O aluguel de carro na Itália aparece sempre como uma opção nos planejamentos de viagem. Seja para andar dentro das grandes cidades ou para aproveitar a extensão territorial do país e conhecer as vilas e cidades próximas.

É possível criar roteiros que vão desde a paradisíaca Costa Amalfitana até os campos da Toscana. O aluguel de carro na Itália é a melhor opção para conhecer mais do país e descobrir os cenários que acabam sendo acessíveis.

Com isso, é importante ressaltar que alugar um veículo para ficar dentro das grandes cidades pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Roma, Milão e Florença são exemplos de lugares onde o melhor será sempre utilizar os transportes públicos.

Saiba tudo sobre o aluguel de carro na Itália

Com estradas de qualidade e paisagens incríveis, é fácil compreender porque vários turistas preferem alugar um carro e ir conhecendo as pequenas cidades e as inúmeras vinícolas ao invés de utilizar outros meios de transportes disponíveis, como trens, ônibus ou avião.

Aqueles que optam pelo aluguel de carro na Itália podem fazer uma viagem com mais espaço para improvisos, imprevistos e surpresas agradáveis.

Documentos para alugar carro e dirigir na Itália

Para o aluguel em si, é solicitado apenas a CNH válida do motorista responsável. Porém, para dirigir pelo país e não ter problemas com a polícia caso seja parado, é necessário ter em mãos a Permissão Internacional para Dirigir (PID), uma permissão internacional exigida em todos os países signatários da Convenção de Viena.

A PID pode ser solicitada no DETRAN de cada cidade e tem validade de 3 anos ou a mesma data de validade da CNH, o que acontecer primeiro.

Os documentos necessários para solicitar a permissão podem variar de Estado para Estado.

No geral, incluem original e cópia dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • CNH válida;
  • Comprovante de pagamento da taxa de serviço e passaporte. No Rio de Janeiro, por exemplo, o valor do documento é de R$ 144,48.

Além da PID e da CNH, são necessários também o passaporte e um cartão de crédito internacional.

Para fugir de problemas e evitar gastos a mais, a melhor maneira de proceder ao aluguel é retirar o veículo no aeroporto e seguir viagem.

Road trip na Itália

Veja tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para a Europa gastando pouco.

Locadoras de carro na Itália

Na Itália e na Europa, o sistema de alugar carro é bem simples e não costuma ser caro. A oferta é variada e é possível encontrar veículos de todos os tamanhos e preços.

Viajar com internet ilimitada no mundo todo?

Nós avaliamos as principais empresas de chip internacional e a nossa favorita é a America Chip. É a única empresa que oferece internet ilimitada e ligações pelo melhor preço. Visite o site e confira.

Ver Planos →

Uma boa maneira de pesquisar preços e escolher a locadora é acessar os sites que fazem comparativo de ofertas, como o Rentcars.

Para iniciar a pesquisa basta preencher o local do levantamento – no caso de aluguel de carro na Itália, é possível escolher os aeroportos de Roma, Milão, Florença e Veneza -, além da data e hora do levantamento e a data e a hora da devolução do automóvel.

O site compara os preços de todas as locadoras disponíveis do local desejado e, para quem sai do Brasil, é possível reservar online, parcelar a compra em até 12 vezes e pagar em Reais, evitando o IOF dos cartões de crédito em compras internacionais.

No entanto, algumas empresas não disponibilizam o pagamento online e o mesmo deve ser efetuado no balcão. No momento da retirada do veículo, é importante ter atenção aos pequenos detalhes.

É imprescindível a leitura completa das apólices dos seguros antes de fechar o negócio. Isto porque enquanto algumas seguradoras oferecem cobertura total em caso de roubo, por exemplo, outras exigem uma taxa no caso de o carro ser roubado.

Aluguel de carros em Roma

Alugar carros em Roma pode ser pouco recomendado se o roteiro for planejado apenas para ficar na cidade. Para quem pretende conhecer os arredores e fazer uma roadtrip pela Itália, pode ser interessante alugar um carro a partir do aeroporto. Um veículo simples para até quatro passageiros pode ficar em torno de 9 dólares a diária, sem seguro.

Saindo de Roma, um dos roteiros possíveis é ir até Florença. A viagem de carro sem paradas leva em torno de 4 horas, mas algumas das cidades merecem a parada, como a Civita di Bagnoregio, um vilarejo no alto de uma colina, todo feito de rocha, que está sendo corroído aos poucos pela erosão.

Algumas cenas da novela “Esperança” foram gravadas por lá.

Confira quanto custa viajar para a Itália.

Aluguel de carros em Milão

Algumas pesquisas sugerem que o aluguel de carro na Itália, mais especificamente em Milão, pode ser mais barato do que em outras cidades do país.

Um veículo da categoria econômica, para cinco passageiros, com ar-condicionado, espaço para duas malas, com seguro do veículo e quilometragem ilimitada, atualmente tem uma diária de aproximadamente 15 dólares.

Existem dois roteiros possíveis que são os preferidos de quem opta pelo aluguel de carro na Itália. O primeiro é retirar o veículo em Milão, passar por Verona e finalizar a viagem em Veneza.

O segundo começa também por retirar a viatura em Milão, descer para a Toscana, passar por Bolonha e finalizar a viagem em Roma.

Dicas para dirigir na Itália e cuidados a ter

Na Itália, autoestrada se chama autostrade. Além delas, há ainda mais seis tipos diferentes de estradas: as regionali, provinciali, strade urbane, strade statali, extraurbane e as rurais.

Pedágio na Itália

O pedágio nas rodovias não é pago na hora. Primeiro, o motorista tira um bilhete numa estação de pedágio e ao pegar a saída desejada vai encontrar outra cabine que vai calcular o trajeto percorrido e sinalizar o valor devido.

Na maioria das vezes, tudo é feito de forma eletrônica e os valores podem passar dos 20€. No site oficial da concessionária que administra as autoestradas é possível simular os valores.

Alugar carro na Itália

Veja mais sobre como alugar seu carro na Europa.

Zonas de Tráfego Limitado

Nos centros históricos, estude as Zonas de Tráfego Limitado. Apenas moradores têm acesso a elas e o turista não tem desculpa: se entrar sem permissão poderá ser multado. As multas são encaminhadas por email e não existe possibilidade de recorrer.

É sempre aconselhável realizar o pagamento, ainda que a multa possa parecer injusta. Uma pendência deste tipo pode ficar gravada no sistema e dificultar uma nova entrada no país ou até mesmo na comunidade europeia.

Furtos nos carros na Itália

A Itália não é perfeita e um descuido pode estragar a viagem. Cuidado com objetos dentro dos carros. Nunca deixe nada à vista e não mexa em malas ou bagageiros com o carro estacionado.

A incidência de furto a carros é enorme, principalmente nas zonas mais turísticas. Nada de deixar pertences de qualquer espécie nos bancos e consoles.

O seguro oferecido pelas empresas de aluguel de carro na Itália é sempre o mais básico possível. Tendo em conta todo e qualquer imprevisto, vale a pena fazer um seguro mais abrangente já a contar com a imperícia dos outros motoristas, é claro.

Falando em seguro… Não esqueça que o seguro viagem para a Itália é obrigatório. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem.

Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Tem mais dias para viajar pelo Velho Continente? Planeje sua roadtrip na Europa.

  • Procura ingressos para as melhores atrações da Europa?

    Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

    VER ATRAÇÕES →
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO →
  • Quer ter internet ao chegar na Europa?

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →