do restaurante:

  • Prêmio 3 garfos – Lisboa à prova
  • Estrela Michelin – 2014

Visitar o restaurante →

Feitoria

Está localizado no Altis Belém Hotel & Spa. Esse requintado restaurante oferece uma experiência luxuosa aos visitantes desde o momento em que entram no seu espaço. A decoração foi minimamente pensada para entrar em harmonia com os pratos e oferecer uma combinação perfeita e de excelência aos clientes.

Tipos de pratos: Pombo, castanha, cogumelos selvagens, foie gras e trufa; Corte de Arouquesa Premium grelhada; Peixe fresco da lota de Peniche; entre outros pratos requintados.

Faixa de preços: Existem os menus degustação que variam de 85 a 135 euros por pessoa, e os pratos da carta que variam de 35 a 40 euros.

O Chef: João Rodrigues queria ser biólogo marinho, mas desenvolveu gosto pela gastronomia e se formou em cozinha e pastelaria. Em 2007 ganhou o concurso “Chefe Cozinheiro do Ano” e em 2015 foi distinguido como Chef d’Avenir – Chefe do Futuro pela Academia Internacional de Gastronomia.

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin – 2011

Visitar o restaurante →

Loco

Situado na Rua dos Navegantes 53-B, esse restaurante valoriza os produtos nacionais, e promete uma experiência gastronômica que vai além da refeição.

Tipos de pratos: O restaurante não tem pratos definidos, e gosta de salientar que não serve pratos, e sim momentos dos quais as pessoas desfrutam.

Faixa de preço: Existem 2 menus, 14 momentos por 86 euros e 18 momentos por 96 euros.

O Chef: Alexandre Silva venceu o programa Top Chef em 2012 e está a frente desse projeto que dá aos clientes uma experiência única em todos os sentidos. É conhecido pelo seu carisma e ousadia.

Prêmios do restaurante:

  • Garfo de Ouro – Boa Cama e Boa Mesa 2016
  • Restaurante do Ano – Time Out 2016
  • Garfo de Platina – Lisboa à Prova 2017
  • 3 Garfos – Lisboa à Prova 2017
  • Estrela Michelin

Visitar o restaurante →

Alma

Esse restaurante está inserido em um espaço inovador, com um ambiente informal e ao mesmo tempo sofisticado. Tenta quebrar as regras básicas do serviço, sendo ao mesmo tempo rigoroso e descontraído. Oferece aos clientes uma experiência gastronômica única, baseada na experiência e conhecimento de vida do Chef. O restaurante está localizado na Rua Anchieta, nº 15.

Tipos de pratos: Menus com pratos inspirados no mar, menus com pratos da culinária portuguesa, menus inspirados em pratos internacionais ou pratos a la carte.

Faixa de preço: Os menus vão de 80 a 100 euros por pessoa. Os pratos principais de 29 a 33 euros.

O Chef: Henrique Sá Pessoa descobriu sua paixão pela culinária nos Estados Unidos. Em 2005 ganhou o prêmio de Chef Cozinheiro do Ano, em 2007 ganhou a Taça Horexpo e em 2008 ganhou o prêmio Chef do Ano da Academia da Gastronomia Portuguesa.

Prêmios do restaurante:

    • Restaurante do Ano – Revista Vinhos 2009
    • Estrela Michelin 2016

Visitar o restaurante →

Conheça o Tavares Rico, um dos restaurantes mais antigos do mundo.

Melhores restaurantes em Portugal: Viseu

Casa Arouquesa

É um restaurante rústico, situado no Empreendimento Bellavista, Lote 0. Possui um ambiente moderno e confortável, e em seu cardápio possui apenas dois pratos, com o foco na carne de Arouca. Porém, para agradar a outros paladares, oferecem a opção de prato de peixe, para quem não come carne.

Tipos de pratos: Bife Arouquês à Casa ou Vitela Assada no Forno.

Faixa de preço: Aproximadamente 20 euros por pessoa.

Prêmios do restaurante:

  • 6º Melhor Restaurante de Portugal – Revista Wine 2012
  • Melhores do Ano – Revista Wine 2014
  • Certificado de Excelência – Tripadvisor 2014

Visitar o restaurante →

O Cantinho do Tito

Um restaurante que serve comida tradicional portuguesa. Com um ambiente acolhedor, cativa os clientes com o excelente serviço e com o sabor da culinária regional. Localizado na Rua Mário Pais da Costa nº10 r/c esquerdo.

Tipos de pratos: Arroz de costelas em vinha d’alhos, arroz de galo de cabidela, filetes com migas.

Faixa de Preço: 13 euros por pessoa.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Aveiro

Sombras Salgadas

Um restaurante bem decorado que mistura a cozinha tradicional e contemporânea. Recria sabores reinventando tendências, prometendo deixar seus clientes satisfeitos e com vontade de voltar. Localizado na Rua Cais de São Roque, número 76.

Tipos de pratos: Risotos, massas, peixes e mariscos, carnes.

Faixa de preços: Aproximadamente 20 euros por pessoa.

Visitar o restaurante →

Bacalhau&Afins

Ambiente acolhedor com um menu variado. Destaque para os vários tipos de pratos com bacalhau. Além disso possui um excelente atendimento aos clientes, melhorando a experiência de quem frequenta o restaurante. Está situado na Rua João Afonso, número 13.

Tipos de Pratos: Bacalhau frito e gratinado com maionese, bacalhau com manjericão, bacalhau grelhado, bacalhau cozido no vapor. Tem ainda outros peixes e carnes.

Faixa de preços: os pratos variam de 12 a 22 euros.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Sintra

LAB By Sergi Arola

Com apenas 22 lugares disponíveis, esse restaurante é bem intimista, e se distingue por um ambiente sofisticado, moderno e inovador. Aposta em uma cozinha gourmet misturada com uma experiência inovadora, utilizando a frescura dos ingredientes sazonais, garantindo uma aventura gastronômica aos clientes. Está localizado no Resort Quinta da Penha Longa.

Tipos de pratos: Os pratos são preparados com produtos sazonais.

Faixa de preço: Possui 3 menus: 95 euros, 110 euros e 130 euros.

O Chef: Sergi Arola, nascido na Catalúnia, se tornou conhecido através do Masterchef e alguns outros programas de televisão.

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin

Visitar o restaurante →

Bacalhau na Vila

Um restaurante português especializado em pratos com bacalhau. Serve refeições rápidas, tapas, tradicionais e novas interpretações com esse ingrediente tão conhecido. Está na Rua Arco do Terreirinho, número 3.

Tipos de pratos: Pataniscas, bolinhos de bacalhau, bacalhau à Brás, hambúrguer de bacalhau, pastel de bacalhau.

Faixa de preços: Os pratos variam dos 2,90 aos 11,50 euros.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Évora

Taberna típica Quarta Feira

Um restaurante acolhedor, onde todos os clientes se sentem em casa. Quem lá vai, diz que parece estar almoçando/jantando em família. O restaurante não tem um menu, você come o que te servirem, ou seja, é uma surpresa. Está localizado na Rua do Inverno, 16-18, Évora.

Tipos de pratos: surpresa! Hahaha Mas servem entradas, prato principal e sobremesa, como na maioria dos restaurantes em Portugal.

Faixa de preço: Aproximadamente 20 euros.

Prêmios do restaurante:

  • Certificado de Excelência – Tripadvisor 2017

Visitar o restaurante →

Tábua do Naldo

Restaurante típico de culinária portuguesa, com foco na tradição Alentejana. Possui um ambiente agradável e intimista. Situado na Rua de Machede, número 19.

Tipos de pratos: Servem um menu degustação com entradas, peixes, carnes e sobremesa.

Faixa de preço: O menu degustação custa 20 euros por pessoa.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Braga

Restaurante São Frutuoso

Um restaurante de comida típica portuguesa e minhota. Com um staff simpático e um bom atendimento, agrada logo os clientes.

Tipos de pratos: Bacalhau folia, papas de sarrabulho, rojões à minhota.

Faixa de preço: Aproximadamente 20 euros por pessoa.

Visitar o restaurante →

O Jacó

Especializado em refeições tradicionais e regionais, esse restaurante possui uma grande variedade de pratos em seu cardápio, e uma ótima relação qualidade e preço. Situado na Praceta Padre Diamantino Martins, número 20.

