O Velho Continente é repleto de maravilhas que proporcionam uma experiência de viagem única, já que cada país conta sua própria história e oferece oportunidades de vivências distintas. Se você está planejando um roteiro Europa, mas tem dúvidas de como fazer, este artigo é para você.

Para te ajudar, preparamos sugestões de roteiros com diferentes durações e estilos, e vamos te dar todas as dicas, de transporte a hospedagem, além do que visitar em cada local e muito mais. Confira!

Como fazer o roteiro Europa?

Fazer um roteiro de viagem pela Europa requer planejamento cuidadoso para aproveitar ao máximo a diversidade do continente. Assim como em qualquer viagem, o mais importante é identificar os seus interesses e prioridades, para montar um roteiro que seja a sua cara. Listamos os principais fatores que você precisa definir para poder criar o seu itinerário:

Período da viagem

Comece definindo a duração da viagem, de acordo com o seu orçamento e o tempo que tem disponível para viajar. Isso ajudará a estabelecer o número de destinos que você pode visitar e quanto tempo vai ficar em cada lugar.

Também é importante escolher em que período do ano fará a viagem. Se quiser aproveitar o clima mais quente e todas as atrações da alta temporada na Europa, o ideal é viajar do fim de maio até agosto. Já se preferir gastar um pouco menos e não se importar com o clima frio, pode ir na baixa temporada, entre setembro e abril.

Países e cidades de destino

De acordo com a duração da viagem e dos seus interesses, defina os países e cidades que vai visitar. Você prefere explorar grandes cidades, descobrir a história e a cultura em lugares históricos, relaxar em praias paradisíacas ou desfrutar de paisagens naturais?

Ponte 25 de Abril em Lisboa, Portugal
Lisboa é uma das portas de entrada da Europa, ideal para começar o roteiro. Foto: Peter Fussy

Com isso em mente, faça uma lista dos principais destinos que deseja visitar na Europa. Considere cidades famosas, locais históricos, praias e outros pontos turísticos conhecidos. Não esqueça de levar em conta a proximidade dos locais, tentando agrupar destinos mais próximos para economizar tempo e evitar deslocamentos longos.

Transporte

Em seguida, organize a logística da sua viagem pela Europa. Verifique as conexões de transporte entre os países e cidades selecionados e faça as escolhas dependendo das distâncias e disponibilidade.

No roteiro Europa, você pode optar por algumas formas de deslocamento:

Trem

A maioria dos países europeus possui malha ferroviária bem desenvolvida, com serviços de trem de boa qualidade e, alguns, de alta velocidade. Mas, apesar de confortável, algumas vezes, viajar de trem pela Europa pode sair um pouco mais caro. Você pode utilizar a Omio para fazer a sua pesquisa e também reservar suas passagens.

Ônibus

Na maior parte dos casos, você vai notar que a opção mais barata de se locomover entre os destinos da Europa é utilizando o ônibus. Além da Omio, você também pode pesquisar todas as opções e comprar seus bilhetes no site da Flixbus, que costuma oferecer os preços mais baixos.

Companhias aéreas low cost

A forma mais rápida de fazer os deslocamentos é de avião. Porém, para não pesar muito no orçamento, a saída é usar companhias low cost (de baixo custo), como a Ryanair, Easyjet, Vueling, entre outras. Você pode pesquisar direto nos sites das companhias, pode usar ferramentas como Skyscanner, Google Flights ou também utilizar a Omio.

Quantos dias são suficientes para fazer um roteiro Europa?

Pelo menos 10 dias. A Europa é um continente imenso, com 50 países. A lista dos destinos preferidos dos turistas brasileiros, seja por sua fama ou por oferecem mais opções de serviços de turismo, tem pelo menos quatro ou cinco países.

Portanto, para fazer uma viagem tranquila e aproveitar minimamente cada destino, reserve no mínimo dez dias para o seu roteiro Europa.

Roteiro de 10 dias na Europa

Em uma viagem de dez dias na Europa, você pode optar por alguns roteiros diferentes. A dica principal é não ir para mais do que três países nesse período, pois, se fizer isso, a viagem ficará muito corrida e você não conseguirá aproveitar o que cada destino tem a oferecer.

