Pode ser que você acredite que acampar não é para você. Você lembra daquela experiência frustrada na infância ou até gostaria, mas as costas doem demais para dormir no chão. Só que com os preços cada vez mais altos, acampar na Alemanha passa a ser sim uma opção para conhecer o país. Nos meus últimos anos morando por lá, praticamente só viajei pelo país acampando.
Vem comigo que vou te contar como funciona.
Índice do artigo
Não precisa de barraca
É isso mesmo. Para acampar na Alemanha, não precisa de barraca. Você pode alugar um trailer, uma casinha ou um barril no camping. A cultura de acampamento no país atravessa todas as idades e há opções para todos os gostos.
Os trailers ou motorhomes são os xodós dos alemães. Muitos possuem um que só saem da garagem no verão. Eles viajam por toda a Europa ou visitam apenas um camping por toda a temporada onde vivem sobre quatro rodas. Há muita oferta de aluguel desses veículos por todo o país tanto em companhias especializadas, como de forma privada.
Uma opção bem econômica e bem alemã são os barris. Os barris são como chalés sem banheiro dentro de uma estrutura que parece, bem, um barril. Eles são compactos e muito confortáveis.
E sim, tem também a opção de barraca. Você vai ver barracas compactas nos campings alemães, mas a grande parte delas são bem grandes com até mesmo cômodos, varanda e churrasqueira (sempre uma churrasqueira). Muitos alemães colocam colchões lá dentro e hoje em dia há opções de barracas com breu total onde a luminosidade exterior não entra.
A atual barraca da minha família é dessas de breu total com um quarto bem grande onde cabem dois colchões de casal e uma sala onde deixamos nossas coisas e uma mesa com quatro cadeiras. Uma imagem surreal para a minha versão vinte anos mais jovem. Na Floresta Negra, ficamos em um camping sem lago, mas do outro lado da rua havia uma piscina pública com vários toboáguas e diferentes piscinas. Íamos todo dia após nossos passeios pela floresta.
A estrutura para acampar na Alemanha
Os campings alemães são muito limpos e organizados. Ao fazer o check-in, você vai ser direcionado a um lote específico ou a uma área onde pode ficar. No caso de aluguel de cabanas, você receberá uma chave para a sua.
Há vestiários femininos e masculinos onde há água quente e tudo é realmente muito limpo. São várias cabines de chuveiro individuais e várias cabines com vaso sanitário. Muitos campings têm até secador de cabelo e, a maioria deles oferece também máquina de lavar roupa, cozinha e outras amenidades básicas.
Mesmo com a oferta de cozinha, muitos campings também disponibilizam um ou mais restaurantes, lanchonetes e biergartens, além de um mercadinho. A estrutura é realmente pensada para você passar um tempo por ali.
Lazer no acampamento
Além dos serviços de conveniência, há também opções de lazer. A maior parte dos campings alemães fica à beira de algum lago ou no Báltico. Os campings também costumam oferecer atividades para crianças, escorregas infláveis e muitas vezes até aluguel de SUP e barcos.
Há algumas exceções como campings em regiões de trilhas muito famosas. Quando fiquei em Garmisch para subir o Zugspitze, a montanha mais alta do país, fiquei em um camping simples que tinha apenas um mercadinho e a estrutura básica de banheiro. Por ser uma região onde a atração principal está fora do camping, eles realmente não investiram muito, mas havia um restaurante a 3 minutos de distância.
Isso aconteceu também em Schierke, uma cidade com tantas trilhas famosas que algumas passavam pelo camping. Porém, há muito mais campings familiares voltados para longas temporadas e esses casos são realmente exceções.
Quando você decidir acampar na Alemanha, a regra realmente será se deparar com campings na praia do lago ou do Báltico, com restaurantes, parquinhos infantis e atividades nos fins de semana como fogueiras e música.
Como era viajar antes dos smartphones? Relatei minhas nostalgias e aprendizados neste artigo.
Como chegar nos campings?
Você não vai chegar em qualquer acampamento só com transporte público, mas vai chegar na maioria deles. Há muitos acampamentos que estão próximos das estações de trem locais ou que se conectam com linhas de ônibus locais a partir de lá.
Ao fazer check-in em um camping alemão, dependendo da região, você pode também ganhar um caderno de cupons de desconto para as atrações locais e até transporte público gratuito.
Você também pode alugar um carro na Alemanha e ter uma experiência diferente pelo país.
Imersão cultural
O verão na Alemanha é uma época de muita alegria e a cultura do país valoriza muito esta temporada aproveitando os momentos próximos da natureza e fazendo churrasco. A cultura de acampamento na Alemanha se baseia muito nesta premissa, mas você pode aproveitar a estrutura dos acampamentos para explorar cidades também. Você encontrará opções de camping até mesmo em grandes centros como Berlim.
O público destes campings mais tradicionais é majoritariamente de famílias com crianças e pré-adolescentes e pessoas aposentadas. Já nos campings próximos a trilhas mais conhecidas, é mais fácil encontrar jovens sem filhos.
A verdade é que é um lugar proveitoso para todos e há algumas experiências que você poderá viver com muito mais facilidade nestes lugares. Já imaginou ver as estrelas desde um acampamento em Westhavelland, o local mais escuro do país e um dos melhores para se observar o céu na Europa?
Acampar na Alemanha é realmente entrar no universo de verão desta cultura e pode realmente viabilizar a sua viagem pelo país da cerveja, mas não é só por lá que vale a pena considerar esta opção. Luxemburgo, Suíça e Islândia são exemplos de países por onde passei onde a cultura de acampar é forte e a excelente estrutura dos acampamentos pôde viabilizar minha viagem.
Quer conferir mais histórias de viajantes e conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis.