Sejamos honestos: viajar é sempre uma boa ideia. Mas há meses e meses, e a depender do destino das suas próximas férias e dos seus planos, há períodos que podem ser mais adequados. Diante dessas variáveis, vamos descobrir juntos qual a melhor época para viajar para Europa, considerar os períodos de alta e baixa temporada e entender como planejar a viagem. Acompanhe!

Qual a melhor época para viajar para Europa?

Toda época tem sua vantagem. Se seu objetivo é esquiar nos alpes, por exemplo, o inverno será sua melhor escolha. Se seu objetivo for pegar dias de sol na Toscana, o verão ou a primavera serão decididamente as estações mais recomendadas.

Se você busca o meio-termo, foque sua viagem na primavera do hemisfério norte, estação que historicamente apresenta bom equilíbrio entre frio e calor, além de ser um período menos chuvoso. Mas, veja bem: menos chuvoso não significa que não choverá.

O outono também pode ser uma opção. A estação revela paisagens lindas, com marrom predominante e céus acinzentados que promovem aquele legítimo “clima europeu” de filme, mas há países em que essa estação é marcada por volumes de chuva elevados.

O que é a alta temporada na Europa?

A alta temporada na Europa é marcada pelo verão, estação que vai de junho a setembro. Prepare-se para preços altos de hospedagem e tickets aéreos, e para a afluência de turistas nas principais cidades europeias.

Do champagne no restaurante Michelin francês ao Aperol Spritz no Bacareto da Lele, em Veneza, prepare-se para pagar preços exorbitantes para comer e beber nas grandes vilas. Mas, faz parte: o verão europeu é delicioso, banhado por longos dias de sol e céu azul.

Com planejamento, dá para passar as férias nessa que é, a meu ver, uma das melhores épocas para viajar para Europa.

E a baixa temporada na Europa?

A baixa temporada na Europa vai de novembro a março, ou seja, o final do outono, o inverno e o início da primavera.

Esses períodos apresentam historicamente bom custo-benefício em termos de passagens e hospedagens, e é sempre bom saber quanto custa viajar para Europa.

Dia de sol com pessoas à beira de um lago
Baixa temporada na Europa é marcada por custos acessíveis e temperaturas amenas

Observe, porém, que feriados, como o Natal e Ano Novo, por exemplo, podem afetar os custos do seu planejamento. Ter flexibilidade de datas para a sua viagem pode render economias significativas, e esses recursos poupados podem ser consumidos em bons restaurantes e compras.

O que considerar na escolha da melhor época para viajar para Europa?

Suas preferências pessoais ditarão a época mais adequada para a sua viagem. Se você prefere extremos, seja frio ou calor, então o verão e o inverno, respectivamente, serão as decisões naturais.

Se você prefere o equilíbrio do frescor, outono é a melhor opção. Se o calor é seu melhor amigo, mas você não gosta de excessos, opte pela primavera.

Vamos entender vantagens e desvantagens de cada uma das estações.

Primavera

A primavera na Europa vai de 21 de março até 20 junho. Viaje na primavera se busca o equilíbrio perfeito entre um tempo quente e fresco.

Além disso, opte pela primavera se gosta de aproveitar atrações ao ar livre, se um piquenique sobre a grama agrada e se você é do tipo que detesta sair por aí parecendo uma “cebola” no famoso tira-e-põe dos casacos. Essa é a minha estação favorita e acredito ser a melhor época para viajar para Europa.

Vantagens de viajar na primavera

Como antecipado alguns parágrafos acima, a primavera apresenta um clima muito agradável na grande parte dos países europeus.

Clima ameno, bons preços de passagens e hospedagens e volume de turistas menor em relação à alta temporada favorecem a escolha pela primavera.

As economias feitas com aéreo e hospedagem podem ser utilizadas para consumo local (compras, restaurantes, lembrancinhas). Os euros extras na carteira ou no cartão multimoedas, como o cartão da Wise, podem ser dedicados ainda a outras atrações turísticas na Europa que ficariam mais caras no verão.

Desvantagens de viajar na primavera

Há poucas desvantagens de se viajar para a Europa na primavera. A transição para temperaturas mais agradáveis pode trazer um ou outro desconforto respiratório, e algumas regiões podem apresentar chuvas.