Veja algumas sugestões de roteiros de dez dias por diferentes regiões da Europa:

Portugal, Espanha e França em 10 dias

  • 2 dias em Lisboa: em dois dias, você pode andar pelo bairro de Alfama e apreciar as vistas panorâmicas. Visitar o Castelo de São Jorge, descer até a Baixa de Lisboa e caminhar pela rua Augusta. Visitar a Praça do Comércio, passear pela orla do rio Tejo até o bairro de Belém e visitar o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, provar os samosos Pastéis de Belém. Se der tempo, pode visitar o Oceanário de Lisboa e curtir a vida noturna do Bairro Alto.
  • 3 dias em Barcelona: explore a arquitetura impressionante de Antoni Gaudí, incluindo a Sagrada Família, o Parque Güell e a Casa Batlló. Passeie pelas Ramblas, visite o Bairro Gótico, com suas ruas medievais e a Catedral de Barcelona, e, se for verão, tente aproveitar um dia de sol em uma das praias, como a Barceloneta;
  • 2 dias em Madrid: visite o famoso Museu do Prado, que abriga uma das mais importantes coleções de arte do mundo, conheça o Palácio Real e os Jardins de Sabatini, passeie na Plaza Mayor e Puerta del Sol, aprecie a arquitetura da Gran Vía e curta a animada vida noturna de Madri;
  • 3 dias em Paris: conheça a Torre Eiffel, faça um passeio de barco pelo rio Sena, visite o Louvre e admire obras-primas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. Passeie pelos charmosos bairros de Montmartre e Le Marais, visite a Catedral de Notre-Dame e a avenida Champs-Élysées, vá aos Jardins de Luxemburgo e curta a vista da Sacré-Coeur.

Itália, Croácia e Grécia em 10 dias

  • 3 dias em Roma: conheça os principais marcos da cidade, como o Coliseu, o Fórum Romano e o Panteão. Visite o Vaticano e a Basílica de São Pedro, incluindo a Capela Sistina. Passeie pela Piazza Navona e pelo charmoso bairro de Trastevere;
  • 3 dias em Dubrovnik: caminhe pelas muralhas medievais da Cidade Antiga de Dubrovnik e admire as vistas deslumbrantes da cidade e do mar Adriático. Visite os locais históricos, como o Palácio do Reitor e a Torre do Sino. Se o tempo estiver bom, tome um banho de mar e faça um passeio de barco pelas ilhas próximas;
  • 2 dias em Atenas: explore a Acrópole e seus famosos monumentos, como o Partenon e o Teatro de Dionísio. Visite o Museu da Acrópole para aprender mais sobre a história grega antiga. Ainda passeie pelo bairro de Plaka, cheio de lojas e restaurantes;
  • 2 dias em Santorini: vá de barco até a ilha de Santorini e se encante com as vistas panorâmicas das vilas brancas e do mar Egeu. Explore as cidades de Oia e Fira, conhecidas pelo pôr do sol incrível e arquitetura encantadora. Relaxe nas praias de areia vulcânica e saboreie a culinária grega.

Holanda, Alemanha e República Tcheca em 10 dias

  • 3 dias em Amsterdam: faça um passeio de barco pelos canais e admire a arquitetura única da cidade. Visite o Rijksmuseum, conhecido como o “Louvre holandês”, além do Museu Van Gogh. Passeie pelo bairro de Jordaan e aproveite os cafés locais;
  • 3 dias em Berlim: conheça de perto a história alemã, visitando o Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo e o Memorial do Holocausto. Visite museus interessantes, como o Pergamon e o DDR. Passeie pelo bairro de Kreuzberg e aproveite a cena artística da cidade;
  • 2 dias em Praga: caminhe pela Cidade Antiga, patrimônio da UNESCO, observe o Relógio Astronômico, admire a Ponte Carlos, curta uma vista incrível a partir do monte Petrín, visite o imponente Castelo de Praga e a Biblioteca Strahov;
  • 2 dias em Munique: explore os famosos mercados de Munique, como o Viktualienmarkt e, se sua viagem for no final do ano, o mercado de Natal. Visite o impressionante Palácio Nymphenburg e os belos jardins ao redor. Aproveite para tomar cerveja alemã em algumas das tradicionais cervejarias da cidade.

Roteiro de 15 dias na Europa

Com quinze dias de roteiro na Europa, você tem a opção de escolher três países para conhecer em maior profundidade, ou então viajar por quatro países.

Seguem nossas sugestões de roteiros, incrementando os itinerários de dez dias.

