Roteiro Europa: veja dicas para 10, 15 ou 30 dias de viagem

Viajar pela Europa  / 

Você guardou uma grana, se planejou, programou suas férias do trabalho e finalmente vai embarcar numa elaborada viagem ao Velho Mundo. Mas e aí, já sabe por onde começar? Confira algumas dicas e ideias para organizar seu roteiro Europa e viajar tranquilo.

Procura ingresso para as melhores atrações da Europa?

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

VER ATRAÇÕES»

Viajar para o Velho Continente tem estado mais caro nos dias atuais. Por isso, independente da quantidade de dias que você pretende passar no destino, o planejamento tornou-se item necessário.

Se seu roteiro pela Europa tiver mais de uma cidade para visitar, saber para onde ir com antecedência e os locais é ainda mais recomendado.

Dessa forma, o viajante consegue pesquisar preços de passagens aéreas, os trechos internos e a hospedagem em todos os pontos de chegada. Para te ajudar, separamos algumas sugestões de roteiros de 10,15 e 30 dias.

Ainda tem dúvida para onde ir? Dá uma conferida no nosso artigo.

O que visitar no roteiro Europa de 10 dias?

Passar 10 dias na Europa é um bom tempo para conhecer mais de uma cidade. No entanto, para essa quantidade não recomendamos que você percorra muitos lugares, pois os deslocamentos podem tomar mais tempo que o desejado e, no final das contas, você não conseguirá conhecer direito nenhuma das cidades.

Separe sempre um dia para chegada e outro para partida, assim conseguirá relaxar nos dias de viagem. Para um roteiro pela Europa de 10 dias, o máximo de 4 cidades é o ideal. A cidade de chegada e de retorno depende muito de onde você vai embarcar na partida.

Veja 3 sugestões:

1. Roteiro 10 dias por Londres, Paris e Roma

Se você tem poucos dias para conhecer a Europa e é a primeira vez que está no continente, vale a dica para concentrar os destinos entre algumas das capitais mais famosas.

Além de absorver muito da essência local, conhecer alguns dos principais pontos turísticos da Europa, você terá uma maior disponibilidade para encontrar estações de trem, redes rodoviárias ou aeroportos, o que otimiza seu tempo e aumenta suas possibilidades de roteiro — seja entre cidades ou países próximos.

Se escolher viajar para grandes cidades, não ultrapasse 3 destinos em uma viagem de 10 dias. Londres, Paris e Roma fazem um excelente trio.

Para isso, separe, pelo menos, 3 dias em cada. Nossa sugestão:

Dia 1: chegada em Londres. Aproveite para conhecer o território.

Dias 2 e 3: aproveite, pelo menos, 2 dias em Londres. A cidade é grande e atraente, com muitas atrações e museus gratuitos.

Dia 4: Pegue o trem, ou avião, para Paris. O Eurostar faz a viagem ficar mais rápida e em menos de 3 horas você estará na Cidade da Luz.

Ônibus em Londres

Dias 5 e 6: Fique mais 2 dias em Paris.

Dia 7: No seu sétimo dia de roteiro pela Europa, siga para Roma. De trem a viagem é bem longa e, para não perder tempo, sugerimos ir de avião, para aproveitar bem a capital italiana.

Já possui um cartão de débito internacional para usar na Europa?

Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

Pedir Cartão»

Dias 8 e 9: Roma é uma das capitais europeias mais visitadas. Por isso, adquira os bilhetes para as principais atrações antes de chegar na cidade. Veja dicas de ingressos para o Coliseu em Roma e evite filas. Desfrute da maravilhosa gastronomia italiana e de pontos turísticos dos mais antigos da humanidade.

Dia 10: Se comprou um voo de volta partindo de Roma, deixe o dia livre para curtir os últimos momentos e saia com antecedência para o aeroporto. Caso tenha escalas, o dia será de viagem de retorno.

Como se locomover entre Londres, Paris e Roma?

As 3 cidades contam com grandes e pequenos aeroportos. O ideal é que você utilize trem entre Londres e Paris: é a forma mais rápida de ir de uma cidade à outra.

Entre Paris e Roma, operam muitas companhias de grande e pequeno porte. A Ryanair e a Easyjet costumam ter os melhores preços. A espanhola Vueling também opera o trecho. Todas oferecem diversas opções de horários e a duração do voo é de 2 horas.

2. Roteiro 10 dias por Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona

Um roteiro pela Europa de 10 dias pela Península Ibérica também é uma ótima opção e um dos roteiros favoritos dos turistas de primeira viagem.

Percorrer Portugal e Espanha é certeza de se deliciar com as comidas típicas dos dois países, além de diversas atrações turísticas. Além disso, é fácil e rápido se locomover entre as cidades.

Nossa sugestão é que você chegue via Lisboa, a cidade mais próxima partindo do Brasil, e termine sua viagem em Barcelona. Veja sugestão de roteiro:

Dia 1 e 2: Chegando na capital portuguesa, aproveite 2 dias em Lisboa. Visite o Bairro Alto, o Chiado, a região de Belém e veja um show de Fado. Aproveite para fazer uma excursão pela parte histórica de Lisboa.

Dia 3: no terceiro dia de roteiro pela Europa, vá de comboio (trem) para o Porto. Você pode ir no início da tarde e aproveitar o final do dia na Ribeira.

Dia 4: No quarto dia, dê uma volta pelos principais pontos turísticos do Porto. Conheça as famosas caves de Vinho do Porto e aproveite a programação noturna, ou já pegue um voo para Madrid à noite. O voo é rápido, com duração de 1 hora e você terá mais tempo para curtir a capital espanhola.

Roteiro Europa viajante

Dia 5 e 6: Siga o roteiro e passe 2 dias em Madrid. A cidade é cheia de encantos, gastronomia deliciosa e bons shows de Flamenco.

Dia 7: No sétimo dia de viagem, embarque para Barcelona, a última cidade do nosso roteiro.

Dias 8 e 9: Aproveite 2 dias na cidade de Gaudí. Cheia de atrações diurnas e noturnas, a cidade é um encanto.

Dias 10: Dia de voltar. Existem voos diretos de Barcelona para algumas cidades brasileiras ou com escalas em Madrid e/ou Lisboa.

Como se locomover entre Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona?

Os dois países operam bem na malha ferroviária. Em Portugal, veja preços e horários no site dos Comboios de Portugal.

De Lisboa para o Porto, saem trens em diversos horários. A cidade conta com duas estações: Campanhã e São Bento. E, claro, os acessos entre os dois destinos também podem acontecer de carro e ônibus.

Entre as cidades espanholas, também é possível ir de trem através da empresa Renfe e a viagem dura cerca de 2h45. De avião, companhias de baixo custo como a Vueling fazem o trajeto, que dura 1h30.

3. Roteiro 10 dias por Berlim, Amsterdam, Bruges e Bruxelas

Uma outra opção boa de roteiro Europa para 10 dias é unir Alemanha, Holanda e Bélgica. Os 3 países são muito bem conectados de trem, mas também é possível circular de ônibus e avião, através de diversas companhias.

Recomendamos que a viagem comece por Berlim e termine por Bruxelas, por um ótimo motivo: no meio do caminho está Amsterdam com uma parada estratégica de um dia em Bruges, uma charmosa cidade na Bélgica. Mesmo pequenina, superou a capital do país em quantidade de visitantes.

Separamos, então, o roteiro pela Europa de 10 dias, sabendo que o dia de ida e de volta são sempre os mais cansativos.

Dia 1: A chegada já vai ser majestosa: Berlim, a capital da Alemanha, é cosmopolita e cheia de memórias. Aproveite para fazer uma excursão a pé Terceiro Reich e Guerra Fria.

Dias 2 e 3: Por isso, separe, pelo menos, 2 dias inteiros para conhecer a cidade. Relembre a história vendo pedaços do Muro de Berlim e aproveitando para apreciar as comidas típicas.

turismo na alemanha berlim

Dia 4: No quarto dia, siga para Amsterdam. Se quiser ir com mais tempo, a viagem de trem mais rápida entre as duas cidades tem duração de cerca de 6 horas. De avião é mais rápido.

Dias 5 e 6: Separe, pelo menos, 2 dias para passear pela capital holandesa. Jovem e cheia de atrativos, é uma cidade deliciosa para passear em temperaturas mais amenas, como primavera e verão. Nada melhor para aproveitar a cidade do que uma excursão de bicicleta.

Dia 7: Dia de seguir viagem para Bruxelas, mas com uma pequena visita estratégica em Bruges. A cidade não demanda mais de um dia, e você nem precisa dormir lá. Faça apenas uma parada entre o trecho Amsterdam-Bruxelas, dê uma volta na Praça Maior, veja as principais atrações, e siga viagem.

Dias 8 e 9: Separe os 2 últimos dias inteiros para conhecer Bruxelas. Aproveite para caminhar pela cidade, que parece que foi feita com esse intuito. Comece pelo Grand Place, seu cartão postal, o coração da capital belga e uma das praças mais belas da Europa. Aproveite para fazer uma excursão guiada a pé por Bruxelas.