Se tudo isso acontecer durante sua viagem, nada que uma capa, um bom sapato e um guarda-chuva não resolva. Para as saúdes mais sensíveis, um antialérgico que não cause sonolência pode ser suficiente, mas em todo caso garanta um bom seguro viagem Europa para se precaver.

Verão

O verão na Europa vai de 21 junho até 20 setembro. Viaje no verão se você não se importa de tirar férias durante a alta temporada na Europa, e se as canicules (ondas de calor) não são um problema para você.

Escolha o verão e dê preferência para regiões costeiras, com praias, lagos ou qualquer fonte de água para se refrescar. Grandes cidades não são necessariamente os melhores destinos para se aproveitar a Europa durante a estação mais quente do ano.

Vantagens do verão europeu

Alta temporada no hemisfério norte, o verão europeu é o momento em que os cidadãos tomam praças e parques, estendem suas cangas na grama e fazem piqueniques regados a vinhos frescos e frutas da estação.

Esse ato de “sair da toca” deixa as cidades ainda mais vivas, os bares e restaurantes animados até mais tarde e os dias, mais longos. Essa época é deliciosa, e se você é fã de calor, vai se sentir em casa!

Desvantagens de viajar no verão

Prepare o bolso. Mesmo que sua conta bancária seja funda, toda economia é bem-vinda para se gastar com coisas mais prazerosas, certo? A alta temporada, marcada pelo verão europeu, faz com que tudo fique mais caro. Para quem está indo viajar com o orçamento apertado, talvez não seja a melhor época para explorar a Europa.

Ciclismo em Amsterdã, Holanda
Verão representa a alta temporada europeia, o que faz com que tudo fique mais caro; ondas de calor são frequentes

O volume de pessoas nas ruas, em especial turistas, também pode desagradar. Com cidades tomadas de pessoas, cresce-se também a quantidade de ambulantes, batedores de carteira e toda a sorte de armadilhas.

Saia de casa apenas com o essencial, privilegie o cartão ao papel-moeda para fazer suas compras e tenha paciência: transporte público fica cheio, táxis ficam escassos e, dependendo de onde você estiver hospedado, motoristas podem fazer rotas duvidosas para extrair mais dinheiro do seu bolso.

Outono

O outono na Europa vai de 21 setembro até 20 dezembro. Viaje no outono se você é aficionado pelas cores sóbrias banhadas por laranja, marrom e cinza, que trazem uma memória afetiva do cinema europeu.

O outono, a meu ver, só perde para a primavera enquanto melhor estação para viajar para Europa.

Escolha o outono para viajar pela Europa se você é mais adepto ao frio do que ao calor sentido na primavera. Nesse período as temperaturas são amenas, mas com um que de mais gelado, sem ser irritante a ponto de você querer ficar debaixo das cobertas o dia todo.

Vantagens do outono europeu

Como adiantei, o outono é uma estação fascinante. As cores das cidades, marcadas pelo laranja, marrom e cinza, criam uma ambiência típica de cinema, conforme as cidades se preparam para invernos rigorosos.

Folhas caindo, ventos frescos com um toque gelado favorecem caminhadas com paradas frequentes para cafés, chocolates quentes e vinhos mais potentes no fim do dia. Se você aprecia a paisagem que apresentei, vá fundo no outono. E leve o casaco e cachecol. Talvez dois casacos!

Desvantagens de viajar no outono

Não se assuste, os dias são mais curtos no outono. Mas, tirando isso, tal qual a primavera, a estação guarda mais vantagens do que desvantagens. É verdade que alguns estabelecimentos tendem a fechar mais cedo no outono, mas isso não é uma regra.

Inverno

O inverno na Europa vai de 21 dezembro até 20 março. Viaje no inverno se você é um amante de frio (muito frio!), temperaturas abaixo de zero constantes e gosta de dias mais curtos.

O inverno é charmoso, traz até um clima de sofisticação. Mas todo esse charme tem um custo – e isso se traduz em usar muitas camadas de roupas.