Portugal, Espanha, França e Inglaterra em 15 dias

  • 2 dias em Lisboa: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 3 dias em Barcelona: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 3 dias em Madrid: com um dia a mais na capital espanhola, além das atrações que sugerimos no roteiro de 10 dias, você pode ir ao Parque del Retiro para fazer um passeio de barco no lago e visitar o Palácio de Cristal. Também pode ir ao Museu Reina Sofia, que abriga obras de artistas espanhóis famosos, como Picasso e Dalí, incluindo o famoso quadro “Guernica”;
  • 4 dias em Paris: tendo um dia adicional na Cidade Luz, você pode aproveitar para visitar o Museu d’Orsay, fazer um piquenique nos Jardins de Tuileries, assistir uma apresentação na Ópera Garnier ou fazer um passeio de bateaux-mouches à noite;
  • 3 dias em Londres: conheça os principais pontos turísticos de Londres, como o Palácio de Buckingham, a Torre de Londres, o Big Ben e o Parlamento. Visite os museus mundialmente famosos, como o Museu Britânico e a Galeria Nacional. Passeie pelos belos parques da cidade, como o Hyde Park e o Regent’s Park.

Itália, Croácia, Grécia e Turquia em 15 dias

  • 3 dias em Roma: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 2 dias em Florença: visite a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo) e suba na cúpula para ter uma vista panorâmica da cidade. Vá ao Batistério de São João, onde está a Porta do Paraíso. Visite a Galeria Uffizi, um dos mais importantes museus de arte da Itália. Caminhe pela Ponte Vecchio e pela Piazza della Signoria, onde está a famosa réplica do David de Michelangelo. Também visite o Palazzo Medici Riccardi e passeie pelo Jardim de Boboli, atrás do Palácio Pitti;
  • 3 dias em Dubrovnik: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 2 dias em Atenas: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 2 dias em Santorini: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 3 dias em Istambul: conheça a Mesquita Azul (Sultanahmet Camii) e também a Mesquita de Süleymaniye. Vá até a Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia). Visite o Palácio Topkapi. Faça um passeio pelo Hipódromo de Constantinopla. Visite a Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarnıcı) com suas olunas impressionantes. Vá ao Grand Bazar (Kapalıçarşı), um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Faça um passeio de barco pelo Bósforo e visite o Palácio Dolmabahçe.

Holanda, Alemanha, República Tcheca e Áustria em 15 dias

  • 4 dias em Amsterdam: com um dia a mais na Holanda, além do que sugerimos no roteiro de 10 dias, você pode fazer um bate e volta de Amsterdam, indo, por exemplo, até Zaanse Schans, um museu a céu aberto com diversos moinhos, lojas e casas típicas;
  • 4 dias em Berlim: no dia adicional em Berlim, a sugestão é visitar o Reichstag, edifício do Parlamento Alemão, caminhar no o parque Tiergarten e visitar o famoso Checkpoint Charlie para conhecer melhor a história da divisão de Berlim durante a Guerra Fria;
  • 3 dias em Praga: aproveite o dia extra em Praga para dedicar um tempo à Cidade Nova, que, de nova, só tem o nome, já que data de 1348. Além disso, tente ir ao Letna Park, que abriga o carrossel mais antigo da Europa, de 1892;
  • 2 dias em Munique: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 2 dias em Viena: não deixe de visitar a Catedral de Santo Estevão, o Palácio Imperial de Hofburg, a Escola Espanhola de Equitação, a Albertina e a Ópera de Viena, todas localizadas na região central (Innere Stadt). Outro destaque é o Palácio de Schönbrunn, também conhecido como Palácio de Versalhes de Viena.

Roteiro de 30 dias na Europa

Uma viagem de 30 dias pela Europa é perfeita para conhecer os países e cidades com tranquilidade e realmente sentir a atmosfera das culturas locais.

