Categorias Visitar Paris

Ponte dos cadeados: saiba tudo sobre o ponto turístico de Paris

A encantadora Paris reserva muitas surpresas para seus visitantes. A cidade Luz, palco de muitas histórias de amor de livros e filmes, tem como um de seus grandes símbolos a Pont des Arts. A Ponte dos cadeados é muito famosa e muito procurada pelos casais apaixonados.

Vamos te contar tudo sobre a Ponte dos Cadeados.

Precisa comprar euro para viajar?

Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.

Pedir Cartão →

História da Ponte dos Cadeados

No lugar da atual Pont des Arts, em 1801, no reinado de Napoleão Bonaparte, existia uma passarela com alguns arcos. Essa passarela foi a primeira ponte de metal de Paris. Cinquenta anos depois, a margem esquerda que possuía dois arcos foi restaurada, passando a ter apenas um.

Em 1984, a ponte foi alinhada com a ponte Neuf, possuindo sete arcos. A partir de 2007, os cadeados começaram a ganhar a estrutura da Pont des Arts, atraindo turistas apaixonados do mundo todo.

Se você quiser conhecer mais a fundo a história, vale a pena fazer um free por Paris que começa na Hôtel de Ville, passa pela ponte e termina no Museu do Louvre.

Falando nele, não deixe de visitar o cartão-postal da cidade e saiba como comprar o ingresso para o Museu do Louvre.

O significado dos cadeados

A ponte dos Cadeados em Paris não é a primeira ponte onde casais fazem juras de amor eterno. Na verdade, a história começou na Sérvia, antes da Primeira Guerra Mundial, em uma cidade chamada Vrnjačka Banja.

Dois jovens apaixonados se encontravam na ponte da cidade para namorar, porém, eles foram separados pela Primeira Guerra Mundial.

Na Grécia, o rapaz encontrou outra amada, fazendo com que o coração de sua namorada na Sérvia ficasse partido. Com isso, as moças da cidade resolveram começar a pendurar cadeados na ponte, como símbolo de amor eterno e fidelidade.

Muitas cidades europeias seguiram a tradição, principalmente Paris.

Descubra o que fazer em Paris e aproveite a viagem ao máximo.

O que aconteceu com os cadeados?

A quantidade de cadeados na Ponte des Arts era tanta que a estrutura começou a apresentar problemas. Em 2014, uma parte do alambrado lateral cedeu. Em 2015, eles começaram a ser retirados para evitar acidentes devido ao alto risco de desabamento das grades.

A ponte, que está em uma área compreendida como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, era alvo de discussões entre quem queria manter a tradição dos cadeados e quem prezava pela segurança do local.

Evitar despesas inesperadas na viagem é simples

Que o seguro viagem Europa é obrigatório você já sabe, mas sabia que ele cobre custos inesperados durante a viagem? Desde as despesas com a mala extraviada, até emergências médicas. Encontre no Seguros Promo, planos de seguro viagem com o melhor preço e coberturas completas.

A ponte dos cadeados ganhou painéis com grafites muito coloridos e modernos, com a intenção de modificar essa “tradição” dos casais, de pendurar os cadeados na estrutura. Entretanto, ainda é comum ver algumas pessoas fazendo, mesmo com a proibição.

Em 2017, houve um leilão solidário dos cadeados. Nos lotes, existiam diversos tipos com desenhos, cores e mensagens em diferentes idiomas. O dinheiro arrecadado foi destinado a organizações que cuidavam dos refugiados.

Conheça os 10 monumentos mais visitados de Paris a não perder.

Onde fica a Pont Des Arts?

Localizada sob o Rio Sena, a Ponte dos cadeados é de fácil visibilidade. Para saber como ter acesso dos principais pontos de Paris até a ponte, não deixe de acessar Moovit.

Que tal conhecer as cidades perto de Paris? Conheça 6 destinos que parecem sair de contos de fadas.

A nova Ponte dos Cadeados

Com toda a atmosfera romântica de Paris, após os cadeados serem proibidos na Pont Des Arts, começaram a surgir na Pont de l’Archevêché, assim como em dezenas de outros pontos turísticos da cidade. A Pont de l’Archevêché, localizada na 75004 Paris, fica perto da Catedral de Notre Dame. Entretanto, os cadeados também foram sendo retirados de lá.

Os cadeados são retirados constantemente de vários pontos da cidade, inclusive da Ponte Neuf, para evitar problemas como o da Pont Des Arts.

Inclusive, se quiser tem uma vista diferente das pontes de Paris, vale a pena fazer um passeio de barco pelo Rio Sena, a experiência é incrível e você pode apreciar a cidade por outro ângulo.

Vale a pena conhecer, mesmo sem os cadeados?

Com certeza! A ponte dos cadeados, mesmo sem eles, apresenta uma bela vista, além dos encantadores grafites na estrutura. Inclusive, a prefeitura de Paris, pede: “faça uma selfie, ao invés de colocar um cadeado, para prezar a estrutura da Ponte”.

Então, vamos aderir ao Love without locks (amor sem cadeados) e registrar seu momento na Ponte dos Cadeados na cidade Luz.

  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    O Cartão Wise é um cartão multimoeda gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →
  • Sabia que é obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa?

    No Seguros Promo você encontra seguradoras renomadas e planos de seguro viagem com o melhor custo-benefício.

    COTAR SEGURO →
  • Quer receber conteúdos incríveis para planejar sua Eurotrip?

    Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e dicas de viagem imperdíveis.

    ASSINAR AGORA
  • Quer ter internet ao chegar à Europa?

    O chip internacional da America Chip é a melhor escolha. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →

Artigos recentes

7 museus em Bruxelas que você vai querer conhecer

Sua viagem a Bruxelas vai ser regada a muitas porções de fritas, Spéculoos e, se…

14 de abril de 2024

Onde comprar euros para viajar? Veja as opções mais vantajosas

Se você está com viagem marcada para a Europa e ainda não sabe onde comprar…

13 de abril de 2024

Hop-on hop-off Berlim: explore a cidade a bordo do ônibus turístico

Berlim, a vibrante capital da Alemanha, é uma cidade repleta de história, cultura e pontos…

13 de abril de 2024

Palácio da Bolsa: descubra a joia arquitetônica na baixa do Porto

O Palácio da Bolsa, atual sede da Associação Comercial do Porto, é um dos edifícios…

12 de abril de 2024

15 parques naturais na Europa que você precisa conhecer

Os melhores parques naturais da Europa oferecem paisagens deslumbrantes. A oportunidade de uma experiência incrível…

11 de abril de 2024

Aurora Boreal: melhores destinos para caçar o espetáculo

Aurora Boreal: em que países e quando vê-la, quais são as condições para isso, onde…

10 de abril de 2024