Escolha o inverno para viajar pela Europa se você tem interesse em ir para regiões para aproveitar esportes radicais (na neve, por exemplo) ou se conseguir uma boa promoção para viajar no final do ano e aproveitar as delícias de Natal e Ano Novo na Europa.

Vantagens de viajar no inverno

O inverno na Europa é tão ou mais charmoso do que o outono. O branco e o cinza predominam na paisagem, e a depender da época em que você decidir pegar o inverno na Europa, terá essa paisagem adornada com luzes de Natal.

Há ainda países que oferecem atividades típicas de inverno e instalam pistas de patinação no gelo e outras atrações adaptadas a famílias em férias.

Os restaurantes ligam seus aquecedores de teto e de chão para que comensais como eu e você nos sintamos confortáveis, e tudo isso, em especial para quem viaja desde o Brasil, pode parecer mágico (e de fato é, não me canso dessas experiências).

Desvantagens do inverno europeu

Não subestime o inverno europeu e se prepare para ventos cortantes e, a depender da cidade, uma garoa fina que contribui para derrubar a sensação térmica para níveis nada agradáveis. Para quem possui dificuldade com a estação já no Brasil, talvez não seja a melhor época para viajar para Europa.

Paris no inverno, consideradas por alguns a melhor época para viajar para Europa
Inverno europeu costuma ser severo e marcado por garoas consistentes. França em fevereiro é gelada, mas chove menos

Mas também é só isso: viajar no inverno tem como principais inconvenientes o tempo desagradável para andanças ao ar livre, é verdade, mas você pode aproveitar o mau tempo e se perder em museus, em templos de compra (pense nos grands magasins de Paris) ou aproveitar esportes radicais na neve da Europa.

Qual a melhor época para viajar para Europa gastando pouco?

A melhor época para viajar gastando pouco, é a baixa temporada, como o próprio nome já diz.

Mas diversos fatores compõem o custo total de uma viagem, mas a hospedagem é sem dúvidas um dos principais, respondendo não raramente a 50% de todos os gastos.

Para se ter uma ideia destes gastos, comparamos o valor para se hospedar na baixa e na alta temporada, em duas cidades bastante requisitadas por turistas. Os valores foram cotados no Booking em abril de 2023.

Cidade Hotel Valor na baixa temporada Valor na alta temporada
Paris Port Royal Hotel (baixa) e Sonder L’Edmond (alta) R$ 4.471,00 R$ 15.342,00
Veneza Deluxe Apartments (baixa) e Hotel Santa Chiara (alta) R$ 9.081,00 R$ 13.779,00

Os valores acima consideram viagens com duração de uma semana para dois adultos. É possível encontrar valores maiores ou menores, abrindo mão de boas localizações ou flexibilizando as datas da viagem. Os preços informados são estimativas para viajar para Paris e para Veneza.

Como planejar a viagem para Europa em qualquer época do ano?

Seja qual for a época que você optar por viajar, algumas dicas devem fazer parte de todo bom planejamento. A melhor época para viajar para Europa, no fim das contas, é a época que funciona para você!

Dito isso, lembro que o seguro viagem Europa não só é recomendado como também obrigatório. Os países da União Europeia não fazem concessões nesse sentido, e você terá de possuir uma apólice para pisar seja onde for na Europa. Indicamos, ainda, cotar a proteção no Seguros Promo, um comparador que oferece valores bastante atrativos.

Se seu objetivo for aproveitar atrações turísticas que exijam ingressos, a compra antecipada de ingressos online no Get Your Guide irá poupar você de filas de bilheteria e preços maiores. É possível adquirir bilhetes dos principais pontos turísticos do continente sem sair de casa.

Finalmente, uma outra dica valiosa é adquirir antecipadamente um chip de internet para poder se deslocar pela cidade como se fosse um local, sem depender de wi-fi alheio ou de perguntas para desconhecidos.

O custo é acessível e você pode adquirir antes mesmo de fazer a ponte aérea, como é o caso da America Chip, uma das empresas líder de chip internacionais e que nós, do Euro Dicas Turismo, recomendamos bastante.

Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, escolha a época mais adequada ao seu perfil, pois, esta, sim, será a melhor época viajar para Europa. Aproveite!