Porto, em Portugal, boa opção para incluir no roteiro Europa
Porto, oferece uma série de atrações que podem ser aproveitadas em um roteiro de 2 dias. Foto: Mariane De Luca

Se conseguir encaixar esse roteiro no seu orçamento, é possível passar por até seis países sem que as férias fiquem demasiadamente corridas. Veja nossas sugestões:

Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra e Escócia

  • 4 dias em Lisboa: além das atividades principais que citamos no roteiro de 10 dias, você pode usar o tempo a mais na capital portugesa para visitar outros museus, como o Nacional do Azulejo, o de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e o Calouste Gulbenkian. Também pode almoçar na LX Factory, visitar o Jardim da Estrela, assistir um show de fado ou mesmo fazer um bate e volta até Sintra, para visitar o Palácio Nacional de Sintra;
  • 2 dias no Porto: passeie pela avenida dos Aliados, visite a Estação de São Bento, a Sé Catedral do Porto e suba na Torre dos Clérigos. Passeie pela Ribeira, o bairro histórico à beira do rio Douro. Faça um passeio de barco e admire as belas pontes que cruzam o Douro. Atravesse o rio a pé pela Ponte Dom Luís I e visite as famosas caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia;
  • 5 dias em Barcelona: com cinco dias em Barcelona, além dos passeios que sugerimos no roteiro de 10 dias, você pode subir até o Montjuïc para ver o castelo, vistas da cidade e o Poble Espanyol. Também pode visitar alguns museus, como o Museu Picasso, e ir ao Parc de la Ciutadella. Se gostar de parque de diversões, pode ir até o Monte Tibidabo para aproveitar no Parque de Diversões de Tibidabo, além de ter uma vista panorâmica bem legal de Barcelona;
  • 4 dias em Madrid: além das atividades que já mencionamos nos outros roteiros, você pode aproveitar o dia a mais em Madri para ir ao Mercado de San Miguel, conhecer o Bairro de La Latina, ir ao Palácio de Cibeles e também ao Palácio de Velázquez. Se gostar de futebol, pode fazer uma visita guiada no famoso estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu;
  • 5 dias em Paris: depois de esgotar todas as atrações que sugerimos nos roteiros acima, você pode usar o dia adicional na Cidade Luz para fazer um bate e volta de Paris até o belíssimo Palácio de Versalhes;
  • 5 dias em Londres: além dos passeios que listamos nos roteiros mais curtos, com 5 dias em Londres, também visite galeria de arte Tate Modern, curta a vista panorâmica a partir da roda-gigante London Eye, conheça o Palácio de Kensington, passeie pelo bairro de Covent Garden e, se for a sua praia ou estiver com crianças, vá ao Museu de História Natural;
  • 3 dias em Edimburgo: não deixe de visitar o Castelo de Edimburgo, caminhar pela Royal Mile, rua histórica que liga o Castelo ao Palácio de Holyroodhouse (a residência oficial da Rainha na Escócia que também pode ser visitada), faça um passeio no Arthur’s Seat para ter vistas panorâmicas da cidade e dê um pulo na Grassmarket, uma área animada com bares, restaurantes e lojas;
  • 2 dias em Stirling/Loch Lomond: vá de Edimburgo até Stirling e visite o Castelo de Stirling. Depois siga até o Lago Lomond, o maior lago da Escócia, onde você pode fazer um passeio de barco ou caminhar pelas trilhas.

