A Grécia é um destino clássico, escolhido por muitos que buscam o encantamento das suas histórias e belezas naturais para explorar o país. Se esse é seu próximo destino, cola aqui comigo que vou te contar sobre o ponto turístico mais importante de lá: a Acrópole de Atenas.

O que é a Acrópole de Atenas?

É certamente o lugar mais importante e conhecido de toda Grécia. Da cidade é possível vê-lo da maioria das zonas. Traduzido literalmente do grego, a Acrópole era a “cidade alta”, um lugar característico da maioria das cidades gregas que possuía algumas funções importantes.

Além de centro político e santuário religioso em Atenas, o complexo arquitetônico serviu como fortificação militar, usado para observação e refúgio dos habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.

E você sabia que a Acrópole de Atenas é considerada um dos 10 monumentos da Europa mais importantes? Pois é.

A maior parte das construções é do século V a.C. e contém alguns dos monumentos mais conhecidos da época clássica da Grécia como o Partenon, o Erecteion, o Templo de Atena Niké e o Propileu.

O famoso Partenon

O Partenon é o prédio mais fotografado da Acrópole e suas colunas são um símbolo indiscutível da riqueza e da beleza da arquitetura clássica da Grécia Antiga. Seu nome significa o “apartamento da virgem” e ele foi construído para Atena Partenos, a deusa responsável pela riqueza da cidade.

O famoso Partenon, Acrópole de Atenas

O imponente edifício dotado de um estilo dórico foi criado para proteger uma colossal escultura da Atena Partenos feita de madeira, marfim e ouro. Eram doze metros de altura de uma beleza que paralisa.

Não deixe de fazer uma visita ao Primeiro Cemitério de Atenas.

Onde fica e como chegar?

A Acrópole de Atenas está situada no cume de uma colina de 156 metros sobre o nível do mar no centro da cidade.

O jeito mais fácil de chegar é através das linhas de metrô. A estação Akropolis que faz parte da linha 2 – vermelha é a mais próxima e dela você pode ir andando em direção ao monumento.  A caminhada da estação do metrô até a entrada leva cerca de 20 minutos.

Quer dicas dos melhores bairros e hotéis pela região? Veja onde ficar em Atenas.

Como visitar a Acrópole de Atenas?

A Acrópole funciona diariamente das 8h até as 17h. A caminhada para chegar na Acrópole de Atenas exige um mínimo de preparo físico, pois você vai enfrentar subidas e pedras escorregadias, e se não está nos seus planos fazer essa ginástica meu conselho é você pensar duas vezes antes de seguir! Se resolveu encarar, escolha um tênis confortável, uma mochila com o básico para não precisar carregar peso e se divirta na aventura.

Quem está pensando em ir com criança de colo, a melhor opção é usar um sling, pois como o local é de difícil acesso, carrinhos de bebê te darão um trabalho enorme. Quando você chegar lá no alto e dar de cara com uma vista de tirar o fôlego compensa toda a caminhada.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Como não é permitido entrar com nenhum tipo de bebida, meu conselho é: beba toda a água do mundo antes, principalmente se a visita for em pleno verão europeu, onde as temperaturas médias por lá beiram os 32 °C.

Confira também 11 curiosidades sobre a Grécia.

Minha paixão pela Grécia desde pequena

Lembro na minha 5ª série, na Feira das Nações da escola, que minha turma foi sorteada para apresentar um trabalho que contava tudo sobre a Grécia! De primeira, eu já sabia que iríamos nos vestir como Atena ou Afrodite, degustaríamos muitos peixes, camarões, lagostins, lagostas, mexilhões e quebraríamos muitos pratos ao dançar. Mas que monumento escolher para representar um país tão rico em história e cheio de belezas surpreendentes?

Desde então a Acrópole de Atenas faz parte da minha lista de desejos dos pontos turísticos mais incríveis para visitar no mundo. Minha e de muitos. A Grécia é um dos melhores destinos para aposentados na Europa e é escolha de milhares de pessoas todos os anos.

Tem algum custo?

O ingresso de acesso à atração custa 20€ e você só consegue comprá-lo na bilheteria. Até o momento, não há opção de compra online.

No entanto, há uma outra forma de adquirir o ingresso fugindo das grandes filas que podem se formar na bilheteria do local: comprando online o ingresso e visita guiada. O mesmo custa 29€ por pessoa.

De passagem pela capital da Grécia? Não deixe de conferir nosso guia completo de onde comer em Atenas.

Qual a melhor época do ano para visitar?

Os meses de verão europeu, entre junho e setembro, são bem quentes e por isso recomenda-se visitar no final da tarde. Mas lembre-se que o horário da última entrada é às 16h30.

No verão

Atenas é uma cidade muito quente durante o verão e com temperaturas mais amenas no restante do ano. Os apaixonados por calor podem optar pela ida durante os meses de junho a agosto, porém é bom ficarem cientes de que a estação mais famosa do ano no país também atrai um grande número de visitantes, o que resulta em ruas e pontos turísticos extremamente lotados, além de hotéis mais caros.

Durante o verão, ao contrário dos meses mais frios, a possibilidade de chuva é quase nula, com uma média inferior a dois dias de chuva durante os meses de julho e agosto.

Confira as melhores dicas para fazer turismo na Grécia.

Na primavera

Aqueles que buscam o meio-termo, no entanto, podem gostar do período que antecede o verão, ou seja, de abril a meados de junho, e pós-alta temporada, entre os meses de setembro e outubro. Nessa época é possível encontrar temperaturas mais agradáveis e os dias têm mais horas de luz que no inverno.

Minha dica final é para que você guarde esse momento na cabeça. Sinta o lugar, respire a história e registre sim tudo que puder, só não quero ninguém decepcionado dizendo que as fotos saíram repletas de guindastes!

A grande parte da Acrópole está destruída e em obras, mas te garanto que o que vale mesmo a pena é viver essa experiência e compartilhar a história. A fotografia, você guarda para fazer naquele pedacinho que ainda tá lá de pé depois de tantos séculos de mistérios.