A capital da Itália tem muitos lugares incríveis! E, para visitar mais atrações e aproveitar mais a sua viagem, procurar por aluguel de carro em Roma pode ser uma boa opção. Por isso, neste artigo, vamos explicar como alugar carro em Roma, quais são os documentos necessários para alugar carro na cidade, onde alugar, quanto custa, entre outras informações importantes. Assim, você poderá conferir se vale a pena fazer a locação.

Como alugar carro em Roma?

Alugar carro na capital italiana é bem prático. Você pode optar pelo aluguel de carro em Roma mesmo, presencialmente, ou online, para já chegar à cidade com tudo certo para dirigir.

Veja, a seguir, o passo a passo para fazer o aluguel de carro na DiscoverCars.

  1. Acesse o site da DiscoverCars e escolha o local onde deseja retirar o carro;
  2. Informe se pretende devolver o veículo no mesmo local ou preencha o local onde pretende devolvê-lo;
  3. Preencha as datas e os horários de retirada e de devolução do carro e clique em “Procure agora”;
  4. Aparecerão todos os automóveis disponíveis para aluguel de carro em Roma, para a data e o local escolhidos, juntamente com as locadoras parceiras da DiscoverCars;
  5. Para reservar um veículo, selecione o que mais se encaixa no que procura, clique em “Visualizar” e atente-se às condições da locação, como o preenchimento das informações de quem vai dirigir o veículo;
  6. Depois, clique em “Agende agora”. A confirmação é instantânea. Observação: você pode cancelar gratuitamente a sua locação até 48 horas antes do horário de coleta agendado;
  7. Você pode pagar o carro alugado de duas maneiras: parcialmente, e o restante a ser pago diretamente à locadora no momento da retirada do carro, ou realizar o pagamento do valor total do aluguel no momento da reserva;
  8. Leve todos os documentos necessários, que estão descritos em seu voucher, e retire seu carro.

Atenção: é importante se certificar de reabastecê-lo antes de devolvê-lo.

Documentos necessários para o aluguel de carro em Roma

Confira, agora, os documentos que são necessários para que você possa fazer o aluguel de carro em Roma.

Precisa da PID para dirigir em Roma?

Sim, é necessário possuir Permissão Internacional para Dirigir (PID) para alugar carro na Itália. PID nada mais é do que uma versão internacional da sua carteira de habilitação (CNH).

A solicitação da PID pode ser feita pela internet, no site do DETRAN da sua cidade. Em poucos dias, o documento chega em sua residência, de maneira fácil e rápida.

Precisa de cartão de crédito internacional?

Sim, para fazer o aluguel de carro em Roma é solicitado o cartão de crédito no nome do motorista principal.

Para você conseguir fazer a reserva de um carro para alugar, a locadora, por segurança, faz um bloqueio caução ou pré-autorização de um valor no seu cartão de crédito (locatário). Esta quantia é determinada pela própria locadora e fica bloqueada do limite do seu cartão de crédito.

Essa é uma exigência das locadoras, que fazem esse bloqueio no momento da retirada do carro alugado e o valor é desbloqueado depois de feita a vistoria na entrega do carro, se ele estiver nas mesmas condições da retirada.

Algumas locadoras também disponibilizam seguros completos, assim você paga mais caro, mas não precisa se preocupar em caso de danos e não há necessidade do cartão de crédito.

Checklist de documentos para alugar carro em Roma

Veja, agora, os documentos que são exigidos para o aluguel de carro em Roma.

  • Carteira de habilitação válida, em nome do motorista se for da União Europeia. No caso de brasileiros, que possuam a carteira de habilitação nacional, é preciso PID;
  • Passaporte válido;
  • Cartão de crédito, em nome do motorista principal;
  • Se a reserva for feita por meio de um comparador de preços de veículos, como o Discovercars, deve ser apresentado, também, o voucher da reserva, para comprovar o carro alugado.

Onde alugar carro em Roma?

Você pode optar pelo aluguel de carro em Roma por comparadores de aluguel ou diretamente nas locadoras de veículos na cidade.

Site de comparadores para aluguel de carro Roma
Plataforma para pesquisa e comparação de aluguel

Comparadores de aluguel

Os comparadores de aluguel de carro em Roma reúnem as melhores locadoras de automóveis da cidade em um só lugar. Com isso, você não precisa entrar em diversos sites de locadoras, para pesquisar modelos e preços para os dias que você precisa usar o carro em sua viagem.

Veja, a seguir, informações sobre os principais comparadores.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

DiscoverCars

A DiscoverCars foi criada em 2013 e, em 2019, foi renomeada para DiscoverCars.com, devido ao crescimento em todos os países. Segundo o site oficial, a empresa é líder em reservas de aluguel de carros online e está presente em mais de 145 países e em mais de 10 mil localidades no mundo todo.

