Toledo na Espanha: conheça um dos destinos mais incríveis do país

Visitar Espanha  / 

Certamente você já ouviu falar em Madrid (tem até música!), Barcelona, Sevilha. Mas e em Toledo? Você viu esse destino figurar nas wishlist de viagens? Se você gosta de destinos com atrações medievais, Toledo, na Espanha, merece estar no seu roteiro. Continue a leitura e descubra o porquê.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Um pouco sobre Toledo, na Espanha

A pouco mais de 70 km de Madrid, Toledo é um município que fica localizado na província de Toledo, na comunidade autônoma de Castela-Mancha.

Com origem pré-romana e mais de 2 milênios de história, a cidade já pertenceu a vários reinos, o que resultou em um lugar marcado por diversas culturas, onde se misturam várias religiões, da cristã a muçulmana, que convivem com tolerância.

Essa diversidade cultural também é expressa na arquitetura da cidade, predominantemente de aspectos medievais com muralhas que impressionam.

Assim, a cidade reúne vários pontos turísticos e para quem é apreciador de artes visuais, como a pintura, ao passear pelas principais atrações é possível ter contato com várias obras do pintor El Greco, um dos principais pintores renascentistas.

A cidade está localizada entre 500 e 600 metros de altitude e possui pouco mais de 80 mil habitantes. No inverno, o clima se parece um pouco com a capital, Madrid, e no verão os dias são bem quentes.

catedral toledo na espanha

É, sem dúvida, uma das pequenas cidades da Espanha que valem a pena visitar.

Como chegar

Uma das maneiras mais rápidas de chegar a Toledo a partir de Madrid é de trem-bala em uma viagem que demora, aproximadamente, 30 minutos. Por isso, muitos turistas optam por realizar um bate-volta.

Mas como é um lugar que merece ser bem explorado, não recomendamos passar apenas um dia na cidade. É necessário um pouco mais.

Além do trem-bala, é possível ir ainda de ônibus, carro alugado ou passeios com agências. De ônibus, o trajeto é feito pela Alsa, dura entre 1h e 1h30 e custa certa de 12 euros (ida e volta).

De carro, o trajeto pode ser feito em pouco menos de uma hora pela Rodovia A-42. Acesse o comparador de preços RentCars e verifique as condições para locação.

Já agências oferecem vários tipos de passeio e há algumas opções de empresa que fazem esse trajeto. Na Get Your Guide, você pode comprar o ingresso para uma viagem de dia inteiro saindo de Madrid por 24€ e conferir as avaliações de outros usuários, com a vantagem de poder cancelar a reserva com até 24 horas de antecedência e contar com assistência 24 horas por dia, todos os dias.

O que comer em Toledo, na Espanha

Se você é daqueles que gosta de viajar realizando experiências gastronômicas e conhecendo a culinária dos lugares, quando estiver em Toledo não poderá deixar de experimentar Carcamusas Toledanas, prato típico da região com carne de porco e batatas, servido comumente em uma caçarola de barro.

A cidade reúne várias opções de restaurantes, com faixas de preços diferenciadas e para todos os gostos. Algumas opções para apreciar a cozinha local são:

  • Lo Nuestro – Tapería & Restaurante;
  • Virtudes;
  • Restaurante El Penon;
  • El Carmen de Montesion;
  • El Albero.

Essas são opções que oferecem pratos locais, mas há também opções mais baratas ou mais luxuosas.

Cidades perto de Madrid e como visitá-las.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Onde ficar

Comparada a Madrid, a hospedagem em Toledo é bem mais econômica. Então, você pode optar por Hostels, Airbnb ou hóteis. Uma das melhores regiões para reservar suas hospedagens é nos arredores do Alcázar e da Plaza Zocodover. Essa área é próxima aos principais pontos turísticos, o que facilitará o seu passeio pela cidade.

Algumas opções são: Hotel Carlos V, Hotel Afonso VI e Hotel Domus. Mas procurando bem pela região é possível encontrar várias outras opções.

Ou você pode escolher ainda a área do Casco Histórico, a cidade amuralhada de Toledo ou Puerta de Bisagra, onde você encontrará opções mais econômicas.

Principais pontos turísticos

Assim como em várias cidades da Europa, os principais pontos turísticos de Toledo, na Espanha, com monumentos e edifícios de destaque estão concentrados no centro histórico (Casco Histórico). Por isso, é possível passar por quase todos a pé e ainda se perder pelas ruas encantadoras e labirínticas da cidade.

A única que fica um pouco mais distante do centro é o Mirador del Valle, mas a vista da cidade que se tem de lá vale a pena.

Atrações imperdíveis em Toledo, na Espanha

  • Catedral Primada de Toledo;
  • Puente de Alcántara;
  • Museo de Santa Cruz;
  • Plaza de Zocodover e Alcázar;
  • Calle del Comercio;
  • Judería;
  • Monasterio de San Juan de los Reyes;
  • Puente de San Martín;
  • Mezquita del Cristo de la Luz;
  • Puerta de Bisagra;
  • Hospital de Tavera;
  • Convento de Santo Domingo El Antiguo.

Além desses, outro lugar que vale a pena conferir é a estação de trem da cidade e o Centro Cultural San Marcos. A partir dessas atrações você pode montar várias rotas de acordo com a quantidade de dias que passará na cidade ou da sua disposição para caminhar.

Uma opções de rota é: Calle del Comercio, Catedral Primada, Judería, Monasterio de San Juan de los Reyes e Puente de San Martín. Essa é ideia caso você (infelizmente) tenha apenas um dia na cidade.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar Toledo. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem a Espanha.

Pronto para conhecer os encantos de Toledo na sua viagem para Espanha? Não deixe de reservar alguns dias do seu roteiro pela Europa para essa imperdível cidade espanhola que com certeza você não irá se arrepender. E depois de passar pela cidade conta pra gente nos comentários o que achou do lugar.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.