Dia 10: Dia de voltar. Como não existem voos diretos do Brasil para a cidade, separe o dia para preparar o retorno, que terá, pelo menos uma escala.

Como se locomover entre Berlim, Amsterdam, Bruges e Bruxelas?

A Deutsche Bahn opera o trecho de trem entre Berlim e Amsterdam. A companhia EasyJet oferece passagens aéreas com bom custo benefício e o trecho tem duração de apenas 1h30.

Já de Amsterdam para Bruxelas, com parada em Bruges, a melhor alternativa é com a empresa ferroviária Intercity. Os bilhetes podem ser comprados nas estações de trem.

Vale a pena viajar de ônibus na Europa? Descubra neste artigo.

O que visitar no roteiro Europa de 15 dias?

Com um pouco mais de tempo, você consegue inserir alguns bate-voltas direto das cidades maiores e curte o destino de forma mais completa.

Por exemplo: dá para conhecer Toledo, que fica próximo de Madrid, ou dar uma esticada até Cascais e Sintra, perto de Lisboa. Mas 15 dias passam voando. Veja como organizar seu roteiro de modo a conseguir aproveitar os destinos sem pressa.

Confira dicas de roteiro pela Europa para 15 dias em 3 opções:

1. Roteiro 15 dias por Lisboa, Madrid, Barcelona, Milão e Roma

Com 15 dias de viagem, a ideia de conhecer 3 países já é melhor, pois dá tempo de fazer os deslocamentos e conhecer os destinos com mais calma. Nesse caso, sugerimos que as distâncias maiores, entre os países, seja feita de avião. Assim, perde-se menos tempo na estrada.

E, entre as cidades de cada país, cabe a cada viajante avaliar qual a melhor alternativa: seguir de trem e fazer uma viagem mais tranquila, ou ir mais rápido, mas perder tempo indo até o aeroporto.

Lembre-se que, na maioria dos casos, os aeroportos não ficam dentro da cidade e é necessário chegar com, pelo menos, 2 horas de antecedência. Se fizer as contas, talvez o trajeto de trem valha mais a pena. Planeje e analise qual o melhor para a sua viagem.

Para conhecer um pouco de Portugal, Espanha e Itália, sugerimos o seguinte roteiro:

Dia 1: Chegue via Lisboa, cidade com bastante variedade de voos diretos saindo do Brasil.

Dias 2 e 3: Sugerimos que você se delicie por, pelo menos, 2 dias em Lisboa. No último dia, faça um passeio até Cascais e/ou Sintra. Escolha 1 ou os 2 lugares. Dá para ir de trem, carro ou excursões fechadas.

Dia 4: No seu quarto dia do roteiro pela Europa, siga para Madrid em um dos diversos voos diretos que chegam ao Aeroporto de Barajas, na capital espanhola. A viagem dura cerca de 1h20.

Dia 5 e 6: Separe dois dias inteiros em Madrid. Vale a pena. Não deixe de dar um passeio pelo Parque do Retiro e conhecer o Museu do Prado, um dos principais espaços de arte da Espanha e do Mundo.

Milão noite

Dia 7: Ficando mais um dia na cidade, tire o sétimo dia do seu roteiro para conhecer a charmosa e medieval Toledo. Escolha ir de trem, ônibus ou faça uma excursão de 1 dia por Toledo, Segóvia e Alcázar. A viagem dura, em média, uma hora.

Dia 8: Dia de continuar sua viagem pela Espanha. Siga para a capital da Catalunha, Barcelona.

Dias 9 e 10: Barcelona também merece 2 dias do seu roteiro pela Europa. A cidade de Gaudí vale a pena.

Dia 11: No décimo primeiro dia de viagem, é hora de seguir para a Itália. A primeira parada deve ser Milão. Recomendamos que saia em um voo cedo, para aproveitar o dia na capital da moda italiana.

Dias 12: Fique mais um dia inteiro em Milão. Conheça a Catedral da cidade. Adquira os ingressos para A Última Ceia com antecedência e vá conferir a obra de Leonardo Da Vinci.

Dia 13: Chegou a hora de ir para o último destino da viagem: Roma. Veja qual a melhor opção, se ir de trem ou de ônibus. Vá de manhã, pois Roma tem muito a oferecer, recomendamos o circuito de ônibus turístico Hop-On Hop-Off para aproveitar melhor a cidade.

Dias 14 e 15: Passe um dia inteiro na capital italiana e vá ao Coliseu, ao Fórum Romano e tire uma foto na Fontana di Trevi. No último dia, siga viagem de volta ao Brasil.

Como se locomover entre Lisboa, Madrid, Barcelona, Milão e Roma?

Como já alertamos no início, o ideal é que o meio de transporte entre os países seja o mais rápido e eficiente: assim, seu tempo não será muito tomado pelos deslocamentos.

De Lisboa até Madrid, será possível encontrar bons preços em empresas low cost como a Easyjet. A espanhola Iberia também faz o trajeto, que dura cerca de 1h25.

Já de Madrid à Barcelona, são duas as opções: de trem com a Renfe em uma viagem de cerca de 2h45, ou 1h30 de avião. Se você fizer as contas e incluir o deslocamento entre os centros das cidades e os aeroportos, o tempo de antecedência que deve chegar antes do voo, recomendamos a viagem de trem. Para isso, chegue, no máximo, 30 minutos antes do trem partir. As estações costumam ser centrais.

De Barcelona para Milão, a Ryanair e a Vueling ofertam vários voos, em diferentes horários. O trecho dura cerca de 1h40.

No último trecho, entre Milão e Roma, são 3 horas de viagem de trem. Confira horários e tarifas no site da Ferrovie dello Stato, responsável pelos trechos ferroviários na Itália.

Para retornar ao Brasil, a Alitalia tem alguns voos diretos, dependendo da cidade brasileira.

2. Roteiro 15 dias por Berlim, Praga, Viena, Bratislava, Budapeste

Uma segunda opção de roteiro para 15 dias na Europa é explorar o Leste Europeu. Aqui, a dica de tirar um dia para a chegada e um dia para a partida é ainda mais válida pois, saindo do Brasil, não existem voos diretos para esses destinos.

Isso quer dizer que sua viagem terá, no mínimo, uma escala, o que demandará muito tempo de voo. A distribuição dos dias e locais se tornam ainda mais importantes.

Confira a nossa sugestão de distribuição de dias:

Dia 1: A primeira parada da nossa jornada pelo Leste Europeu é a impressionante capital da Alemanha: Berlim. A viagem foi longa, então nada de programação intensa no primeiro dia. Aproveite para flanar pela cidade.

Dias 2, 3 e 4: Inclua 3 dias do seu roteiro para Berlim. São muitos os museus e monumentos que merecem a sua visita.

Dia 5: Com aproximadamente 4 horas de viagem de trem, você chegará a Praga. Saia cedo para aproveitar o dia na cidade tcheca que parece ter saído de um conto de fadas.

Dias 6 e 7: Vá direto para o Castelo de Praga e confira todas as atrações que estão por lá. É o maior castelo do mundo e um dos importantes monumentos de toda a República Tcheca, recomendamos o tour guiado pelo Castelo para não perder nenhum detalhe. Fique, pelo menos, 2 dias inteiros na cidade.

Vista de Viena

Dia 8: No oitavo dia de viagem, siga para Viena, a cidade de Mozart. A casa onde morou o compositor virou museu e é uma das atrações turísticas do local.

Dias 9 e 10: Aproveite mais 2 dias em Viena. Se possível, confira um espetáculo musical na Ópera de Viena.

Dia 11: Siga viagem em direção à Budapeste, mas antes faça uma parada em Bratislava. Como o tempo é corrido, a capital da Eslováquia merece um dia de passeio, por isso, recomendamos uma excursão a pé por Bratislava para conhecer os principais pontos. Se quiser, pode pernoitar no local e seguir viagem no dia seguinte.

Dia 12: Dia de chegar na bela capital húngara: Budapeste. No primeiro dia, explore a parte Buda, onde está o Parlamento.

Dias 13 e 14: Aproveite mais 2 dias inteiros em Budapeste. Não deixe de conhecer a Peste, a outra metade de Budapeste, uma excursão a pé por Buda e Pest vai ajudar a conhecer melhor a cidade..

Dia 15: Dia de voltar.

Como se locomover entre Berlim, Praga, Viena, Bratislava, Budapeste?

A parada em Bratislava não é obrigatória. Ou seja: se quiser aproveitar mais tempo em Budapeste, siga viagem direto, saindo de Viena, e passe mais um dia na cidade húngara.

Neste roteiro pela Europa, envolvemos muitos países pequenos e próximos uns dos outros. Geograficamente, voos acabam por ser inviáveis na grande maioria das vezes. Isso porque além do custo mais elevado, também temos toda aquela burocracia com check-in, despacho das malas, segurança, etc.

Portanto, nestes países você terá de pesquisar separadamente se determinado trecho é mais vantajoso se realizado de trem ou ônibus.

Pode acontecer de se deparar com países onde os trens são extremamente lentos, caros, ou não estão disponíveis em determinadas rotas. Diante desses casos, conte com os ônibus para economizar e chegar onde quiser.