Itália, Croácia, Grécia e Turquia

  • 5 dias em Roma: além das atividades que sugerimos no roteiro de 10 dias, visite a Galleria de Arte Borghese, vá à Piazza della Rotonda à noite, tente também fazer uma visita noturna à Fontana de Trevi. Faça um passeio pela histórica Via Appia Antica e explore as ruínas do Palatino, onde nasceu a Roma antiga, e conheça as Termas de Caracalla;
  • 2 dias em Florença: veja o que fazer no roteiro de 15 dias;
  • 3 dias em Veneza: vá até a Piazza San Marco e visite a Basilica di San Marco, faça um dos famosos passeios de gôndola pelos canais, visite o Canal Grande e faça um passeio de vaporetto (ônibus aquático). Visite o Palácio Ducal (Palazzo Ducale) e aprenda sobre a história de Veneza. Por fim, compre produtos locais no Mercato di Rialto;
  • 3 dias em Dubrovnik: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 3 dias em Split: visite o Palácio de Diocleciano, no centro histórico, e não deixe de ver a Catedral de São Domnius, o Templo de Júpiter e a Praça da República, com a Torre do Relógio e a Coluna de São Lourenço. Também caminhe pelo calçadão da Riva, avenida à beira-mar com restaurantes e lojas e, se estiver lá no verão, aproveite uma das praias de águas cristalinas;
  • 2 dias em Hvar: faça uma viagem de ferry de cerca de 1 hora de Split até a Ilha de Hvar. Lá, use um dia para conhecer a ilha, visitando a Praça e Catedral de São Estevão, além da Fortaleza de Hvar, que oferece vistas incríveis do arquipélago. No outro dia, relaxe nas praias de Hvar ou faça um passeio de barco até as Ilhas Pakleni, um arquipélago próximo, onde você encontra praias isoladas e paisagens belíssimas;
  • 3 dias em Atenas: além das atividades básicas que citamos no roteiro de 10 dias, aproveite para explorar a Ágora Antiga, com templos, espaços públicos e monumentos históricos. Suba o Monte Licabeto para um pôr do sol especial. E ainda visite as ruínas do Templo de Zeus Olímpico, que já foi um dos maiores templos da Grécia Antiga;
  • 2 dias em Santorini: veja o que fazer no roteiro de 10 dias;
  • 5 dias em Istambul: utilize o dia extra em Istambul para ir ao Bazar das Especiarias (Mısır Çarşısı), também conhecido como Bazar Egípcio. Suba a Torre Gálata para apreciar vistas panorâmicas da cidade e do Estreito de Bósforo. Por fim, desfrute de uma autêntica experiência de banho turco em um dos hamams históricos da cidade, como o Cagaloglu Hamam;
  • 2 dias na Capadócia: voe de Istambul até Nevsehir ou Kayseri para ir até a incrível região da Capadócia. Lá, não deixe de fazer um passeio de balão ao amanhecer para apreciar a paisagem indescritível de uma forma única (precisa reservar com antecedência!). Passeie pelo Vale de Göreme, que é patrimônio mundial da UNESCO, e visite o Museu a Céu Aberto de Göreme. Não deixe de conferir os ateliês de tapetes e cerâmicas locais.

Holanda, Alemanha, República Tcheca, Áustria, Hungria e Polônia

  • 5 dias em Amsterdam: além dos passeios que citamos no roteiro Europa de 10 dias e da ida para ver os moinhos em Zaanse Schans, utilize o quinto dia em Amsterdam para ir até Lisse conhecer o maior jardim de tulipas do mundo, o Keukenhof. Importante: esse passeio só pode ser feito do final de março ao meio de abril, que é quando ocorre a floração e o local está aberto para visitação;
  • 4 dias em Berlim: veja o que fazer no roteiro de 15 dias;
  • 3 dias em Praga: veja o que fazer no roteiro Europa de 15 dias;
  • 3 dias em Munique: depois de fazer as atividades sugeridas nos roteiros menores, use o dia extra em Munique para visitar o Neuschwanstein Castle, conhecido como Castelo da Cinderela. Fica a cerca de 2 horas de carro, mas é maravilhoso e vale a visita;
  • 2 dias em Salzburgo: não deixe de visitar a Igreja St. Erhard, a Fortaleza de Hohensalzburg, uma das maiores e mais bem preservadas da Europa, o Museum der Moderne e, claro, explore os destaques da Cidade Antiga, como a Domsplatz (Praça da Catedral), o Alter Market, e a Mozartplatz;
  • 3 dias em Viena: além das atrações que listamos no roteiro de 15 dias, visite o Palácio Belvedere, o Palácio de Schlossberg, o mercado Naschmarkt, além do parque de diversões Prater e a icônica roda-gigante Riesenrad;
  • 4 dias em Budapeste: ande pelas margens do rio Danúbio, suba a montanha Gellért até a Citadella e a Estátua da Liberdade. Passeie pela região do Castelo, do lado de Buda, e veja a Bastilha dos Pescadores e a Igreja de São Matias. Do outro lado do rio, não deixe de ir ao imponente Parlamento húngaro, um dos maiores do mundo. Explore o Castelo Vajdahunyad, no parque Városliget e, por fim, relaxe em uma das casas de banho termais da cidade, como a Széchenyi e a Gellért;
  • 3 dias em Cracóvia: conheça as históricas muralhas da cidade, o Portão de São Floriano, a Basílica de Santa Maria e o belo Castelo Wawel. Também visite os museus que ficam na fábrica original de Oskar Schindler, do filme “A Lista de Schindler;
  • 3 dias em Varsóvia: visite o Palácio da Cultura e Ciência, que oferece vistas panorâmicas da cidade. Explore o centro histórico, que é patrimônio mundial da UNESCO. Visite o Castelo Real (Zamek Królewski), caminhe pelo Parque Lazienki, visite o Palácio na Água (Palac na Wodzie) e também o Palácio Wilanów, rodeado por um parque e jardins.
Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Planejando seu roteiro Europa

Como mencionamos, o primeiro passo para montar seu roteiro Europa é identificar os seus interesses, prioridades e preferências, além de definir o orçamento e tempo disponível para a viagem. Com isso, fica mais fácil escolher quantos e quais locais vai visitar.

