Serra da Estrela em Portugal: conheça o melhor destino de neve no país

Visitar Portugal  / 

Você sabia que neva em Portugal? Muitos não sabem, mas na Serra da Estrela, em Portugal – uma das regiões mais frias do país, com uma beleza inconfundível e impressionantes desníveis montanhosos -, é possível ver neve no inverno.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

A Serra da Estrela é uma das regiões mais altas do país e, durante o inverno, suas belas paisagens ficam todas branquinhas. É um excelente passeio para quem viaja para Portugal nos meses de dezembro, janeiro ou fevereiro.

Quer saber mais sobre onde é essa linda região, o que ver e o que fazer, onde ficar, como ir e cuidados a ter? Então, confira este artigo que preparamos para você.

Onde ficar a Serra da Estrela, em Portugal?

A Serra da Estrela, em Portugal, montanha mais alta do lado continental (seu pico tem 1.993 metros), fica no centro do país, nos Distritos da Guarda e Castelo Branco, no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.

Confira sua localização no mapa:

A Serra da Estrelal fica a cerca de 300 km de Lisboa e a quase 200 km do Porto.

E, muito além de um belo ponto turístico, a cadeia de montanhas onde a Serra da Estrela está inserida é extremamente importante na questão hidrológica. Suas nascentes alimentam os rios Douro, Mondego e Tejo, ou seja, os moradores do Porto, de Coimbra e de Lisboa utilizam e dependem da água que desce da serra.

Confira aqui quais são os melhores destinos de Portugal.

Como chegar à Serra da Estrela em Portugal

Com certeza, a melhor maneira para chegar à Serra da Estrela é de carro. Se você está a turismo no país, uma sugestão é alugar carro em Portugal, pois é complicado chegar ao local por meio de transporte público. Acesse o comparador de preços RentCars e verifique as condições para locação.

Saindo da capital Lisboa de carro, o melhor trajeto é pelas autoestradas A1 e A23 (com pedágio) e leva cerca de 3 horas. Caso você esteja no Porto, o trajeto deve ser percorrido pelas autoestradas A1 e A25 (também com pedágio). O tempo gasto na viagem é de mais ou menos 2h30min.

O acesso de carro até a Serra da Estrela é encantador e você passa por locais e paisagens maravilhosas. Existem recuos nas estradas que permitem estacionar o carro e tirar fotos incríveis!

Outras opções

Quem não dirige ou não pretende alugar carro tem outras alternativas, como ir de ônibus ou trem até Covilhã. E, depois de chegar ao município, o mais adequado é pegar um táxi até o local de sua hospedagem.

O site Get Your Guide, parceiro do Euro Dicas, vende excursões de bate-volta para a região e também para aqueles que querem ficar hospedados na Serra da Estrela em Portugal. Essas alternativas também são excelentes formas de você explorar o local sem se preocupar em dirigir nem em pegar várias conduções. Confira neste as opções de tour na Serra da Estrela oferecidas no site.

Surpresas agradáveis na estrada

O controle realizado durante as nevascas é bastante rigoroso e existem placas em todos os acessos e estradas, o que deixa o passeio mais seguro e agradável.

As rotas da Serra da Estrela em Portugal passam por pequenas vilas e cidades, onde o visitante pode facilmente encontrar um bom restaurante com um café ou chocolate quente que minimizam o frio.

Descubra quanto custa viajar para o Porto.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

O que ver na região da Serra da Estrela

Para quem curte a natureza e gosta de ver paisagens e lugares inesquecíveis, visitar a Serra da Estrela, em Portugal, é um prato cheio. Tem muita programação para fazer e muitas paisagens para ver na região. Confira as principais delas, incluindo as pistas e as atividades.

1. Visitar os centros históricos das cidades de Covilhã e Guarda;

2. Conhecer a torre (ponto mais alto da serra) e a estação de esqui, que fica na serra (no inverno, há diversas pistas com diferentes dificuldades, além de escola e instrutores para quem não domina o esporte);

3. Fazer trekking, caminhadas, passear de teleférico, andar de bicicleta ou, de carro, acessar locais maravilhosos que, durante o auge do inverno, ficam isolados;

4. Desbravar trilhas e cachoeiras – vale a pena ir à Cascata de Ferverença e ao Vale Glaciar Covão do Urso;

5. Conhecer o Vale do Glaciar do Zêzere;

6. Visitar o Museu do Pão e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia;

7. Caminhar pela pequena vila de Sabugueiro (a mais alta de Portugal), a 1.051 metros de altitude, perto de Seia;

8. Provar o queijo da Serra da Estrela (no local, há uma concentração de lojas);

9. Conhecer os Cães da Serra (ou Estrela Mountain Dog), que são cachorrinhos peludinhos, típicos da região;

10. Visitar a Lagoa Comprida: localizada em Seia, é a maior lagoa do alto da Serra;

11. Aproveitar a gastronomia local, comendo em restaurantes que servem pratos típicos locais deliciosos.

Já compartilhamos uma lista com as comidas típicas de Portugal.

Como dissemos, você pode aproveitar o passeio à Serra da Estrela em Portugal com comodidade. Para isso, basta acessar o Get Your Guide e adquirir seu ticket, de acordo com o tipo de tour que você pretende fazer.

Neve em Portugal

No inverno na Europa, é possível ver neve em algumas regiões portuguesas, como, por exemplo, Montalegre, Bragança e Monsanto. Mas o local mais provável de você conseguir ver os floquinhos brancos é na Serra da Estrela em Portugal, devido à sua altitude.

serra da estrela portugal

Nos dias com muita chuva, as cotas podem chegar próximas aos mil metros, o que significa que até nas partes mais baixas da serra pode haver acúmulo de neve.

No entanto, no início da primavera, é possível que a neve caia apenas nos pontos mais altos da serra.

Clima em Portugal: como é cada estação e a melhor época para viajar.

Melhor época para visitar a Serra da Estrela, em Portugal

A melhor época para você visitar a Serra da Estrela em Portugal vai depender do seu gosto. Se você quer pegar muito frio na região, ver neve na Europa, os meses de inverno podem ser os melhores para a visita. Obviamente, os preços das hospedagens acompanham a alta temporada e são um pouco mais elevados.

Mas, se o frio extremo não for a sua praia, durante a primavera as paisagens da Serra da Estrela em Portugal são, realmente, de encher os olhos, além de nessa época (quando não é inverno), alguns passeios, como trilhas, por exemplo, ficam acessíveis.

Veja também o artigo que fizemos com as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Onde se hospedar

Na Serra da Estrela, em Portugal, e nos seus arredores existem quase 300 acomodações, entre hotéis, pousadas, albergues e SPA. Nos meses do inverno, os preços das diárias nos hotéis mais requintados podem chegar facilmente aos R$ 800.

Já durante a baixa temporada, os valores caem bastante e é possível encontrar boas hospedagens para um casal por R$ 300 (ou até menos). Claro que os valores não dependem somente da época do ano em que você vai se hospedar; variam também de acordo com a acomodação escolhida.

Para te ajudar, procuramos uma diária para um casal de um sábado para um domingo de junho em algumas hospedagens bem avaliadas e nas conhecidas “cidades-base” para se hospedar para visitar a Serra da Estrela em Portugal: Manteigas, Covilhã e Seia. Confira sugestões.

Cuidados a ter na Serra da Estrela em Portugal

Como sabemos, a Serra da Estrela é um local incrível, com paisagens exuberantes. Porém, é preciso ter alguns cuidados ao visitá-la.

Apesar de as estradas serem muito bem conservadas, não é tão simples dirigir ali: elas são muito estreitas, com bastantes curvas, sem falar do risco de estarem cheias de gelo no inverno.

Além disso, outras recomendações são extremamente importantes, como:

  • Usar roupas confortáveis (agasalhos, luvas e gorro) e sapatos ou botas de montanha impermeáveis e antiderrapantes;
  • Informar-se previamente sobre as previsões do tempo;
  • Informar alguém sobre a sua viagem, seu percurso e a hora prevista para sua chegada à Serra da Estrela, em Portugal;
  • Andar sempre com um celular;
  • Caminhar em grupo para evitar se perder na Serra;
  • Revisar o carro, se for se locomover até à Serra de automóvel;
  • Atentar-se ao tempo, pois as condições meteorológicas podem mudar de repente. Caso o tempo piore, voltar imediatamente pelos caminhos marcados;
  • Levar consigo água e alimentos, como biscoitos e barras de cereais;
  • Atentar-se às aventuras na neve para evitar riscos de acidentes.

Para obter mais informações sobre as medidas de proteção, consulte a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Dica: se está planejando viajar para Portugal, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Você pode conferir ainda o que escrevemos sobre fazer turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.