Muitos brasileiros têm o desejo de fazer um “mochilão” pela Europa, mas querem ficar mais do que os 3 meses que nos é permitido pelo visto de turista. Isso acaba se tornando um impasse na hora de programar a viagem: Como viajar pela Europa por mais de 90 dias?

Entenda os países que fazem parte da Europa e do Espaço Schengen

Nos países em que os brasileiros têm “livre trânsito” por 90 dias, podemos ficar sossegados com o nosso visto de turista, pois não teremos problemas. Veja os países que fazem parte do acordo do Espaço Schengen.

Viajar pela Europa por mais de 90 dias

Vamos por partes. Quando você entra na Europa, você tem o direito de ficar nos países que fazem parte do Espaço Schengen por 90 dias. Essa parte já está mais que entendida né?!

Mas e agora, como faço para viajar pela Europa por mais 90 dias?

Saia do espaço Schengen

Depois de viajar pela Europa por mais de 90 dias visitando os países europeus, visite os países que não fazem parte do tratado de Schengen, por 180 dias (de acordo com as leis de cada país), e depois retorne à Europa.

Parece meio difícil…

Não vai ser assim tão difícil se você parar para pensar… beber uns drinks na Croácia, umas cervejas no Reino Unido ou na Irlanda, ir até a Romênia e de quebra conhecer o castelo do Drácula, e quem sabe andar de balão na Turquia… parecem umas férias bem interessantes, enquanto fazemos “hora” para voltar para o Espaço Schengen, não?

Agora já parece muito simples!

Não é assim tão complicado sair do espaço Schengen

Parece! Mas não é! Brincadeiras à parte, vamos ser sinceros. Como cada situação é única, qualquer pessoa pode ter problemas com o agente de imigração quando for voltar para o Espaço Schengen.

Conheça a minha experiência e saiba como planejar e fazer uma Eurotrip.

Retornar a Europa depois de 180 dias

Mas na teoria, os turistas brasileiros podem passar 90 dias na Europa, e retornar após 180 dias, portanto, se fizermos desse jeito, não estamos fazendo nada ilegal.

Logo, dessa maneira que explicamos, você poderá conhecer o velho continente por mais tempo, aproveitando para conhecer novas culturas e costumes, e ver paisagens incríveis!

Como evitar problemas na imigração

Evitar problemas na imigração

Comprove que você tem como se sustentar

Para conseguir viajar pela Europa por mais de 90 dias, será necessário comprovar que você tem dinheiro para isso, através de extratos bancários, cartões de créditos e etc.

Veja também quais são as cidades da Europa mais baratas para viajar.

Não esqueça o seguro

Para viajar para a Europa, independente do tempo que você pretende ficar, é necessário fazer um seguro de viagem.

Além disso, não se esqueça de incluir no seguro os países que pretende visitar, que não fazem parte da União Europeia.

Para ser ainda mais seguro:

Comprove o seu vínculo com o Brasil

Leve com você comprovantes que mostram que você tem interesse em voltar para o Brasil, como contrato de trabalho, inscrição em Universidade, investimentos no país, etc.

Como estender visto de turista

Mas não quero viajar a Europa inteira, quero turistar normal por 90 dias pela Europa, e depois estender o visto de turista para um único país.

Se prepare para um processo burocrático

Isso também é uma possibilidade, mas saiba que a extensão de visto é um processo burocrático e demorado e, além disso, ela só é válida para o país em que você está.

Mas se mesmo assim, você quer passar por esse processo, tenha em mente algumas coisas:

  • Você deverá ter um motivo muito bom para convencê-los a deixa-lo ficar no país;
  • Veja no site da imigração do país quais são os documentos necessários e esteja com todos em mãos;
  • Dependendo do país e cidade que você está, a marcação para o pedido de extensão de visto poderá demorar muito;
  • Tenha em mãos o comprovativo de onde você ficará hospedado;
  • Tenha em mãos o comprovativo da passagem com a data que pretende voltar ao Brasil.

Dicas finais sobre a prolongar a estadia na Europa

Não fique ilegal em país nenhum

Além de multa, processo e deportação, isso poderá inclusive impedi-lo de entrar na Europa por alguns anos (dependendo do país no qual você for pego ilegal).

Fronteiras mais fáceis de viajar pela europa

Dica chata mas importante: Existem outras maneiras mais fáceis de viajar pela Europa por mais de 90 dias, como por exemplo usar fronteiras que são mais soft no controle, como Grécia, Espanha e França (ou ir de trem da Inglaterra para a França), e “torcer” para dar tudo certo.

Pode ser útil saber o que são e como funcionam as companhias aéreas low cost na Europa.

Se planeje e faça tudo de maneira legal

Mas, na real, mais vale fazer tudo direito, dentro da lei, para não ter problemas futuros. É só programar tudo direitinho e aproveitar tudo de bom que a Europa tem para oferecer! Boa viagem!!!