Se decidiu pelos ônibus, use o BusRadar ou o GetByBus para filtrar melhor as opções. A empresa FlixBus também deve ser incluída na pesquisa, já que consiste na maior companhia de ônibus da Europa.

Quanto aos trens, utilize também os portais RailEurope e Eurail para conferir tarifas promocionais, companhias disponíveis e mapas das ferrovias.

De trem, o trecho de Berlim até Praga tem a duração de viagem de 4h25 e é operado pela Deutsche Bahn. Entre Praga e Viena, a viagem é um pouco mais curta, dura 4 horas, e é os horários e preços podem ser vistos no site da CD.

Já de Viena a Budapeste, a viagem de trem dura 2h40. Veja trechos e horários no site da ÖBB. A parada em Bratislava é operada também pela ÖBB. De Viena a Bratislava, a viagem dura 1h10 e o trecho seguinte, até Budapeste, mais 2h45.

3. Roteiro 15 dias por Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam

E se seu estilo de viagem for passar mais tempo em cada cidade para aproveitar o destino melhor, separe apenas 4 locais para um roteiro pela Europa de 15 dias.

Cidades como Londres e Paris, por exemplo, merecem mais de 2 noites. Com certeza você irá desfrutar melhor.

Veja uma sugestão:

Dia 1: Chegada em Londres. O primeiro dia é sempre o mais cansativo e a viagem para a capital inglesa é longa. Faça programas mais leves.

Dias 2, 3, 4 e 5: Desfrutar de 4 dias inteiros em Londres é o ideal. A cidade tem muitos atrativos. Se estiver com a família, pode explorar a magia de Londres com uma excursão guiada a pé pelos locais que fazem parte da saga Harry Potter.

Dia 6: Viaje de Londres para Paris de Eurostar e não perca tempo indo para o aeroporto.

Roteiro Europa trem

Dias 7, 8 e 9: Nossa sugestão é que você fique 3 dias inteiros e intensos em Paris. Aproveite para conhecer o Museu do Louvre e ver a cidade de cima da Torre Eiffel.

Dia 10: No seu décimo dia de viagem, e quinto dia em Paris, aproveite para fazer um bate-volta para conhecer o Palácio de Versalhes. O trajeto pode ser feito de trem e o passeio tem duração de um dia inteiro. Compre os ingressos para Versalhes antecipado e evite a fila da bilheteria.

Dia 9: Hora de seguir viagem. Aproveite a boa linha ferroviária da Europa e siga de trem para Bruxelas. A cidade fica no meio do caminho da sua última parada, o que facilita o trajeto do seu roteiro pela Europa.

Dias 10 e 11: Você pode escolher passar 2 dias inteiros em Bruxelas ou ir e voltar de trem para Bruges, sem precisar pernoitar na charmosa cidade. Mas deixe, pelo menos, o décimo ou décimo primeiro dia de viagem para circular pela charmosa capital da Bélgica.

Dia 12: No décimo segundo dia, siga para a última cidade da viagem: Amsterdam.

Dias 13 e 14: Passeie pela cidade. Vá à Casa de Anne Frank e faça o tour pela vida de Anne Frank e a Segunda Guerra, ao Museu Van Gogh, e aproveite um fim de tarde no Vondelpark. À noite, vá conhecer o Red Light District.

Dia 15: Dia de partida. Guarde o dia para ir ao aeroporto com calma e retornar ao Brasil.

Como se locomover entre Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam?

A essa altura, você já viu que a maneira mais fácil de circular entre as 4 cidades é de trem. No entanto, em alguns trechos também é possível ir de ônibus, através da Eurolines.

Veja trechos e tarifas das passagens de trem no site da Rail Europe, que reúne praticamente todos os trechos dentro da Europa.

Para chegar, são diversas as companhias que fazem voos diretos para Londres, com escalas em cidades europeias. Veja passagens aéreas para Londres com retorno via Amsterdam.

O que visitar no roteiro Europa de 30 dias?

Separou um mês inteiro para turistar na Europa? Muitos viajantes fazem isso, principalmente para aproveitar mais tempo em diversos países, por exemplo. Ou para fazer uma Road Trip na Europa de carro e, até, um mochilão, indo de ponto a ponto de trem e ônibus.

É uma boa opção. Todavia, nesse caso, o planejamento é ainda mais importante. Saber os locais de parada ajudam a organizar o orçamento financeiro e os bilhetes de transporte entre as cidades.

Separamos 3 roteiros interessantes para 30 dias na Europa. Veja:

1. Roteiro de 30 dias por Lisboa, Madrid, Amsterdam, Londres, Dublin, Edimburgo, Paris, Roma, Praga e Budapeste

A primeira opção de roteiro Europa de 30 dias passa por algumas das principais capitais da Europa. Sendo assim, a maioria dos trechos podem ser feitos de avião e os mais próximos de trem.

Aproveite os 30 dias para conhecer bem cada cidade. Sem pressa, percorrendo devagar os pontos turísticos e descobrindo outros. Só quem tem a oportunidade de vivenciar mais tempo no Velho Mundo poderá saber.

Você pode dividir os seus 30 dias da seguinte maneira:

Dia 1: Chegada em Lisboa. Aqui começa o nosso roteiro de 30 dias.

Dias 2 e 3: Separe 2 dias inteiros para conhecer Lisboa. Se quiser, faça um passeio por Cascais e Sintra para conhecer o Palácio da Pena. A excursão de um dia por Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais pode ser uma boa alternativa.

Dia 4: Hora de seguir a viagem: de Portugal para a Espanha, com desembarque no Aeroporto de Barajas, em Madrid.

Dias 5, 6 e 7: Serão 3 dias inteiros na capital madrilenha. Aproveite para conhecer os principais pontos turísticos e, se der tempo para um bate-volta, vá a Toledo, a cidade medieval.

Dia 8: No oitavo dia do seu roteiro Europa vá para Amsterdam. A capital da Holanda é surpreendente.

Dias 9 e 10: Separe 2 dias inteiros para curtir Amsterdam.

Dia 11: Depois de badalar, vá para o próximo destino e fique mais tempo. Siga viagem para Londres. Você pode optar ir de trem: a viagem é curta e dura apenas 4h50. Veja o que vale mais o custo-benefício.

Dias 12, 13 e 14: Aproveite 3 dias inteiros em Londres.

Dia 15 e 16: De Londres para o seu próximo destino, você pode ir de duas maneiras: de avião ou de ônibus e balsa. Aproveite mais 2 dias em Dublin.

visitar praga

Dia 17 e 18: Depois da Irlanda, passe mais 2 dias em Edimburgo, capital da Escócia, antes de seguir viagem no seu roteiro de 30 dias. O Castelo de Edimburgo é uma das atrações imperdíveis na cidade.

Dia 19: Siga viagem para Paris. Dessa vez, a maneira mais rápida certamente é de avião. O trecho tem duração de 1h50 e diversas companhias aéreas oferecem voos diretos.

Dias 20, 21 e 22: Passe 3 dias inteiros em Paris, para curtir todas as principais atrações da cidade e a deliciosa gastronomia francesa.

Dia 23: Reserve o último dia para conhecer o Palácio de Versalhes.

Dia 24: O seu roteiro continua pelo Leste Europeu. Aproveite as companhias aéreas de baixo custo e faça o trecho de Paris até Praga de avião, em voos com duração de 1h45.

Dias 25 e 26: Dois dias inteiros são suficientes para conhecer o básico de Praga e encantar-se com a cidade.

Dia 27: De lá, vá de trem até Budapeste.

Dias 28 e 29: Separe um dia para conhecer a parte Buda e outro para a parte Peste. As duas se completam.

Dia 30: Dia de voltar para casa. O voo de volta terá escalas, então deixe o dia preparado para retornar.

Eurail Pass: economize em sua viagem de trem pela Europa.

2. Roteiro 30 dias por Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Londres, Paris, Roma, Florença e Veneza

Se não quiser percorrer diversos países e sim conhecer mais a cultura de alguns, escolha intercalar cidades grandes e pequenas no seu roteiro pela Europa de 30 dias.

Veja uma sugestão:

Dia 1: Chegada em Lisboa. Se chegar de dia, aproveite a noite para ver um show de Fado no Chiado.

Dias 2 e 3: Fique 2 dias em Lisboa. Em um deles, vá até a região de Belém e veja o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Dia 4 e 5: No quarto dia de viagem, vá de trem até o Porto. A rota mais rápida leva 2h35 de viagem. Saia de manhã para curtir, pelo menos, um dia e meio na principal cidade do norte do país.

Dias 6, 7 e 8: Do Porto, vá de avião até Madrid. A curta viagem vai te dar bastante tempo para curtir a capital espanhola.

Dia 8, 9 e 10: Saia de Madrid e viaje até Barcelona de avião ou de trem. Aproveite para conhecer os encantos da principal cidade da Catalunha.

Dia 11: Separe o dia para ir ao próximo destino: Londres. A viagem dura, em média, 2h25.

Dias: 12, 13 e 14: Fique mais 3 dias inteiros em Londres. Se der tempo, estique em bate-voltas de trem por cidades como Bath, Windsor, Bristol e até mesmo Oxford ou Cambridge.

Dia 15: No décimo quinto dia do seu roteiro pela Europa, vá de Londres a Paris de trem rápido e aproveite o restinho de dia na capital francesa.

Dia 16, 17 e 18: Fique mais 3 dias inteiros em Paris para aproveitar a cidade. Se sobrar um tempinho, vá ao Palácio de Versalhes no último dia.

Roteiro Europa Roma

Dia 19: Hora de seguir viagem rumo à Itália! Um voo de 2 horas é o suficiente para chegar em Roma.

Dias 20, 21 e 22: Dedique 3 dias inteiros da sua viagem e curta Roma.

Dia 23: Dia de trem: use esse transporte para o próximo destino na Toscana e viaje para Florença.

Dia 24, 25 e 26: Você pode escolher entre ficar 3 dias inteiros em Florença ou fazer um bate-volta à Siena em um deles. As cidades são próximas e você pode ir e voltar no mesmo dia.

Dia 27: Seu último destino neste roteiro ainda é na Itália. Em 3h30 de trem, você chegará a uma das cidades mais bonitas do mundo: Veneza.

Dias 28 e 29: Fique 2 dias em Veneza e aproveite para fazer passeios de gôndola e conhecer as principais atrações.

Dia 30: Hora de voltar para casa. Volte direto de Veneza ou retorne de trem para Roma. Para saber de onde saem os voos diretos, ou com escala, para retornar ao Brasil, faça comparação entre diversas companhias aéreas.

3. Roteiro de 30 dias por Amsterdam, Bruges, Bruxelas, Viena, Bratislava, Budapeste, Praga, Dresden, Berlim e Munique

Dia 1: Comece sua viagem chegando na jovem Amsterdam.

Dias 2, 3 e 4: Separe 3 dias inteiros para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos.

Dia 5: Siga viagem para Bruxelas. Mas, no meio do percurso, pare para conhecer a charmosa Bruges. Passe a noite na cidade ou chegue à Bruxelas no final do dia.

Dias 6 e 7: Separe 2 dias inteiros para Bruxelas e depois siga para o Leste Europeu.

Dia 8: No sétimo dia de viagem, siga de Bruxelas para Viena.

Dias 9, 10 e 11: Passe três dias em Viena, a cidade de Mozart. De lá, siga viagem para Budapeste.

Dia 12: Antes de chegar na Hungria, faça uma parada na Eslováquia e conheça a pequena Bratislava em um trecho de 1h10.

Dia 13: Percorra mais 2h45 a partir de Bratislava e chegue em Budapeste.

Bratislava no roteiro de 30 dias pela Europa

Dias 14, 15 e 16: Passe 3 dias em Budapeste e conheça bem Buda e Peste, áreas separadas mas que foram a bonita cidade húngara.

Dia 17: De Budapeste, siga para a República Tcheca, pois seu próximo destino será Praga. A viagem de trem é operada pela MAV e dura aproximadamente 6h45.

Dia 18, 19 e 20: Como foi longa a sua viagem, fique 3 dias em Praga.

Dia 21: Hora de seguir viagem. No caminho para a Alemanha, desça em Dresden e faça uma parada estratégica. Você pode descer, passar o dia na cidade e continuar, ou pernoitar. A viagem de Praga até Dresden pode ser adquirida pela Deutsche Bahn e dura 1h55.

Dia 22, 23, 24, 25: Continue de Dresden até chegar em Berlim. A cidade merece, pelo menos, 4 dias inteiros. Tem muita coisa para aproveitar.

Dia 26, 27, 28 e 29: Seu último destino será Munique. Porém, te sugerimos fazer um passeio de um dia em Salzburg. O trecho mais rápido tem duração de apenas 1h28: você pode sair de manhã cedo e voltar no final da noite. Compre um Bayern Ticket nas próprias máquinas da estação de trem. O bilhete regional tem validade de um dia.

Dia 30: Último dia de viagem, hora de preparar o retorno ao Brasil.

Como se locomover entre as cidades?

Para qualquer um dos 3 roteiros de 30 dias serão muitos os trechos e destinos. Nas cidades de menor distância entre elas, dê preferência pelas viagens de trem e poupe o tempo de transitar entre aeroportos.

Nos trechos de mais longa distância, procure voos em companhias aéreas de baixo custo, como as já citadas aqui no artigo.

Para consultar a locomoção mais vantajosa para o percurso do Roteiro Europa que deseja realizar, uma dica é simular a viagem no site Omio, que mostra as opções disponíveis em voos, trens e ônibus pela Europa.

