Conhecida por sua belíssima arquitetura medieval, Granada é uma cidade espanhola que fica na região de Andaluzia, aos pés da Serra Nevada, e na minha opinião o destino mais bonito da Espanha. Você está com viagem marcada para o país e quer saber o que fazer em Granada?

Ao longo desse artigo vou te explicar como é a cidade, o que conhecer, melhor época para visitar e muito mais!

O que fazer em Granada?

Separarei algumas dicas em roteiros de 1, 2 e 3 dias para você saber o que fazer em Granada, o que comer, aonde ir e conhecer as melhores opções de passeios dessa cidade tão charmosa, se planejando conforme os dias que tem disponíveis na sua viagem.

Considerada uma cidade relativamente pequena, Granada vai te conquistar! Repleta de história, a localidade tem uma influência árabe muito forte que fica evidente nos monumentos, arquitetura dos edifícios e ao caminhar pelas ruas, chamando a atenção de todos os milhões de turistas que a visitam todo ano.

O que fazer em 1 dia em Granada?

São muitas atividades legais para fazer em um período curto, então se a sua ideia é ficar só 1 dia em Granada, se programe para otimizar o tempo e conseguir conhecer os principais pontos da cidade.

Alhambra em Granada

A Alhambra em Granada é o monumento mais visitado da cidade. Conhecida como a 8ª maravilha do mundo e declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, este símbolo da cidade está localizado no topo do morro Al-Sabika e é formada por palácios e fortalezas, além de jardins deslumbrantes criados a partir de meados do século XV.

No complexo da Alhambra incluia no passeio:

  • Museu de La Alhambra localizado no Palacio de Carlos V e é repleto de histórias sobre a cultura e a arte dos espanhóis e árabes;
  • Alcazaba, localizada no ponto mais alto da colina, é a parte mais antiga da Alhambra. É uma grande fortaleza que possui uma vista incrível para a cidade de Granada e da Serra Nevada;
  • Palácio de Generalife, com os seus jardins imponentes, suas cores e história, foi o palácio de verão dos reis do reino de Nacérida. Encanta a todos que o visitam com toda a sua beleza e magnitude.

Uma boa opção é fazer um tour por Generalife, Partal, Alcazaba e Carlos V combinando em só dia, estas atrações.

Carrera del Darro

É uma das ruas mais antigas de Granada e uma das mais visitadas também. O rio Darro corre ao seu lado, proporcionando um barulhinho de água enquanto você admira os monumentos que se podem ver dela: Convento de Santa Catalina, La Casa Castril e o Palácio de Los Córdova.

Paseo de los Tristes

A rua começa quando acaba a Carrera del Darro. Dela você consegue ter uma das vistas mais incríveis da Alhambra. Simplesmente encantadora, se você tiver com a sua câmera guardada é a hora de tirar da bolsa.

Bairro de Sacromonte

Um bairro cigano bem típico de Granada, conhecido por suas grutas onde até hoje existem ciganos morando. Nesse bairro também está o Museu de Cuevas de Sacromonte, onde você vai conseguir ver como são essas grutas por dentro e assistir uma apresentação de Flamenco.

O que fazer em 2 dias em Granada?

Para seguir o roteiro sobre o que fazer em Granada, se você tem 2 dias disponíveis, no primeiro pode aproveitar o roteiro apresentado e, no outro dia, seguir as dicas abaixo.

Catedral de Granada e Capela real

Um tour pela Catedral e Capela Real representa um mergulho em parte da história da cidade.

A Catedral foi construída entre 1526 e 1561, e é uma das mais importantes construções renascentistas da Espanha. Se você é apaixonado por arte, esse local é imperdível.

Já a Capela Real foi erguida a mando dos reis Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão, após a Guerra de Granada, a capela está localizada no interior da Catedral, e é o local onde os mesmos e sua família estão sepultados.É um dos monumentos mais visitados pelos turistas!

Palácio de La Madraza

Fundada em 1349, é um belo exemplo da última dinastia árabe na Península Ibérica. No século XX foi cedida ao Estado e hoje faz parte da Universidade de Granada.

Alcaicería

A Alcaicería é um antigo mercado árabe onde a seda era fabricada e vendida antigamente. Atualmente, nessas ruas estreitas, você encontra lembrancinhas e artesanato.

Corral del Carbón

A poucos metros da Alcaicería está o Corral del Carbón. Foi construído na primeira metade do século XIV e sua função era servir de armazém e ponto de venda de trigo, além de descanso para os comerciantes que levavam os produtos.

Parque de las Ciencias

Esse parque é o programa ideal se você está visitando a Espanha com crianças. Dentro é possível encontrar um museu, um Biodoma — que mostra aos visitantes a importância de cuidar da biodiversidade do planeta e o planetário da cidade.

O que fazer em 3 dias em Granada?

Se você ainda conseguir planejar mais um dia em Granada, totalizando 3 dias, então pode seguir as dicas a seguir e conhecer ainda mais sobre essa cidade incrível e recheada de história.

Bairro de Albaicín

Também declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, esse bairro é um dos maiores legados árabes da cidade. É o bairro mais antigo e conhecido de Granada. O ideal é se perder por suas ruas e aproveitar as surpresas que aparecerem pelo caminho.

Aproveite para fazer um tour guiado por Albaicín e o centro histórico de Granada.

Arco de Las Pesas

O Arco está situado na divisa entre os bairros de Albaicín e Alcazaba e foi construído no século VIII pelos árabes que chegaram de Damasco.

Mirador de San Nicolás

Perfeito para assistir ao pôr do sol, esse famoso mirante da cidade possui uma das vistas mais bonitas da Alhambra. Esse é o mais conhecido, mas se você quiser fazer uma excursão panorâmica de segway por Granada, poderá conhecer outros mirantes, tais como:

  • Mirador de San Miguel alto;
  • Mirador de La Lola;
  • Mirador de San Cristóbal;
  • Mirador de La Luna.

Palácio dar al-Horra e Monastério de La Cartuja

Criado no século XIV, o Palácio dar al-Horra possui uma incrível arquitetura palaciana e um mirante com uma bonita vista da cidade. Já o Monastério de La Cartuja está localizado a 2 km do centro da cidade, o local é a representação do barroco espanhol. O mosteiro chama atenção por sua decoração e por todo o seu charme.

Quantos dias são suficientes em Granada?

Acredito que 3 dias são suficientes para conhecer bem a cidade de Granada.

É claro que com menos dias você consegue passear pelo local e conhecer os principais pontos turísticos, mas de uma forma um pouco corrida. Para desbravar essa maravilha da Espanha, tanto de dia quanto a noite, acredito que o ideal seja separar 3 dias para essa viagem e conhecer com calma todos os encantos que essa cidade oferece.

O que não pode deixar de conhecer em Granada?

Sem a menor sombra de dúvidas a Alhambra de Granada. Se você está na cidade ou vai permanecer por pouco tempo e não sabe qual das opções dos roteiros optar, escolha essa atração que é a mais visitada de Granada e uma das mais visitadas de toda a Espanha.

Alhambra é o ponto que não pode faltar na lista sobre o que fazer em Granada.
Alhambra possui um legado árabe que torna a cidade ainda mais charmosa.

Só em 2023 mais de 2,6 milhões de visitantes foram conferir a magnitude das suas construções, jardins e história. Esse local foi construído no alto do monte Al-Sabika, na época da dinastia Nacérida, para representar o poder árabe — já que podia e pode ser visto de quase toda a cidade de Granada.

A Alhambra, que significa “castelo vermelho”, é formada por várias áreas que podem ser visitadas durante o seu passeio, como: a Alcabaza, Palácios Nasridas, El Partal, Palácio de Generalife e Palácio de Carlos V.

É um dos pontos turísticos da Espanha mais famosos. E toda essa exuberante beleza, conta a sua história a cada passo. Merece a sua visita!

O que fazer a noite em Granada?

Algumas das atrações dos roteiros sugeridos podem ser feitas durante a noite também: visita noturna a Alhambra, Mirador de San Nicolás e Paseo de los Tristes. Os locais são espetaculares tanto de dia quanto a noite, mas proporcionam uma experiência completamente distinta dependendo da sua escolha.

Granada também possui muitos bares, tabernas, bodegas e pubs para você relaxar e curtir depois de um dia intenso conhecendo a cidade.

Muito tradicionais na Espanha, as tabernas e bodegas são responsáveis por oferecer aos clientes uma grande variedade de vinhos, em um ambiente muito acolhedor. Recomendo muito visitar são a Bodega Castañeda, a qual é bastante tradicional e está frequentemente cheia — então chegue cedo, e a taberna la Tana.

Se você quiser ver uma tradicional apresentação de Flamenco, recomendo muito o Jardines de Zoraya. Além de uma apresentação espetacular, você pode jantar no restaurante do local, uma tradicional terraza espanhola. Recomendo jantar antes e assistir ao show de Flamenco depois, enquanto degusta um saboroso vinho espanhol.

Outra opção é passear pelas ruas do bairro Albaicín a noite. Com sua iluminação amarelada, casas tradicionalmente coloridas e sua vida noturna animada, você pode caminhar por suas ruas e decidir na hora onde sentar. Também recomendo caminhar até a famosa Calle de las Teterías — um pedacinho do Marrocos em Granada.

Qual é a melhor época para conhecer Granada?

Sem a menor sombra de dúvidas na primavera, mais precisamente final abril, maio e início de junho, e no outono, em setembro e outubro.

No verão, nos meses de julho e agosto, além de muito quente, a cidade fica muito cheia e os preços sobem, pois é nesse período que acontecem as férias na Europa.

No inverno as baixas temperaturas podem evitar que você desfrute plenamente da sua experiência, mas se você está disposto a encarar temperaturas mínimas de 2° e máximas de 10° sempre tem a opção de colocar um casaco térmico, algumas camadas de roupas e sair para conhecer a cidade.

O que fazer em Granada no inverno?

O inverno em Granada pode ser uma ótima oportunidade para você passar um dia na Serra Nevada. O local, que fica a apenas meia hora de Granada, possui uma estação de esqui e é uma ótima opção para os amantes do esporte — ou para aqueles que querem aprender, pois possui escolas com instrutores especializados.

Você também pode aproveitar os dias frios e se aquecer em um Hammams, os famosos banhos árabes. É um tipo de banho a vapor que limpa o corpo e a mente e proporciona um estado de relaxamento. Também possui águas termais e piscina quentes para te manter aquecido no inverno de Granada.

No começo de dezembro as luzes de natal são acesas e a cidade fica toda enfeitada e cheia de cor até o início de janeiro. Mesmo mês em que se iniciam as liquidações de inverno, com promoções ótimas e descontos de até 70%.

No dia 2 do primeiro mês do ano também é celebrada uma tradicional festa na cidade, a fiesta de la Toma. Nela os locais celebram o momento em que o rei do reino Nacérida entrega as chaves da cidade aos reis católicos, em 1942. Nesse dia, feriado na cidade, acontecem desfiles e uma procissão à Capela Real, onde os reis espanhóis estão sepultados.

O que fazer em Granada no verão?

No verão uma ótima opção é visitar a costa mediterrânea da província de Granada, que fica a cerca de 45 minutos da cidade, de carro. Também conhecida como Costa Tropical, possui belas praias, com águas claras e povoados encantadores que valem a pena ser visitados. Dependendo do seu roteiro na Espanha, é possível ficar uns dias na região ou fazer um bate e volta, se preferir.

O que fazer além do óbvio em Granada?

Se você gosta de um pouco de aventura, enigma, ilusão e mistério, então pode conhecer o El Reino — Escape Room.

É um lugar que proporciona uma experiência única: com diversas salas de jogos, com níveis de dificuldades diferentes, os participantes têm um mistério para resolver, em 60 minutos, e usar toda a lógica para encontrar a saída da sala. É 1h recheada de emoção, riso e diversão. Tem sala para adultos e para crianças. É um programa para toda a família.

Seguindo a dica de aventura, dessa vez para os amantes do esporte ao ar livre, uma opção que você tem ao visitar Granada é escolher uma das inúmeras trilhas de trekking para fazer na cidade. E tudo isso com uma vista de tirar o fôlego.

Já para os apaixonados por grafite, saibam que em alguns prédios de Granada encontram-se os grafites mais famosos da cidade: na rua Molinos, na rua Vistilla de Los Ángeles, nos muros do colégio Santo Domingo de Guzmán são alguns dos locais onde é possível contemplá-los.

Quanto custa viajar para Granada?

Para uma viagem confortável, comendo bem, se locomovendo com o Granada City Pass todos os dias e indo a todas as principais atrações turísticas, você deve reservar a quantia de R$ 2.065 por pessoa para 3 dias.

Granada, comparada a outras cidades turísticas da Espanha, não é cara.

Item Preço médio para 1 pessoa por 3 dias*
Hospedagem hotel 3 estrelas R$ 1.250
Alimentação R$ 500
Transporte + principais atrações (Granada City Pass) R$ 315
Total R$ 2.065

*Câmbio de 25 de abril de 2024, onde 1€ equivale R$ 5,52

Qual é o gasto diário em Granada?

O seu gasto médio diário com atrações e comida ficará em torno de R$ 280 (sem hospedagem). Lembrando que estamos considerando que você vai comprar o Granada City Pass, que dá direito a entrada nos principais pontos turísticos e 9 viagens de ônibus urbano. Se você for considerar outro meio de transporte, por exemplo, pode ser que esse valor aumente um pouco.

Mais para frente explico melhor sobre o Granada City Pass e outras opções que você tem para se locomover na cidade.

Quantos euros levar para Granada?

Após fazer o cálculo de quanto custa viajar para Espanha e incluir 3 dias em Granada no seu roteiro, recomendo que você leve entre 150€ e 160€ para cobrir os gastos com comida, passeios e transportes pelo período que estiver na cidade.

Se você tiver a intenção de fazer compras nos mercados locais ou se for ter gastos que não incluem o que foi citado aqui, recomendo levar um pouco mais por dia.

Para uma maior comodidade durante a sua viagem, sugiro adquirir o cartão de débito Wise. Com ele você não precisa levar todo o seu dinheiro em espécie e de quebra paga apenas 1,1% de IOF na conversão, fazendo com que você economize em média 7 vezes o que gastaria com cartões de crédito convencionais.

O que não deixar de comer em Granada?

Granada é a capital oficial de tapas e, sem sombra de dúvidas, essa é a experiência que você precisa ter quando viajar para a cidade.

As famosas tapas são os aperitivos servidos toda vez que você pede algum drink em algum restaurante ou bar. É isso mesmo que você leu: para cada bebida pedida uma nova porção de comida é servida.

Existe uma expressão famosa na Espanha que diz “ir de tapas” e a ideia é ir de bar em bar, pedindo bebida, comendo as tapas oferecidas pelos estabelecimentos (que em Granada são bem generosas) e depois ir para outro, em busca de novas tapas. Há quem diga que não jantou depois de “tapear” — e eu fui uma dessas pessoas!

É difícil escolher um único local de Granada para te recomendar que você “vá de tapas”, então vou te deixar como sugestão para fazer uma excursão gastronômica a pé percorrendo os principais bairros e ruas da cidade onde você pode encontrar os melhores locais para experimentar as iguarias. Além disso, para poder escolher conforme a sua localização e a sua disposição. Espero que se divirta tanto quanto eu me diverti!

  • Calle Elvira: situada em uma das zonas mais turísticas da cidade;
  • Calle Navas: super central, essa rua se destaca por ter muitos bares e restaurantes;
  • La Chana: um dos bairros mais conhecidos por quem vive em Granada, fica situado na Plaza de Toros e tem muitas opções de bares e restaurantes.

Onde se hospedar em Granada?

Procure alguma opção de hospedagem em Granada perto do bairro Albaicín ou pelo centro histórico.

Essas são zonas que estão melhor localizadas na cidade, perto de atrações e com muitos restaurantes e bares ao redor. São os melhores locais para se hospedar — tanto para se locomover tranquilamente para os seus passeios quanto para sair a noite.

Qual é o melhor transporte para conhecer Granada?

Se a sua intenção é conhecer muitos pontos turísticos da cidade, recomendo o Granada City Pass. Além de possuir 9 viagens no transporte público e ter direito a 1 volta completa no trem turístico de Granada, sem subir e descer quando quiser, comprando o passe de 3 dias você tem acesso a Alhambra, Generalife e aos principais monumentos da cidade.

Outra opção é adquirir o trem hop-on hop-off em Granada. Diferente do que acontece na maioria da Europa, em Granada, devido as suas ruas estreitas, o grande ônibus hop-on hop-off dá lugar a um trem turístico.

Nessa opção de trem turístico, você conta com mais de 10 paradas próximas aos monumentos mais conhecidos de Granada, recebe um áudio guia que conta a história das atrações em mais de 12 línguas, possui wi-fi gratuito e tem trechos panorâmicos para desfrutar das vistas mais bonitas da cidade. Tudo isso em um veículo acessível para cadeira de roda.

Estação de esqui em Serra Nevada na Espanha.
Alugar um carro em Granada e conhecer a Serra Nevada vai surpreender e é uma ótima opção para o inverno.

Se estiver com tempo em Granada, você também pode alugar um carro na Espanha para visitar as praias, ir para a Serra Nevada ou conhecer o Monastério de La Cartuja, que fica a 2 km do centro da cidade. Porém, para andar em Granada, não recomendo o uso de carro, pois as ruas são estreitas e tanto o transporte público quanto o trem hop-on hop-off cobrem bem as áreas dos monumentos.

Como se planejar para visitar Granada?

Agora que você chegou até aqui e já sabe o que fazer em Granada, aposto que está animado para começar a planejar a sua viagem. Antes disso, vamos dar uma passada por uns pontos mais burocráticos para que você possa estar totalmente preparado para começar a curtir.

Seguro viagem

Para entrar na Europa — ou em qualquer país que faça parte do Tratado de Schengen, você vai precisar de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para pagar possíveis despesas médicas e hospitalares que você venha a ter nos países visitados.

É importante atentar-se para o tipo de seguro que está contratando. Preste atenção na apólice e confirme se a opção escolhida contempla também, além de acidentes pessoais, perda de bagagem e cancelamento de voo.

Isso é só uma precaução para que você não fique desamparado caso tenha qualquer problema fora do seu país. Recomendo fazer uma cotação no Seguros Promo.

Chip Internacional

Chegar em um país e não ter internet para falar com amigos e família ou até para confirmar a direção do seu hotel pode ser bastante apavorante — especialmente se for a sua primeira vez naquele país. Por isso recomendo demais que você compre um chip internacional ainda do Brasil, para quando chegar à Espanha só se preocupar em ativá-lo.

Uma dica que dou é pesquisar os preços da America Chip, por possuírem valores atrativos e o serviço é bem prestado.

Comprar ingressos com antecedência

Se você for precavido, vai querer sair do Brasil com todas as atrações compradas para só se preocupar em seguir o planejamento da sua viagem e aproveitar muito Granada!

No caso da Alhambra, principal monumento da cidade, os ingressos esgotam muito rápido e você precisa comprar com uma certa antecedência para garantir que no dia em que está planejando visitá-la, eles estarão disponíveis.

O GetYourGuide é uma ótima opção para você pesquisar entradas para os monumentos de Granada. No site você pode escolher entre tours guiados e entradas sem fila para as atrações. Você também pode comprar shows de Flamenco, bilhete para trem hop-on hop-off e até excursões a pé pelas ruas da cidade.

Tendo todas essas informações à mão e o roteiro de Granada pronto, agora é só planejar as outras cidades para conhecer na Espanha e curtir muito os seus dias. Divirta-se!