Acrópole de Atenas: história, como visitar e como evitar filas

Visitar Grécia  / 

A Grécia é um destino clássico, escolhido por muitos que buscam o encantamento das suas histórias e belezas naturais para explorar o país. Se esse é seu próximo destino, cola aqui comigo que vou te contar sobre o ponto turístico mais importante de lá: a Acrópole de Atenas.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Paixão pela Grécia desde pequena

Lembro na minha 5ª série, na Feira das Nações da escola, que minha turma foi sorteada para apresentar um trabalho que contava tudo sobre a Grécia! De primeira, eu já sabia que iríamos nos vestir como Atena ou Afrodite, degustaríamos muitos peixes, camarões, lagostins, lagostas, mexilhões e quebraríamos muitos pratos ao dançar. Mas que monumento escolher para representar um país tão rico em história e cheio de belezas surpreendentes?

Desde então a Acrópole de Atenas faz parte da minha lista de desejos dos pontos turísticos mais incríveis para visitar no mundo. Minha e de muitos. A Grécia é um dos melhores destinos para aposentados na Europa e é escolha de milhares de pessoas todos os anos.

O que é a Acrópole de Atenas?

É certamente o lugar mais importante e conhecido de toda Grécia. Da cidade é possível vê-lo da maioria das zonas. Traduzido literalmente do grego, a Acrópole era a “cidade alta”, um lugar característico da maioria das cidades gregas que possuía algumas funções importantes. Além de centro político e santuário religioso em Atenas, o complexo arquitetônico serviu como fortificação militar, usado para observação e refúgio dos habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.

E você sabia que a Acrópole de Atenas é considerada um dos 10 monumentos da Europa mais importantes? Pois é.

A maior parte das construções é do século 5 a.C. e contém alguns dos monumentos mais conhecidos da época clássica da Grécia como o Partenon, o Erecteion, o Templo de Atena Niké e o Propileu.

O famoso Partenon

O Partenon é o prédio mais fotografado da Acrópole e suas colunas são um símbolo indiscutível da riqueza e da beleza da arquitetura clássica da Grécia Antiga. Seu nome significa o “apartamento da virgem” e ele foi construído para Atena Partenos, a deusa responsável pela riqueza da cidade. O imponente edifício dotado de um estilo dórico foi criado para proteger uma colossal escultura da Atena Partenos feita de madeira, marfim e ouro. Eram doze metros de altura de uma beleza que paralisa.

O famoso Partenon, Acrópole de Atenas

Onde fica e como chegar

A Acrópole de Atenas está situada no cume de uma colina de 156 metros sobre o nível do mar no centro da cidade. O jeito mais fácil de chegar é através das linhas de metrô. A estação Akropolis que faz parte da linha 2 – vermelha é a mais próxima e dela você pode ir andando em direção ao monumento.  A caminhada da estação do metrô até a entrada leva cerca de 20 minutos.

Quer dicas dos melhores bairros e hotéis pela região? Veja onde ficar em Atenas.

Como visitar a Acrópole de Atenas?

A Acrópole funciona diariamente das 8h00 até as 17h00 horas. A caminhada para chegar na Acrópole de Atenas exige um mínimo de preparo físico, pois você vai enfrentar subidas e pedras escorregadias, e se não está nos seus planos fazer essa ginástica meu conselho é você pensar duas vezes antes de seguir! Se resolveu encarar, escolha um tênis confortável, uma mochila com o básico para não precisar carregar peso e se divirta na aventura. Quem está pensando em ir com criança de colo, a melhor opção é usar um sling, pois como o local é de difícil acesso, carrinhos de bebê te darão um trabalho enorme. Quando você chegar lá no alto e dar de cara com uma vista de tirar o fôlego compensa toda a caminhada.

Como não é permitido entrar com nenhum tipo de bebida, meu conselho é: beba toda a água do mundo antes, principalmente se a visita for em pleno verão europeu, onde as temperaturas médias por lá beiram os 32º C.

Confira também 11 curiosidades sobre a Grécia.

Tem algum custo?

O ingresso de acesso à atração custa 20€ e você só consegue comprá-lo na bilheteria. Até o momento, não há opção de compra online.

No entanto, há uma outra forma de adquirir o ingresso fugindo das grandes filas que podem se formar na bilheteria do local: Comprando online o ingresso e visita guiada. O mesmo custa 29€ por pessoa.

Qual a melhor época do ano para visitar?

Os meses de verão europeu, entre junho e setembro, são bem quentes e por isso recomenda-se visitar no final da tarde. Mas lembre-se que o horário da última entrada é às 16h30.

No verão

Atenas é uma cidade muito quente durante o verão e com temperaturas mais amenas no restante do ano. Os apaixonados por calor podem optar pela ida durante os meses de junho a agosto, porém é bom ficarem cientes de que a estação mais famosa do ano no país também atrai um grande número de visitantes, o que resulta em ruas e pontos turísticos extremamente lotados, além de hotéis mais caros.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Durante o verão, ao contrário dos meses mais frios, a possibilidade de chuva é quase nula, com uma média inferior a dois dias de chuva durante os meses de julho e agosto.

Confira as melhores dicas para fazer turismo na Grécia.

Na primavera

Aqueles que buscam o meio-termo, no entanto, podem gostar do período que antecede o verão, ou seja, de abril a meados de junho, e pós-alta temporada, entre os meses de setembro e outubro. Nessa época é possível encontrar temperaturas mais agradáveis e os dias têm mais horas de luz que no inverno.

Minha dica final é para que você guarde esse momento na cabeça. Sinta o lugar, respire a história e registre sim tudo que puder, só não quero ninguém decepcionado dizendo que as fotos saíram repletas de guindastes! A grande parte da Acrópole está destruída e em obras, mas te garanto que o que vale mesmo a pena é viver essa experiência e compartilhar a história. A fotografia, você guarda para fazer naquele pedacinho que ainda tá lá de pé depois de tantos séculos de mistérios.

Onde se hospedar

Que tal algumas dicas de hospedagens em Acrópole de Atenas? Listei abaixo algumas sugestões para todos os gostos e bolsos:

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Administradora e especialista em Marketing, vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultoria de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da Atlantic Bridge e sócia-fundadora do Mães em Conexão.