Ainda de acordo com as informações presentes na plataforma da DiscoverCars, consultadas em dezembro de 2022, o comparador tem mais de 500 sócios e trabalha com 17 idiomas. A plataforma funciona comparando ofertas de aluguel de carros de diferentes locadoras de veículos, para que o cliente possa escolher qual é a melhor para sua viagem.

A DiscoverCars é uma plataforma de aluguel de carro confiável. Em janeiro de 2023, o comparador está com excelente avaliação no TrustPilot com nota 4,5 em 5 e 90% dos clientes avaliaram a empresa como excelente ou muito boa. Quase 80 mil pessoas deram suas opiniões no TrustPilot.

Avaliação da Discovercars no Trustpilot
Avaliação da Discovercars no Trustpilot em janeiro de 2023

Além disso, a DiscoverCars está bem avaliada no Google (4,3 / 5), de acordo com as opiniões de quase 12 mil pessoas.

A DiscoverCars também possui várias premiações, como a de site líder mundial em reservas de aluguel de carros, da World Travel Awards, em 2020, e a de uma das empresas de crescimento mais rápido da Europa – As 100 principais empresas, da Financial Times, em 2021.

RentCars

A RentCars, fundada em 2009, é outro comparador para aluguel de carro em Roma e em outros lugares. De acordo com o site, consultado em janeiro de 2023, a RentCars é a maior plataforma de aluguel de carros online da América Latina e uma das líderes globais do segmento.

A plataforma compara preços de mais de 200 locadoras, oferece aluguel de carros em mais de 160 países, com cobertura em 5 mil cidades e tem mais de 20 mil pontos de retirada ao redor do mundo. Além disso, oferece atendimento ao cliente 7 dias da semana por telefone, chat ou WhatsApp.

A RentCars também é uma plataforma confiável. O comparador está com excelente avaliação no Reclame Aqui 8,7. Na avaliação geral, de janeiro de 2020 a janeiro de 2023, a empresa recebeu 2.005 queixas e respondeu a 98% e obteve índice de solução de problemas de 93,5% dos casos. Por isso, mais de 81% dos clientes que reclamaram no Reclame Aqui voltariam a negociar com a RentCars.

Avaliação da Rentcars no Reclame Aqui
Avaliação da RentCars no Reclame Aqui em janeiro de 2023

A RentCars está com excelente avaliação no TrustPilot (4,6 / 5), de acordo com as opiniões de mais de 81 mil clientes. 96% dos usuários do TrustPilot avaliaram o comparador como excelente ou muito bom.

Assim como a DiscoverCars, a RentCars funciona de forma online. O usuário deve acessar a plataforma, realizar a cotação dos veículos, visualizar as opções disponíveis para a data desejada e os preços e escolher a melhor opção para a sua viagem. Ele deve retirar e devolver o veículo no lugar informado nas mesmas condições que entregou.

Mobility

Criada em março de 2000, a Mobility é outra opção de comprador para aluguel de carro na Europa. Ela é uma plataforma brasileira que está em expansão no mercado locação de veículos e tem parcerias com as principais locadoras do mundo.

A plataforma oferece a comparação de tarifas e condições em mais de 150 países. Assim como nos demais comparadores apresentados, o usuário deve acessar o site da Mobility, informar o local, a data e a hora de retirada e de devolução do veículo, verificar as opções e os preços disponíveis, escolher o carro que mais o agradar e fazer o pagamento para aluguel.

A Mobility também é uma empresa confiável. Ela está inscrita sob o CNPJ 02.788.458/0001-82 e tem sede em São Paulo. Mas, como não possui reclamações suficientes para gerar um índice, a Mobility não tem nota Reclame Aqui. De janeiro de 2020 até janeiro de 2023, foram feitas apenas 4 reclamações no portal de queixas, e a plataforma respondeu a todas elas.

Locadoras de veículos em Roma

Na hora de procurar por aluguel de carro em Roma, é essencial pesquisar bastante em todas as locadoras de automóveis. Isso porque na Europa existem diversas empresas grandes e de confiança, com lojas espalhadas em diversos países e cidades. É possível alugar um carro em Roma e devolvê-lo em Florença, por exemplo.

Entre as principais locadoras e mais confiáveis estão:

  • Europcar;
  • Alamo;
  • Sixt;
  • Goldcar;
  • Avis;
  • Hertz;
  • Enterprise;

Em todas as locadoras apresentadas, é possível retirar o carro nos aeroportos de todas as cidades, economizando, desta forma, com o transporte até o hotel.

Qual é a melhor empresa de aluguel de carro em Roma?

Como comentamos, os comparadores de aluguel de carro em Roma e em outras cidades são as melhores opções para quem quer poupar tempo. Isso porque eles reúnem várias ofertas de carros, de diferentes modelos e preços, para você escolher a que mais se encaixa no que procura.

Quanto custa alugar um carro em Roma?

Os preços do aluguel de carro em Roma custa a partir de R$ 33 por dia. Mas o valor varia de acordo com o carro desejado, o tempo que for permanecer com o veículo e o local de retirada e de devolução do carro.

Para você ter uma noção dos valores, no dia 28 de dezembro de 2022, realizamos uma simulação no site da DiscoverCars para retirar um carro no aeroporto de Roma no dia 10 de fevereiro de 2022 e devolvê-lo no mesmo local no dia 17 de fevereiro de 2022.

Para o período, a locação do veículo custa a partir de:

Tipo de carro Custo para 7 dias
Carros pequenos R$ 231,43
Carros médios R$ 286,48
SUVs R$ 426,85
Minivans / Furgões R$ 1.844,81

Além dos valores apresentados, é cobrado um valor adicional para a cobertura completa, que cobre todas as partes externas do carro. Para um veículo econômico, por exemplo, essa taxa custa cerca de R$ 250.

Quanto custa o aluguel de carros de luxo em Roma?

O valor de um carro de luxo também depende do modelo escolhido. No site da DiscoverCars, por exemplo, é possível fazer o alugar um carro de luxo (“veículo premium”) a partir de R$ 1.373,99 (Ford Mondeo STW ou similar) até R$ 29.810,02 (Luxo Mercedes Benz E Class ou similar). A cotação foi realizada para retirar um carro no aeroporto de Roma no dia 10 de fevereiro de 2022 e devolvê-lo no mesmo local no dia 17 de fevereiro de 2022.

Veja, na tabela adiante, algumas opções de carros de luxo e preços pelo período, pesquisados também no dia 28 de dezembro de 2022.

Tipo de carro Custo para 7 dias:
Luxo Ford Mondeo STW ou similar R$ 1.373,99
Premium BMW 5 Series STW ou similar R$ 1.475,86
Premium Audi A6 ou similar R$ 1.830,22
Luxo Mercedes Benz E Class ou similar R$ 4.318,19

Quanto custa aluguel de carro barato em Roma?

Também é possível escolher opções de veículos mais econômicos e baratos, ao realizar a pesquisa de aluguel de carro em Roma. Veja, na tabela adiante, algumas opções de carros econômicos para o período mencionado de 7 dias.

Tipo de carro Custo para 7 dias:
Ford Fiesta ou similar R$ 231,43
Skoda Fabia ou similar R$ 242,13
Lancia Ypsilon ou similar R$ 293,18
Opel Corsa ou similar R$ 298,00

Outros custos ao alugar carro em Roma

Como você viu, o aluguel de carro em Roma é bem em conta. Se você for calcular, com menos de R$ 30 por dia já é possível fazer a locação de um veículo. Mas, ao optar por esse meio de transporte, você deve pensar nos custos que estão associados, como: estacionamento, combustível, pedágios para se locomover para outras cidades, entre outros.

Dicas para alugar carro em Roma

Confira, agora, dicas importantes para alugar carro em Roma.

  1. Compre um chip internacional de telefone e use o GPS no seu aparelho. Assim, você não precisa contratar o serviço de GPS no aluguel de carro em Roma, na America Chip você encontra o melhor custo-benefício;
  2. Alugue o carro por mais tempo, se possível. Quanto mais dias você usar o veículo, mais barato será o valor diário a ser pago – geralmente, a partir de 7 dias é possível garantir melhores preços;
  3. Alugue na baixa temporada europeia, se possível, pois os valores ficam mais baixos nessa época do ano;
  4. Use comparadores de preços de aluguel de veículos, para conseguir um preço mais acessível e verificar todas as opções das locadoras, sem precisar entrar no site de cada uma;
  5. Opte por um carro com quilometragem ilimitada, para não ter o risco de ultrapassar a quilometragem diária e ter que pagar um valor adicional na locação;
  6. Alugue o veículo com antecedência, se possível, de pelo menos, um mês. Assim, poderá encontrar tarifas melhores e mais variedade de carros;
  7. Opte, se possível, devolver o veículo na mesma cidade que o retirou. Assim, você economiza com as tarifas;
  8. Leia atentamente todas as condições e regulamentos do carro que escolheu, pois as regras podem variar bastante de um automóvel para o outro;
  9. Inclua o seguro viagem Itália com cobertura de fiança e assistência jurídica em caso de acidente de trânsito, no Seguros Promo você encontra os melhores planos.

Vale a pena alugar carro em Roma?

Sim, vale a pena! O aluguel de carro em Roma custa barato, mais em conta do que em diversos outros destinos da Europa, e você gasta ainda menos se dividir o valor do combustível e dos pedágios com outras pessoas que estiverem viajando com você.

Além disso, tem muito o que fazer em Roma. A cidade é repleta de pontos turísticos e há cidades próximas a visitar, como Toscana, Milão, Veneza, Costa Amalfitana, entre outras. Então, de carro, fica mais fácil fazer vários roteiros incríveis! As estradas são ótimas para viajar, e viajar de carro pela Itália é incrível, sem contar que você pode aproveitar para apreciar a paisagem nas viagens.

Agora que você viu informações importantes sobre aluguel de carro em Roma, aproveite as nossas dicas e tenha uma boa viagem!