Organize seu roteiro pela Europa

Independente de ser uma viagem de 10, 15 ou 30 dias, alguns itens devem estar no seu planejamento para um checklist antes de partir. Veja alguns deles e dicas para facilitar a sua organização.

Não esqueça do passaporte dentro da validade

Veja qual a validade do passaporte para entrar na Europa. Para entrar na Europa, o documento deve estar com validade de três meses, ou 90 dias, após a data que o visitante deixar a União Europeia.

Pesquise as passagens aéreas com antecedência

Os preços de passagens aéreas mudam com frequência, por isso, uma boa pesquisa é prioridade na hora de planejar a viagem. Sugerimos o comparador de voos Passagens Promo, ele reúne várias companhias aéreas em uma única busca, facilitando a compra do bilhete.

Lá, os viajantes terão acesso aos melhores preços, de acordo com as datas possíveis. Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

Compare o preço das hospedagens

Hospedagem é outro item de custo algo em uma viagem para a Europa. Nesse caso, assim como para as passagens aéreas, os comparadores são ideais para a pesquisa.

No Booking você visualiza o preço de hotel ou hostel em diversas plataformas e escolhe o valor que melhor se encaixe no seu orçamento.

Prefere alugar um quarto, um apartamento ou uma casa inteira para toda a família? O AirBnb também oferece muitas opções em diversas cidades do seu roteiro Europa.

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório

A maioria dos países europeus fazem parte do chamado Tratado de Schengen. Isso quer dizer que o turista brasileiro tem livre circulação entre os países, não precisando passar pela imigração cada vez que atravessar a fronteira de um lugar para o outro. No entanto, existe uma exigência: ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Então, inclua no planejamento do seu roteiro Europa um bom plano de seguro. Sugerimos que você confira os valores no nosso comparador de seguro viagem, uma parceria com o portal Seguros Promo, e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Nossos leitores ainda ganham desconto. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%). Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site do Seguros Promo.

Tenha um cartão de débito internacional

Para economizar nas suas transações na Europa, é muito importante já sair do Brasil com um cartão de débito internacional ativo, preferencialmente um cartão multimoeda para ter as conversões em tempo real e não pagar o caríssimo IOF do cartão de crédito de 6,38%.

A nossa recomendação é o cartão Wise. O cartão de débito da Wise (antiga TransferWise) é multimoeda, faz conversão na hora com o câmbio comercial, funciona em toda a Europa e utiliza o IOF de 1,1%. Ou seja, você economiza e nem precisa se preocupar com a fatura do cartão.

Gosta de dirigir? Alugue um carro

A Europa tem estradas perfeitas para uma viagem de carro. Se quiser dirigir entre um destino e outro, sugerimos que alugue um carro com antecedência e não deixe essa preocupação para a última hora.

A Mobility é um comparador com mais de 100 locadoras de veículos. Para pesquisar, basta inserir o local onde deseja retirar o carro, a data e o horário de retirada e devolução. O portal irá listar as melhores ofertas e você escolhe qual a melhor para sua viagem.

Quanto vai custar seu roteiro pela Europa?

Fazer o cálculo de quanto custa viajar para a Europa é essencial para organizar a viagem. Por isso considere:

Passagens aéreas

Seu primeiro gasto com essa viagem certamente será com as passagens aéreas. Geralmente, ir e voltar pelo mesmo aeroporto tende a sair mais barato. Entretanto, se preferir a modalidade de multidestinos, os custos tendem a ser, no mínimo, dobrados.

Para cotar as suas passagens, sugerimos que você utilize comparadores. Ao comparar os preços de diversas companhias aéreas, você consegue encontrar voos com os melhores preços e condições.

Hospedagem

Na Europa, existem opções para todos os gostos e bolsos. Se estiver buscando por uma hospedagem mais econômica em seu roteiro pela Europa, como albergues e guesthouses, separe algo entre 20€ e 80€ por diária.

Em hotéis, 3 ou 4 estrelas oferecem preços entre 60€ e 150€; os mais confortáveis e luxuosos certamente estão acima desses valores.

Alimentação

Em média, você deve gastar entre 10€ e 30€ para fazer cada uma de suas refeições em cafés e restaurantes fora do hotel.

Se quiser economizar, prefira pedir pelo menu do dia nos estabelecimentos ou, se estiver em um albergue ou outra hospedagem com cozinha, pode comprar comida nos supermercados e preparar você mesmo.

Assim, você deixa para gastar mais em pratos típicos ou outro quitute que preferir, que é essencial em um Roteiro Europa: a gastronomia. Não deixe de experimentar as melhores cervejas na Europa.

Boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme em uma viagem pela Europa. Nós sempre alugamos através da Mobility, que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.