Tipos de pratos: Bacalhau à portuguesa, polvo grelhado, arroz de polvo, escalopes de novilho com vinho do porto, costeletão no churrasco, e muitos mais.

Faixa de preço: Aproximadamente 20 euros.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Cascais

Fortaleza do Guincho

É um restaurante que se inspira no Oceano Atlântico, seu cenário de fundo. Exigente em utilizar os produtos mais frescos e de mais qualidade do mercado, adapta o seu cardápio de acordo com a sazonalidade dos ingredientes. Está localizado no Hotel Fortaleza do Guincho, na Estrada do Guincho.

Tipos de pratos: São oferecidos 3 tipos de menus degustação, de acordo com a sazonalidade dos produtos. Além disso têm pratos de peixes e carnes na carta.

Faixa de preço: Menu de 4 pratos por 95 euros, 5 pratos por 115 euros e 6 pratos por 135 euros. Os pratos vão de 30 a 50 euros aproximadamente.

O Chef: Miguel Rocha Vieira nasceu em Cascais e trabalhou em diversos restaurantes renomados da Europa. Em 2010 ganhou a primeira e (então) única Estrela Michelin da Hungria. Foi júri do programa Masterchef, onde ficou ainda mais conhecido pelo público português.

Prêmios do restaurante:

  • Estrela Michelin 2001

Visitar o restaurante →

Conceito Food Store

O restaurante possui uma cozinha aberta, onde é possível ver os pratos serem preparados. Os menus variam diariamente e os produtos são selecionados cuidadosamente em mercados e fornecedores locais. Situado na Rua Pequena, L1, Bicesse.

Tipos de pratos: Culinária portuguesa.

Faixa de preço: Menus de 25 euros, 35 euros e 45 euros.

O Chef: Daniel Estriga tem a culinária como uma paixão, e vive a procura de novos sabores, dando um toque de originalidade.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Sagres

Vila Velha

Um ambiente acolhedor e descontraído, oferece aos clientes um atendimento de excelência e uma comida muito saborosa. Localizado na Rua Patrão António Faustino.

Tipos de pratos: peixes frescos, coelho, tornedó, medalhões de porco.

Faixa de preço: Aproximadamente 25 euros.

Prêmios do restaurante:

  • Certificado de Excelência – Tripadvisor

Visitar o restaurante →

Retiro do Pescador

Um restaurante que oferece uma variedade de peixes e mariscos frescos, um atendimento excelente que cativa o cliente e um ambiente descontraído. Localizado na Rua Luiz de Camões, é um dos restaurantes em Portugal a não deixar de visitar.

Tipos de pratos: peixes e mariscos frescos, carnes, saladas.

Faixa de preço: Os pratos variam dos 9 aos 35 euros.

Visitar o restaurante →

Melhores restaurantes em Portugal: Peniche

Marisqueira Mirandum

Famoso pela qualidade dos mariscos, é indispensável fazer reserva para almoçar ou jantar nesse restaurante. Está sempre lotado e os clientes ficam impressionados com os pratos e com as sobremesas. Situado na Rua dos Heróis do Ultramar, número 23.

Tipos de pratos: Mariscos.

Faixa de preço: Aproximadamente 40 euros.

Visitar o restaurante →

Xakra Beach Bar

Um restaurante na beira da praia onde se pode desfrutar de boa comida, bom atendimento e ainda se deslumbrar com a vista do mar. Está localizado na Praia do Molhe Leste.

Tipos de pratos: Risotos, polvo, lula, carnes, petiscos.

Faixa de preço: Os pratos custam aproximadamente 15 euros.

Visitar o restaurante →

Como foi possível perceber, existem vários tipos de restaurantes em Portugal. Para todos os gostos e bolsos. Na minha opinião, os turistas não podem deixar de visitar os restaurantes em Portugal que são mais típicos, aqueles que estão escondidos nas ruelas, chamados de tascas.

Lá encontramos as comidas mais caseirinhas e típicas, que são deliciosas e nos fazem sentir que estamos mesmo vivendo a cultura portuguesa. Saiba tudo sobre turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.