Com a lista dos destinos pronta, o próximo passo é pensar na logística. A seguir, preparamos algumas dicas valiosas para fazer isso.

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Em uma viagem que engloba diferentes países, nem sempre dá para evitar aquele entra e sai de um hotel para o outro, faz e desfaz malas, e alguns deslocamentos longos. Mas a meta é ao menos tentar minimizar isso para que a viagem seja mais confortável.

Sendo assim, quando for visitar dois destinos dentro de um mesmo país, e principalmente quando for ficar somente dois dias, dormindo apenas uma noite, em um destino, você pode escolher uma cidade para servir de base de hospedagem e fazer viagens curtinhas, estilo bate e volta, até esse destino.

Ainda sobre a hospedagem, reserve todas as acomodações com antecedência, especialmente em cidades turísticas movimentadas.

Escolha o melhor transporte para o período

Praticamente todas as cidades que incluímos nas sugestões de roteiros possuem aeroporto, então, sim, você até poderia fazer quase todos os deslocamentos de avião. O problema será o peso disso no orçamento da sua viagem.

Portanto, a sugestão é deixar o avião somente para os deslocamentos mas longos entre países e priorizar o uso de ônibus ou trem dentro de um mesmo país, já que a maior parte da Europa é bem servida de malha ferroviária e tem serviços de trem de qualidade.

Do ponto de vista do orçamento, a melhor opção é fazer os deslocamentos internos de ônibus. A Flixbus opera todos os trechos nacionais citados em todas as sugestões de roteiros, seja com ônibus próprios ou de parceiros. Se optar por viajar de trem, sugerimos usar a Omio para pesquisar e reservar suas passagens.

Ainda em relação ao trem, é importante saber que, nos destinos do leste europeu, assim como nos que estão na região dos Bálcãs, ele não é a melhor opção. Então, nos roteiros que passam pela Croácia, Turquia, Hungria, República Tcheca e Polônia, o melhor mesmo é optar pelo ônibus (ou em raros casos, o avião) para os deslocamentos nacionais.

Ponte em Budapeste sobre o rio Danúbio
A escolha do transporte deve considerar, além do orçamento, a distância entre os destinos. Foto: Mariane De Luca

Outra alternativa de transporte para o roteiro é alugar um carro na Europa. É uma opção que sempre proporciona maior conforto, flexibilidade e liberdade para visitar áreas mais remotas e fazer paradas pelo caminho.

Nesse caso, a dica é usar a DiscoverCars para comparar as ofertas de locadoras de automóveis e ver a que oferece o melhor custo-benefício para você. Só não esqueça de checar a documentação necessária para cruzar as fronteiras dos países que vai visitar. E lembre-se que, se for retirar o carro em um local e devolver em outro, terá que pagar taxa adicional.

Verifique também a política da locadora em relação à circulação em outros países. Às vezes, por questões de seguro, a empresa pode ter uma regra específica que não permita usar o carro em determinado país (ainda que ele seja vizinho), então, leia o contrato com atenção.

Programe os passeios com antecedência

Além de comprar as passagens aéreas de ida e volta do Brasil, os bilhetes de trem ou ônibus dentro da Europa e reservar a hospedagem, tudo isso meses antes da viagem, sugiro que você compre ingressos para as atrações mais concorridas, como o Louvre, a Torre Eiffel, a Sagrada Família, o Museu Van Gogh, por exemplo, com bastante antecedência também.

Isso vale especialmente para as grandes cidades, que são destinos turísticos extremamente concorridos, como Paris, Barcelona, Madrid, Lisboa, Amsterdam e Roma.

De modo geral, se for viajar entre os meses de junho e agosto, recomendo sair do Brasil com quase tudo comprado: passagens, visitas às atrações e excursões. Nessa época, a maioria dos destinos citados ficam lotados e as atrações são bem mais concorridas.

Além disso, em cidades onde for passar mais de três dias, pode valer à pena comprar os passes de desconto locais, como o Paris Museum Pass, por exemplo, um cartão de desconto que oferece entrada em mais de 60 museus e monumentos na Cidade Luz e arredores. Há passes semelhantes em todas as grandes cidades da Europa, que podem ser adquiridos no Get Your Guide.

Fique conectado durante a viagem

Durante o seu roteiro pela Europa, você certamente será cativado por paisagens deslumbrantes, monumentos icônicos e um mosaico de culturas diferentes e únicas. Sem dúvidas, você vai querer registrar e compartilhar todas as experiências com amigos e familiares.

Para isso, não deixe de comprar um chip internacional para se manter conectado durante toda a sua viagem. A America Chip oferece planos para a Europa com internet 4G ilimitada, além de planos com ligações incluídas. Vale a pena, para não ficar dependendo de Wi-Fi grátis em todo lugar que for.

O que saber antes de viajar para Europa

O continente europeu, como já dissemos, possui uma diversidade cultural grande. Então prepare-se para lidar com diversos idiomas, estilos e costumes. Aproveite cada destino para mergulhar na cultura local, experimentar a gastronomia regional, aprender algumas palavras da língua local e participar de eventos culturais.

Canal em Amsterdam, com árvore e prédios
Antes de embarcar, faça um checklist e não esqueça do seguro viagem e do ETIAS a partir de 2024. Foto: Mariane De Luca

A boa notícia é que, nos países mais centrais da Europa, especialmente nas cidades maiores, quase todo mundo que lida com turistas, seja em atrações, lojas ou restaurantes, fala um pouco de inglês ou espanhol. Então fique tranquilo se você não domina o idioma local.

Por outro lado, preocupe-se com:

Providenciar a PID

Se for viajar com carro alugado, verifique as regras de documentação de cada país. Alguns locais podem exigir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Ela funciona como uma tradução oficial da sua habilitação e precisa ser obtida no Brasil junto ao Detran. Não esqueça que a PID só é válida se estiver acompanhada da sua Carteira Nacional de Habilitação, que também precisa estar válida.

Apesar de não ser obrigatória em todos os destinos da Europa, é sempre melhor viajar com uma PID, pois ela facilita alguns procedimentos, como checagem de informações se você for parado em uma fiscalização, por exemplo. Mesmo na hora de alugar o carro, o atendimento acaba sendo mais rápido, uma vez que você tem um documento internacional (e traduzido) em mãos.

Seguro viagem é obrigatório

É muito importante saber que o seguro viagem Europa é obrigatório. Então saia do Brasil com isso em mãos. Para isso, faça uma boa pesquisa no Seguros Promo, veja todos os planos e opções e viaje tranquilo.

Além de cobrir possíveis despesas médicas e outras despesas relacionadas à viagem, o seguro viagem ainda fornece cobertura de itens importantes para quem aluga carro, como assistência jurídica por acidente de trânsito e remessa para fiança judicial para acidentes de trânsito.

Documentação e visto

Atualmente, brasileiros não precisam de visto para fazer uma viagem de turismo de até 90 dias aos países que fazem parte do Espaço Schengen, que engloba quase todos os destinos do roteiro Europa. Dos locais citados aqui, somente a Turquia não faz parte deste espaço. Porém, há um acordo entre os países que garante a isenção de visto para viajantes do Brasil.

Dependendo de quando você planeja fazer sua viagem à Europa, é importante saber que, a partir de 2024, será necessário solicitar uma autorização para viajar ao continente europeu, mesmo para turismo. O ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) vai funcionar como um visto para viajar para os países-membros do Espaço Schengen.

Levar dinheiro

Você pode até levar um pouco de dinheiro em espécie por garantia para comprar uma ou outra coisinha no comércio de rua no seu roteiro Europa.

Fora isso, o mais prático é levar o cartão Wise, cartão de débito internacional pré-pago, que conta com mais de 50 moedas diferentes. Você vai poder utilizá-lo para pagar em praticamente todos os lugares em que cartões de débito são aceitos.

​​Viajar pela Europa é certamente uma experiência incrível, cheia de descobertas que vão gerar memórias inesquecíveis. Então, a dica mais importante é: esteja aberto para aprender coisas novas e aproveite cada momento!